Tirando o ruído do home estúdio (condicionador, filtro de linha, etc)

Autor Mensagem
Alfa polar
Veterano
# out/13


Boa tarde sei que já formularam uns 2 tópicos a respeito deste assunto aqui mas acabaram desviando do foco principal e este é um assunto pouco debatido aqui no fórum. Gostaria de que compartilhassem experiências de seus estúdios ou home studios para evitar ruídos da rede elétrica.

Meu caso especificamente é o seguinte, uso um PRE valvulado de baixa qualidade, da ART, minha rede não possui aterramento e uso um estabilizador comum, quando aumento o pré demasiadamente o ruído fica insuportável e atrapalha muito a gravação, o engraçado é que o volume de entrada (ganho) do pre gera mais ruído do que o volume de saída (out). Outra coisa é que quando encosto a mão nele posso perceber uma alteração no ruído.

Gostaria que alguém me ajude com isso, o que pode ser? ondas RF? Rede instável? Válvula ruim, ventilador, luz fria..... Quero encontrar uma solução efetiva pra não ficar gastando à toa

JJJ
Veterano
# out/13 · Editado por: JJJ
· votar


Cara, eu faço um pseudo aterramento rudimentar em casa...

Muitos dizem que não adianta nada. Mas eu acho melhor o terra ir para a parede do que ficar "pendurado" no ar...

Só tomo cuidado pra não gerar um "anel de terra" (não lembro se o termo é esse), que é quando se ligam todos os terras de tudo junto (isso pode dar zebra!). Eu faço um "terra" para cada tomada, fincando um baita pregão com alumínio enrolado, chumbado na parede com sal grosso pra aumentar a condutividade (e já descarrega a energia negativa também... kkkkkkkk). Mas isso não é terra de verdade! Não estou recomendando a ninguém, que fique claro...

Alfa polar
Veterano
# out/13 · Editado por: Alfa polar
· votar


JJJ

E como funciona exatamente? Vc prega o prego na parede enrola o alumínio vindo direto do equipo ou passa pras tomadas?

vc acha que esse tipo de coisa adianta algo?

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://bimg2.mlstatic.com/condi cionador-de-energia-panamax-pm8-ex_MLB-F-5031374546_092013.jpg&imgrefu rl=http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-511783790-condicionador-de-e nergia-panamax-pm8-ex-_JM&h=1200&w=823&sz=88&tbnid=-5C40BeAYPk1OM:&tbn h=90&tbnw=62&zoom=1&usg=__s2h2oVlUW3kMLxvo3DTcNo49_3k=&docid=wljhm7iXk ncIIM&sa=X&ei=XT9gUrynGsW64AOK5YAw&ved=0CFoQ9QEwBw

El_Cabong
Veterano
# out/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


Ótimo tópico.
Eu minimizo os ruídos em meu home-studio tomando as seguintes medidas:

- Uso uma cabine de alvenaria com janela de vidro duplo e porta, que minimiza bastante os ruídos do ambiente.

- Não instalei condicionador de ar em meu home studio, primeiro por causa do ruído, e segundo porque o ar frio de um condicionador é extremamente prejudicial a voz. prefiro passar um pouco de calor mas ter uma voz bem gravada.

- Quando vou gravar desligo a cerca elétrica da minha casa. Esta alta tensão em pulsos, deixa nas gravações uns pequenos pulsos inaudíveis (um tipo de infrassom), mas que causam uma pequena diminuição da faixa dinâmica.

- Uso uma interface de audio USB (Focusrite Scarlett 2i2) que tem um excelente SNR (Signal Noise Ratio). O ruído de fundo característico dela é muito baixo mesmo.

- Na hora das gravações eu uso o notebook na bateria (sem nenhum contato com a rede elétrica) (e interface alimentada via USB) com isso eu consigo uma diminuição de uns 4dB no ruído de fundo (acabo de vez com aquele zumbido de 60Hz). Filtro de linha, estabilizadores, ... Isto nem chega perto do estúdio quando estou gravando. Pode até faltar luz que a gravação segue normal.

- Uma coisa que diminue bastante os ruídos é afastar do notebook, todos os cabos e a interface de audio (o notebook emite uma indução eletromagnética). Notei uma boa diminuição de ruídos fazendo isto.

Os resultados são gravações extremamente limpas.

filipesimpsons
Membro
# out/13
· votar


Uma coisa que eu vi ali no outro topico... Notebook dá menos ruido que pc?

