Seria essa a solução para Gravação c/ Timbre Profissional de Guitarra em casa?

Autor Mensagem
Drive30
Veterano
# abr/12


http://www.musiciansfriend.com/amplifiers-effects/randall-isolation-12 -speaker-cab

Alguem ja teve alguma experiencia com esse tipo de 'artefato' ? reduz mesmo o volume? Gostaria de opniões. Obrigado.

Chines da Padaria
Veterano
# abr/12
· votar


Drive30

O Adrian Smith do Iron Maiden usa isso...parece que ele satura um amp ai dentro e microfona ele para sair nos PAs....se eh o que eu to pensando

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


Drive30

Isso é um "isobox", como chamam pela internet, só um pouco mais bem acabado e "bonitinho".

Um engenheiro de som montou um e me deu. Espere baixar uns 15 a 20 dB, não espere poder gravar de madrugada, especialmente num apartamento, não vai dar certo. Lembre-se que aí dentro só um mic com muita resistência a sons altos, senão não rola.É quase exclusivo para um SM-57. Uso pouco, é um monstrengo enorme, pesado e chato para timbrar ali dentro.

Drive30
Veterano
# abr/12
· votar


MMI

valeu pela experiencia amigo. É eu vi pessoal falando na net que reduz mas nao tanto, nao pretendo gravar de madrugada, pode ser de dia, porem com volume 'aceitavel' tipo de um som ou TV ligada razoavelmente alto e nao um aviao na sua casa.

Como eu estou para me mudar, eu tenho um projeto (bem mais caro) de pegar um quartinho da minha nova residencia e fazer um isolamento desses de estudio, isolar mesmo, porta de 30 cm de espessura, paredes, chao e teto. Sei que ai vai uns 5, 10 mil facil , se bem feito. Colocando o fator grana de lado, voce acha que compensaria muito mais gravar algo num 'mini' estudio assim? daria para isolar mesmo? tem alguma experiencia para nos contar? abraços.

Drive30
Veterano
# abr/12
· votar


outra opcao que tenho pensado é mandar fazer uma caixa só para o cab ficar dentro tipo isso aqui:

http://www.amptone.com/diyisobox.htm

O que eu li a respeito é que espuma, la, etc.. nao cortam som, o que corta é a massa dos objetos. Portanto um cubo com lados de madeira com uns 30 cm de espussura e umas rodas para tirar do chao evitando trepidacao dos graves deve reduzir bastante. Uns 30db de reducao ja da para brincar bastante sem incomodar, um ampli de uns 40w-50w num volume ja fritando o power , é aprox uns 100 dbs, 70 dbs é o volume de uma TV ligada digamos ligeiramente alto (tem umas tabelas com isso)

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


Drive30

É exatamente esse tipo de isobox que eu tenho.

Lá no meu tópico, onde estou fazendo com um pessoal uma apostila sobre gravação, o nichendrix (que é arquiteto junto com a familia toda) tem mais experiência sobre isolamento acústico. Ele falou isso e está escrevendo para anexar suas dicas na apostila. Eu não sou da área de isolamento e acústica, sei o básico. De toda forma, depende do seu amp, qual a potência e seus falantes. Não recomendo amp grande com muitos falantes para gravar, especialmente em casa. Disso depende o volume final. O isolamento, se for apartamento one você pretende tocar, aí vai te dar mais trabalho porque precisa isolar o piso e o forro.

Diz aí o amp, se é combo ou cabeçote, quantos falantes, depende disso também para falar da isobox. Depende do tipo de som que você toca, dá para gravar com o ampli longe do máximo também.

Espuma não adianta nada para isolar, a função da espuma é reduzir a reflexão do som, especialmente os graves. Imagine que as ondas batem nas paredes e a fazem vibrar, isso faz com que do outro lado da parede se escute. Então quanto mais massa (peso) a parede tiver, mais difícil será vibrar, se tiver um espaço de ar e outra parede, mais difícil ainda. Esse é o princípio básico do isolamento.

Voltando, acho que um ampli de 40-50W para gravar em casa já é bastante até. Eu recomendo até uns 20W... Daí vai depender do seu falante (supondo que você escolha 1x12, não precisa mais). A sensibilidade deles costumam ser entre uns 95 a 105 dB, o que significa que esses falantes, com um sinal de 1W dão esse volume todo a 1 metro de distância. Imagine que se fosse absolutamente linear, um de 20W "fritando o power" já daria absurdos 120 dB aproximadamente.

