Ajuda com a Fast Track Pro da m-audio (distorção no som).

Autor Mensagem
shoyoninja
Veterano
# ago/11 · Editado por: shoyoninja
· votar


emerson_ccm
Existem várias possibilidades:

1- Driver/Placa Wi-fi mal desenhados, desabilite;

2- Interface de som nativa com driver ruim, desabilite;

3- Outros drivers podem estar interferindo, desabilite um por um e verifique o resultado no DPC latency checker.


Se você já fez tudo isso e nada, sobra os controles de consumo de energia do processador e da GPU. Baixe o CPU-Z e verifique se há mudanças de velocidade e de voltagem dos núcleos.

Isso pode ser desabilitado na BIOS em alguns notes, mas na maioria você vai ter que baixar algum programa de controle de velocidade e fazer isso na marra.

Vale exatamente a mesma coisa para a GPU, baixe o GPU-Z e verifique.

Edit: Só para deixar mais claro, uma DAW raramente vai usar o suficiente do processador para que o sistema entenda que é necessário 100% de potência o tempo todo. O resultado é que começam a ocorrer trocas de Power State e isso gera picos de latência.

Basta portanto forçar que o note fique a 100% o tempo inteiro e você será feliz.

emerson_ccm
Veterano
# ago/11
· votar


shoyoninja

beleza...
mas parece que o problema foi resolvido.....
Eu só queria saber se o modo que atualizei a bios esta correto e se de fato ela atualizou mesmo, porq isso é a única coisa de diferente que fiz das outras vezes que formatei o notebok, e me parece que o defeito sumiu....

emerson_ccm
Veterano
# ago/11 · Editado por: emerson_ccm
· votar


Marcus Cerutti
makumbator
gege_correa
(2)

Agora uma pergunta, eu pedi para meu amigo que formatou o notebook, que atualizasse a BIOS, então nós baixamos a ultima versão do site da lenovo, mas parecia que não tinha dado certo a atualização, pois pegamos o arquivo baixado e executamos, daí apareceu uma mensagem em ingles que não entendi, mas foi tudo muito rápido, será que é assim mesmo que atualiza a BIOS????
é só executar o arquivo baixado do site, e pronto a bioa esta atualizada????


emerson_ccm
Veterano
# ago/11
· votar


Marcus Cerutti
makumbator
gege_correa


Alarme falso.....que merdaaaaaaaaaaaa...

Estava usando hoje em 1 hora de uso do notebook e derepente o som ficou uma bosta do nada....

Eu estava desconfiado mesmo, alegria de pobre dura pouco.....

Mas o ruido esta demorando mais para aparecer, depois que ele apareceu tentei dar play na gravação mid para ver se ia acontecer denovo mais não aconteceu mais....

makumbator
Moderador
# ago/11 · Editado por: makumbator
· votar


emerson_ccm

Vc não anotou o número da BIOS anterior?

Essa informação normalmente aparece nas mensagens antes da inicialização(mas depende das configurações de arranque do sistema).

é só executar o arquivo baixado do site, e pronto a bioa esta atualizada????

Depende muito do modelo, mas em geral o computador precisa ser colocado com a inicialização em disquete ou CD(ou outro diferente do HD). Nesse disquete, CD ou pendrive está o arquivo novo da Bios, que roda fora do windows e atualiza o sistema. Depois se reverte a inicialização para o HD.

Portanto, em geral não basta rodar o arquivo dentro do windows.

Mas todo fabricante informa o procedimento correto de update. Isso está no site deles e ou no manual da placa mãe(ou do computador).

Siga RIGOROSAMENTE os passos informados. E confirme várias vezes para saber se a Bios que está pegando é REALMENTE para o seu equipamento em questão.

Há programas grátis que informam a versão da Bios instalada(acho que o CPU-Z faz isso). Mas não adianta ter essa informação sem vc saber qual era a anterior...

http://www.baixaki.com.br/download/cpu-z.htm

emerson_ccm
Veterano
# ago/11 · Editado por: emerson_ccm
· votar


makumbator

A BIOS do meu notebook é a versão mais recente, pois baixei uma lá no site da lenovo mas quando vou instalar aparece uma mensagem de que o arquivo não é mais recente que a bios..

Caras então não fiz nada.....
Mas o defeito esta a demorar para aparecer....
Hoje fiquei testando o notebook pra ver se estava tudo normal e derepente começou a dar o problema...
Depois mais tarde fui testar novamente mas o problema não apareceu mais, e entre esse intervalo eu não desliguei o notebook...

è muito estranho isso, ninguém tem idéia do que pode ser nem os caras da assistencia técnica que se dizem os técnicos...

tentei tocar com a latencia em 256 mais dá umas pipoquinhas no som, que me deixam louco de vontade de maiar o notebook no chão...

Andkey
Veterano
# ago/11
· votar


eu sei o que voce tá passando
to passando o maior veneno aqui tambem, mas to achando que é o notebook o problema.....
se eu ligar o teclado direto na placa nas entradas de mic o som fica perfeito e lindo.... mas se quero mandar o timbre do teclado para um programa primeiro, seja ela o reaper ou cantabile, pra depois sair pela placa, começa os estralinhos.
E no meu caso nem adianta muito aumentar o buffer da m audio mais que 512 pq se não atrasa demais.