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


Alfa polar
Eu pego um baita pregaço, enrolo um pedaço grande de fio desencapado (que depois vai ligado no terra da tomada) e envolvo tudo em bastante papel alumínio. Furo a parede com uma furadeira, jogo sal grosso dentro. Daí atocho o pregão com tudo bem firme lá. Depois uso esse pseudo-terra para uma tomada única. Tudo bem preso pra não acabar dando curto!

Importante: isso não é terra nem aqui nem na China... Para fazer um terra de verdade há que se enterrar estacas de ferro profundas na terra (não na parede), fazer uma malha grande de ferro e tal.

Mais importante ainda: eu e o FCC não nos responsabilizamos por nenhum dano que essa gambiarra cause a seu equipamento!!!

Eu só acho que isso aí, se for bem feitinho, sem curtos nos outros pólos e tal, é um pouco (pouquinho...) melhor que o terra solto no ar ou com a perna da tomada quebrada como fazem por aí. Ligar o terra no neutro eu também acho ruim e perigoso.

Equipamentos como "terra eletrônico" eu não conheço o suficiente para emitir opinião.

El_Cabong
Veterano
# out/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


filipesimpsons
Uma coisa que eu vi ali no outro topico... Notebook dá menos ruido que pc?

O notebook na bateria, dá menos ruído que o PC.
Um notebook na tomada é a mesma coisa que um PC.
________________________________

Eu medi nas minhas gravações uma diferença de uns 4dB, entre o ruído do note na bateria e o note na tomada.

Mas veja bem !!
Isso é quase imperceptível. É uns 4dB bem "lá em baixo". bem no pé da onda, do tipo:
- Note na bateria -> Ruído de - 86dB
- Note na tomada -> Ruído de - 82dB

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


Uma possibilidade é não esquentar muito a cabeça e usar um redutor de ruído depois...

El_Cabong
Veterano
# out/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


JJJ
Eu acho que redutor de ruídos é uma coisa que nem cabe mais de se usar. Hoje em dia as interfaces, os prés, os microfones, ... estão muito bons e muito silenciosos. Um redutor de ruídos irá "capar" agudos e harmônicas importantes, e o som ficará comprometido.

Acho que a única coisa que cabe de ser usada é um tipo de "noise gate".
Obs.: Eu faço um tipo de "noise gate" manual depois da gravação, que fica perfeito !! Numa pista de vocais por exemplo (nos trechos de silêncio onde o vocalista não canta) No início no silêncio eu aplico um Fade Out rápido de uns 20ms, depois um mute em toda a extensão do silêncio, e no final do silêncio um Fade In rápido também de uns 20ms.

donagilda
Veterano
# out/13 · Editado por: donagilda
· votar


Alfa polar

Você esta se referindo a ruido na gravação, ou um ruido nos monitores?

Nosso amigo El_Cabong deu seu exemplo de uso pra minimizar os ruídos em suas gravações, mas as vezes o ruido é notado nas caixas de som mas não na gravação, ai pode ser problemas com a elétrica do local, e um eletricista bom pode te ajudar a melhorar isso.

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


El_Cabong

O redutor de ruídos a que me refiro não é o velho Dolby NR, nem noise gate. É o que analisa as frequências da onda de "silêncio ruidoso" e faz a re-equalização depois. Se usado com sabedoria (rs) funciona bem. Mas é claro que isso é um paliativo, o melhor é gravar sem ruído...

El_Cabong
Veterano
# out/13 · Editado por: El_Cabong
· votar


donagilda
É verdade. O bom é abrir a wave (no Sound Forge por exemplo) aplicar um zoom e ver na onda sonora como está o ruído de fundo alí. Se está em torno de -80dB certamente ele é inaudível, e aí o problema é nos monitores mesmo.

JJJ
Pois é. Acho que é isso mesmo !!
Se não me engano ele acha a frequencia do ruído e corta aquela pequena faixa de frequência. O problema é que tem alguns agudos e harmônicas alí também naquela faixa de frequência. Aí o som fica "capado" !!
Eu procuro fugir ao máximo destes artifícios, que cortam aqui, que cortam alí !! Nada como o som preservado inteiro em todas as suas frequências.

... o melhor é gravar sem ruído (2)

Alfa polar
Veterano
# out/13
· votar


JJJ
Uma possibilidade é não esquentar muito a cabeça e usar um redutor de ruído depois...


O problema é que os filtros de ruído acabam com o timbre do instrumento ou voz que foi gravado, já perceberam? Mesmo quando vc usa ele bem de leve, eu sinto uma perda significativa no timbre, nos harmônicos, afinal, quando vc corta o ruído também corta outros harmônicos do som naquela região.

donagilda
Você esta se referindo a ruido na gravação, ou um ruido nos monitores?


