Duvida sobre caixa ativa, mesa e cabos ao montar PA

Autor Mensagem
Joaozin
Veterano
# mai/12


Olá pessoal, tenho 2 caixas ativas modelo Antera CP112A e uma mesa de som Behringer 1202FX e estou com dúvidas na hora de montar minha PA.
Aqui uma foto do amplificador das caixas: http://img1.mlstatic.com/s_MLB_v_O_f_231533611_5270.jpg
Aqui uma foto da mesa de som: http://susantoxp.files.wordpress.com/2011/09/behringer-xenyx-1202fx-to pfront.jpg
Eu não entendo muito bem sobre cabos/entradas balanceadas, mas pelo o que eu andei pesquisando deve-se optar por estes, visto que a perda de sinal é menor. Eu preciso ligar as 2 caixas à mesa e na mesa ligar microfones e violão. Aqui vão minhas dúvidas:
1) Devo comprar os cabos para os microfones balanceados para menor perda de sinal?
2) O cabo p10 que usarei no violão, deve ser balanceado ou não precisa ser?
3) Depois de comprar os cabos e tudo estiver perfeito, as entradas da caixa devem ser balanceadas para que eu possa usufruir do balanceamento da mesa?
4) Os cabos que ligarei mesa -> caixas devem ser balanceados?
Eu liguei na Antera para pedir informações sobre a caixa, mas não consegui entender muito bem o que o cara falou. Ele disse que se eu for usar a mesa posso ligá-la na saída Pré-Out e assim utilizar apenas a mesa como equalizador, mas não sei se ao final de tudo isso estarei com o sinal todo balanceado. Peço ajuda aos que entendem do assunto, pois em breve começarei a apresentar com minha banda e ainda não tenho conhecimento suficiente para montar essa minha PA.

Alex guitar man
Veterano
# mai/12
· votar


1) Devo comprar os cabos para os microfones balanceados para menor perda de sinal?

Se tiver saida XRL (com certeza tem), sim.

O cabo p10 que usarei no violão, deve ser balanceado ou não precisa ser?

Olha, se o cabo tiver + de 5 metros é bom usar um direct box, ai sim vai ser balanceado, em seguida mande-o pra mesa. Abaixo de 5 metros ligue direto na mesa.

3) Depois de comprar os cabos e tudo estiver perfeito, as entradas da caixa devem ser balanceadas para que eu possa usufruir do balanceamento da mesa?

Como assim? se a mesa tem saida sterio jogue cada saida pra uma caixa.

4) Os cabos que ligarei mesa -> caixas devem ser balanceados?

Não não, cabos P10 normais (e bons), ligue-os no Line in das caixas ativas.

A saída balanceada é outra coisa, somente utilizável se o instrumento tem, no caso do violão com saída P10 não é, se passar pelo direct box, ai sim.

Olha aconselho:

http://forum.cifraclub.com.br/forum/10/149272/

Joaozin
Veterano
# mai/12 · Editado por: Joaozin
· votar


Alex guitar man
Cara eu entendi algumas coisas, mas ainda tenho algumas dúvidas. Podemos tentar solucionar elas por aqui ou por mensagens privadas, você que sabe, se estiver disposto a me ajudar claro hehe.

Se mais alguém puder opinar eu ficaria muito grato.

kiki
Moderador
# mai/12
· votar


cabos balanceados devem ser usados somente em sistemas balanceados (dã).
parece óbvio, mas nem sempre é.

se a mesa e a fonte sonora tem conexões xlr, entao use cabos xlr.
por exemplo, microfones sempre tem, entao recomenda-se usar.
1) Devo comprar os cabos para os microfones balanceados para menor perda de sinal?
sim e nao.
sim, deve usar.
nao, ele nao evita perda de sinal. ele evita entrar ruido pelo cabo, o que no fim acaba comprometendo um pouco do sinal.

