Montando primeiro estúdio

Autor Mensagem
Pedrohdcr
Veterano
# jan/12


Galera não achei nenhum tópico que satisfizesse minhas dúvidas, por tanto lá vai.

Estou planejando montar um estúdio de ensaio com meu amigo mas nada de home estúdio ou pra ensaio da banda, pra alugar sala mesmo, o orçamento de equipamentos + reforma em nossas mentes ficou em torno de 15 mil, a primeira pergunta é, acham possível fazer acontecer com isso de grana?

Outra duvida era sobre os equipamentos, queremos comprar tudo de qualidade e então pensamos em 2 amplis marshall pras guitarras e então surgiu o boato de que é bom 1 marshall e 1 meteoro, nao sei se tem problema ter 2 amplis iguais, tem?

A lista de equipamentos é mais ou menos essa, acrescentem o que eu esqueci por favor

- 2 Amplificador de guitarra + caixas de retorno
- 1 amplificador de baixo + cabeçote e caixa
- 1 bateria completa
- 3 microfones
- 1 ar condicionado (quantos btu's vocês acham necessarios?)
- mesa de som

Acho que é isso, ainda sou um tanto amador no assunto mas em termos matematicos o negocio se mostra realmente muito rentavel com retorno do capital investido em bem menos de 1 ano. Agradeço a ajuda de todos e logo teram meu feedback de como anda o negocio.

Abraços :)

.omni
Veterano
# jan/12
· votar


Depende do nível da sala que vocês querem, mas R$15k não paga nem a obra da sala...

Pedrohdcr
Veterano
# jan/12
· votar


R$15k não paga nem a obra da sala...

Imaginava 12mil reais de equipamento e 3mil de obra, que é revestimento acustico e uma pequena obra

kyo_ryo
Veterano
# jan/12
· votar


Pedrohdcr
Detalha mais esse cálculo, eu não entendi como vocês conseguiram chegar nesse valor. Isso olhando só pelo lado dos equipamentos que você citou, sem levar em conta a reforma. Quais as marcas e modelos dos equipamentos que vocês usaram nesse orçamento?

Pedrohdcr
Veterano
# jan/12
· votar


Foi meu amigo que fez o orçamento em são paulo mas é basicamente do que foi apresentado aí, a ideia é recente mas ao meu ver não precisa de muito mais coisa pra começo

snd
Veterano
# jan/12
· votar


Uma sala de 4m x 4m com 5 pessoas dentro no máximo mais os equipamentos: Eu colocaria uns 10000 BTUs

Acho que 15 mil reais só dão conta se você comprar equipamento modesto: Tipo combos no lugar de caixa+cabeçote.

snd
Veterano
# jan/12
· votar


Não esquece que tu precisa de vários cabos, talvez até uma medusa. Suportes, pedestais, bancos. E nessa sua lista a voz do vocal sai aonde? Precisa de caixas ativas ou caixa + potencia para voz também.

GrungeMan
Veterano
# jan/12
· votar


1 amplificador de baixo + cabeçote e caixa
Não sei se vc nomeou errado ou se vai comprar tudo isso mesmo, mas o que chamam de "cabeçote" é o próprio amplificador e a caixa é a saída do som ! Não precisa comprar tudo isso ai ! Ou vc compra o cabeçote + caixa ou o combo (que todos chamam de amplificadores por comodidade) !
Resumindo: cabeçote = amplificador (sem a caixa).

ogner
Veterano
# jan/12
· votar


Se vai alugar, certamente vai ter que gravar..

Nao esqueça do aquario e equipamento pra gravação...Computador, interface, pre amps, cabos..

Pedrohdcr
Veterano
# jan/12
· votar


Gravação de música exige uma estrutura um pouco melhor, quero ver se consigo um estabelecimento que tenha umas 2 salas pra "quando" tivermos mais dinheiro fazer uma sala de gravação, sendo assim acho que a interface pode ser deixada de lado por enquanto.

cabeçote = amplificador (sem a caixa).

Sim, me expressei mal, era isso mesmo, hoje no ensaio da banda eu dei uma analisada na sala e acho bem comodo 2 combos de guitarra e 1 cabeçote + caixa de som pro baixo. Mas o que vocês acham, 2 amplificadores marshall ta bom ou não fica legal ter 2 amplis iguais na sala? Reparei que são sempre 2 diferentes um do outro, nao sei porque.

