Autor |
Mensagem |
Adler3x3 Veterano |
# nov/14 · Editado por: Adler3x3
· votar
erro - post duplo
|
Adler3x3 Veterano |
· votar
Agora como hobbysta e curioso me interessei por este produto da Slate Digital. Todos nós temos um certo lado de acumular coisas. E os desenvolvedores dos produtos de áudio, sejam plugins, Daws, instrumentos já descobriram isto faz tempo. E assim temos Kompletes, que não são completos e Bundles que a princípio teriam tudo, são parciais, e esta cheio de tentações. A cada dia novas tentações aparecem. Tem gente que tem 400 pianos mas não sabe tocar e tirar um bom som em nenhum deles, sejam instrumentos virtuais ou instrumentos de teclado de verdade.
rsss
|
MMI Veterano
|
# nov/14
· votar
JJJ
Eu também abandonei a pirataria já faz tempo. Hoje em dia não me faz falta mais nada. Mas é tão complexo que nem me dou o trabalho de explicar, só vou dizer que não faço mais isso e essa é uma das razões que meu computador com Windows estar praticamente parado.
De toda forma, excesso de plugins é um erro que não cometo mais. A coisa precisa ser muito mais racional... A análise do Adler3x3 foi muito boa e não quero me alongar e desvirtuar este tópico. Só um pouquinho... kkkkk
Acho que é preciso separar um pouco as coisas. Existem plugins e plugins. Alguns atingem um bom nível de perfeição e a chance é muito grande de não precisar mais de upgrades e trocas, como o Softube Summit Audio TLA-100A e o SPL Transient Designer, por exemplo. Outros obrigatoriamente terão novidades, como o Komplete, o Vienna etc. Acho até natural que as empresas não tenham muito interesse em liberar um plugin perfeito, que nunca mais tenha que ser atualizado. Mesmo porque o próprio Pro Tools na nova versão veio com uma nova versão de plugins, e toca a pegar os plugins no novo formato. Talvez um tiro no pé, porque o Reaper vem forte com bons plugins gratuitos num formato popular e proposta mais acessível.
Existem plugins com as mais variadas propostas. Alguns são free, outros pagos e mais profissionais, outros bem amadores, alguns com visual bem bonitinho, outros sem nenhum foco no visual. Na minha análise muitas vezes me perco um pouco na questão entre amador e profissional porque para mim as coisas simplesmente aconteceram sem eu correr atrás, me considero amador mas tenho feito muita coisa com gente consagrada e famosa. Estudo, invisto, me dedico e até viajo para conseguir fazer da melhor forma possível e me esqueço que nem todo mundo quer assim. Vamos às perguntas...
o que é preciso? O que basta? Quantos e quais plugins são realmente necessários?
Essa pergunta é fácil. Basta os plugins nativos do Reaper, do Logic, do Pro Tools e muito provavelmente das outras DAW's grandes e famosas. Diga-se de passagem, tem até coisas em excesso. O grosso de uma mix dá para tirar disso, sem baixar plugin extra nenhum. O "humanware" é muito mais importante que o hardware e o software, seja tocando, seja compondo, seja dirigindo uma gravação, seja mixando. Porém vou usar aqui o que um amigo de NYC, produtor famoso, diz a respeito de gravação e mixagem, junto com minhas ideias.
Começa pelo óbvio, bons músicos com bons instrumentos que fazem um bom som. É óbvio mas não é tão simples assim... Depois disso vem 3 aspectos, a tecnologia, a expertise e a grana.
O "digital" revolucionou o áudio, é a realidade atual, deixou acessível o processo, gravar em rolo hoje é quase proibitivo e sem sentido. Apesar de ter tornado acessível, não é porque todo mundo tem que todo mundo virou engenheiro de som, o que leva ao segundo aspecto...
Não adianta apertar o botão do mouse, abrir o plugin fodão, meter o preset, não é o suficiente. Precisa saber o que faz, precisa conhecer os parâmetros, saber como comprimir, equalizar, saturar, botar reverb etc. E cada um desses parâmetros tem um monte de variáveis, tem que conhecer essas variáveis - a informação hoje é fácil, está na net, de graça, a prática de gravar também está aí sem dificuldade. É por a mão na massa... Mas precisa estudar, conhecer e tomar cuidado para não ficar limitado a um plugin meia boca e mais cuidado ainda com informações desencontradas da net - me refiro a uns youtubers aí que mal sabem o que estão falando e neguinho acha o máximo. Cuidado com os medíocres, tá cheio por aí...
