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Victorfff Veterano |
# mar/16
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Filippo14
não sei ainda com quem vou fazer, queria ter uma ideia de preço antes, vou construir um quarto do 0 mesmo e depois isolá-lo e trata-lo acusticamente,
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MMI Veterano
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# mar/16
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Victorfff
Duas coisas...
Dependendo do que se deseja, do nível do projeto, você pode gastar um pouquinho até algo que beire o infinito. Ou seja, tem os estúdios mequetrefes que basicamente são um quarto, um computador recheado de programas piratas e um guitar link, mas tem os Mosh da vida. Provavelmente você quer um meio termo, mas fica meio vago.
Legalmente para construir você precisa de um alvará da Prefeitura e regularizar a obra. Como é um estúdio, é importante que se estude a área disponível, adequando a forma do cômodo (sem paralelismo), a acústica, o isolamento e tudo mais. Para isso tudo você precisa de um arquiteto/engenheiro assinando seu projeto. Eu sou da opinião que se vai fazer, que faça direito, principalmente na parte fundamental. :)
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Ismah Veterano |
# mar/16
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MMI MIdas > Mosh
Victorfff
Para não jogar dinheiro fora, saia do DIY.
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MMI Veterano
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# mar/16
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Ismah
Já gravou neles? Na verdade nenhum dos dois, tem melhores. Mas os baba ovo piram.
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Ismah Veterano |
# mar/16 · Editado por: Ismah
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"Apagado"
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MMI Veterano
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# mar/16
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Ismah
Cara, não desvirtue o tópico do cara... :)
Mas você está sendo contraditório. Primeiro diz que o Midas é melhor que o Mosh, depois diz que são iguais. Eu não gravaria em nenhum deles, mas não entendi se suas gravações (e experiência geral) ficaram melhores ou iguais em um e outro.
Fui...
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Ismah Veterano |
# mar/16
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MMI
It's a prank! Apenas foi um segundo exemplo para não deixar apenas o Mosh como referência de "estúdio bom".
Minhas experiências mostram que ambos são bons, muito caros pelos recursos que tem - o mais valioso são as salas, a menos que decida gravar TUDO analogicamente.
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Victorfff Veterano |
# mar/16
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MMI
Estava pensando bem no meio termo mesmo, não pretendo fazer um estúdio super profissional, mas nem um mequetrefe tbm. Se tudo der certo, vou alugar para ensaios e gravações. caso o contrario só pra gravações mesmo.
será q algo entorno dos 20 mil já da pra levantar um estúdio de tamanho médio, com sala de captação e sala técnica, bem isolada e tratada?
Ismah
Relaxa, eu prefiro contratar profissionais mesmo!
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Ismah Veterano |
# mar/16
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Problema Victorfff é que não existe limite. Boa parte dos estúdios mais famosos são baseados em acidentes de bandas que gravaram lá ficarem muito famosas, como o Abbey Road (eu só lembro de Beatles gravarem lá, fora isso ninguém), e bandas/produtores/gravadoras gostarem, terem jabá, parcerias etc etc etc...
Então além da qualidade técnica, é preciso um pouco de malandragem e sorte, para se destacar. Diga-se, algumas salas não tem nada de especial, e são tidas como referência...
será q algo entorno dos 20 mil já da pra levantar um estúdio de tamanho médio, com sala de captação e sala técnica, bem isolada e tratada?
Possivelmente sim. Mas... Problemas vão aparecendo ao longo do tempo... Graves que embolam no canto, estacionárias que cancelam, reverb, novo vizinho que lava o carro com som no talo, ou tem uma marcenaria na garagem...
Não tenho ideia de preços, e seria ideal orçar com algum especialista, mas como disse, não existe teto máximo. Pessoalmente, acho que esses 20mil seriam mais bem aplicados com equipamento (mic, interface, periférico, console...) que com um prédio. Ainda mais se a ideia for profissionalizar a parada, talvez valha mais e custe menos, tratar um lugar já existente.
Como diz o Anhaia... Algumas pessoas gastam 10 vezes mais, para ter uma melhora de 5%...
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Victorfff Veterano |
# mar/16
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Ismah
Obrigado pelas respostas, já tenho uma grana reservada pra equipamentos, então estou mais preocupado com o estúdio mesmo, já pensei em tratar um lugar já existente, mas n tem muitas possibilidades aqui.
acho q vou fazer as coisas com menos pressa, fazer só um negócios pra gravação, e se estiver dando resultados eu vou aprimorando com o tempo.
Obrigado pela atenção, abç!