4) Os cabos que ligarei mesa -> caixas devem ser balanceados?
nao. isso nem existe.
cabo balanceado é pro sinal de entrada, nao de saida da mesa.

3) Depois de comprar os cabos e tudo estiver perfeito, as entradas da caixa devem ser balanceadas para que eu possa usufruir do balanceamento da mesa?
2) O cabo p10 que usarei no violão, deve ser balanceado ou não precisa ser?
suas duvidas estao bem engraçadas.
pelo visto voce nao faz a menor ideia do que é um sistema balanceado.
pesquise sobre isso e leia bastante.
lembre-se: o cabo nao é balanceado, a mesa nao é balanceada, o instrumento nao é balanceado.
é o sistema que tem que ser balanceado. instrumento + cabo + mesa. se algum desses tres nao for, o sistema nao é.

ex:
mic + cabo xlr + mesa
violao desbalanceado passando po Di balanceado + cabo xlr + mesa

Joaozin
Veterano
# mai/12
· votar


kiki
Cara eu li tudo que eu encontrei aqui sobre cabo balanceado, mas ainda assim parece impossível entender essa coisa hehehe.
Agora tudo parece mais claro, vamos ver se eu entendi. O sistema 'gerador do som' que é balanceado, então na hora da mesa jogar para as caixas de som, estas que vão apenas reproduzir o som do sistema balanceado, os cabos podem ser normal, porque a saída não tem essa de ser balanceada.
No caso do violão não adianta colocar um cabo balanceado nele, precisaria de um direct box para que eu possa usufruir do balanceamento.
Agora eu devo ligar a mesa na 'Line IN' de um dos canais da caixa ou ligo no 'Pre Out'? Quando eu ligo no Line IN e o volume ta muito alto eu reparei que fica um xiado acho que do equalizador, porque quando ligo no Pré Out não acontece isso, mas não sei se seria correto ligar no Pré Out.
Tenho dúvidas também quanto ao posicionamento das caixas e da mesa de som, e o local que eu devo ficar na hora de tocar/cantar para evitar microfonias. Se puderem me ajudar a montar um esqueminha simples, eu ficaria muito grato. É a primeira vez que estou mexendo com isso, então me desculpem por tantas perguntas hehe.

Alex guitar man
Veterano
# mai/12
· votar


Pré Out é saida!!! Cuidado!!! não liga la nao!!

Alex guitar man
Veterano
# mai/12
· votar


Tenho dúvidas também quanto ao posicionamento das caixas e da mesa de som, e o local que eu devo ficar na hora de tocar/cantar para evitar microfonias. Se puderem me ajudar a montar um esqueminha simples, eu ficaria muito grato. É a primeira vez que estou mexendo com isso, então me desculpem por tantas perguntas hehe.

o correto seria as duas apontadas pro povo, mas ai vc não tem retorno...

Olha, deixa ela um poco inclinadas pra vc escutar, tente ficar na reta delas...

Joaozin
Veterano
# mai/12
· votar


Alex guitar man
Vou colocar as 2 apontadas pro povo, deitadas na horizontal, assim elas ficam um pouco inclinadas também. Eu devo colocar elas uma de cada lado e eu fico no meio, formando uma reta?
Pensei também na possibilidade de ligar um fone na mesa de som, aí teria ele como retorno. O que você acha?
Sobre a questão do Pré Out, olhe a foto ali em cima do AMP da minha caixa. Eu liguei na antera e o cara falou que eu poderia ligar ali, assim eu utilizaria apenas o amplificador, e não o pré da caixa, regularia tudo na mesa de som. Só não sei se isso está correto.

Alex guitar man
Veterano
# mai/12
· votar


Joaozin

Cara, Desculpe, posso estar enganado nesse quesito, pré out eu pensei que foce saída, mas se funcionou e ficou legal....

Pensei também na possibilidade de ligar um fone na mesa de som, aí teria ele como retorno. O que você acha?