Grana... Aí a coisa pega e o escorpião do bolso fica bravo! Os chineses baratearam muita coisa e uma ou outra pode ser usada. Mas áudio começa com ambiente, seja para gravar com microfone, seja para ouvir, mixar e masterizar. Aí você vai precisar de equipamento e/ou uma boa sala com acústica bem feita. A maioria dos estúdios pequenos não tem. E vem o risco de botar grana num estúdio e técnico de som que simplesmente não vai tirar um som legal, apesar de ser mais barato na hora, no final o resultado vai ficar aquém do que seu estudo, composição, dedicação, tempo e vontade deveriam. Muitas vezes o equipamento e investimento não permitem que se "chegue lá". Não tem jeito, ao optar pelo barato geralmente leva seu som a soar barato. E aí de volta ao plugin...
Os plugins nativos são bons, funcionam. Só que geralmente vão ficar devendo aquele toque, aquela finalização. É aí que eu acho que deve ser o nicho de escolha dos plugins pagos. Ir no "bonitinho" ou no mais do mesmo é jogar dinheiro fora, o basicão já está aí! Pode não ser tão bonito, mas os parâmetros estão lá e devem ser estudados e dominados, mexer com áudio tem que se basear em som e não em gráficos e luzinhas, pelo menos primordialmente (claro que pode ajudar...). Então a minha opinião é que se invista em plugins que façam a diferença no som que os nativos free não fazem. Por exemplo, observe bem esse da Slate que você vai notar que ele tem algo ali, que não é mais do mesmo. Da mesma forma, alguns do que eu citei também. Por isso que para mim "jogar fora" o T-Racks original, por exemplo. O plugin ideal é leve, não entope a máquina e tem um som que faz a diferença. O Eventide que causou furor aqui até tem alguma coisa boa, mas do monte de coisa que ele faz a maioria é lixo para mim - entra aí a questão de ser pesado numa eventual mix de várias tracks.
Acho que vale a reflexão.
|
JJJ Veterano
|
# nov/14
· votar
Adler3x3 MMI
Pra não desvirtuar este tópico excelente em que estamos:
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/318691/
|
Adler3x3 Veterano |
# nov/14
· votar
MMI Muito boas as suas colocações. Isto nos incentiva a estudar mais detalhadamente o que já temos.
Só que dê tempos em tempos temos que ser lembrados disto. Gostei desta frase:
O "humanware" é muito mais importante que o hardware.
|
JJJ Veterano
|
# nov/14 · Editado por: JJJ
· votar
Estava vendo um software pela metade do preço na Amazon (ia até avisar aqui) e os caras me vem com a seguinte pérola:
"Note: Currently, this item is available only to customers located in the United States and who have a U.S. billing address."
Era um software pra ser baixado, não viria pelo correio!!! Pô... sacanagem!
Alguém sabe o motivo dessa idiotice?
|
Jabijirous Veterano |
# nov/14
· votar
Adler3x3
Cara, eu estou quase comprando o Dimension Strings kkkkkkkkk Estou ouvindo as demos dos usuários, é absurdo.
O preço está bom, mas o dolar que tá me fazendo segurar. To numa put@ ansiedade kkkkk
|
waltercruz Veterano |
# nov/14
· votar
O T-Racks anda com uns módulos novos interessantes, como o BusCompressor (SSL) e outros. Os módulos mais antigos não são lá tão bons mesmo.
Atualmente eu uso o SSL do T-Racks e o Pullteq dele.
Slate provavelmente eu nunca terei devido ao uso de ilok.
|
waltercruz Veterano |
# nov/14
· votar
Pra quem quiser aproveitar a Black Friday/Cyber monday, uma boa lista aqui: http://www.kvraudio.com/forum/viewtopic.php?t=425407
|
waltercruz Veterano |
# nov/14
· votar
Atualmente tenho achado o Transient Designer da Native melhor que o SPL Transient Designer. Xenon e Vintage Warmer são excelentes, aliás, a PSP é uma excelente empresa pra negociar, e te dá descontos progressivos em relação ao número de coisas deles que você tem.
A IK tem umas práticas altamente questionáveis.
|
JJJ Veterano
|
# nov/14
· votar
waltercruz A IK tem umas práticas altamente questionáveis.