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Christhian Moderador
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# mar/16 · Editado por: Christhian
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Ismah como o Abbey Road (eu só lembro de Beatles gravarem lá, fora isso ninguém)
Velho, na boa... se você não sabe sobre um assunto, ou não comenta ou se informa melhor - até por que dar uma informação ERRADA é pior do que ser "troll", às vezes. Tenho lido uma série de postagens tacanhas suas, então fica uma "sugestão": Escreva QUANDO PUDER CONTRIBUIR.
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_recordings_made_at_Abbey_Road_St udios
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Ismah Veterano |
# mar/16
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se você não sabe sobre um assunto, ou não comenta ou se informa melhor
Declarei abertamente que apenas lembrava dos Beatles, o que não significa que não haveriam outros. Qual o problema?
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raphael.rui Veterano |
# mar/16 · Editado por: raphael.rui
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com 20mil da pra voce montar um homestudio muito legal, estudando e sabendo operar os equipamentos e recursos de plugins que temos hoje voce consegue resultados perfeitamente satisfatorios e suficientes pra se lançar por ai.
Agora se realmente tu quer um estudio a vera, com uma boa sala que possa meter bandas pra tocar de madrugada sem incomodar ninguem ai 20 mil vai so pra obra rsrs. Só um PC bom pra voce gravar e mixar sem problemas de travamentos bota uns 2,5k (no minimo, to sendo otimista haha). Só o PC! ainda tem par de monitores, pré, placa, microfone, amp, bateria, cabos etc... Acho que se voce ta começando agora invista em um homestudio legal, e com o tempo va partindo para coisas maiores ate chegar no seu estudio.
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MMI Veterano
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# mar/16
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Victorfff
será q algo entorno dos 20 mil já da pra levantar um estúdio de tamanho médio, com sala de captação e sala técnica, bem isolada e tratada?
Uma obra varia muito de preço, varia com o Estado, a cidade, o bairro, o pedreiro, a "legalidade"... Aqui em São Paulo (cidade) provavelmente não daria para o começo. Até agora não sei como seria seu projeto, mas nem precisaria me contar mesmo... Em todo caso, para se fazer algo correto e dentro da legalidade, você precisaria contratar um arquiteto/engenheiro acostumado em projetos de acústica e estúdios, que faria o projeto e seria o responsável pelo alvará de reforma ou construção junto à prefeitura e posterior "habite-se". Eu imaginaria esse valor só para essa papelada, sem um tijolo (talvez sobre, talvez falte). Um ar condicionado bi-split instalado (para ter ar respirável lá dentro) já vai sair de 10 a 20% desse valor. Você se refere à sala, eu sei, mas se pensar que boa parte dos estúdios trabalham com mac, o iMac mais simples hoje na Apple Store sai 10.500,00... Um amplificador (só amplificador mesmo, sem as caixas) para ter um midfield honesto, se encomendar um hi-fi do Pedrone vai sair 6.280,00... Uma interface honesta para um estúdio, tipo a a UA Apollo, já sai 13 a 15 mil no ML.
Não é para desanimar seu sonho, mas acho que esse valor não dá nem para uma gambiarra enorme. Vai muito mais para algo marromeno... O negócio é sinistro, áudio é caro!
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Ismah Veterano |
# mar/16
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Pra reforçar o que o MMI disse... Aqui na cidade, nunca se ouviu sequer falar de alvará de reforma. E... Infelizmente áudio é caro!
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MMI Veterano
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# mar/16 · Editado por: MMI
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Ismah
Você pode não ter ouvido, mas é necessário.
Como diria o Raul: Plunct Plact Zum Não vai a lugar nenhum! Tem que ser selado, registrado, carimbado Avaliado, rotulado se quiser voar!
Cara, uma sala boa, projetada, construída e executada para ter uma acústica adequada é o primórdio básico para um estúdio. Não é feita a olho, projetada pelo pedreiro. Isto aqui é Brasil, eu sei, mas não dá para acochambrar assim - ou pelo menos não se deveria.
Obs.: conheci um dos maiores projetistas de estúdios dos EUA, que inclusive faz projetos via internet por um bom preço (na época, 10 mil dólares mais ou menos). Acontece que o único país do mundo que ele se recusa a fazer qualquer coisa é o nosso, porque é lógico que tomou um chapéu...
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Ismah Veterano |
# mar/16
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Não disse que não precisa, MMI. Disse que ninguém fala. Alguns até constroem no escuro... Reforçando que "Uma obra varia muito de preço, varia com o Estado, a cidade, o bairro, o pedreiro, a "legalidade"... ".
Isso não é "San Pablo", é interior do RS, onde todos se conhecem pelo nome, sobrenome etc...
