Montando primeiro estúdio

Autor Mensagem
MMI
Veterano
# mar/16
· votar


Ismah

Deixa aí. Concordo com você, entendo. :)

Wade

Eu sequer pensaria em fone.

Eu já não recomendaria um monitor, para começar um bom fone.

Iversonfr
Veterano
# mar/16
· votar


Eu já não recomendaria um monitor, para começar um bom fone. (2)

Wade
Membro Novato
# mar/16
· votar


Entendo.

É mais questão pessoal mesmo. Eu odeio mixar com fone. Aliás, odeio usar fone pra qualquer coisa.

Jeferson.Gomes
Membro Novato
# mar/16
· votar


Eu pensei em pegar o Shure SE216 (acho) e mais tarde quando tiver uma grana a mais pegar um monitro, aliás o fone da Shure já fica para monitor da palco mais tarde.

Outra coisa, falaram que a Áudiobox da Presonus é melhor que a 2i2 por causa dos prés e midi, eu poderia estar usando os delas do Strymon Timeline via midi? Seria interessante, sem falar que mais tarde penso num H9 para efeitos, acho mais práticos que efeitos e delays de plug-ins.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Jeferson.Gomes
Mas com a mix no fone nao ficaria ruim quando reproduzir noutro lugar?

Isso está mais atrelado a qualidade da sua mix. Tem quem faça de uma forma, tem quem faça de outra e tire bons resultados.

O mais importante ao meu ver não é o que está reproduzindo tua mix, mas tu saber como uma mix boa (de referência) deva soar naquele sistema de som. E pra isso, precisará ouvir ela muitas e muitas vezes naquele sistema.

Wade
porque tem o som ambiente envolvido e com isso "engana" menos que no fone.

Engana mais que o fone no meu ver, já que no fone tu está livre de reflexões, estacionárias, cancelamentos etc...

tanto em um quanto em outro, você pode mixar por referencial.
raphael.rui
Wade

Se fosse APENAS estacionárias o problema de fones... E reverb? Interferências externas? Uma sala com muito reverb te conduz a uma mix seca quando o objetivo é um imenso reverb embolado ao fundo para "dar liga". Imagina como sai quando tu quer mixar "seco".

Wade
É mais questão pessoal mesmo. Eu odeio mixar com fone. Aliás, odeio usar fone pra qualquer coisa.

Nem tanto pessoal, mas sim técnico. Eu com toda certeza me sinto incomodado depois de 3 ou 4 horas limpando uma mix de fones, mas é a única forma que posso fazer isso na praça, no meio do mato, na beira do rio ou na privada... E no meu quarto ou sala de ensaio que não tem NADA de tratamento acústico.

Jeferson.Gomes

Eu raramente indico marcas. Então cabe a você dizer quais fones caberiam no teu orçamento.

falaram que a Áudiobox da Presonus é melhor que a 2i2 por causa dos prés e midi

Bem, a Focusrite é do Rupert Neve, não creio que seja inferior, talvez mais limitada por não ter MIDI i/o. Se tens o controlador vale a pena a Presonus.

Jeferson.Gomes
Membro Novato
# mar/16
· votar


Galera, pensei em montar um setup meio simples assim:

Interface: M-Audio M-track II (R$650,00)
Monitor: M-Audio AV42 (R$990,00)
Fone: Shure SE215 (R$379,00)

Foram estes preços que achei e tal...

Dai iria fazer a mix entre o AV42 e SE215, mesclando entre um e outro e tal, e quando terminar, colocar noutro lugar para ver como soa e tentar ajudar neles de novo.
Como é um começo e tal, vale a pena?
Para mais tarde, se eu ainda quiser me aprofundar mais, comprar uma UA Apollo Twin / Duet + Yamaha H8 (ou outro monitor descente), que realmente agora não tem condições de algo melhor

Iversonfr
Veterano
# mar/16
· votar


Jeferson.Gomes
que realmente agora não tem condições de algo melhor

Então economiza agora, pega um AKG K240 MKII que o Makumba costuma recomendar e mais pra frente pega os monitores. Antes um fone bom do que um par de monitores medianos.

Outro detalhe, os monitores da M-Audio não costumam ser conhecidos por serem flat. Tenho um par deles, não do mesmo modelo que você quer, e apesar de serem excelentes e proporcionarem um belo som, colorem consideravelmente (principalmente os graves no caso dos meus), o que dificulta e demora um pouco para pegar o jeito de mixar com eles.