Em que sentido?
|
waltercruz Veterano |
# nov/14
· votar
por exemplo, os famosos jam points - que quase nunca vc pode usar. E as coisas compradas pela store deles, usando créditos, não podem ser transferidas para outro usuário, caso vc queira vender um dia.
Enfim, nada que me incomode muito, mas incomoda algumas pessoas.
|
JJJ Veterano
|
# nov/14
· votar
A Black Friday já começou...
E eu já embarquei nessa aí de baixo...
http://www.pluginboutique.com/product/64-Virtual-Instrument/1306-Beats tation
|
waltercruz Veterano |
# nov/14
· votar
Pra quem tiver uns dólares sobrando aí, aqui tem um resumo bem completo, que o autor do tópico vai atualizando conforme as dicas que vão passando:
http://www.kvraudio.com/forum/viewtopic.php?f=43&t=425407
|
MMI Veterano
|
# nov/14
· votar
Uma dica para quem for aproveitar o Black Friday comprando objetos...
Alguns itens tem o frete bem caro. Se for comprar na Sweetwater, por exemplo, o frete pela loja do eBay da Sweetwater pode ser mais barato do que pela loja virtual própria. Isso me foi informado pelo próprio Sales Engineer. Atenção, galera...
|
JJJ Veterano
|
· votar
MMI
A GFS faz isso também. No ebay tem a opção "first class", enquanto no site só "priority" ou "express" (não é sempre, mas já me aconteceu).
O bom da Sweetwater é que aceitam pagamento de tudo que é jeito. Já num outro site (que eu esqueci) fiquei todo entusiasmado pra ver uma coisinha e só podia visa ou master internacional. Meu internacional é amex... desisti...
Por falar em GFS... http://www.guitarfetish.com/Our-Biggest-BLACK-FRIDAY-SALE-Ever_c_527.h tml
Para desespero do MMI (hehe), comprei o T-Racks CS Classic (os quatro amarelinhos clássicos, mais o ambiente - plugin & standalone - com os meters, presets e tal) por pouco de mais de 30 doletas, em http://www.jrrshop.com/). Era $37, que já é um preço ótimo, porque o normal é $50 por cada processador (aí acho que não vale...) ou cerca de $75 o pacote CS, mas no fim eles dão um desconto "group-buy-sei-lá-o-quê" e cai pra $31 e pouco.
E o melhor: com isso, ganhei 12 "jam points" na IK e peguei o Amplitube Hendrix Anniversary (que ficou mais parrudo que o normal) por 38 doletas (o normal é cerca de $100, mas estava com desconto de 50% da Black Friday e, ainda por cima, usei os $12 dos "jam points"!).
Só falta agora ver se a Sony se manca e entra na onda e eu completo o que eu queria pra esse Black Friday, com o Audio Forge 10. E chega, senão vou pro vermelho! rs
|
Adler3x3 Veterano |
· votar
Eu fiquei tentado pelo Studio One 2 com 50% de desconto. Mas fiz download da versão trial e descobri que o programa na questão de áudio é muito bom, mas na parte de midi que é essencial para o meu estilo de trabalhar é muito fraco. Tem até uma parte de master que parece bem interessante e inovadora, e os plugins nativos parecem bons. Alguém aqui teve alguma experiência com o Studio one?
|
Jabijirous Veterano |
# nov/14
· votar
Adler3x3
Não aguentei, comprei o dimension kkkkkkk Estou esperando o email da ilio para fazer o download.
makumbator
Demora quanto tempo para enviarem esse email pra você downloadear seu programa?
|
Adler3x3 Veterano |
# nov/14
· votar
Jabijirous
Muito bem.
|
Jabijirous Veterano |
# nov/14
· votar
Adler3x3
Quando terminar de baixar eu vou fazer um review maneiro!
Mandei uma msg pra você com a promoção da cinesamples, você viu?
|
JJJ Veterano
|
· votar
Putz... vou desabafar com vocês, caros colegas...
Estou eu querendo o Sony Audio Studio 10 (é a única peça importante legalizada que me falta - estou usando o Wavosaur, mas ferramenta gratuita é meio complicado... quebra o galho, mas é cheio de bug, sem opções que preciso, etc.).
Enfim... o preço normal do Audio Studio (que me atende perfeitamente, sem os buzzers & bells do Sound Forge, mas custando beeeem menos) é 60 dólares. Estava esperando alguma boa oferta de Black Friday.