PS: Tão ajudando bastante valeu aí gente! ;)

bicinh
Veterano
# jan/12
· votar


Pedrohdcr
pra que marshall cara? tem tanta coisa boa e barata por aí.. quer gastar 5 pilas só em amplificador? acho que você tá indo muito pela cabeça dos outros, acho bom você pesquisar mais um pouco sobre equipamentos antes de se aventurar a isso..

.omni
Veterano
# jan/12
· votar


Pedrohdcr
Por isso eu disse, depende do nível de qualidade que você quer na sala.
Uma porta de estúdio que realmente isole alguma coisa custa uns R$5 mil reais.
A não ser que você não se importe com o vazamento, aí sim...

Pedrohdcr
Veterano
# jan/12
· votar


Galera to vendo com meu parceiro quanto de potencia seria melhor, ele diz que amplis de 100w porque força menos e eu sou a favor do de 80w que ja acho absurdamente alto e assim poderíamos colocar umas caixas de voz melhores. Qual a opinião de vocês?

ogner
Veterano
# jan/12 · Editado por: ogner
· votar


Pedrohdcr
Cara, no local do estúdio não existe problema de barulho/vazamento de som? Pode fazer barulhośem problemas?

Ediit: estúdio não é pegar um quarto e colocar equipo dentro. Ainda mais com intenção profissional de fazer grana com ele. Como está aparte estrutural, tamanho medidas da sala?

Edson Caetano
Veterano
# jan/12
· votar


Pedrohdcr
Ar Condicionado para salas pequenas, se for 4x4 mesmo, o de 12mil btus segura a onda tranquilamente, minha sala é ligeiramente menor e é esse ar que uso, a diferença de preço para o de 9mil é irrisória

Sobre os amplis, você conhece a linha Marshall que quer comprar??
se eu não me engano nenhuma linha atual deles tem 80w,isso era coisa dos antigos valvestate

Pedrohdcr
Veterano
# jan/12
· votar


Pedrohdcr
Cara, no local do estúdio não existe problema de barulho/vazamento de som? Pode fazer barulhośem problemas?


Vamos começar a cotas os estabelecimentos logo mas caso nao tenha muitos vizinhos acho que da pra investir mais na acústica e menos no isolamento ja que é uma sala, isso logo de começo.

Sobre os amplis, você conhece a linha Marshall que quer comprar??

Iremos para são paulo assim que der fazer orçamento entre Marshalls e Meteoros, nessa faixa, se tiver alguma dica de equipamento bom pode dizer.

donagilda
Veterano
# jan/12
· votar


Olha só, é dificil ajudar com pouca informação sobre seu projeto, existem dezenas de itens a serem abordados, e cada item tem que ser avaliado individualmente e em conjunto ao mesmo tempo, desde parte eletrica aterramento até a compra de um mic.

Existe muita opção hoje em dia, o ideal é que se tenha um padrão dependendo do nivel de qualidade pretendido. nesse ponto o quero dizer é que seu estudio não deve ter um Marshall de 5mil e um sistemas de monitoração e etc, de um nivel muito abaixo, isso deixa seu projeto inconsistente.

Boa sorte...

Alan_Domingues
Veterano
# jan/12
· votar


Pedrohdcr

Primeiro de tudo:

Acústica: Orçar e criar o projeto, obra, etc.
Finalidade: Gravação? Ensaio? Os dois?
Equipamento: A parte mais problemática na minha opinião. Tanto para ensaiar quanto gravar, as "marcas" infelizmente ditam muito.

Sobre estúdio de ensaio, sempre tem o fator do "prejuízo" causado por mal usado. Isto é normal.

Dicas: Converse com donos de estúdios que você conheça, procure artigos na internet. Converse com quem REALMENTE entenda do assunto. Desculpe a franqueza, aqui no FCC você não vai encontrar muito usuário para lhe ajudar.