Jeferson.Gomes
Membro Novato
# mar/16
· votar


Tem algum fone para recomendar que seja ear-in?
Pois acho muito desconfortável estes fones tipo este da AKG

MMI
Veterano
# mar/16
· votar


Jeferson.Gomes

Quem vai dizer se vale a pena é você na verdade. Aqui você vai encontrar todas as opiniões possíveis, todas com sua razão. Exemplos...

Não compre nada, vai estudar, fazer cursos. Ok...

Compre um guitar link bem chulé e um fone profissional, assim vai aprender a ouvir e balancear sua mix. Ok...

Compre o que postou aí... Ok...

Não compre o fone, como falaram atrás. Ok...

Mas saiba que esta opção que você propõe tem críticas. A interface que você pensou é simples, dá para fazer muita coisa, resolve para aprender. Mas se for para pensar que mais tarde vai comprar uma Apollo, então é jogar dinheiro fora porque ou sobra com o mico na mão ou vai vender pelo preço de uma bala de troco da padaria. Os fones são do pior tipo para mixar, nada recomendáveis até por serem "in ear", são feitos para ouvir música ao ar livre, na academia, sem pretensão com qualidade e fidelidade. Os monitores na verdade não são monitores, são caixas de som de computador para jogar, assistir vídeos e ouvir música, como o site da M-Audio especifica. É de se pensar, mas a opção e a grana é sua.

Jeferson.Gomes
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: Jeferson.Gomes
· votar


MMI
Eu tinha em mente que é melhor tem um equipo meia boca e eu aprender a ver suas falhas e tentar contornar isto; melhor que ficar parado. Até porque tem outras coisas que quero comprar, e isto ficaria na minha mão entre 18 a 24 meses, que é um tempo considerável.

Outra, eu sei que com 2 mil não dá para fazer muita coisa.
A questão era, o que vale a pena investir e ficar um tempo na mão e não iria prejudicar os estudos?
Aliás, investir num curso e não ter como fazer nada em casa é complicado.

Este AKG K240 MKII no lugar do Shure SE215 já ajudaria?
Pois a ideia do Shure SE215 era justamente ser algo de referencia, ouvir várias e várias músicas nele, e realmente conhecer ele, notar como cada música, cada estilo, cada mix se comporta nele, seria algo que eu conheceria bem, pois estaria comigo o tempo todo.

O monitor seria para eu ter um parâmetro como a música se comporta além do fone, e também não adianta eu ter uma Apollo Twin e um Yamaha HS8 (exemplos) e não ter uma sala decente.

Enfim, não vejo que estarei jogando dinheiro fora, pois uma Apollo Twin, um bom monitor, e um Macbook Pro daria um valor que estes 2 mil seriam irrisórios.

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Jeferson.Gomes
A questão era, o que vale a pena investir e ficar um tempo na mão e não iria prejudicar os estudos?

Prejudicar raramente prejudica, apenas dificulta. Muitas vezes tu fica pensando que está fazendo algo errado, quando o erro é o equipamento.

Aliás, investir num curso e não ter como fazer nada em casa é complicado

Um laboratório bom, é pegar e ingressar num estúdio (difícil*) ou sonorização/locação (mais fácil) já estabelecido, pois te colocaria em contato com equipamento além de seu alcance financeiro.

* Hoje está centrado nas mãos dos "produtores", mas tem estúdios com salas A, B, C. As salas de ensaio podem ser um bom começo.

Claro que de qualquer forma não terá acesso de imediato. Ninguém vai te entregar um valor enorme em equipamentos na mão de um "estranho", que não sabe como vai cuidar, e se não vai surrupiar nada. Se tu for do RJ, Lisciel Franco queria um assistente, de forma remunerada etc...

Resumindo: vai ter de carregar muita caixa, servir muito café, e lamber bota de muito chefe cuzão, cliente mala, etc fazer muitos cursos fora de produção especificamente.

uma Apollo Twin, um bom monitor, e um Macbook Pro daria um valor que estes 2 mil seriam irrisórios.

Começaria por uma Apollo Twin apenas. Vai gravando com ela no Reaper por exemplo, e mixando no fone que tu tem e praticando com as open tracks que se acha na internet.

Depois passe para algo mais específico, como Sennheiser HD555, AKG k712, k701, k240, Beyerdynamic DT 1770 (nem ideia de preços). Eu uso um k414 baratinho, longe do ideal, pois é um monitor para palco (faço mais uso d'ele assim), mas é melhor que um sem nome...

