Ajuda com a Fast Track Pro da m-audio (distorção no som).

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# ago/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


emerson_ccm

Calma que vc vai resolver.


Gostaria muito de ouvir uma gravaçao (sample) desse chiado. Seria possivel? Posta no 4shared.

abs

emerson_ccm
Veterano
# ago/11
· votar


Gravei o som para vcs analisarem....
Não repare a qualidade pois não sei mexer com gravação direto da placa então fiz uma ganbiarra para gravar...
gravei com o Jetaudio, coloquei a saída da fast track pro na entrada de microfone do notebook, ficou uma bosta mais dá pra ter noção do ruido.....
Naõ reparem o som que parece um ventilador no fundo que isso é do modo que eu gravei mesmo, por isso para vcs compararem postei dois arquivos um que esta normal o som e outro que esta com o ruido...

link:
http://www.4shared.com/file/mhv7Hk_D/Gravao.html

MauricioBahia
Moderador
# ago/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


emerson_ccm

Velho, por favor, poderia salvar em MP3 com maior qualidade? Está em MP3 96Kbps, 22kHz. Pra avaliar se tanta perda, indico 256Kpbs 44kHz.

Pelo que ouvi, parece que tem um rastro da onBoard no sinal...

gravei com o Jetaudio, coloquei a saída da fast track pro na entrada de microfone do notebook, ficou uma bosta mais dá pra ter noção do ruido.....

Cara, isso não pode dar certo... É pra usar a Fast Track SOZINHA e esquecer a onBoard, como já disse antes. Se usar a onBoard é mais um possível fator causador de problemas!

Ahhhhhhhh... Se seu micro usa onBoard, desabilite-a para não entrar em conflito com a Fastrack e pluga a saída de som na Fast Track. No programa de gravação e nas configurações da Fast Track é recomendado estarem com a mesma configuração de áudio: Ex: nas duas 44khz 16bit.

Cara, na boa, eu não sei mais o que fazer pra te ajudar.

Boa sorte.

makumbator
Moderador
# ago/11 · Editado por: makumbator
· votar


emerson_ccm

Pô vc está usando a saída de áudio da fast track na entrada da onboard????????? Hhsahashashas!

Esse barulho é da latência da onboard cara! Aí não tem como a M-audio fazer o trabalho direito. Vc não entendeu como uma interface externa funciona.

Guardadas as proporções, é como se vc comprasse um blue-ray e ligasse a saída de vídeo dele em um cabo analógico vagabundo em uma TV antiga preto e branco. Aí é claro que o blue-ray não mostraria todo o seu potencial.

Não é assim que se faz amigo! A Fast Track DEVE ser sua interface de som. Pode ouvir CD, assistir DVD, jogar, escutar os barulhinhos irritantes do windows, etc... tudo com ela. TODO o som do computador pode ser gravado e reproduzido através dela.

O áudio vai todo pelo USB(não precisa ligar o áudio dela no notebook). Obviamente, as caixas internas do computador ficam desabilitadas. Use um headphone ou caixas externas na saída da Fast Track.


Imagine que a onboard NÃO existe mais. A diferença é que a Fast track está fora do gabinete do notebook, mas é a interface de som dele a partir de agora.

Desabilite a onboard no gerenciador de dispositivos. Caso queira, pode-se até desabilitar o áudio onboard na configuração da Bios.


Imagino que vc a ligou da mesma forma no notebook do seu pai. Acho que provavelmente não aconteceu o tal ruído nesse caso por alguma diferença entre as onboards(talvez a da HP do seu pai seja melhor que a sua). Mas de qualquer maneira, definitivamente não é assim que se usa uma interface de áudio externa.

MauricioBahia
Moderador
# ago/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


emerson_ccm

Velho, desculpe, já to achando que você nem leu o manual da interface externa e sequer leu os tópicos que sugeri no começo.

Sendo bem sincero contigo, aparentemente você tá fazendo tudo nas coxas, sem método, do seu jeito; enquanto a gente fica tentando ajudar à toa.

Abs

ogner
Veterano
# ago/11
· votar


coloquei a saída da fast track pro na entrada de microfone do notebook,
???????

Nuntointendenonada

Marcus Cerutti
Veterano
# ago/11
· votar


emerson_ccm
Sendo bem sincero contigo, aparentemente você tá fazendo tudo nas coxas, sem método, do seu jeito; enquanto a gente fica tentando ajudar à toa. (2)

Pôxa velho - capricha aí que a gente ajuda e quer que a coisa funcione. Estamos torcendo por você, mas faça a coisa certa.

