Apostila com dicas sobre gravação de guitarras - impressões de clebergf e MMI e trocas de ideias

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# abr/12
· votar


Voulk

Entenda que o Pro Tools é o mais completo e complexo também. Por conta disso ele não é muito "amigável". Pega um bem simples, tipo o Acid Pro da Sony e você tem um bem simples e amigável, mas que não é tão completo. A escolha acaba sendo pessoal, tem muito programa no mercado para todas as necessidades e gostos.

Quanto ao esclarecimento, ok. Quanto ao tópico, é obra do clebergf também e agora outros já estão ajudando porque o texto vai aumentar. Sem contar o Thyago_Trajano que formatou o texto e deixou bem legal. Isso aqui é uma "collab jam"! hehehe

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


e quanto tiver a outra mais completa, pode mandar, que dessa vez eu vou fazer um lance mais legal!

abs

clebergf
Veterano
# abr/12
· votar


Voulk

Pega o Reaper, é gratuito, tem suporte a VST e plugins.

MMI
Thyago_Trajano

Bacana, vamos criar uma "apostilão" de gravação do FCC. :D

CaioRobertoBR
Veterano
# abr/12
· votar


MMI

Muito bom, sempre tive e tenho dúvidas nesse assunto, vou ler tudo!

Abçs.

MMI
Veterano
# abr/12 · Editado por: MMI
· votar


CaioRobertoBR

Leia tudo, mas capaz de depois de ler surjam ainda mais dúvidas... Hehehehe

Podendo ajudar, estamos aqui.

Dinow
Veterano
# abr/12
· votar


Postando para conferir em casa! =]

ALF is back
Veterano
# abr/12
· votar


MMI
blza cara! vlw!

Andreziculaxxx
Veterano
# abr/12 · Editado por: Andreziculaxxx
· votar


Parabéns pelo Trabalho de Conclusão!

Só faltou colocar no Zé Moleza.

Hammer
Veterano
# abr/12
· votar


Boa! to doido pra ler essa apostila que vcs fizeram e por em pratica aqui com meus equipos para tirar minhas proprias conclusões e comentar depois!!

Valeu MMI e clebegj

Abs.

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


ALF is back
o malucão lá visita um pião q escreveu pra ele pra arrumar o home studio dele...como uma consultoria
em todos episódios q assisti, ele coloca um negocio lá q parece uma espuma, com uma morfologia bem parecida com a famosa caixa de ovo! mas obviamente o material é outro...e ao invez de picos voltados pro ambiente, são fendas!
o mais engraçado é q ele nao forra o ambiente com aquilo, apenas coloca nos 2 cantos da sala próximos aos falantes e também um pedaço na parede perpendicularmente ao ouvinte
qual q função disso? já vi nego forrar a sala erroneamente com caixas de ovo pra abafar o som do lado de fora do studio...mas aparentemente essas espumas servem pra otimizar a gravação e nao tem função nenhuma de isolamento acustico, certo?
e do q será feito essa espuma?


Em parte o MMI e o clebergf responderam uma parte da tua dúvida com as seguintes respostas:

Cara isso dai nos cantos são os brass traps (armadilhas de graves) e o proposito deles é realmente não deixar os graves "andando" pela parede para não embolar o som.

Como o clebergf já falou, isso aí são "bass traps" e um mínimo de tratamento de reverberação. Coisa simples, isso aí é espuma, normalmente poliuretano, coisa barata. Não tem nada de isolamento, isolar precisa de massa, coisa bem pesada como parede dupla. Lá na apostila tem alguma coisa sobre isso.

Eu vou elaborar um pouco mais.

A espuma usada para Bass Traps é espuma PU comum.

Se bota nos cantos e em algumas outras áreas das paredes para absorver as frequências graves que se acumulam no ambiente. Acústicamente frequências graves tem baixa frequência e um decay muito longo, ou seja, elas perdem muito pouca força com o tempo, por isso podem viajar grandes distâncias e ficar um tempo muito grande refletindo num ambiente.

Um exemplo disso é o sistema de localização de manadas de elefantes, que emitem frequências graves que são ouvidas há mais de 30Km por outras manadas.