Pense também em como você vai querer microfonar seu ampli. Se quiser um som melhor que o que um SM-57 faz, precisa pensar no volume do ampli, na acústica e isolamento do seu quarto.

Abç

Drive30
Veterano
# abr/12
· votar


MMI

sim , por isso que eu disse que é a massa que impede a passagem de som, o lance de espaço de ar entre duas paredes é o chamado box in box, ja li bastante a respeito .

Eu tenho um mesa single rectifier de 50w , um marshall JMP reissue de 20w. tudo head, e uma caixa 1x12. O mesa, na metade do volume em ensaio ja da um som que considero satisfatorio, ja o marshall (nao ensaio com ele) mas sei que precisa de maximo de volume, é 1 canal só , portanto no maximo de master ele gera aquele drive maravilhoso

Eu ensaio constantemente em estudios com banda e tocamos metal extremo, o esporro é enlouquecedor, as vezes eu saio tonto do ensaio e acredito inclusive que isso vá fazer mal pra mim um dia, mas enfim...

A ideia nao é por no meu quarto, hoje nem tenho quarto só pra mim, moro com minha mulher num ape pequeno e nao tem a minima condicao de fazer nada disso do que estou falando, a ideia é me mudar , para um ape maior, nao por causa disso, mas por espaço mesmo, e destinar um quarto somente para estudio, nao vou dormir la e nem passar o dia inteiro , um quarto somente para isso, onde vou gastar sei la, umas 2 horas por dia no maximo. Sera que mesmo assim isso faria mal fisicamente? segundo o nichendrix falou? acredito que nao, tem gente que trabalha com coisa bem pior... tem muito engenheiro de som e musico que em gravacoes se expoe a muito mais que isso, mas enfim, sei que nem tudo é perfeito e até agua demais faz mal... hehe

A outra ideia seria nesse mesmo quarto construir uma iso box, mesmo se tiver que ter 200 kgs com 10 parades de MDF de 25mm pelo menos para colocar a caixa 1 x12 com o microfone. Essa opcao a meu ver é mais limitada, pois serviria exclusivamente para gravacao , ja o quarto isolado daria para ouvir o som direto do ampli, treinar, enfim, outras coisas alem de gravacao.

Vou pedir opnioes pro nichendrix tambem, qual projeto seria mais interessante, quarto estudio ou iso box. Valeu ai.

R1C4RD5
Veterano
# abr/12
· votar


Eu meio que já fiz isso, mas colocava o amp dentro do guarda-roupas com alguns travesseiros ao redor. Num ficava 100%, porém dava pra abrir mais o volume do amp e assim conseguir uma melhor qualidade de som.

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


Drive30

Não tenha dúvidas que isolar o quarto é melhor. A questão é pagar o preço...

ogner
Veterano
# abr/12
· votar


Drive30
Não tenha dúvidas que isolar o quarto é melhor. A questão é pagar o preço...
A UNICA saida é o famoso Box in a Box...Toco num ap em Copacabana, o dono do ap pegou um quarto e fez a coisa como manda o manual. Ficou ótimo, a esposa dele dorme no quarto a 2 metros de distancia e nao ouve nada. Tem batera tb!

Eu ensaio constantemente em estudios com banda e tocamos metal extremo, o esporro é enlouquecedor, as vezes eu saio tonto do ensaio e acredito inclusive que isso vá fazer mal pra mim um dia, mas enfim...
Hauheuhuahuehuahue, eu ri!! Tenha certeza que vão ter efeitos nao desejados no futuro, ahuehuahue!!

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


Drive30

Em apartamento, só investiria em algo pra por um Single Recto na metade do volume se fosse próprio, porque aí não é mais questão de atenuar só o volume. Em apartamento existe um complicador que tu tem que diminuir a energia cinética gerada pelo som, em parede é fácil de fazer, mas em piso e teto é caro, não existe solução simples.