Pára tudo e - em primeiríssimo lugar - leia com atenção o manual da Fast Track. Segue a risca o que lá está escrito.

Nem me passou pela cabeça que você não tinha lido esse documento.

emerson_ccm
Veterano
# ago/11
· votar


cara vcs estão decendo a lenha em mim....
Eu disse que para gravação eu nunca usei a fast track pro e nenhum programa tbém, tentei usar o player para gravação mas não consegui gravar usando a placa, por isso fiz essa ganbiarra pra vcs terem uma noção do ruido que dá.....


Baixei o nuendo vou instalar ele aqui e tentar gravar com a fast track pro.....

R1C4RD5
Veterano
# ago/11
· votar


emerson_ccm
Me add no MSN rv110 arroba hotmail ponto com que eu te explico algumas coisas e te direcionarei pra assuntos que vc deve começar a ler.

Marcus Cerutti
Veterano
# ago/11
· votar


emerson_ccm
Baixei o nuendo vou instalar ele aqui e tentar gravar com a fast track pro.....

Porque você não lê o manual antes de tentar mais alguma outra coisa?

Você tem que estar com ela instalada bonitinha e ser capaz de escutar seus mp3 através dela. Quando isso acontecer, você será capaz de gravar e então poderemos verificar se existem ou não ruídos.

:)

makumbator
Moderador
# ago/11
· votar


emerson_ccm

Mas afinal, esse ruído podia ser ouvido usando um headphone na saída específica da fast track pro? Ou seja, havia o ruído quando usava apenas a FT pro(SEM a onboard envolvida)?

Como vc testou ela no HP do seu pai? Fez o teste sem a onboard dele?

Não entendo o motivo da gambiarra, pois vc devia ter gravado o sinal da FT(usando qualquer programa, até o gravador do windows). Se conseguiu gravar o sinal da onboard, bastava direcionar o sinal da FT(através do USB) para o mesmo programa que utilizou, e gravar da mesma forma.

Explique para a gente, detalhadamente:

1. Como ligou no HP do seu pai

2. Como ligou no seu computador

3. Quais os sofwares usados em cada caso.

4. Como monitorou o som no HP

5. Como monitorou o som no seu computador

Para a gente te ajudar, precisamos entender o cenáro completo, com o que vc está fazendo, e de que forma.

MauricioBahia
Moderador
# ago/11
· votar


emerson_ccm: por isso fiz essa ganbiarra pra vcs terem uma noção do ruido que dá.....

Só que aí, a gente não sabe de onde vem o ruído... Na gravação ouvi um chiado direto que parece ser quando ativa o ganho da entrada do mic da sua onboard...

Abs

emerson_ccm
Veterano
# ago/11
· votar


Caras voces acham que eu estou fazendo cagada na ligação da fast track pro, eu não preciso ler o manual dela...

vou explicar para todos como eu uso a palca...

Vamos lá:
Instalei o driver da fast track pro, depois reconheço o drive e atualizo ele....
Ligo ela via usb em qualquer notebook, seja o hp ou meu lenovo.
Abro o vst true pianos, seleciono nele o drive ASIO da Fast Track Pro, e uso meu teclado via MID para tocar e controlar o VST...

Simples não...
Tem alguma coisa errada?????eu acho que não.....

Não consegui selecionar a fast track pro para gravar com o
jet audio...
maas eu já executei com o Midia player com a fast track pro e o som sai normal, as músicas que reproduzi no mesmo não deram nenhum chiado..

Estou tentando baixar o nuendo para executar o true pianos (vst), dentro do nuendo para poder gravar com mais qualidade os ruidos que aparecem....

MauricioBahia
Moderador
# ago/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


emerson_ccm

Eu usava o True Pianos por dento do Reaper, que é grátis, por sinal. O Reaper é super leve (até no tamanho, que são ~5Mb) e muuuuuita gente usa, o que talvez possa ser um ponto positivo em caso de dúvida. Vai a dica:

http://www.reaper.fm/download.php

Lembrando de parear tanto o software quanto o driver da interface para a mesma taxa de bits e depth, evitando click, pops, e outros barulhinhos. Se estivesse usando a FT PRo no Reaper, seria algo assim: http://img32.imageshack.us/img32/3748/ftproreaper2.jpg

eu não preciso ler o manual dela...

Ok!