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kiki Moderador |
# mar/16 · Editado por: kiki
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Ismah Declarei abertamente que apenas lembrava dos Beatles, o que não significa que não haveriam outros. Qual o problema?
o problema é que antes você falou que: Boa parte dos estúdios mais famosos são baseados em acidentes de bandas que gravaram lá ficarem muito famosas
Você tem que tomar cuidado com o que fala/escreve, pois você é um cara muito ativo e que contribui bastante pro fórum. Ao falar coisas sem certeza certamente está desinformando a molecada. Eu digo isso por experiencia própria, eu mesmo levava muito a sério muitos usuários quando era novato e eu mesmo falei muita coisa da qual me arrependo hoje depois de ter estudado e vivido mais.
O Estúdio da EMI (que fica na Abbey Road) já era um grande estúdio quando uma banda desconhecida chamada Beatles pisou lá pra gravar pela primeira vez. Os grandes estúdios têm projetos de acústica, existem engenheiros de som, que sabem calcular a reverberação para cada faixa de frequencia em função do formato e tamanho da sala, que sabem escolher e manusear os equipamentos, etc.
Victorfff vou construir um quarto do 0 mesmo e depois isolá-lo e trata-lo acusticamente, eu vi que você já mudou de ideia, mas só pra constar: isolamento fica bem melhor se pensado desde o projeto (antes de construir qualquer parede). isolar um quarto já construído pode ser muito mais complicado.
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Ismah Veterano |
# mar/16
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kiki
Me parece que só eu por aqui que viso um pouco de marketing, comércio, e vejo que o bussiness é um poço de desonestidade... No caso de estúdios, gravadoras etc, o jabá, e troca de favores prevalece até hoje...
Não interessa se é "o doce mais doce, que o doce de batata doce", conforme quem disser que é salgado, a galera vai atrás.
Tu é um usuário antigo, mais que a maioria de nós, e sabe o quanto já teve de treta por causa do povo ser fã de fulano, ciclano etc... E mesmo quando ele fazia algo errado, aquilo não era mais errado...
Os grandes estúdios têm projetos de acústica, existem engenheiros de som, que sabem calcular a reverberação para cada faixa de frequencia em função do formato e tamanho da sala, que sabem escolher e manusear os equipamentos, etc.
Tudo bem, não discordo disso. Não sei se o EMI se aplica isso, ele foi apenas criado ali, era uma casa grande, do século passado (retrasado hoje) e só. Nada projetado para ser estúdio/sala de gravação. Apenas os problemas/dificuldades que foram surgindo, foram solucionados na base de muita engenharia e criatividade.
Até onde sei salas mortas, são advento de gravação multicanal, e pós-edição. (deixei um recado porque creio nisso).
E mesmo nos dias de hoje, se espera que um profissional saiba manusear o equipamento pertinente a sua profissão. :P
Enfim...
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MMI Veterano
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# mar/16
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Ismah
vejo que o bussiness é um poço de desonestidade... No caso de estúdios, gravadoras etc, o jabá, e troca de favores prevalece até hoje...
Curioso você falar isso emendando com um post dizendo que no interior do RS ninguém fala de leis de construção e reforma.
Eu tinha frisado desde o início sobre isso, o que é fazer as coisas legalizadas, fazer direito, que isso aqui é Brasil... Velho, isso aqui é Brasil porque eu sei bem como funciona. Aqui as pessoas fazem esses "desvios", usam essas trocas de favores, mas principalmente nos últimos tempos, saem gritando quando veem que rolam os mesmos desvios da salinha do RS sem alvará rolam lá em cima entre a presidência e as grandes obras do governo.
Eu conheço, pelo menos em parte, do mar de lama da música, da política nacional, de como as coisas funcionam, já fiz obras (tudo isso já estive do lado de dentro)... Num fórum como este me limito a dizer como são as coisas corretamente. Os "caminhos mais fáceis", que sei que existem, me abstenho para não ser aqui um mestre das sacanagens, manter uma decência até para ter o direito de reclamar. A intenção não é dar lição de moral, cada um segue a vida como acha melhor.
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Ismah Veterano |
# mar/16
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MMI
Acho que me entenderam mal. Não estou dizendo que a saída é o meio ilegal, mas que nem sempre o meritocracismo funciona nos negócios, principalmente quando se tem coisas mais abstratas envolvidas.
Quanto a obra, apenas foi para ressaltar que valores, leis (na prática) mudam e muito de lugar para outro, e (implicitamente) que ele devia buscar saber como as coisas funcionam na sua região... Se achar prudente eu retiro.