Nunca trabalhei com fone, sempre com a caixa um pouco inclinada, ou atras de mim (e não dava microfonia)

Joaozin
Veterano
# mai/12
· votar


Alex guitar man
Colocando a caixa atrás de você seria bem próximo, ou beeem distante?
Estou pensando nessa do fone, parece ser uma boa..

Alex guitar man
Veterano
# mai/12
· votar


Estou pensando nessa do fone, parece ser uma boa..

Da uma pesquisada no forum, tem bastante gente que usa :)

Colocando a caixa atrás de você seria bem próximo, ou beeem distante?

do meu lado direito a 1 m, mais ou menos, fazemos esse escama sempre hehehe, ou se não uma caixa pro povo e outra pra nós :)

Joaozin
Veterano
# mai/12
· votar


Alex guitar man
Cara o baterista da banda tem um multiuso da Wattson, será que rola usar ele como retorno e as 2 anteras colocar virado pro povo? Nesse caso como eu posicionaria tudo para não dar microfonia?

Alex guitar man
Veterano
# mai/12
· votar


Joaozin

Com o microfone de costas para a caixa não ira ter problema, mas antes faça o teste, veja como fica ;)

Joaozin
Veterano
# mai/12
· votar


Alex guitar man
Mas como eu coloco o microfone de costas pro retorno se o retorno tem que ficar virado pra mim? Não vai dar microfonia ele virado pra mim?

El_Cabong
Veterano
# mai/12 · Editado por: El_Cabong
· votar


Geralmente se faz as ligações assim:
- microfones --> mesa de som: 1 cabo balanceado por microfone (plugues XLR - XLR)
- instrumentos de corda --> mesa de som: 1 cabo blindado mono por instrumento de corda (plugues P10 - P10)
- teclados --> mesa de som: 2 cabos blindados mono para cada teclado (plugues P10 - P10), se ligar em mono procede que nem nos instrumentos de corda, porém teclados são sempre ligados nas entradas de alta impedância das mesas de som (os line-in).

- mesa de som --> amplificador: 2 cabos blindados (plugue 10 de saída, e a entrada varia de acordo com a entrada do amplificador)

- amplificador --> caixas P.A. passivas: 2 cabos paralelos (do tipo vermelho e preto) com bastante capacidade de corrente, geralmente de 2 x 2,5mm² (plugues Speakon - Speakon)
____________________
Obs.: Se as caixas P.A. são ativas está dispensado é claro, estes cabos paralelos com plugues Speakon.

Joaozin
Veterano
# mai/12
· votar


El_Cabong
Obrigado pelo post, agora consegui entender direitinho quais cabos comprar.
Os cabos da mesa de som pro amplificador da caixa ativa deve ser um mono p10?

El_Cabong
Veterano
# mai/12
· votar


Joaozin
Os cabos da mesa de som pro amplificador da caixa ativa deve ser um mono p10?

Geralmente devem ser 2 cabos mono P10 - P10 (um pra cada canal --> L e R).

- Agora, se a tua sonorização for mono, aí um cabo só resolve (particularmente não gosto de sonorizações mono).
- Agora, se os jacks de saída da mesa de som e entrada Line-in do amplificador não forem P10, aí terás que usar os plugues adequados conforme a situação.

Joaozin
Veterano
# mai/12
· votar


El_Cabong
A sonorização é stereo sim, possuo 2 caixas e 2 canais na mesa L e R. Cara eu só não sei como faço com o retorno. Eu tenho essas 2 caixas ativas e uma daquelas multiuso da Wattsom que poderia usar como retorno, mas como nunca apresentei, eu não sei o melhor lugar para colocá-las sem que haja microfonia. Pode me dar uma ajuda com isso?

El_Cabong
Veterano
# mai/12
· votar


Joaozin
A tua mesa de som deve ter uma saída para retornos, e ela deve até ter uma regulagem para a intensidade de cada instrumento no retorno.