Abs

makumbator
Moderador
# ago/11
· votar


MauricioBahia
Eu usava o True Pianos por dento do Reaper, que é grátis, por sinal.

Grátis, grátis, não é né? Diria que eles permitem uma "versão de avaliação não paga por tempo indeterminado". Mas no fundo o programa é pago. Inclusive o preço é para lá de justo. Sou extremamente simpático aos desenvolvedores do Reaper e sua política. Só não o utilizo(pagaria com prazer a licença) por já ser totalmente dependente do Cubase...hehehehe!

emerson_ccm

Está certo, mas como vc monitorou o som(ou seja, como ouviu)? Foi com headphone? Caixas externas?

MauricioBahia
Moderador
# ago/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar


makumbator

Isso. Grátis por 30dias, depois se você gostar paga. Mas você pode optar por esperar 5s e clicar em "Still Evaluating" após esse prazo. Por uma questão ética, é legal pagar (se gostar). Aliás, devo comprar a licença com desconto (U$40,00) até o dia 10. Talvez espere o Reaper 4 (REAPER 4 is expected to be released mid 2011.)

Abs

Marcus Cerutti
Veterano
# ago/11 · Editado por: Marcus Cerutti
· votar


MauricioBahia

Entrando na onda desvirtuada do tópico, eu comprei na 3.75 e não me arrependi. Os caras são sempre lançando umas coisinhas novas e melhorias.

Nunca precisei, mas há quem diga que o suporte deles é muito bom e rápido.

Além de usuário oficial, virei fã. =)

Edit: eu era Cubasemaníaco antes do Reaper.

emerson_ccm
Veterano
# ago/11
· votar


makumbator
Tanto a saida atras da placa quanto a saida de fone que e na frente da placa, as duas ficam com o ruido...
nao sei se isso ajuda mas quando rodo a fast track para reproduzir uma musica com o midia player, o som e perfeito tanto em latencia 128 quanto em 256 e 512.

Marcus Cerutti
Veterano
# ago/11
· votar


emerson_ccm
quando rodo a fast track para reproduzir uma musica com o midia player, o som e perfeito tanto em latencia 128 quanto em 256 e 512.


Então você não tem problema com a FT e sim no software que está usando.

Deixa eu ler novamente este esquema do MIDI que você está usando... só um pouco...

Essa FT tem interface MIDI ou vc está usando via USB de algum teclado?

makumbator
Moderador
# ago/11 · Editado por: makumbator
· votar


Marcus Cerutti
Edit: eu era Cubasemaníaco antes do Reaper.

Bom saber. Aproveito para mais uma desvirtuada e te pergunto algumas coisas quanto essa transição:

1. Havia algo no Cubase que não tem no reaper e vc sente falta?

2. Quanto tempo vc demorou para aprender a fazer as mesmas coisas que fazia no Cubase?

3. Algumas tarefas ficaram mais fáceis?

4. Algumas ficaram mais difíceis?


Pergunto isso pois há algum tempo pretendo me livrar de toda a pirataria(e já comprei várias licenças de software que usava versão genérica). Adoraria trocar o Cubase pelo Reaper, pois o preço do Cubase é sem noção.

Acho que o único software que uso muito e ainda vou continuar no genérico algum tempo até poder comprar a licença super cara é o Sibelius. Esse não tem alternativo tão bom(e mesmo assim, os de mesmo nível são igualmente caros). Mas pretendo comprá-la, pois uso diariamente o Sibelius durante muitas horas.



emerson_ccm
Tanto a saida atras da placa quanto a saida de fone que e na frente da placa, as duas ficam com o ruido...

Mas fica com o ruído SEM vc ouvir através da onboard, certo? Resumindo, esse ruído aparece quando vc ouve a saída da FT Pro DIRETAMENTE com uma caixa externa ou headphone, correto?

Marcus Cerutti
Veterano
# ago/11 · Editado por: Marcus Cerutti
· votar


Respondendo desvirtuadamente:

makumbator

Meu primeiro contato com gravação foi quando com um grupo do Emaús aqui de Porto Alegre decidimos gravar umas 15 músicas. Eu fui atrás de um estúdio e descobri um chamado Lado B, cujo técnico - Diego Grillo - muito gente boa, não tinha problema em mostrar abertamente as manhas da coisa.

Eu era completamente leigo no assunto, só tinha noção que os instrumentos/vozes podiam ser gravados separadamente e depois mixava...

Ele tinha um sistema Mac baseado no Cubase. Pode imaginar que eu virei rato do estúdio. Sempre que alguém ia gravar qualquer pedaço de música (era um grupo grande), lá estava eu junto, olhando e aprendendo.