Tudo bem que o note tava com esses probleminhas de ficar dando pequenos pipocos durante a reprodução de audio qualquer.....mas achei que usando uma placa externa e desabilitado o dispositivo de fabrica resolveria o problema...

o pior é quando mudo no programa para asio4all e faço as conexoes pela entrada de microfone e de fone do proprio notebook.... não acontece estralos....
vou testar amanhã com o note em alto desempenho e com mais alguns procedimentos de aumento de desempenho do notebook que falaram nos postes acima...

shoyoninja
Veterano
# ago/11
· votar


Colocar em alto desempenho no windows não adianta.

Precisa dar um jeito de desligar o Throttling e o Parking. Se não tem opção na Bios só usando um programa como o RMClock para forçar o processador a ficar no clock máximo o tempo todo.

Andkey
Veterano
# ago/11
· votar


pow....então me dá uma força aí de como achar essa opção na bios ou como usar esse programa....
valeu mano

emerson_ccm
Veterano
# ago/11
· votar


shoyoninja
forçar o notebook para ficar a todo vapor o tempo todo???
Isso não pode danificar o notebook ao longo do tempo??????

shoyoninja
Veterano
# ago/11
· votar


emerson_ccm
Não.

Mas obviamente vai consumir mais bateria.

emerson_ccm
Veterano
# ago/11
· votar


Acho que vou parar de reproduzir ao vivo com a fast track pro, porq não tem jeito dessa merda funcionar em 512!!!!!!!

Vou trabalhar com o drive ASIO4hall, e sair para mesa de som com a saída do notebook, alguém aí pode me dizer a desavantagem em eu usar a saída do notebook do que a fast track pró??????

shoyoninja
Veterano
# set/11
· votar


Acho que havia falado isso em um tópico sobre as vantagens de usar um mac pro para trabalhar com áudio.


Configurar um PC para ter estabilidade e baixa latência para trabalhar com áudio ou vídeo em streamming exige bastante conhecimento de hardware e configuração do windows.

Comece lendo as informações que existem aqui:

http://www.tweakguides.com/TGTC.html

É tudo bastante simples, provavelmente nada ali vai resolver o problema, mas já vai te dar base para entender melhor.

Depois pesquise no google sobre configurações de economia de energia da CPU/GPU e placa mãe que você usa.


Sobre desvantagem de usar o áudio onboard, não dá pra saber, cada placa dessas é de um jeito e não dá para ter precisão com nada. Esse é o problema, eu não acho confiável o suficiente para depender disso usando ao vivo.

A do meu notebook, por exemplo, gera ruído se eu não faço um high pass em 100Hz (é bizarro, vem quase um fuzz junto com os graves).

shoyoninja
Veterano
# set/11
· votar


Complementando a informação sobre deixar a 100% o tempo todo.

Na verdade, dependendo do que você vai fazer, pode até ser aceitável deixar a 75% (dependendo do processador e da aplicação até menos).

O importante é evitar as trocas de P-State, porque isso na maioria das placas-mãe causa latência.

Dependendo da placa de vídeo também pode ser necessário ter que desabilitar os modos de economia de energia, senão movimentações da interface do programa podem forçar a troca de p-state e vai causar latência também.

Pinta Filho
Membro Novato
# jan/17 · Editado por: Pinta Filho
· votar


Amigos, para que acabe de vez com distorções no som quando estamos trabalhando com Reaper, Sonar, Cubase, etc, devemos usar apenas o drive da placa externa (no meu caso a M-Track, onde baixo e sempre atualizo diretamente do site da M-audio Brasil). Eu tinha este problema crônico de som distorcido no Reaper que aparecia de repente, e resolvi da seguinte forma:
1) Desinstalei o driver ASIO4ALL que estava dando conflito com o driver da M-Track.
2) Na configuração Audio device do Reaper deixei: Audio sistem =Direct Sound/
Input device =Input (M-Track) / Output device= Output (M-Track) / Input channels= 2 / Output channels= 2 / Samplerate= 44100Hz /Buffers= 8x 1024 samples / latency= 185ms / Audio thread priority= Normal / Allow projects to override device sample rate= deixar quadrado marcado.
Estas configurações são para Reaper que rode em Windows 7 ou 10 (64bit). Este problema não tem nada a ver com desativar anti-vírus, wi-fi e outras coisas do gênero.
Estas configurações que citei acima estão localizadas no Reaper, fazendo-se o seguinte caminho : Opções/preferências/audio device.
Espero ter ajudado.

francisco2004
Veterano
# jan/17
· votar


Pinta Filho
Só uma ressalva: a M-Track não tem nada a ver com a Fast Track Pro. Esta ficou sob custódia da Avid, que não dá a mínima para a atualização de drivers. Já a M-Audio de hoje é uma marca da InMusic e fabrica a interface M-Track.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda com a Fast Track Pro da m-audio (distorção no som).