E aí, hoje, acordo com essa:
http://www.newegg.com/Product/Product.aspx?Item=N82E16832135385&cm_re= sony_movie-_-32-135-385-_-Product
O Movie Studio SUITE por 40 dólares!!! Essa versão vem com o Audio Studio e o ACID no pacote! Além da parte de vídeo, claro. Tá muito barato.
E eu todo felizão... até que descobri que essa p#&&@ de newegg não vende pra cá (depois de duas horas tentando pagar com o paypal e dando pau)!!!!!!! Saco!!!!!
FUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUUU
|
Iversonfr Veterano |
# nov/14
· votar
Pra quem tiver interesse, a Native-Instruments está com promoção de 50% em vários produtos, recebi agora há pouco por e-mail, acho que vai até segunda.
http://www.native-instruments.com/en/products/special-offer/?utm_mediu m=email&utm_campaign=Thanksgiving%202014%20B&utm_source=newsletter
|
makumbator Moderador
|
# nov/14 · Editado por: makumbator
· votar
JJJ Eu comprei o meu sound forge há muito tempo em uma black friday. O legal é que na época eu mandei e-mail para eles com dúvidas sobre o processo de compra e do nada o atendente da sony store me mandou um desconto extra de 20% que era cumulativo com o da black friday! Doideira!
Tentei a mesma estratégia em outra black friday quando fui comprer o vegas platinum, mas aí não deu certo e tive só o desconto normal! Hehe.
Uma opção pra você seria considerar o wavelab elements ( que ao contrário do full não precisa de elicenser usb). Se quiser rode a demo e veja se gosta (é uma filosofia diferente do SF) e se não faltam recursos importantes pra você nessa versão menor.
|
JJJ Veterano
|
# nov/14
· votar
makumbator
Eu sou burro velho... Estou acostumado demais com a interface do Sound Forge... Por isso nunca me acostumei com o Audacity e acabei escolhendo o Wavosaur (que é o SF escarrado e cuspido, só que 0800 e com todos os "problemas" decorrentes disso...).
Mas vou esperar até amanhã (que, afinal de contas, é "o" dia). E essa dica do e-mail é uma, hein? Se não pintar nada amanhã, pode ser minha última cartada! hehehe
|
makumbator Moderador
|
# nov/14
· votar
JJJ
Até tem uma promoção rolando na loja de software da Sony, mas o desconto não está forte como no passado. Mas mesmo assim manda um e-mail pra eles com dúvidas sobre a compra, vai que o mesmo cara gente boa te atende também?
|
JJJ Veterano
|
· votar
makumbator
Na loja deles tá mais caro!!! 70 dólares! kkkkkkkk
http://store.sony.com/gsi/webstore/WFS/SNYNA-SNYUS-Site/en_US/-/USD/Vi ewProduct-Start?SKU=27-MSFST10000&CategoryDomainName=&CategoryName=
Olha que coisa estranha... Entrando em "outro" site da Sony, o preço cai:
http://www.sonycreativesoftware.com/audiostudio
|
JJJ Veterano
|
· votar
Se eu morasse nos EUA, acho que tinha que ficar preso nessa semana, pra não cair em tentação e acabar entrando numa dívida violenta...
http://www.sweetwater.com/store/detail/SE245VY
348 dolares numa PRS linda dessas... ai ai ai
(tá, eu sei que é SE... mas vai dizer que não é linda?!)
|
Adler3x3 Veterano |
· votar
JJJ
Linda mesmo, e o melhor se você mora-se lá ganharia em dólar. Lembra quando a paridade estava 1 por 1.
Jabijirous Cinesamples Eu fiquei muito tentado por uma semana mas resisti. Na best service tem as promoções e um link para assistir aos vídeos.
http://www.bestservice.de/en/cinesamples.html
|
Jabijirous Veterano |
# nov/14
· votar
A best service é euro! Eu comprei o vienna na Ilio, sai algumas centenas mais barato!
|
Adler3x3 Veterano |
· votar
Jabijirous Na Best Service mesmo sendo em Euro depois da conversão e do desconto especial fica sempre mais barato.
Basta testar e inserir no carrinho de compras, depois é só cancelar.
O ideal é simular a comprar para ter certeza. No final das contas o Dimension esta custando na Best Service U$ 446.25. E no Iilio esta US 491.00
|