No caso de estúdios, por ser um ambiente fechado, o que acontece é que como o som fica preso então ele é refletido de uma parede a outra por um longo tempo, como um eco muitas vezes quase inaudível ao ouvido humano. Como essas frequências tem um decay longo, o que acontece é que basicamente boa parte do que é tocado fica repetindo no ambiente (ainda que de forma quase inaudível) por um bom tempo após a nota original, o resultado é como se tivesse um delay bem longo ligado repetindo as frequências graves e isso vai fazendo com que o som fique embolado.

Em estúdios profissionais, uma outra forma de minimizar esse tipo de efeito é não ter paredes paralelas, a maioria dos estúdios profissionais tem salas de gravação em formatos levemente trapezoidais, assim minimiza o número de paredes refletindo o som, e fechando o sistema com um ou outro bass trap quando necessário.

Existe também a necessidade de se refletir o som no ambiente, que é feito, em geral com painéis de madeira e pedra, a madeira reflete bem o som e a pedra por ter uma superfície porosa e não regular vai refletir o som de maneira difusa, mas em ambos os casos pode-se trocar por painéis de outros materiais que façam o mesmo efeito, como espumas, plásticos ou gessos de alta densidade com superfícies texturas de superfícies geométricas.

Em parte o sistema da "caixa de ovo" ao menos em teoria tem algum fundamento e até seria possível usar não só para bass traps, mas para mitigar o som, só que em geral se faz da maneira errada e o resultado não é bom e o custo é quase o mesmo de comprar um material específico.

Outra utilidade para espuma é para mitigar o ruido para ambientes externos, nesse caso exige-se um tipo de espuma especial, com uma densidade diferente, via de regra esse tipo de espuma não fica aparente, e sim dentro da parede (em geral se faz uma estrutura para acomodar a espuma e se usa um painel de dry-wall ou gesso na frente que vai receber o acabamento normal da parede. Nesses casos pode-se atenuar facilmente até 80db do som dependendo do material/técnica utilizados.

Existe um mito de que essas coisas são caras, mas na boa o m² da parede de dry-wall com tratamento para mitigação de som básico (que reduz em torno de 50db), é barato, em torno de 30 reais, variando conforme a região.

Voulk
Até umas versões atrás ele só funcionava com equipamentos específicos, não funcionava com uma interface Zoom ou Alesis, por exemplo.

Mais ou menos, o Pro-Tools TDM, que eu saiba ainda só funciona com o hardware dele.

Eu particularmente acho que mesmo a versão M-Powered vale muito a pena, já que pelo que vi, os plug-ins RTAS ainda são, via de regra, de maior qualidade que 90% dos VSTs.

clebergf
Veterano
# abr/12
· votar


Hammer
Andreziculaxxx
Dinow
CaioRobertoBR

Valeu galera, espero o retorno de vcs!!! :D

nichendrix

Mas que belo complemento, escreva mais para colocarmos uma seção de tratamento acústico na apostila. :D

Existe um mito de que essas coisas são caras, mas na boa o m² da parede de dry-wall com tratamento para mitigação de som básico (que reduz em torno de 50db), é barato, em torno de 30 reais, variando conforme a região.

O pessoal ainda pensa no preço de dry-wall de 10 anos atrás, realmente o preço caiu e está bem mais acessível!!

ALF is back
Veterano
# abr/12 · Editado por: ALF is back
· votar


nichendrix
Boa cara entendi perfeitamente! antes eu tinha entendido mas nao seria capaz de explicar pra alguem...agora estou capacitado pra isso! kkkk
acho mto válido vcs incluirem essas informações na apostila mesmo viu clebergf! Ela está ótimas mas não há nada q nao possa ser melhorado!

agora uma dúvida prática q vai interessar a muitos que queiram fazer esse esquema com dry-wall:

nichendrix
legal isso de usar a a espuma por baixo...mas no geral, essa informação vai interessar para nós, oreia-secas do home studio...vamo supor q eu tenha um quarto 2x2 (na realidade, nem isso eu tenho! rs)
vou por uma camada de espuma e por cima dela vai a dry-wall...quantos cms de espessura mais ou menos eu vou perder no meu espaço? de 7 a 10cms mais ou menos né?

edit: acho q a maioria aqui faria um studio no proprio quarto que, grande ou nao, é cheio de móveis e objetos e enfim...de qualquer maneira o espaço deverá ser considerado, né

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


Dinow
Andreziculaxxx
Hammer

valeu pessoal!