No final do processo não cheguei à mixar, mas operava o Cubase dele sob supervisão.


1. Havia algo no Cubase que não tem no reaper e vc sente falta?

A edição da wave - o Reaper não tem um editor nativo. Sabe quando tem uma notinha isolada errada, um F que saiu F# sem querer? No Cubase eu tinha (AI5), dava pra fazer isso de editar na wave.

Aprendi isso com o Diego; como eram muitas vozes, quando uma que outra nota saia desafinada, ele corrijia direto no editor. A correção sumia na mix.

Low budget hehehe

Não é que faça aquela falta, mas isso me forçou a melhorar meus takes e acertar melhor os re-inícios, quando inevitáveis. Hoje eu prezo mais pelo take único.

Uma outra coisa que fez falta no início é o equalizador permanente em cada track. No Cubase, o equalizador está ali sempre, ligado ou desligado. No Reaper ele é plugin.

2. Quanto tempo vc demorou para aprender a fazer as mesmas coisas que fazia no Cubase?

Acho que foi o tempo de um projeto. Foi justamente o primeiro projeto que fiz aqui - Beatles. Esse foi o da decisão. Quando o Og aceitou a proposta daquele reggae eu pensei: esse vai no Reaper. Naquele momento, eu tinha os dois sistemas instalados.

Obviamente que aquele projeto me fez chegar até um certo patamar que já ficou para trás; hoje eu entendo muito melhor do Reaper do que do Cubase.

Diria que é coisa de achar os botões e entender um pouco as diferenças filosóficas entre os dois.

Tentando responder mais pragmaticamente: um dia para se achar; uma semana para pegar segurança; mais uma para se sentir confortável e seguro ou desistir e voltar atrás.

3. Algumas tarefas ficaram mais fáceis?

Essa é difícil, como direi... Acho que sim, mas imagino que seja porque entendo mais dele do que do Cubase.

Exemplo: na época que migrei, eu não entendia a organização de arquivos do Cubase. No Reaper hoje, eu nado de braçada nisso, sem problema algum. Então isso se tornou mais fácil, mas não que seja mais fácil mesmo, é devido ao fato que não entendia no outro, sacou?

Graduando o que eu sei hoje de zero a 100, quando migrei estava no 10, não sabia nem o significado real de mixar - achava que era simplesmente regular volumes e pans.

4. Algumas ficaram mais difíceis?

Essa é fácil hehehe: não. =)

Claro que - caso deseje tentar - você vai encontrar várias coisas que considerará mais difícil no início, normal para quem conhece bem um sistema e entra noutro.

5. Por que migrou?

Essa pergunta foi por minha conta mesmo.

Um grande amigo chamado Cássio, um dia num bate-papo de final de ensaio de diversão, começou a me falar de VST e tal... falamos, falamos... eu como aquele guri que olha pela primeira vez uma revista de mulher pelada, imagina a cena!! Isso tem uns 2 anos.

Do VST, o papo migrou para DAW e começamos a comparar sistemas - ele usava o Reaper eu o Cubase.

A partir desse papo, bolamos um projeto pessoal (que está em andamento) para aprender a gravar, mixar e tal. Como ele já tinha uma versão do Reaper, eu pensei: bom, eu tenho este AI5 limitado mas com 40 doletas posso ter um Reaper completo... por que não tentar?

Junto com isso veio o projeto com o Og para o Tributo Beatles... e foi.

--------------------------------------------------------------

Voltanto ao tópico, makumbator, veja que ele escreveu:


(...) nao sei se isso ajuda mas quando rodo a fast track para reproduzir uma musica com o midia player, o som e perfeito tanto em latencia 128 quanto em 256 e 512.

Ou seja,

Resumindo, esse ruído aparece quando vc ouve a saída da FT Pro DIRETAMENTE com uma caixa externa ou headphone, correto?

Acho que não está correto. Ele tem problema no software. A FT está rodando bem. Quando eu tive meus engasgos no laptop, engasgava em qualquer aplicativo.

emerson_ccm
Veterano
# ago/11 · Editado por: emerson_ccm
· votar


Mesmo sem conectar o teclado via mid, somente clicando no teclado"virtual do vst" com o mouse, o ruido esta lá do mensmo jeito....
Qualquer que seja o vst, que eu rode, seja ele standalole ou aberto pelo cantabile (um gerenciador de VST), o ruido acontece entendi??