Se fizer só as paredes, tu vai atenuar pra ti e pros vizinhos do lado, mas o som ainda vai ser transmitido pelas lajes, pra isso tu tem que usar um tipo especial de piso que é montado sobre molas e um tipo especial de teto que além de ter placas montadas em estruturas que tem molas, também vai criar um "colchão" de ar pra proteger a laje superior.

Se tu tivesse grana a melhor alternativa pra esse tipo de uso, seria ter uma cabine de isolamento sonoro, não conheço quem faça aqui no Brasil, mas fora daqui é bem caro, só que isolar um quarto de apartamento pro nível de volume que tu diz que usa (que chega fácil a 120db), vai sair igualmente caro. A vantagem da cabine de isolamento é que tu pode fazer ela de forma a poder levar para outro lugar caso se mude.

Um exemplo de cabine de isolamento são as fabricadas pela Whisper Room (http://www.whisperroom.com/), dá pra ver que mesmo lá, ainda se gasta de 3 a 15mil dólares pra fazer uma (varia por tamanho). A vantagem é que com uma redução de 29 a 52db dependendo da frequência, dificilmente tu vai incomodar alguém.

Agora se o apartamento for teu, dá pra ir fazendo aos poucos, primeiro faz o isolamento das paredes com drywall, depois faz piso e teto.

clebergf
Veterano
# abr/12 · Editado por: clebergf
· votar


Drive30

Cara como o nichendrix comentou no tópico da apostila, hj em dia fazer um isolamento para atenuar razoavelmente bem o som não é tão caro assim, as paredes de dry-wall tem facilitado bem a vida, é algo que eu acho que vale a pena vc pensar, criar umas paredes duplas com dry-wall e colocar o material que for mais adequado para tal.
Acho essa uma solução melhor do que gastar para fazer um isobox para apenas isolar o ampli e vc perder a opção de em uma gravação captar a ambiência...

Bom ele acabou de explicar bem melhor ai pra cima...e em AP fica caro, não tinha me atentado ao fato de que ele tinha falado que em casa que é mais simples e barato.. xD

ogner
Veterano
# abr/12
· votar


nichendrix
o Ap desse amigo é dele mesmo. Ele ja me mostrou fotos do projeto e valores..Nao estou muito certo, mas foi mais de 20 mil reais! Deve ter uns 12/15 mts quadrados...Mas é tipo um L o estudio..

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


Drive30

onde vou gastar sei la, umas 2 horas por dia no maximo. Sera que mesmo assim isso faria mal fisicamente?

Eu trabalho com isso. Garanto que faz mal sim. Existe uma norma regulamentadora do Ministério da Saúde que trata a esse respeito na NR 15, se você quiser coloca no google que está disponível para ler inteira. Com certeza você passa dos 105 dB fácil sozinho, com banda mais ainda. A tabela que fala sobre tempo de exposição é essa. Se você sai tonto do ensaio ou com algum tipo de chiado no ouvido é porque o som lhe causou uma lesão transitória e/ou permanente. Nessa questão de limite de exposição e tempo entra algo que tecnicamente se coloca como suscetibilidade individual, por ter quem vá apresentar lesões auditivas abaixo disso até. Cuidado...

Não tenha dúvidas que isolar o quarto é melhor. A questão é pagar o preço...

Também não tenho dúvidas que para sua saúde a isobox é melhor. Por isso o ideal são os dois! hehehe

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


nichendrix

Um exemplo de cabine de isolamento são as fabricadas pela Whisper Room (http://www.whisperroom.com/), dá pra ver que mesmo lá, ainda se gasta de 3 a 15mil dólares pra fazer uma (varia por tamanho).

Pelo menos essa que aparece na primeira página do site não passa de uma cabine audiométrica. Tem várias marcas e modelos, pode procurar na net e tem espaço para cabeamento já no projeto. A questão é colocar uma fonte absurda dessa, teria que pensar em isolar o piso dela para o vizinho de baixo não chiar.

nichendrix
Veterano
# abr/12 · Editado por: nichendrix
· votar


ogner
A UNICA saida é o famoso Box in a Box...

