Incompatibilidades entre softwares e sistemas operacionais

    Autor Mensagem
    Bico
    Veterano
    # fev/07


    No meu caso, o x64...

    Ele roda bem programas como o Sonar 6, Fruity Loops 5, os Native Instruments, VSTs e plugins?..

    Eu usava o Windows XP, mas agora tô com um processador de 64bits e penso em passar pro Windows XP 64. Um dos principais motivos é q parece q o XP de 32bits não reconhece a placa de som onboard (SoundMax Ac'97 ADI AD1888).. não deixa instalar drivers nenhum (testei os únicos 3 q encontrei.. incluindo o do cd da placa-mãe).

    Achei listas de programas compatíveis e incompatíveis, porém, quase nada sobre softwares de áudio. =/

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Bico
    estranho isso do seu XP não reconhecer os drivers da sua placa onboard... Ela é tão nova assim que não aceita drivers 32-bits? O meu caso é o contrário: minha Maya44 não tem drivers pra 64-bits, se não eu já teria migrado.

    Sobre a compatibilidade, é necessário pesquisar em particular cada programa. Mas que eu saiba, o x64 roda programas 32-bits normalmente, apenas os programas não usufruem da tecnologia disponível (como nós, que usamos nossos processadores de 64-bits no Win XP). O Sonar eu sei que é compatível com plataformas 64-bits, a mesma coisa pro Cubase 4 e acredito que os VST's e provavelmente os VSTi's dependam do Host.

    O grande problema de mudar de SO, é que esses mais recentes provavelmente apresentem bastante bugs e instabilidades, afinal os consumidores é que são o verdadeiro laboratório de testes da Microsoft. Esse é o outro motivo pra eu não ter migrado ainda pro x64 ou Vista.

    Bico
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Eder Muchiutti
    A placa é uma Asus K8V-X SE. Diz q é pra Sempron e Athlon64. E se não me engano, agora até os Sempron são todos de 64bits... Por isso suspeito q a falha de instalação seja por causa do XP 32bits.

    Acabei de pegar o pc. Ontem q fui tentar instalar tudo e me deparei com esse problema. Amanhã vou ligar pra loja e ver se me informam isso da incompatibilidade. Pq se não for esse o problema, vou mandar a torre de volta pra eles resolverem, haha! Mas se for por conta de incompatibilidade, vou ter q instalar o x64 mesmo... Afinal acho q pra áudio, a placa onboard vai ser melhor q a Crystal CS4281 que tá no pc tb (coloquei por causa do gameport). =P Mas essa não deu pau nenhum. Funcionou perfeitamente.

    Se for possível, acho q vou ficar com o XP 32bits tb. Mas acho q o x64 já deve ter boas atualizações.. afinal, não é tão novo assim mais não. Agora o Vista eu não vou colocar tãããão cedo. =P Por enquanto, não me parece ter vantagem nenhuma... Muito pelo contrário. =P

    E dá mais uma pesquisada sobre isso do driver da sua placa, vai ver já tem um mais atualizado!

    Ih! Agora me veio uma dúvida... Se eu colocar o x64 correrei grandes riscos de minha Crystalzinha não funcionar (já q ela é 32bits)? =/

    nFall
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Eu to com um procesador 64bits. É muita vantagem instalar o Sonar 6 mais windows XP 64? No momentos estou usando Windows XP Sp2 e Sonar 4

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Bico
    Eu tmb tenho um processador que suporta 64 bits (Athlon 64 3200) numa ASUS A8V, mas com certeza há drivers pro seu som onboard no site da ASUS.

    Se a Crystla não tiver drivers pro x64, não rola, só isso.. rs

    nFall
    acho que a grande vantagem será no aproveitamente da arquitetura do processador. Nominalmente seria o dobro da velocidade, mas se tier um rendimento 50% maior já é muito lucro.

    Bico
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Eder Muchiutti
    Seu processador é igual ao meu, porém de 939 pinos. =P
    Hj à noite eu vou tentar refazer tudo dessas instalações (com o XP 32bits mesmo), vão ver oq dá.

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Bico
    como assim não aceita a instalação da placa de som?
    Ela tá habilitada na BIOS? Se estiver, talvez ele peça automaticamente os drivers.

    Bico
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Eder Muchiutti
    Ela tá habilitada sim. Instalando os drivers automaticamente ou mesmo manualmente, não dá. Mas é q agora já deduzi o problema: conflito com a plaquinha offboard.
    A Crystal, não precisei nem instalar driver dela, q já foi reconhecida... Amanhã vou mandar o pc na loja e pedir pra eles abrirem (se eu mesmo abrir, perco a garantia ¬¬), testar a instalação com a placa offboard desconectada e tentar trocá-la de slot depois, pra ver se resolve o problema. Vão ver no que dá, né..

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Bico
    então é isso, com certeza.
    Comigo é a mesma coisa com a Maya 44, mas achei que só acontecesse com placas mais caras. As SB Live permitem e existência de placa onboard, pelo menos as que eu já vi.

    Bico
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Eder Muchiutti
    Pois é. No pc q tô usando por enquanto, tem uma SB Live e dá pra usar a placa onboard sem problemas.
    Eu nem imaginava q eu poderia ter esse tipo de problema agora...

    Mas tem solução isso? Será q se mudar a placa offboard de slot, pode resolver o problema? Ou vou realmente ter q escolher uma pra trabalhar e pronto?

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Bico
    a única idéia que me vem à mente é trocar o IRQ de uma das placas.

    Bico
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Eder Muchiutti
    Tava meio apertado de tempo esses dias, mas levei o pc pra garantia e com sorte pego amanhã.
    A idéia de mudar a placa de slot era essa de mudar o IRQ. Pq meu irmão (q é quem na verdade fica arrumando o pc pra mim), tentou de todas as formas mudar o IRQ nas configurações, mas o XP não deixa. =/

    Eder Muchiutti
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Bico
    cara, mas mudar o IRQ só tem fundamente se estiver conflitando com alguma coisa mais. Aliás, quand oconflita o IRQ, muitas vezes o Win sequer inicia. Aí essa alteração (pelo menos dos dispositivos onboard) vc faz pela BIOS. Na minha mobo é assim.

    Bico
    Veterano
    # fev/07
    · votar


    Eder Muchiutti
    Mas mesmo na BIOS.. não conseguimos não. =/ Peguei o pc de volta, o cara da garantia testou e falou q a onboard tá funcionando sim, mas pra usar ela tenho q tirar a placa offboard. ¬¬ Aí, me devolveu o pc na mesma.
    Tb, conversando pouco tempo com esses técnicos, dá pra ver q não entendem muita coisa tb não.
    Fiquei de saco cheio e vou usar só a Crystal por enquanto mesmo.. até comprar uma interface legal. Vai ver q a qualidade de áudio dela é até melhor q da onboard...

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Incompatibilidades entre softwares e sistemas operacionais