Mas reproduzindo musica no midia player o ruido não acontece..
Não sei porq tbém....

Marcus Cerutti
Ele tem problema no software. A FT está rodando bem. Quando eu tive meus engasgos no laptop, engasgava em qualquer aplicativo.

qualquer vst que eu rode vou citar os que eu uso:
VB3 organ,kontakt,pianíssimo,true pianos....
todos eles apresentan ruido no som...

eu estou sitando somente o true pianos porq o cara da assistencia técnica, jura que não é a placa nem o notebook e q pode ser os aplicativos piratas, a pirataria em si que esta gerando ruido na placa...
então estou rodando tudo original agora, windows,drivers e programas e mesmo assim lá esta o maldito ruido na saída da placa....

emerson_ccm
Veterano
# ago/11
· votar


Marcus Cerutti
Baixei o reaper..
sera que tem como falar como rodar o vst true pianos, dentro do reaper e gravar o som com qualidade para vcs terem noção, do ruido que gera em latencia 128....

coisa rápida, abrir o true pianos no reaper e gravar....

Marcus Cerutti
Veterano
# ago/11
· votar


Cara, é que o som, no caso de usando MIDI, nada tem há ver com a placa de áudio, seja onboard ou uma FT. Você vai sentir a diferença entre a onboard e uma FT quando for gravar áudio através dela.

Mas vamos lá...

Instale o Reaper;
Abra ele;
. crtl + P (preferências)
. vá em devices e áudio e acerte os detalhes referentes à FT (ASIO)
. vá em MIDI e acerte os detalhes quanto à sua interface MIDI
crtl + T para abrir uma track nova
. nesta track, clique num botãozinho com a indicação 'in'
. acerte ali para que o input da track seja sua interface MIDI
. clique em 'fx' e selecione o plugin VSTi que deseja
* se ele não aparecer na lista, cancele, crtl +p e em VST indique para ele onde estão os dll do VST, peça a ele para re-scan e volte ao passo anterior
. na track, clique em 'ar' para armá-la para gravação
. ainda na track, clique no botãozinho com um pequeno auto-falante (monitor) até ficar ON (deve ser um clique só)
.: toque - você deverá se escutar no fone.

Lembre-se que o fone deverá estar plugado na FT uma vez que vc selecionou ela lá no audio devices do Reaper.

Agora veja bem... crtl + R para gravar... mas você estará gravando MIDI e não som.

Sim, mas eu quero som!!

Certo, vamos nessa:

Grave o MIDI.... pronto?

Então clique com o botão da direita sobre o track e selecione: render tracks do mono stem tracks and blá blá blá...

Ele vai gerar uma nova trilha de áudio (agora sim, áudio) sobre aquele MIDI que você gravou com o timbre do VSTi selecionado.

Faça crtl + alt + R para renderizar essa trilha em um mp3 ou flac... ou wave... (acho que para mp3 você vai ter que baixar um arquivo extra, não lembro agora). Coloque um nome, salve e vamos ver o que dá.

Veja se dá certo, não estou na frente do Reaper agora e posso ter esquecido alguma coisinha...

MauricioBahia
Moderador
# ago/11 · Editado por: MauricioBahia
· votar






Marcus Cerutti
Veterano
# ago/11 · Editado por: Marcus Cerutti
· votar


MauricioBahia - boa!!!

Putz... eu escrevi tudo hehehe... as vezes pareço um cara tecnologicamente alienado...

emerson_ccm
Veterano
# ago/11
· votar


Marcus Cerutti
já gravei em mid, mais para converter em mp3 ele pede para baixar uma dll, já baixei ela mais aonde salvo ela para poder sair daquela janelinha de download e converter para mp3????

ogner
Veterano
# ago/11
· votar


emerson_ccm

Grava o dlldentro da pasta do Reaper, A|rquivos de pragrams/Reaper

É o 'lame.dll " se nao me engano, certo?

emerson_ccm
Veterano
# ago/11
· votar


é sim eu já gravei lá a dll mas ele pede pra baixar denovo, e aquele patch mp3 tbém baixa e cola lá no mesmo lugar da lame.dll????

ogner
Veterano
# ago/11
· votar


uhmmm. Nao mel lembro de pachmp3. Lembro apenas do dll, vi aqui na pasta do meu Reaper e ele ta lá. Não me lembro de ter vir junto esse pach...Aguardemos alguem que saiba...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ajuda com a Fast Track Pro da m-audio (distorção no som).