Sim, se tu tem que atenuar muito o som ou atenuar volumes muito altos, como pro exemplo, uma banda inteira, ou um amplificador de 100W no talo com um 2x12 ou 4x12. Esse passa a ser o único modo de pensar em isolamento sonoro.

clebergf
Bom ele acabou de explicar bem melhor ai pra cima...e em AP fica caro, não tinha me atentado ao fato de que ele tinha falado que em casa que é mais simples e barato.. xD

Lembra que eu disse que acústica é um tópicos mais complexos para projeto em arquitetura/engenharia civil? Aqui tu está começando a ver o porquê... heheheheheh

Bom, acústica é o inferno de se lidar porque quase tudo que tu imaginar vai influênciar no resultado. Até agora só falamos de atenuação de som, ainda nem falei por exemplo de distribuição de frequência, de afinação de sala (sim, salas são afinadas, como instrumentos), etc.

No caso do isolamento sonoro o primeiro ponto a se pensar é quanto de volume eu produzo e quanto eu tenho que atenuar. Por exemplo, mesmo em apartamentos, tu pode usar um amplificador com um volume pra lá de razoável (até distorcendo o power se ele for de menor potência) e ainda assim não precisar de muito mais que um tratamento para atenuar o som feito com dry-wall e no máximo um piso emborrachado.

Só que um Single Recto na metade do volume ou um Marshall de 20W no talo já produz coisa de 120db, qualquer coisa muito acima de 100-105 db, o som passa a ser transmitido não só pelo ar, mas pela estrutura do prédio também. Nesse ponto a energia cinética no ambiente é muito grande pra ficar confinada.

Vale lembrar que existe a influência dos materiais também, por exemplo, o concreto não transmite muito bem frequências agudas (que são refletidos em sua maior parte), mas frequências graves são muito fáceis de transmitir por concreto. Como são frequências que tem uma menor eficiência de conversão potência x spl, então tu só vai realmente sentir essas frequências em volumes muito altos. Por isso que a solução pra um amp de guitarra a um bom, mas moderado, volume, não se aplica a uma situação onde tu tem muito SPL.

OBS: um jeito de notar essa influência dos materiais, ouve o vizinho de cima andando, se tu prestar atenção, tu ouve o tec tec do salto do calçado muito mais que ele, e cada tipo de salto tem um som, madeira é um toc toc mais sonoro como um tomtom agudo de bateria, borracha é como um surdo ou bumbo, metal é um tectec quase como bater na armação da caixa.

Por exemplo o tratamento para uma sala que vai receber uma banda inteira é diferente do que vai ficar só um guitarrista, pra um baixista também é diferente e por aí vai. Da mesma forma uma solução boa para uma casa pequena, não vai ser igualmente para uma casa grande, ou para um apartamento pequeno, ou um apartamento grande. Mesmo algo que funcione pra uma cobertura não funcionaria para o apartamento do 7º andar do mesmo prédio.

Por isso nunca vai existir uma solução padrão, embora existam algumas linhas guias que ajudam a ter um começo.

E nem entramos na parte realmente complicada, que é afinar uma sala, isso só tem dois jeitos de fazer, simulações computacionais ou tentativa e erro. Entretanto é tão importante de ser pensado em algum momento quanto o isolamento acústico. Já que a mesma sala, revestida com madeira e outra com gesso vão propagar o som de maneira totalmente diferente, já que cada material vai absorver certas frequências e refletir outras.

E mesmo depois de escolhidos os materiais, para afinar a sala tu tem que escolher onde eles vão ficar. É muito fácil botar bass traps porque o som grave se dispersa em 360º, então praticamente em qualquer lugar que tu botar, vai funcionar (por isso os cantos são tão usados). Quanto mais aguda a frequência menor o angulo de dispersão dela, então tu vai ter que distribuir os materiais na sala de forma que eles possam refletir isso em outras direções, assim o som pode ser ouvido de todos os cantos da sala.

Enfim chegar na acústica "perfeita", na acústica de um estúdio profissional é bem trabalhoso, mas dá pra usar alguns princípios básicos que ajudam a conseguir um resultado satisfatório gastando relativamente pouco. Quanto tu vai gastar, vai depender muito do teu objetivo, tu pode gastar 3-4mil como pode gastar 40mil na mesma sala e ter bons resultados nas duas situações.

ogner
o Ap desse amigo é dele mesmo. Ele ja me mostrou fotos do projeto e valores..Nao estou muito certo, mas foi mais de 20 mil reais! Deve ter uns 12/15 mts quadrados...Mas é tipo um L o estudio..