MMI
Veterano
# mar/16
· votar


Jeferson.Gomes

Pois é, como eu disse cada um vai dar uma opinião aqui e na verdade vale a sua. :)

A minha opinião é que para uma interface, 18 a 24 meses é pouquíssimo, se estivesse comprando uma com certeza esperaria usar no mínimo o dobro disso. Se você almeja realmente ser um produtor profissional, o equipamento necessário é tão distante disso aí... Mas se conselho fosse bom ninguém dava, né?

Nenhum fone in ear serve para mix. Esquece, não é por aí, não funcionam. Se você quer curtir um som, passear num parque ou malhar na academia ouvindo sua banda, ok. Mesmo para testar uma master eventualmente, para saber como soaria ali, isso no máximo. Fone profissional é outra coisa e mais ainda, neste ramo de áudio, quase sempre vale a regra que o valor está relacionado intimamente com a qualidade, sendo que o mínimo é distante do "barato". Um fone desse você não vai sair de casa com ele, não vai para academia - pelo menos eu (e uns amigos produtores que conheço) não tiro de casa nem amarrado. Vai guardar na caixa, usar no máximo 1 hora seguida. É séria a parada, objeto de trabalho, só usa quando necessário e com extrema atenção. Eu não conheço direito este AKG, mas nunca vi fone profissional por menos de 300 dólares lá fora, mas vai saber... Mas já é de linha de estúdio, não é para curtir músicas.

Opinião é como bunda, cada um tem a sua. Segue a sua verdade, cara!

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Difícil criar uma referência de um fone sem usar ele, mas entendo o que tu diz :)

MMI
Veterano
# mar/16
· votar


Ismah

Já que você citou marcas... Galera do fórum vai infartar, mas para mim fone para um produtor fazer mix é a linha Professional da Grado. Feito para ouvir tudo, para se ter como referência mesmo. Só que para os brasileiros do jeito que as coisas estão por aqui, complica...

Jeferson.Gomes
Membro Novato
# mar/16
· votar


Agradeço a opinião da galera.

Mas uma observação: não quero ser produtor profissional, a não ser que isto aconteça por acaso. Estou na metade da Eng.Elétrica e levo a música como um hobby sério, bem sério, mas a idéia de fazer arte por arte, por prazer, mas tentando se esforçar para manter uma qualidade profissional.
Um Home Studio ajudaria e muito na idéia de composições, gravar bem as músicas, fazer uma mix boa nela, e eu ficar ouvindo incessantemente até conseguir achar os erros as músicas e ir melhorando, amadurecendo.
Outra coisa que possa a vir acontecer, é postar uns vídeos de músicas instrumentais que fiz praticamente tudo sozinho ou com ajuda de amigos, mas sem ir no Studio.
Quando for gravar um CD com a banda, sempre irei procurar um bom Studio e bons profissionais.

A dicas da galera ajuda, e muito, a conseguir uma melhor qualidade dentro dos meus limites financeiros momentâneo.

raphael.rui
Veterano
# abr/16
· votar


mudaria a placa da M-Audio. essa sim tem prés bem fraquinhos, vá de audiobox, ou focusrite (eu prefiro a audiobox, questao de gosto). ambas sao MUITO melhores que a fast track. a unica que é legal é a fast track ultra que tme preamp octane. as outras sao bem inferiores.
A placa é a peça que via fazer a maior diferença no som que voce vai gravar nesse momento.

Jeferson.Gomes
Membro Novato
# abr/16
· votar


raphael.rui
Sabe me dizer se os prés da da focusrite 2i2 e solo são diferentes?

Jeferson.Gomes
Membro Novato
# abr/16
· votar


Do pessoal que prefere mixar em um bom fone de ouvido ao invés de um monitor bem ruizinho, quais fones vocês recomendam?
Tava olhando estes aqui:
- AKG K240MKII
- Shure 440
- Audio Technica (qual?)

Acredito que uns 500 reais dê para comprar um bom fone, talvez um pouco mais...

O interessante de um bom fone, é que depois que tiver dinheiro para comprar um monitor legal, ainda terei um fone para usar junto.

Ismah
Veterano
# abr/16
· votar


MMI

Eu não... Depois que vi um vivente MIXANDO com uma mesa CBGB e de monitores JBL 4354 (prima da 4350)... Nada me parece impossível.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montando primeiro estúdio