Nesta saída da mesa tu ligas um amplificador para retornos. um amplificador stereo comum, e o amplificador tu ligas em dois retornos.
Geralmente a caixa de retorno não tem tweeter, só tem woofer e corneta de médios (isso para evitar a microfonia)

Mesmo sem tweeter a microfonia ainda vai estar alí (só que menos intensa) aí tu vais ter que jogar com a distância do microfone ao retorno, volume de retorno, etc ...
Acho mais vantagem distanciar mais e aumentar o volume, pois os microfones de palco geralmente são de perfil cardióide e com reforço de presença, assim eles captam menos o som que vem de longe alto que o som que vem de perto baixo.

Joaozin
Veterano
# mai/12
· votar


El_Cabong
Essa é a minha mesa http://susantoxp.files.wordpress.com/2011/09/behringer-xenyx-1202fx-to pfront.jpg
Não teria como ligar apenas uma caixa multiuso para retorno e fazer com que o som dos dois lados L e R das caixas ativas principais saia nesta caixa multiuso de retorno?

El_Cabong
Veterano
# mai/12
· votar


Pelo que eu pude ver, esta mesinha não tem saída para retorno.

O que ela tem é uma saída para efeitos, que pode ser usada nos efeitos internos, ou conectar um módulo de efeitos externo.
Acho que a única maneira de usar retorno nela e ter controle total de cada canal individual para o retorno, é desativar estes efeitos internos dela e usar a saída FX Out para conectar o retorno. Poderia ser sim esta caixa multiuso recebendo o sinal da saída da mesa FX Out, só não usa muito os agudos dela.

Joaozin
Veterano
# mai/12
· votar


El_Cabong
O problema que não é um Fx Out e sim um Fx Send, uma entrada para acrescentar mais efeitos. Porém, existe a saída para fone e também a L e R da CTRL Room Out. Essa CTRL Room Out é todo o som que entra na mesa saindo por estes canais, acho que pode ser usado também pro retorno. O problema que aí são 2 saidas (L e R) e eu só teria 1 caixa pra retorno. Agora se ligar na saída dos fones que é só uma eu não sei se pode dar certo.

El_Cabong
Veterano
# mai/12
· votar


Bah !! Se não tem FX out, aí complica !!
Tu até podes usar um canal da saída de fones para ligar o retorno, mas tu não vai ter controle individual dos instrumentos e microfones.

O que sai no P.A., sairá idêntico no retorno. Isto é ruim !!
Por exemplo.
Se alguém tocar trompete num microfone do palco. O som do trompete é bem alto no palco e o retorno dele pode ser diminuido ou até zerado. Com o P.A. igual ao retorno tu não vais poder dosar o trompete no retorno e ele ficará com um volume absurdo no palco.

* Obs.: O trompete é só um exemplo. Poderia ser um cubo de guitarra microfonado, uma bateria microfonada, etc, ...

Joaozin
Veterano
# mai/12
· votar


El_Cabong
Mas no caso, essa PA eu uso apenas meu microfone, que é a voz principal, o microfone do baixista e guitarrista, que fazem segunda voz e o meu violão que eu toco apenas em algumas musicas e volume dele geralmente eu coloco baixo.
Então acho que não teria problemas em ter todo o som da PA como retorno.
Mas por exemplo, se eu fosse ligar o retorno na CTRL Room Out, são 2 saidas R e L, como eu faria, se é apenas um retorno? Deixo de lado e ligo no fone mesmo que é uma saída única? hehe

kiki
Moderador
# mai/12
· votar


Joaozin
Agora tudo parece mais claro, vamos ver se eu entendi. O sistema 'gerador do som' que é balanceado, então na hora da mesa jogar para as caixas de som, estas que vão apenas reproduzir o som do sistema balanceado, os cabos podem ser normal, porque a saída não tem essa de ser balanceada.
é mais ou menos isso mesmo.

balanceamento é um sistema de eliminar ruidos que entram pelo cabo.

pra ele funcionar, tem que ter uma saida balanceada, um cabo de 3 vias (em geral XLR) e uma entrada balanceada.
o sistema balanceado é essas tres coisas.

depois que o som ja entrou na mesa, entrou. já evitou o ruido.
dali pra frente, nao tem mais balanceado ou nao. a mesa vai mandar o sinal pra caixa e só.