Sim, é por aí mesmo, com certeza como é apartamento vai um perfil duplo de drywall nas paredes, piso pode ser resolvido de duas maneiras, a mais eficiente (que pelo que tu falou, é o que ele usou), o piso é substituido por um piso montado sobre molas criando um colchão de ar entre o piso que tu usa e a laje do prédio. Existam outras formas de se ter um resultado similar, por exemplo, existem pisos de espuma e borracha específicos para se usar em estúdios e ambientes com sons altos, eles vão ser menos eficientes, mas vão resolver a maioria dos casos.

Da mesma forma que existe o piso, existe o teto também e várias soluções para como se resolver esses problemas, embora lá existam menos opções que o piso (já que incomoda menos).

Aqui vão alguns exemplos de tecnologias para piso:

http://www.acoustiquepn.ca/images/a102a2.gif
http://www.nei.com.br/images/lg/233661.jpg
http://www.lojaspapagaio.com/Electroferragens/Imagens/Artigos/Grande/a rtigo_365.jpg
http://www.revistam2.com.br/wp-content/uploads/2012/02/19.jpg
http://www.dicico.com.br/clubedesign/imagens/tendencias_clip_image009. jpg
http://www.vibtech.com.br/old/setup/upload/produtos/24.jpg

http://www.cctvcambridge.org/sites/default/files/imagefield/IMG_201105 31_110707.jpg

Essa ultima foto é interessante que mostra a instalação das unidades de molas para instalar o piso por cima. Algumas das imagens são pra uso industrial (são mais fáceis de achar imagens), mas o que muda pras versões para edificações pequenas é basicamente a quantidade de impacto e vibração que aguentam.

MMI
Pelo menos essa que aparece na primeira página do site não passa de uma cabine audiométrica. Tem várias marcas e modelos, pode procurar na net e tem espaço para cabeamento já no projeto. A questão é colocar uma fonte absurda dessa, teria que pensar em isolar o piso dela para o vizinho de baixo não chiar.

O princípio disso pra cabine audiométrica é o mesmo, no caso da cabine de isolamento, o problema do da transmissão pro piso é resolvido usando pisos especiais, enfim, não é nada do outro mundo, mas quem vai tocar só, resolve que é uma beleza.

Drive30
Veterano
# abr/12
· votar


valeu as dicas ai pessoal, vou pensar nessa alternativas.

nichendrix

Cara acho que é por ai que vc falou mesmo, nao quero ensaiar com banda em apartamento hehe. Eu quero algo que atenue o som de um ampli de 50W na metade do master volume , acredito que nao chegue a 120 DB, o pessoal da anderton tem uns videos no you tube engraçados onde testam loudness dos amplis e um dual rect no maximo chegou a 124 dbs, acredito que eu chegue sim a uns 100-105 dbs que ainda é alto pra cacete. E sim o ape será meu, nao vou morar de aluguel, ja nao moro hoje, gracas a deus fugi disso ja a muito tempo. Portanto é como vc falou quero isolar algo em torno de uns 30 dbs, se 105dbs reduzir para 75db ja estaria bem satisfeito.

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


Drive30

Cara, garanto que você passa disso fácil, esses 100-105 dB é volume 2 brincando, seja no Recto ou no Marshall. Acabei de ligar as caixinhas do computador (aquelas vagabundas) num volume médio, bem mais baixo que num amplificador, com um som acústico. Já bateu 90 dB...

Procure um aplicativo no seu celular que seja decibelímetro. No iPhone chama Decibels e é gratuito (tem outros). Mas ele só marca até 110 e não é muito preciso, mas você vai ver como 100 dB não é alto para seus parâmetros.

bicinh
Veterano
# abr/12
· votar


nichendrix
velho, você recomenda algum programa que faça essa "simulação computacional" para tratar corretamente a acustica das salas?

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


bicinh

Essa simulação eu não sei, deixo para o nichendrix responder. Mas um programa interessante de correção de acústica é esse.

nichendrix
Veterano
# abr/12 · Editado por: nichendrix
· votar


bicinh
velho, você recomenda algum programa que faça essa "simulação computacional" para tratar corretamente a acústica das salas?