Abraços

Pedrohdcr
Veterano
# jan/12
· votar


Valeu Alan_Domingues, vou mais a fundo com a parte administrativa da coisa no momento e fazer uma boa consultoria, mas a sala a ser montada é só pra ensaio mesmo.

ogner
Veterano
# jan/12
· votar


Alan

Já participei da construção de 2 estúdios particulares. 1 numa casa porém com isolamento perfeito, paredes duplas blocos de concreto. Esse construímos do 0. Acustica bacana tb...com material prorprio, sem gambiarras...
2 tem menos de 1 ano. Um box in the box dentro de uma ap em copacabana...nesse eu toco quase semanalmete....até de madrugada...ficou perfeito. Acústica nem tanto Pq o espaço é bem reduzido e ainda assim bolamos espaço pra batera....Enfim..
Acho que eu sei doq estou falando...

ogner
Veterano
# jan/12
· votar


escrevi toscamenete Pq estou num cel...

Alan_Domingues
Veterano
# jan/12
· votar


ogner

Desculpe a franqueza, aqui no FCC você não vai encontrar muito usuário para lhe ajudar.

Veja novamente meu post.

Não generalizei.

Abraços

Victorfff
Veterano
# mar/16
· votar


Aproveitando este tópico pra fazer uma pergunta;

Estou planejando montar um estúdio do zero, já tenho a lista dos prováveis equipamentos que comprarei.
A minha duvida é: vou construir um comodo novo, isolar e tratar bem perfeitinho, mas não tenho a menor ideia de quanto vou gastar nessa brincadeira.

qual é a media de preço da construção de um estúdio bem isolado e tratado?

quanto gastaram pra levantar o estúdio de vocês?

Manteiga
Membro Novato
# mar/16
· votar


Aproveitando a upada pra fazer outra pergunta hehehe
Galera, tô tocando bateria num quarto 3,20mx3,20m e o som tá com muito reverb, 3 das 4 paredes são lisas. Se eu colocar algumas daquelas espumas acústicas vai melhorar? Tava pensando em cobrir 4 m² com elas... Valeu!!

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Talvez. O que mais seria problemático pra bateria é altura, o som bate no teto e volta.

Manteiga
Membro Novato
# mar/16
· votar


Ismah
Então... Sem solução pra áreas pequenas? Eu coloquei 4 placas de madeira http://i.imgur.com/CVG3cW7.jpg de 1m² furadas no teto mas não mudou muita coisa... Também pensei em colocar espuma no teto.

Ismah
Veterano
# mar/16 · Editado por: Ismah
· votar


Na real, o problema não é bem o reverb, mas o volume dele - é muito volume uma bateria para um lugar pequeno. Posso estar enganado, mas espalhar ALGUMAS peças de espuma não vai resolver tanto.

EU (é uma opinião pessoal) começaria por abafar as peças usar peles "quase-mudas" para a caixa com power dot de preferência, concert tons (e uma espuminha na saída talvez), um pedacito de feltro ou EVA (~2mm) entre o bumbo e o batedor/pirulito ou até tirar a pele de resposta, meio como que se fosse um power dot. Os pratos que são o X da questão. Os abafadores tiram o timbre, eu não gosto. Talvez uma tapeçaria ou coberta estendida de trás por cima da bateria vá te ajudar.

Para paredes, espuma, tapetes e cortinas ajudam, mas precisam ser grossas (densas). Alguma parede como a que fica de frente para a bateria e costuma refletir mais as batidas, pode colocar uma dessas tábuas do teto (que no caso não ajuda em nada), bem em frente ou em linha com o bumbo (vai ajudar a ouvir ele, e provavelmente te fará bater mais fraco).

Dá uma lida.... http://forum.cifraclub.com.br/forum/6/84996/

Manteiga
Membro Novato
# mar/16 · Editado por: Manteiga
· votar


Ismah
Pô cara, valeu mesmo. Vou fazer essas coisas que vc disse. Também não gostei dos abafadores dos pratos, mas acho que "domando" a caixa e o bumbo o som já vai ficar bem melhor. Obrigado :D

Ismah
Veterano
# mar/16
· votar


Manteiga

Começa pelo que não exige investimento. Talvez tu encontre um problema que sempre teve e não parecia óbvio/lógico;

Filippo14
Veterano
# mar/16
· votar


Victorfff

Cara, depende se você vai fazer com arquiteto ou por conta, fora isso, não entendi se você vai construir um quarto, considerando parede mesmo, estrutura ou só a reforma para deixar a sala tratada e tal.


Abração

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Montando primeiro estúdio