Em ambos, o ruído nos monitores não me incomoda tanto pois sei que não estão aterrados e sei que o imã puxa muita coisa, mas o ruído da rede elétrica que é o que sai na gravação é o que me preocupa mais, porque torna a gravação inviável!

E aí sugestões? Filtro de linha, alguém já usou? Com aquele esquema de gaiola de metal? Abs

MMI
Veterano
# out/13
· votar


El_Cabong

Eu faço um tipo de "noise gate" manual depois da gravação, que fica perfeito !! Numa pista de vocais por exemplo (nos trechos de silêncio onde o vocalista não canta) No início no silêncio eu aplico um Fade Out rápido de uns 20ms, depois um mute em toda a extensão do silêncio, e no final do silêncio um Fade In rápido também de uns 20ms.

Na verdade nem é mute, o lance é cortar essa parte e apagar.

Se o papo de gravar é minimamente sério, não tem como, tem que ter tomadas aterradas. Mesmo porque o valor investido em equipamentos justificam o investimento. Um bom power conditioner, como um Monster Pro 900 (pelo menos) ou mesmo Furman fazem sentido.

Redutor de ruído? Não...

El_Cabong
Veterano
# out/13
· votar


MMI
Se o papo de gravar é minimamente sério, não tem como, tem que ter tomadas aterradas

É verdade !!
Não só para estúdios, gravações, ... mas para tudo que tipo de prédio !!

As tomadas de minha casa são todas normatizadas de três pinos, com uma malha única de terra (com fio rígido verde de 6 mm²) unindo os pinos do meio de todas as tomadas de toda a casa, e esta malha está ligada a uma haste cobreada de 250cm enterrada no pátio da casa.

Alfa polar
Veterano
# out/13
· votar


MMI
Se o papo de gravar é minimamente sério, não tem como, tem que ter tomadas aterradas.

Certo, isso eu sei, minha questão é, condicionadores de energia ou filtros de linha (de qualidade, equipamentos caros) ajudam na redução do ruído ou apenas purificam a energia??? Um bom filtro de linha reduz ruído também ou não??

Um bom power conditioner, como um Monster Pro 900 (pelo menos) ou mesmo Furman fazem sentido.

Outra pergunta, o condicionador da UPSAI é bom? Já testou ou conhece alguém que usa?

MMI
Veterano
# out/13
· votar


Alfa polar

Não sou especialista nisso, mas se sua rede elétrica cauda ruído, um bom condicionador vai ajudar nisso.

Já li uns users falando de UPSAI, eu mesmo não conheço e não posso opinar. Em algum lugar do fórum o Carlos Adolphs escreveu sobre isso.

donagilda
Veterano
# out/13 · Editado por: donagilda
· votar


MMI

Se o papo de gravar é minimamente sério, não tem como, tem que ter tomadas aterradas

Como não sou entendido no assunto então perguntei pro engenheiro elétrico aqui da empresa, sobre "aterramento / ruido" ele me disse que aterramento é para proteção, não pra ruido e saiu andando...

Depois eu acabei perguntando, sobre o ruido, se tinha solução, ai ele me disse que existem filtros pra isso, mas ele só conhece os industriais, que são enormes, pesados e caros. (acho que ele estava se referindo a estabilizadores de entrada filtrados).

Alfa polar
Mostrei esses condicionadores que tem ai no mercado como esses Upsai, panamax etc, ele ficou de se informar a respeito e me falar depois. mas me pareceu a unica saída mesmo...( ele me disse tb que se não tem proteção nem filtragem, então comece pela proteção, ou seja aterramento primeiro, depois se preocupe com ruido, "talvez comprando um condicionador")

MMI
Veterano
# out/13
· votar


donagilda

ele só conhece os industriais, que são enormes, pesados e caros. (acho que ele estava se referindo a estabilizadores de entrada filtrados).

Mas acho que é por aí mesmo. Não sei (também não entendo disso), mas ouvi dizer que só esses que funcionam de verdade. Se bem que tem os de áudio, específicos, como os que citei.

donagilda
Veterano
# out/13
· votar


MMI

Acabei vendo alguns produtos da Furman e eles tem filtros de radio frequência e electromagnetismo, (RFI / EMI), esses parecem ser os principais vilões para o áudio...