ALF is back

Bom, já falei que eu não me meto com acústica que não é minha praia. O nichendrix tem formação para falar sobre isso, então a opinião dele que conta. De toda forma, for dar um leve pitaco...

Quando a gente entra num imóvel desocupado, em fim de construção, por exemplo, a reverberação incomoda para conversar. Da mesma forma, uma sala toda forrada de espuma e materiais que absorvem o som também fica incômoda até para conversar. Estes 2 extremos não são bons ambientes para gravação. Então, num quarto, é bom que se tenha alguns móveis, livros, superfícies irregulares, já que isso já dá um certo "tratamento". Depois disso, é pretar atenção nos graves - isso para os home studios que a maioria aqui tem, que na verdade é um canto do quarto.

nichendrix
Veterano
# abr/12
· votar


clebergf
O pessoal ainda pensa no preço de dry-wall de 10 anos atrás, realmente o preço caiu e está bem mais acessível!!

É por aí, mesmo 10 anos atrás ainda não era tão caro, saia mais barato que tijolo e mais caro que gesso comum, em grande parte por não haver fábricas aqui, era tudo importado.

Hoje em dia é um dos métodos mais baratos que se tem pra fazer paredes internas, o Brasil já tem várias fábricas de dry-wall e o preço é bem convidativo e o resultado também.

ALF is back
vou por uma camada de espuma e por cima dela vai a dry-wall...quantos cms de espessura mais ou menos eu vou perder no meu espaço? de 7 a 10cms mais ou menos né?

Depende do resultado que tu quer. Se tu quer o máximo de mitigação de som possível tu vai perder em torno de 15 a 20cm porque tu usa uma parede de perfil dupla, para fins menores, tu perde de 7 a 10cm. dependendo do resultado que tu vai querer.

edit: acho q a maioria aqui faria um studio no proprio quarto que, grande ou nao, é cheio de móveis e objetos e enfim...de qualquer maneira o espaço deverá ser considerado, né

Eu não recomendaria isso, já que um ambiente isolante de ondas sonoras tem efeitos sobre o ouvido e o equilíbrio da pessoa.

Uma vez vi uma sala dessas que a pessoa errou no tipo da espuma, botou uma que absorvia mais de 80db e revestiu a sala inteira, que era pequena. Toda vez que alguém ficava muito tempo lá dentro com a porta fechada, sentia tontura e pelo menos uma vez a pessoa perdeu o equilíbrio e caiu. Não sei qual o fundamento para isso acontecer, só sei que vi acontecer.

Sem contar que se ela passar mal e não tiver como chegar até a porta, dificilmente vai conseguir pedir ajuda.

Vale mesmo a pena em um quarto que vá ser usado só pra tocar. Até porque o fato de a parede reduzir o som pra quem está fora não é o único fator, você ainda vai ter que por bass traps, vai ter que por algumas superfícies refletoras, se for tocar em apartamento vai ter que por um piso com amortecimento para o choque mecânico não passar pro apartamento debaixo, etc.

ALF is back
Veterano
# abr/12
· votar


nichendrix
Eu não recomendaria isso, já que um ambiente isolante de ondas sonoras tem efeitos sobre o ouvido e o equilíbrio da pessoa.
hummm faz sentido! vi um documentario na discovery home and health sobre poluição uma vez...e a poluição sonora era um dos assuntos abordados...e falava o quando gera stress nas pessoas e etc. Mas que também uma situação de extremo silencio (algo quase impossivel de se reproduzir...apenas labs especializados de grandes centros de pesquisa tem aparato suficiente pra isso) pode enlouquecer uma pessoa de forma irreversível dependendo do tempo de exposição.
Falava inclusive q o ouvido humano reproduz um ruido background q pode ser alterado (aumentado) quando entortamos a cartilagem da orelha...esse ruido poderia ser uma adaptação evolutiva pra evitar esse tipo de problema. Mas claro q, mesmo com essa adaptação, a pessoa pode fica loca dependendo da exposição ao silêncio perfeito.
vlw veio! aprendi mta coisa com isso tudo! ^^

clebergf
Veterano
# abr/12
· votar


nichendrix

Realmente, esses dias estavam reformando uma sala de reunião lá no trampo e eu nunca tinha visto a colocação de dry wall e a parada é tão simples e rápida...