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shoyoninja Veterano |
# mar/16
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Obrigado pelas respostas, já tenho uma grana reservada pra equipamentos, então estou mais preocupado com o estúdio mesmo, já pensei em tratar um lugar já existente, mas n tem muitas possibilidades aqui.
acho q vou fazer as coisas com menos pressa, fazer só um negócios pra gravação, e se estiver dando resultados eu vou aprimorando com o tempo.
Obrigado pela atenção, abç!
Usando um espaço já existente em alvenaria você poderia fazer o particionamento usando drywall. Uma parede de placa cimentícia e uma de gesso acartonado com lã de rocha entre as paredes e dentro das paredes.
É relativamente barato de fazer e a performance acústica é muito boa.
Mas eu aconselho ir aos poucos de fato, sem pressa e começando a trabalhar com poucos recursos. Invista apenas em necessidades reais.
Para gravar com o microfone bem próximo da fonte sonora, isolamento e tratamento acústico tem menor influência. Na hora de mixar, a falta de tratamento vai pegar um pouco. Uma gambiarra barata só para deixar a sua sala utilizável é possível e já vai permitir que você consiga trabalhar, tem tópicos fixos que falam um pouco sobre isso.
Trabalhe e observe a necessidade primeiro. Assim quando você colocar dinheiro você não vai ter dúvidas do que precisa.
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Jeferson.Gomes Membro Novato |
# mar/16
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Help! o/
Galera, eu queria montar algo para fazer umas demos e tals, registrar algumas composições e ajudar na hora de compor também. Guitarra irei gravar com Amplitube mesmo, mas preciso de uma interface e violão irei usar um Fishman Aura Spectrum di ligada na interface. Mas qual interface? E quais monitores para fazer uma mix básica?
Pensei na Focusrite 2i2 + Yamaha HS5 mas queria gastar o minimo possível e ter algo de qualidade aceitável..
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Ismah Veterano |
# mar/16
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Acho que só trocaria o monitor por um fone.
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Jeferson.Gomes Membro Novato |
# mar/16
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Ismah Mas com a mix no fone nao ficaria ruim quando reproduzir noutro lugar?
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Jeferson.Gomes Membro Novato |
# mar/16
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O que vocês acham dos monitores da Edifier e M-áudio?
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Wade Membro Novato |
# mar/16 · Editado por: Wade
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Jeferson.Gomes Se você não tiver um monitor com fidelidade "real", vai acontecer a mesma coisa. Não conheço esse HS5 pra comentar sobre.
Mas de qualquer forma, eu sou a favor de mixar em caixas mesmo, porque tem o som ambiente envolvido e com isso "engana" menos que no fone. Mesmo que a qualidade da caixa seja inferior ao fone, o que já é uma comparação meio sem noção (fone vs. caixa).
Mas se tanto em um quanto em outro, você pode mixar por referencial. Você pega uma mix que você gosta e ouve ela no fone, como ela soa nele. Daí "aprende" aquela sonoridade e mixa a sua com base nela.
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Jeferson.Gomes Membro Novato |
# mar/16
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Uma coisa que estava pensando também, que não seria nada muito profissional também, o que iria querer uma qualidade um pouco melhor, seria se postasse um vídeo.
E quais fones recomendam? Auricular não funciona já que ele isola o ambiente externo?
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raphael.rui Veterano |
# mar/16
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HS5 voce estaria começando bem demais, sao otimas pra quem ta começando e tem um som muito bom, seguindo toda a linha HS da yamaha. Acho muito melhor do que pegar fone, nao gosto de mixar com fone. é bem verdade que no caso de monitores a acustica da sala que voce vai estar importa muito, pois voce ira ouvi-la tambem, mas com o tempo voce aprende a entender e perceber as frequencias que estao sendo "mascaradas". o negocio é voce quando achar que terminou a mixagem, ouvir em lugares que voce ta acostumado a ouvir musica. no carro, no fone do cel, na rua barulhenta, em lugar silencioso etc, e ver como ela ira soar nessas ocasioes, e ai voce vai percebendo o que esta faltando. nao dá pra se ter tudo de uma vez, entao é aprender com o que voce tem. Ja das interfaces eu prefiro a Audiobox da presonus, acho que tem um pré mais legal e o software do pc é melhor, além de ter midi o que pode ser util caso voce tenha um teclado controlador ou queira aprender a usar.
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Wade Membro Novato |
# mar/16
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Jeferson.Gomes Qualquer fone isola o ambiente externo em comparação a uma caixa. É o objetivo dele.
Se já se decidiu por fone, então mergulhe na decisão e pegue o mais silencioso possível.
Dei uma olhada rápida aqui e HS5 voce estaria começando bem demais [2]
Eu sequer pensaria em fone.
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