"macetes" de produção.

Autor Mensagem
JC_Junior
Veterano
# mar/11
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rhoadsvsvai

Valeu pela dica!

rhoadsvsvai
Veterano
# mar/11
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up!!!!

Vagabond
Veterano
# mar/11
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sobe aí, he

rhoadsvsvai
Veterano
# mar/11
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sobe

Casper
Veterano
# mar/11 · Editado por: Casper
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Tape hiss:

Um recurso utilizado por David R Ferguson, que trabalhou
nas gravções de Americm recordings, do Johnny Cash,
junto com o Rick Rubin.

Antes de mixar, a idéia é acrescentar um track, por exemplo, esses
dois. Ele tem que ser maior que a música, claro:


http://www.gearslutz.com/board/attachments/so-much-gear-so-little-time /23336d1156205990-tape-hiss-sample-tapenoise.aif

http://www.gearslutz.com/board/attachments/so-much-gear-so-little-time /23336d1156205990-tape-hiss-sample-tapenoise.aif

Então ele deixa esse "ruido" bem baixo mesmo, no limiar da percepção. Serve para duas coisas:

1) Quando usar o expansor, por exemplo, em um momento
de silêncio, para atuar como "noise gate", é muito mais fácil
perceber quando se passou do ponto, porque usar expander
com silêncio de fundo sem controle é mais complicado, e
facilmente se exagera.

2) Nas gravações do Johnny Cash esse ruido ficou incorporado, de forma sutil ele ajuda a dar um "ar" de fundo nos momentos de silêncio. Ouça "Ain't No Grave", do Johnny Cash para entender o
que estou falando.

O artigo original:

http://www.soundonsound.com/sos/jun10/articles/it_0610.htm

Discussão sobre o assunto em um fórum:

http://www.gearslutz.com/board/high-end/522336-adding-tape-hiss-make-d igital-sound-more-analog.html

Mais um excelente ruído:

http://www.freesound.org/samplesViewSingle.php?id=49005

macaco veio
Veterano
# mar/11
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Then there's Jonny's acoustic, which is a 12-string part, recorded with a KM64 or 84. You can see that I duplicated that part below, which I sometimes do to get a part in stereo. I'll duplicate and it and offset one of the parts seven milliseconds and then pan them wide. Why seven? I don't know, it seems the right amount for me. It's enough to make something appear stereo without it sounding like delay, and also enough to avoid strange things with the phase. Seven milliseconds seems to work for all instruments. It's probably a big no-no to 'stereoise' something in this way, but for me there's no right or wrong.
7 milisegundos de atraso para efeito estereo pra se dobrar um instrumento mono de um lado para o outro no pan, este é o numero (eu sempre usava um pouco mais que isso), no artigo ele so não falou qual lado é melhor para colocar o track atrasado, eu uso sempre o atrasado no lado esquerdo.
Muito bom o artigo.

Casper
Veterano
# mar/11
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Caro Macaco Véio:

Todos os artigos da SOS, da sérieSecrets Of The Mix Engineers,
são excelentes.

http://www.soundonsound.com/articles/InsideTrackMixSecrets.php

has4
Veterano
# mar/11
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rhoadsvsvai
Nem terminei de ler todo este tópico, mas partindo da idéia principal... era exatamente essa idéia que tem faltado aqui no FCC, especialmente e concernente à 'Gravação e Home Studio'.

Vou ler e acompanhar todo este tópico e, embora não seja eu expert no assunto, achando algo para contribuir será prazeroso e o farei aqui. Espero que realmente os colegas e interessados em produção, especialmente aqueles mais experientes, contribuam de fato com o espírito proposto na idéia principal deste tópico que, creio, aprenderemos muito.

Obrigado.

Agora vou terminar de lê-lo.

has4
Veterano
# mar/11
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Sobre mono e stereo, FM/AM, existe algum 'meio termo' ou seja, uma técnica ou forma de mixagem que atenda a ambos os sistemas, digamos, aceitavelmente? A dica citada por macaco veio, naquele exemplo da gravação do violão 12 cordas, em que o técnico sugere duplicar e usar sete milésimos no pan para todos os instrumentos musicais, seria uma técnica meio termo para ambos stereo e mono?