ALF is back

Bacana né cara, estamos aprendendo muito... :D

nichendrix
Veterano
# abr/12 · Editado por: nichendrix
· votar


clebergf
Realmente, esses dias estavam reformando uma sala de reunião lá no trampo e eu nunca tinha visto a colocação de dry wall e a parada é tão simples e rápida...

Na maioria dos países a montagem da parte interna de uma casa padrão de 3 quartos, sala e cozinha não leva mais que 3 ou 4 dias usando dry-wall na parte interna. A manutenção também é facilitada, já que é só desparafusar a placa e fazer os reparos.

O fato de você poder usar diversos tipos de materiais como isolante térmico e acústico também faz uma diferença danada. Uma vez o escritório da minha mãe fez um auditório e o fabricante tinha acabado de lançar uma lã de fibras naturais que dizendo eles reduzia mais de 100 decibéis com uma parede simples. Nós tinhamos um problema nesse auditório porque ele ficava ao lado da casa de máquinas do prédio, onde ficavam os geradores, testamos uma parede dupla cheia dessa fibra em volta do da casa de máquias com uma porta corta som também pra redução de 100db, na boa do lado de fora praticamente não dava pra ouvir 2 motores de Scania funcionando a todo vapor dentro.

No auditório em si foi usada uma parede simples com a mesma fibra dentro do perfil e do lado de fora para não ter que usar madeira, espuma pra bass traps, etc, usamos vários tipos de gesso acartonado que eram feitos justamente para estúdios, auditórios e salas de concerto. Alguns absorviam som, outros refletia muito o som, outros faziam reflexão difusa, em alguns casos era possível inclusive ter dois efeitos no mesmo conjunto, usando placas duplas.

Pra mim é uma das tecnologias que mais se adaptam a estúdios no geral, especialmente se você tem um orçamento limitado, já que pedra, madeira, etc além de caro, exigem muito mais manutenção pra não estragarem.

Hammer
Veterano
# abr/12
· votar


Ae galera não sei se é impressão minha mas ou o que esta acontecendo este topico tal altamente comentado e aqui no meu browser ele ta aparecendo só na terceira pagina do forum?? alguem sabe me explicar porque ele não ta na primeira pagina? Alguem reparou isso?

Bob Mauley
Veterano
# abr/12
· votar


Poutz, fiquei super feliz quando vi que a apostila é free

Tão de parabéns pela iniciativa, vou dar uma olhada no material

Ps: Po galere, onde estão os positivos em massa no primeiro post do MMI aqui no pótic?

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


Hammer

Talvez, como os colegas daqui falaram, sejam os bits dos computadores do Terra dando 0,5 ao invés de só 0 e 1. hehehehe

Bob Mauley

Totalmente FREE, como tinha que ser e este material está aumentando, ontem mesmo eu escrevi mais coisas. mais um pouco e posto atualizações, alguns colegas vão entrar com textos também.

O primeiro post não recebe positivos e negativos. De toda forma, agradeço sua intenção, mas a cada pessoa que aqui escreve agradecendo ou que está lendo e tirando proveito me deixa bastante contente. Digo isso por mim e pelo amigo clebergf que escreveu junto comigo. Como disse é bacana e muito animador porque depois o Thyago_Trajano entrou formatando, agora mais colegas estão colaborando e escrevendo partes para deixar mais completa, inclusive de outras partes do fórum. Eu estou aumentando a parte final de dicas mais avançadas e começando a parte sobre violões.

Como eu disse, a intenção é agregar uns conhecimentos, ter uma referência. Além de ser gratuita, os colegas que quiserem escrever, adicionar ou ajudar, é só avisar!!!

Curly
Veterano
# abr/12
· votar


MMI

Bacana a apostila, parabéns a vc e ao Cleber !

vc se chama Mauricio ? Então vc e o Bahia são quases xarás, já que meu nome é Sergio Mauricio, muitos tb me chama de Mauricio !