Tenho dúvidas também quanto ao posicionamento das caixas e da mesa de som, e o local que eu devo ficar na hora de tocar/cantar para evitar microfonias. Se puderem me ajudar a montar um esqueminha simples, eu ficaria muito grato.

se for um microfone cardioide (que é o mais comum), o mic tem que estar de costas pra vaixa. no maximo de lado.

Joaozin
Veterano
# mai/12
· votar


kiki
Sim, o microfone é cardioide. O retorno eu coloco ele virado pra mim, no caso seria na minha frente? E a mesa de som não tem nenhuma restrição quanto ao posicionamento, distante ou perto das caixas, tanto faz?

kiki
Moderador
# mai/12
· votar


Joaozin
E a mesa de som não tem nenhuma restrição quanto ao posicionamento, distante ou perto das caixas, tanto faz?

nao.
as unicas restrições da mesa são:
1 - quem vai operar. se for voce, tem que estar perto, se for outra pessoa, é bom estar de frente pras caixas pra ouvir melhor. a mesa nao da microfonia
2 - o tamanho dos cabos vao crescer junto com a distancia.
cabos maiores entram mais ruido. e cabos com sinal mais baixo (antes da preamplificação, ou seja, antes da mesa) sofrem mais, pois um ruido pequeno vai ser amplificado junto com o sinal; opa, ó porque inventaram o sistema balanceado!

Sim, o microfone é cardioide. O retorno eu coloco ele virado pra mim, no caso seria na minha frente?
sim. de cara pra voce, de costas pro microfone.

Joaozin
Veterano
# mai/12
· votar


kiki
Agora sim entendi. No caso do violão que não vai ter o sistema balanceado, o cabo pode ter uns 7 metros? O microfone eu estava pensando em uns 10 metros, para facilitar um pouco andar enquanto canto e essas coisas.
E eu fico me perguntando, esse retorno não vai gerar microfonia por estar de frente pro microfone? Eu já vou desativar o tweeter dele, mas mesmo assim existem aquelas microfonias graves né.

kiki
Moderador
# mai/12
· votar


Joaozin
só lembrando que alguns violoes tem saida balanceada, mas aí o plugue já é direto XLR nele.

Agora sim entendi. No caso do violão que não vai ter o sistema balanceado, o cabo pode ter uns 7 metros? O microfone eu estava pensando em uns 10 metros, para facilitar um pouco andar enquanto canto e essas coisas.
pode sim
7m ainda é tranquilo.
até uns 10 dá pra encarar.

pensa em um show grande. tipo rock in rio.
pensa nos cabos saindo do palco e indo ate aquelas torres onde fica a mesa de som, onde o cara ouve todo o som do palco.
10m é só o cabo pra descer do palco, ainda vai mais uns 30m sob o publico...

E eu fico me perguntando, esse retorno não vai gerar microfonia por estar de frente pro microfone?
o retorno nao pode estar de frente pro microfone, ele tem que estar atras do microfone.
voce ta de cara pro microfone, e ele ta apontando pra sua boca.
a caixa ta no chao virado pra sua cara, pra voce ouvir bem. e a caixa ta apontando pra traseira do microfone, ou seja, bem nas costas dele, onde ele pega menos som.

Joaozin
Veterano
# mai/12
· votar


kiki
Ah entendi cara. O cabo do microfone por ser balanceado pode passar dos 10m tranquilo? E os cabos que eu ligo as caixas na mesa (p10 simples) tem essa regra ai também de quanto menor menos ruídos?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Duvida sobre caixa ativa, mesa e cabos ao montar PA