Cara, existem programas interessantes sim, mas se tu não tem um conhecimento bom de desenho projetivo, dinâmica dos materiais de construção, e calculo integral/diferencial, álgebra linear e alguma coisinha de sistemas dinâmicos, pode esquecer de tentar usar.

Já que primeiro tu tem que criar o modelo 3D da sala, assinalar os materiais, e ir adicionando modelos 3D de cada novo elemento e nem todos os elementos vão estar pré-prontos, uma boa parte do trabalho é feita mesmo no braço. Daí você vai ter que especificar o tipo de fonte sonora, a localização delas, daí ele pode gerar o gráfico de como as frequências se espalham na sala, e só então você vai começar a mexer pra tentar deixar as coisas do jeito que deviam ser.

Enfim, na faculdade a gente só vê bem por cima esse tipo de software por conta da complexidade, eu tive que aprender neles por conta de alguns trabalhos que tive que fazer na área. Dos que testei o que terminei escolhendo foi o ODEON, usei uma licença da faculdade que estudei (eles tem e quase não usam), já que pra mim não valia a pena gastar 15mil Euros comprando o software pra fazer dois ou três trabalhos.

Drive30
Cara acho que é por ai que vc falou mesmo, nao quero ensaiar com banda em apartamento hehe. Eu quero algo que atenue o som de um ampli de 50W na metade do master volume , acredito que nao chegue a 120 DB, o pessoal da anderton tem uns videos no you tube engraçados onde testam loudness dos amplis e um dual rect no maximo chegou a 124 dbs, acredito que eu chegue sim a uns 100-105 dbs que ainda é alto pra cacete.

Cara, a maioria dos amps dá 100db com 1W, já que essa é o SPL a maioria dos falantes vai produzir esse volume com 1W, ou seja no 1-2 do teu amp no máximo.

Quando teu amplificador estiver no ponto de saturar o canal clean, já está a 120db há tempos, isso acontece em algum lugar entre o 4 e 7, dependendo do amplificador. Quanto mais potente, maior vai ser o spl que ele dá antes de distorcer.

Então uma coisa é um Blues Jr. é isolar um Blues Jr. com volume no 5, outra é um Single Recto. Pra atenuar um single recto a meio volume, realmente eu não vejo maneira barata, o mais próximo de algo barato é fazer um "duplo" iso box. Tu constrói um Iso Box, dentro de um segundo Iso Box, isso deve atenuar uns 30db, talvez mais dependendo do que tu puser dentro e de como for construído.

Drive30
Veterano
# abr/12
· votar


MMI

pode ser mas entao isso aqui esta errado :

http://www.controlnoise.com/decibel-chart/

De acordo com esse chart uma TV ligada sao 75 Dbs. E um som alto (teenage stereo, hehe) ta em 90db.

Nao deve ser muito preciso essa medicao via aplicativo ou entao voce botou colado nas caixas. Nao tenho cel com aplicativos, alias odeio celular, tenho um velhao,hehe.

Se essas caixinhas bateram 90 db entao beleza, se vou chegar a 120 dbs eu preciso de aprox 30 db de reducao.

to pensando cada vez mais em considerar isolamento somente para o gabinete. Mais de 20 mil reais como falaram ai ja começa a ficar tenso. Vamos ver.

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


Drive30
Nao deve ser muito preciso essa medicao via aplicativo ou entao voce botou colado nas caixas.

A medição ideal é a 1m do falante.

Drive30
Veterano
# abr/12
· votar


nichendrix

o mais próximo de algo barato é fazer um "duplo" iso box. Tu constrói um Iso Box, dentro de um segundo Iso Box, isso deve atenuar uns 30db, talvez mais dependendo do que tu puser dentro e de como for construído.

sim isso ai mesmo. Isso ai deve dar o q? uns 2 mil reais?

Tambem penso na questao fisica da pessoa, realmente ser submetido todo dia a 120 db na orelha nao deve fazer bem mesmo, por isso estou tendendo a pensar só no isolamento do cab mesmo.

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


Drive30

Olhe que o Teenage Stereo está no mesmo nível de ruído de um trator, então não é um ipod tocando.

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


Drive30
sim isso ai mesmo. Isso ai deve dar o q? uns 2 mil reais?

Eu faria eu mesmo, não custaria nem 500 direito. Agora pagando os outros pra fazer, não faço idéia de quanto saia.