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


Curly

Poxa, meus xarás mandam bem! hehehehe

Abç

clebergf
Veterano
# abr/12 · Editado por: clebergf
· votar


nichendrix

Vdd cara. Bem interessante essa idéia de usar o gesso de diversos tipos para tratar o ambiente.
Te mandei uma msg... :)

Hammer

Aqui tbm acontece isso cara...bug total essa parada....xD

Bob Mauley

Cara, comentários com o seu é um milhão de vezes melhores que os positivos, obrigado pela intenção. :D
E tem que ser na faixa né, afinal é uma reunião de apaixonados pela música trocando suas experiências e conhecimento, é muito gratificante ver um algo que começamos com um amigo e sendo feito com dedicação ser útil para a galera. :D

Curly

Valeu cara!!
O fórum está bem servido de Mauricio hein...xD

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


clebergf

Se serve de consolo para a moçada... Hoje eu estava com um lindo timbre no amp, mesmo assim não consegui gravar da forma que queria. Que frustração!!! rsrs

Thyago_Trajano
Veterano
# abr/12
· votar


clebergf
O fórum está bem servido de Mauricio hein...xD


isso soou um tanto quanto....gay...ahhahahaha

abraços

clebergf
Veterano
# abr/12
· votar


MMI

Pois é cara, isso acontece e com frequencia...foda...:S

Thyago_Trajano

HUhauahuahuaha...porra velho, só quis dizer que tem vários Mauricios no fórum... :p

Hammer
Veterano
# abr/12
· votar


MMI
clebergf

Acabei de ler pela segunda vez a apostila, parabéns pelo trabalho muito didático e sintetizado, gostei muito das dicas de mixagem, quando tiver um tempo tentarei colocar em pratica e fazer alguns testes.


O grande problema é que a teoria é muito bonita mas na pratica, as coisas são bem mais difíceis, pelo menos para mim. Ja faz algum tempo que ando pesquisando sobre o assunto e ainda eestou ampanhando pacas!

abs.

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


Hammer

Alguns colegas daqui entraram em contato pessoalmente a esse respeito e vi que você não é o único, principalmente na mix. Como eu disse ali em cima, eu mesmo erro umas vezes e também chego a perder muito tempo - sábado não rolou, a ponto de ter que apagar tudo que foi feito (essa me aborreceu, mas acontece). A regra mais verdadeira para isso é que uma captação boa resolve quase tudo, se errar na mix, mexe e acerta. Se a captação é ruim não adianta, pode mixar a vontade que vai ficar ruim.

Na verdade em breve vai sair uma segunda edição, estou fazendo a parte de violão e reescrevi toda essa parte de mixagem, apesar de não ter tirado nada, acrescentei muita coisa. Estou separando a equalização, compressão e alguns efeitos. Acho que vai te ajudar mais, espero.

A grande questão é que na mix o que vale é o que se ouvido diz. Se o som for captado muito bem, praticamente não precisa de mix. De toda forma, eu vi que a galera tem muita dificuldade nisso, estou dando um monte de ideias e até regulagens e por que faze-las, mas isso é para saber por onde começar, não existe regra ou preset que resolva tudo todas as vezes. O que eu estou tentando é explicar o problema e a solução, explicar por que usar cada parâmetro, sem dar um preset pronto.

Mas como você mesmo disse, a teoria é linda, a prática é bem mais complicada, pode ter certeza que para todos. Já vi técnicos de estúdio rebolando e não conseguindo mixar bem alguns sons. Veja, até o Metallica que é uma super banda e tem acesso aos melhores equipamentos e produtores andou dando bola fora (ou não?), comprimindo demais. Se você não acerta todas, saiba que todo mundo dá dessas.

trashit hc
Veterano
# abr/12
· votar


MMI
clebergf

li todo material. muito bom!! parabéns mais uma vez!! e pro pessoal que tá dando dicas por aqui.

eu fiquei em dúvida na parte sobre cancelamento de fase...

quando se grava guitarras dobradas, vejo o pessoal falando sobre cancelamento de fase... mais não tenho a minima ideia o que seja.

eu sei que tem um icone nas DAW em cada track que se vc quiser seleciona...

abs.

MMI
Veterano
# abr/12
· votar


trashit hc

Estou escrevendo a esse respeito. Vou colocar aqui no tópico antes da apostila, quem sabe aparecem mais duvidas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Apostila com dicas sobre gravação de guitarras - impressões de clebergf e MMI e trocas de ideias