E por falar em mixagem, queria algo mais (dicas, etc) sobre frequências relacionadas aos instrumentos musicais (parâmetros); dicas sobre compressões, etc;

Participem concomitantemente de tópicos similares ao presente e a outros como por exemplo: http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/169408/

Casper
Veterano
# mar/11
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Caro has4:

Na minha humilde opinião, uma mixagem e masterização
bem feitas tem que soar bem em stereo e mono.

Por isso que todas as ferramentas de masterização
permitem checar como a coisa anda em mono. Se não
fosse importante, não existiria essa checagem.

has4
Veterano
# mar/11
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Caro Casper tks, man! Casper, à propósito, e o que poderia vir do Modern Recording Techniques, ou do, "Total Recording - David Moulton PDF book and complete WAV files from CD.", ou do "Bob Katz - Mastering Audio - a Bíblia da Masterização", em termos de dicas?

Pô, cara, sequer vi tais tópicos e lamento sofridamente ter perdido as oportunidades. Existe ainda alguma chance para o velho has4 obter tais materiais? rsrsrs

Abrax, man!

Casper
Veterano
# mar/11
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O Modern Recording Techniques é meio genérico, fala
um pouco de tudo, mas sem profundidade. Mas é
um excelente livro.

O Total Recording é um livro bem técnico, muito bom.

O do Bob Katz é o melhor dos 3, apesar de ser focado
em masterização. É repleto de dicas, até de gravação.
É o único desses 3 que eu tenho em papel.

T-Rodman
Veterano
# mar/11
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um site do Allan Parsons, que tem uma série de vídeo-aulas com o cara:
http://www.artandscienceofsound.com/

também, li na SOS desse mês e acabei assinando o site, para ter acesso aos vídeos.
Só não tive tempo de vê-los até agora, mas fica aí o link.

amplexos

T.

pOkiz
Veterano
# mar/11
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merece STICK esse topico (:

vamos fazer merecer mais oiaUSOIAU

rhoadsvsvai
Veterano
# mar/11
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stick stick stick

ogner
Veterano
# mar/11
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has4
queria algo mais (dicas, etc) sobre frequências relacionadas aos instrumentos musicais (parâmetros)

Não sei se vc ja viu algo assim, velho? De qualquer forma fica pro topico:

Faixa de frequencia dos instrumentos

Villts
Veterano
# mar/11 · Editado por: Villts
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Uma pergunta a vcs mixadores:

Bateria, vcs distribuem o pan de acordo como se o ouvinte fosse o baterista?

chimbal, caixa, tom, tom, surdo? O bumbo eu reparei que fica no meio quase sempre (conforme foi dito)... e os ataques e condução, vcs deixam em lados distintos como é a bateria realmente?

Villts
Veterano
# mar/11
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Casper
Na minha humilde opinião, uma mixagem e masterização
bem feitas tem que soar bem em stereo e mono.

Penso assim também.

macaco veio
Veterano
# abr/11
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eu me coloco como se eu estivesse vendo o baterista ( na frente dele), dependendo do estilo musical e abro o panoramico mais ou menos, tipo por exemplo: um rock de batida seca (sem muito reverb nos instrumentos e voz) eu imagino estar a uns 3 ou 4 metros de distancia dele, entao os panoramicos vao ficar um pouco mais exagerado, tipo ximbau na marca de 2 horas e ride na marca de 9 horas. Caixa e bumbo no meio. ton 1 em uma hora e ton 2 em 11 horas (ou um pouco mais), surdo em 10 horas. Para dar a impressao que a caixa está no fundo, ponho reverb nela, enquanto que os ton tons deixo seco (e com mais volume) pra dar a impressao que está mais perto de mim e o giro numa virada (passagem de caixa ou surdo) não seja percebido apenas no panoramico mas tambem de traz pra frente . O tanto que cada peça da bateria vai pra um lado ou outro do pan é meio que por experimentação, geralmente mais exagerado do que realmente seria na realidade. Se o vocal tem muito reverb ou eco ai o panoramico é menos exagerado (me imagino longe do baterista) porque senão daria a impressao que o vocalista está atras da bateria.

Svens The Berserker
Veterano
# abr/11
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Coloquei no 4shared uma pasta que eu tenho aqui que tem uns arquivos sobre Mixagem, Equalização e outras coisas de Música..

Link: Download Aqui!

has4
Veterano
# abr/11 · Editado por: has4
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ogner
fala, grande brother!