MMI
Veterano
# abr/12 · Editado por: MMI
· votar


Drive30

Essa tabela é bem aproximada, para mais e para menos, dependendo do item. A questão é que varia com a distância da fonte sonora, do tipo (acústica) do ambiente que é feita a medição.
Veja, 90 dB já é alto e passível de lesão auditiva, alto suficiente para que o Ministério da Saúde obrigue o uso de protetores auditivos num ambiente de trabalho assim. No outro quarto dava para ouvir o som tranquilamente. A medição (não fiz com decibelímetro, foi com o celular) foi feita com um som mais alto do que eu costumo ouvir e feita a uns 40-50 cm das caixas. Mas não está longe, eu tenho alguma experiência com decibelímetros.
Você precisa fazer um cálculo de 120 dB para aproximadamente 70-75 dB. Isso para não decretar guerra com vizinhos, não adianta querer uma desculpa aqui. A opção é não tocar ou usar fones de ouvidos sem o ampli. Não tem mágica.

Você já foi em feiras de música, tipo a Expomusic aqui em Sampa? Ficam fiscais com decibelímetros na mão, controlando o volume da galera dos stands. O limite é de 85 dB, se você já viu, é bem baixo. Provavelmente o volume em 0,5 ou menos no seu Recto.

Infelizmente não tem solução barata para seu caso não. Meu rack tem power de 20W e mesmo assim não rola tocar a noite. Tenho um atenuador THD, mas o limite dele -16 dB, só que nessa regulagem o som não me agrada, muda o timbre. O isobox é legal, mas não tem a sensação de tocar no amp (fica abafado ouvindo de fora e pouco inspirador) e nem dá feedback na guitarra. A melhor forma para tocar a noite no apartamento é com o THD em "dummy load" em linha na interface e fones de ouvido ou o amplificador ligado em speaker soak, também em linha, com todos os agravantes que isso tem. Fora isso é isolar 50 dB seu home studio, o que é muito.

Drive30
Veterano
# abr/12
· votar


MMI

ja fui sim, mas nunca vi esses fiscais.

Eu tenho um atenuador tambem. Da Weber. Ele tem até correcao de agudos, fica bem legal se voce nao precisa de graves, no marshall fica uma beleza, ja ate postei uns sons aqui, mas no mesa pra metal eu acho uma porcaria, o grave some , fica um som com muito medios, sei la, nao curto nao.

Eu sei que é caro, e nao quero solucao barata nao, quero investir nisso mesmo, só acho que se for uns 20 mil conto ai realmente tenho que pensar umas prioridades aqui, confesso que uns 10 mil eu pensaria a respeito com bastante carinho. Eu precisaria de uma referencia de empresa ou alguem que trabalhe com esse serviço para ter uma nocao de preco e tal.

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


Drive30

Meça as dimensões da sua caixa. É ela que precisa entrar na isobox, mas dê uma boa folga para o microfone e para outra "box in a box" dentro dela. Vai com aquelas fotos do site da isobox em qualquer marceneiro e faz orçamento, mas pede com madeira de pelo menos 1 polegada, tem que ser grossa. Esses caras fazem com facilidade. Teste em casa. Se achar que isola pouco (provavelmente), faz uma solução "tabajara", forra ela de isopor e vai numa marmoraria e pede para fazer outra caixa dentro da sua (para isso a folga de espaço).
Acho que não tem quem faça a coisa em linha. Já vi handmade que fez uma igual a do primeiro post, mas acho que não vale a pena, melhor por a sua própria caixa quando quiser.

Drive30
Veterano
# abr/12
· votar


MMI

é entao, eu quero fazer algo decente. A real é a seguinte, para quem vai comprar um ape de no minimo 3 quartos, investir uns 10 mil do orçamento num isolamento para 1 dos quartos não é nenhum sacrificio, tem gente que investe em reforma , pintura muito mais do que isso até... eu investiria nisso (eu queria uma casa, mas minha mulher nao quer, mas ela nao se importa em deixar fazer isso em 1 dos quartos, como tudo na vida temos que negociar hehe) . Agora se for uns 20 mil ai ja nao sei, com certeza ela nao poderia saber quanto foi , kkkk

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Seria essa a solução para Gravação c/ Timbre Profissional de Guitarra em casa?