Gostei desse: http://www.furmansound.com/product.php?div=01&id=P-1800PFR, mas o preço assustou, $600,00 no Ebay.

Ismah
Veterano
# out/13
· votar


Filtro de linha é uma bomba... não achei um que prestasse para algo mais que colocar um fuzível caso tenha algum problema de sobrecarga na rede.

Alfa polar
Veterano
# out/13
· votar


Ismah
não achei um que prestasse


mesmo esses que a galera está citando?? UPSAI, MONSTER, etc????

Ismah
Veterano
# out/13
· votar


Só pra começar... Não existe nada melhor que aterramento. A maioria simula um aterramento, o que é apenas teórico, e muitas vezes não ajuda em nada. Pelo que eu saiba, nenhum tem selo do Inmetro.

Até aqui pode ter o nome bonito que tiver, já fico com um pé atrás. O resto é opinião pessoal.

Como disseram acima, o crênio nessas horas é o Carlos Adolphs.

Única coisa que pode ajudar e muito são os estabilizadores no-break (acho tão anos 90 só o estabilizador). E ainda tem que se pagar um "nego e um cachimbo" num industrial para ter garantia de uma funcionalidade boa.

JJJ
Veterano
# out/13
· votar


Ismah
Única coisa que pode ajudar e muito são os estabilizadores no-break

Muito cuidado com isso... Tem uns no-breaks extremamente barulhentos por aí.

Ismah
Veterano
# out/13
· votar


JJJ

Por isso um industrial (PC) e um estabilizador no resto.

Sepulkrisiun
Membro Novato
# out/13
· votar


Acabei vendo alguns produtos da Furman e eles tem filtros de radio frequência e electromagnetismo, (RFI / EMI), esses parecem ser os principais vilões para o áudio...

Isso antes dos equipamentos, e depois como resolver isso? só se o equipamento tiver problema de blindagem.

Eu só uso aterramento, não tenho ruído nenhum no estúdio só os problemas no meu amp valvulado, pro enquanto, mas fui eu quem montou ainda não terminei, da problema com guitarra perto do pc, perto d amp, oscilação, ruído do processador, sinal do celular, tudo isso passa pro falante mas é válvula!! isso é q é problema, mas é um problema bom.

donagilda
Veterano
# out/13
· votar


Sepulkrisiun
Isso antes dos equipamentos, e depois como resolver isso? só se o equipamento tiver problema de blindagem.

Sim, mas é para uma proteção/ filtagem da rede, não vai resolver o que vem de outra fonte...

Lelo Mig
Membro
# out/13 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Atenção! atenção! Cambada de gambiarreiros!!

Alfa polar

Cara, nenhuma solução será efetiva/eficaz sem um aterramento. Grande parte dos ruídos e sujeiras vem pela rede elétrica.

Fazer um aterramento, minimamente decente é simples e pode ser tão simples e menos gambiarrado que o "espeto com sal" de nosso amigo JJJ.

O ideal é você isolar a rede que pretende usar no studio do resto da casa. Geladeiras, liquidificadores, máquinas de lavar e etc, sujam a linha prá caramba. Se sua casa não for muito antiga, venha com um par (de preferência trio) do relógio diretamente para o comôdo onde será o studio. E faça um aterramento, seja no quintal ou, na impossibilidade, dentro do próprio ambiente.

O grande equívoco da galera é não considerar que mesmo um "home studio" precisa de um tratamento especial na rede.

Se a rede não esta tratada nunca será um studio, seja "home" seja "mega". Gasta-se dinheiro em equipos para no final ter problemas com ruídos? Isso é inadmissível.

Antes de qualquer pré, qualquer amp, qualquer compressor, qualquer condensador e etc, pensem na REDE ELÉTRICA!!

Não gastará nem 100 contos para ter uma elétrica decente e devidamente aterrada.

Não importa se o studio será seu quarto ou uma sala construída especialmente para tal.

Assim como vocês pensam nos equipos e instrumentos, tem que pensar na rede elétrica.

É fácil e barato....cambada de gambiarreiros.

MMI
Veterano
# out/13
· votar


Lelo Mig

É fácil e barato....cambada de gambiarreiros.

É fod@... huahuahua.

Gambiarra rulez!!!! Depois ainda reclamam quando dá zica, vem aqui, o povo ensina outra gambiarra para solucionar a gambiarra e assim vai. :)

Lelo Mig
Membro
# out/13
· votar


MMI

Aterramento JJJ Style!!

Terra Gambiarra MOde On

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Tirando o ruído do home estúdio (condicionador, filtro de linha, etc)