Sim, já vi, e inclusive assisti aos vídeos do youtube, a exemplo, http://www.youtube.com/watch?v=wvI6eoBdoTM, todavia, acredito que faltam exemplos práticos com áudios, ensinando a entender o espectro das imagens, mostrando em plug ins como cortar as frequências, e outras dicas mais objetivas e experimentais. Sei lá, apenas com a tabela em mãos não é suficiente para aprender a lidar na prática! Aliás, nesta tabela não há referências das peças da batera, mas é bem legal e eu já a conhecia sim e a tenho comigo! Acho que, sobre frequências, e até mesmo sobre outras 'video aulas' e assuntos mixagens e home studio, é isso que tem faltado nelas... isto é, a conclusão de uma aula total, com teoria e prática associados, entendeu?

Obrigado, ogner. Ajudará a muitos a tabela \º/

T-Rodman
Veterano
# abr/11
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um site do Allan Parsons, que tem uma série de vídeo-aulas com o cara:
http://www.artandscienceofsound.com/


Os DVD's chegaram em casa ontem, e comecei a assistir.
Foram quase 3h diretas com muita história e conceitos. Aos poucos vai parecendo mais simples o processo de produção e mixagem.
Infelizmente já adiantaram que masterização não é o foco principal, mas tem muita coisa legal - isso porque assisti só 8 capítulos até o momento.
A parte histórica é legal, pois vai falando sobre as gravações de fita, do aumento de número de canais, até a chegada das DAWs. Assistir várias vezes compensa, pois dá pra pegar várias das coisinhas ao longo das video aulas que não se pega de primeiro.

A parte ruim é que não tem legendas. É tudo em inglês mesmo, mas o Allan fala um inglês bem limpo e claro, ou seja, não é difícil de entender o que ele diz no DVD.

Entre 8 capítulos até então, o que é mais destacado até o momento é: preparação de uma sala, escolha de microfones e captação de microfones. Parece que em termos de produção isso é que mais se destaca. Depois ele compara mesas analógicas e digitais, explica as diferenças, fala da guerra em que alguns fazem em preferir analógico e digital, coloca exemplos de mixagens analógicas e digitais, fala sobre o conceito analógico e digital de uma mesa de estúdio, etc.

Bem interessante até o momento.

amplexos

T.

ogner
Veterano
# abr/11
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T-Rodman

Upa legendado no u2b!!!! Rá!!!!
hehehe!!

MauricioBahia
Moderador
# abr/11 · Editado por: MauricioBahia
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T-Rodman: que maravilha!!!!!!!!!

Putz... U$99,00 o download! Meio salgadinho pro meu momento.

Abs

T-Rodman
Veterano
# abr/11 · Editado por: T-Rodman
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Parece ser caro, mas eu até paguei a versão com DVD, e os DVD's é que chegaram em casa.
Isso dá direito a inscrição no site, receber outros vídeos, ter suporte, usar o forum deles e tudo mais.
Acho que no final das contas ficava mais barato do que meu curso de inglês, que custa R$ 190/mês.
Vai ser uns R$ 300 os 3 DVD's mais acesso do site, mas pode ser pra sempre. Até que no final das contas achei válido a compra - justamente porque estava até afim de pagar um curso de Live ou Logic, e não tenho disponibilidade de tempo, hoje em dia, pra passar 1 mês em SP.

Mas vamos lá, sessões gratuítas:
http://www.youtube.com/watch?v=NUJCY6EmIls
http://twitter.com/#!/ArtScienceSound

JC_Junior
Veterano
# abr/11
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MauricioBahia

É só dar uma vasculhada na net que você acha pra baixar, "de grátis"!

Eu achei e baixei. O DVD é muito bom! Tem 5,5GB de vídeos. Muita informação legal sobre EQ, Compressão, Gates e por aí vai.

ogner
Veterano
# abr/11
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has4

Opa!!! Então baixei isso aqui e vi 2 videos já!!
http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/257680/

Vai me ajudar bastante!! Acho que vale uma checada!!

rhoadsvsvai
Veterano
# set/11
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pessoal ressucitando , me surgiu uma duvida aqui , o certo é mixar os volumes e eq pensando na musica sendo tocada em volume alto ou baixo?


(por volume alto e baixo me refiro a intensidade sonora e não a grave e agudo)

Mu_Cephei
Veterano
# set/11
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médio

alto demais vai danificar os tímpanos. baixo demais vai tirar os detalhes essenciais na musica.

rhoadsvsvai
Veterano
# set/11
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Mu_Cephei
mas assim , de medio pra alto ou de medio pra baixo?

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