"macetes" de produção.

Autor Mensagem
Mu_Cephei
Veterano
# set/11
· votar


rhoadsvsvai
médio pra alto.

rocknroll1234
Veterano
# set/11
· votar


nas minhas proximas gravações,vou usar o equalizador ajustado pro agudo,pra pensar nessas caixas vagabundas de celular.

filipethadeu
Veterano
# set/11
· votar


alguem poderia explicar melhor o macete que tá lááá no primeiro post?

queria saber melhor sobre porque e como deixar 1 segundo de silencio antes da faixa começar

na gravação, por exemplo, seria como começar a usar o track a partir do segundo compasso, é isso? qual a vantagem disso?

.omni
Veterano
# set/11 · Editado por: .omni
· votar


rhoadsvsvai
O ideal é variar.
Ouvir bem baixinho é bom pra notar detalhes como sobra de agudos.

Eu conheço gente que mixa no limite da dor, explodindo os tímpanos. Pra mim é coisa de gente surda, eu não gosto.

filipethadeu
Eu não me preocuparia com isso não...
Se quiser silêncio basta arrastar tudo pra frente, ué.
Vantagem nenhuma.

Mu_Cephei
Veterano
# set/11
· votar


na gravação, por exemplo, seria como começar a usar o track a partir do segundo compasso, é isso? qual a vantagem disso?

se você tiver um micro system que coma o primeiro segundo da musica adiantar um pouco é bem útil . caso contrário , não serve pra nada.

rhoadsvsvai
Veterano
# jul/12
· votar


tava re-lendo esse topico , tem muita coisa util , vou desenterrar ele aproveitando algo muito interessante que vi aqui no forum sobre faixas de frequencias.

De 31 a 63 Hz - Fundamentais de Bumbo, Tuba, Baixos de 6 cordas e pedaleira de órgão.Essas freqüências dão ao som a sensação de "potência". Se super-enfatizadas, fazem o som ficar "emplastado". Na voz, dão sensação de poder de alcance de cantores excepcionais (baixo).O corte da freq. de 60Hz ajuda na redução de ruido de rede.

De 80 a 125 Hz - O reforço destas freq. causam o efeito de "boom" pronunciado. O corte de 120Hz ajuda na rejeição do ruido de rede (2ªharmônica).

De 160 a 250 Hz - Fundamentais de Tambores e baixos (fundamentais da voz , também). Se reforçadas, podem causar o "boom". O corte em 180Hz ajuda a eliminar ruidos de rede (3ª harmônica).

De 315 a 500 Hz - Fundamentais de cordas e percussão em geral, extremamente importantes para a qualidade de vocal.

De 630 a 1K Hz - Fundamentais e harmônicas de cordas, teclados e percussão. Importante para a "naturalidade" da voz.O reforço excessivo causa aos instrumentos o som de "corneta de lata" e na voz aquele som de "telefone".

De 1,25 a 4 K Hz - Bateria, guitarra, acentuação de vocais, cordas e contrabaixo. No vocal acentua os "fricativos" (f,z,j,s,y...), importantes para a inteligibilidade. Reforço excessivo entre 1 e 4 kHz faz com que fonemas como m, b, e v se tornem indistiguíveis na voz e nos instrumentos causam o som de "lata de banha".O excesso de reforço nestas freq. também causam a "fadiga sonora", que cansam o ouvinte após cerca de 30 min. (muitas bandas deixam de fazer sucesso porque seus músicos gostam de reforçar os médios, tornando-se cansativos...Observem...). Vocais podem ter mais brilho reforçando freq em torno de 3 kHz, mas é necessário ao mesmo tempo atenuar um pouco a mesma faixa para os instrumentos.

De 5 a 8 kHz - Acentuação da percussão, pratos e caixa de bateria. Acentuação de voz feminina e falsetes. Reduções a partir de 5kHz tornam o som mais"distante e transparente", o mesmo se dispersa no local. Atenuações nessa faixa auxiliam a redução de chiados. A faixa de 1,25 kHz até 8 kHz governa a claridade e definição do som, tanto para voz como para instrumentos.

De 10 a 16 kHz - Pratos e brilho geral (agudos). Muito reforço causa o efeito de "sibilância" (aquele sopro meio chiado no microfone ou um ruido metálico desagradável nos instrumentos, fazendo que os mesmos reproduzam as batidas de anéis, pulseiras e outros "balãngãndãs" usados pelos músicos para formar o "tipo"


ogner
Veterano
# jul/12
· votar


rhoadsvsvai

Imagem ajuda!!

o/

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/12
· votar


dando up no topico , hahaha ,tou precisando de mais conhecimento ainda , se quiserem compartilhar mais coisa ainda eu ficaria muito feliz :)

pOkiz
Veterano
# nov/12
· votar


No Master Channel da mix colocar um Simulador de Fita e um Exciter para dar harmônicos de alta ajudam a deixar a gravação mais orgânica.

A massa sonora de uma música gira em torno de -15db para músicas mais pops, e em torno de -12db para rocks mais pesado. Logicamente, isso não é uma regra como tudo proveniente da música.

Existe um estudo aprofundado sobre volume que diz que o pico máximo de uma música deve ficar em -0.3 db, que é uma proporção segura para não clipar mesmo com algum erro de cálculo de saída de algum plugin usado na mix.

Na master, usar um compressor separado para os canais L e R.

Para dar mais clareza na voz, e não embolar com os instrumentos, pode-se usar um Noise Gate como Side Chain de um Equalizador para quando entrar a voz, o instrumental perder um pouco de ganho entre as frequências 2khz~3khz. Dessa forma, só ira afetar essa frequências quando entrar a voz, quando estiver apenas o instrumental tocando as frequências estarão normais.

Existem compressores que trabalham melhor com os grave, outros que trabalham melhor com agudo, e ainda outros com os médios. Saiba identificar e ouvir isso para não cometer deslizes e
acabar embolando certas frequências com a utilização errada de um compressor.

Usando essa dica acima você pode duplicar o canal e através de um equalizador, separar as frequências, por exemplo, em um canal, corta acima de 400hz (3db/oitava), e no outro corta abaixo, assim você pode trabalhar com um mesmo som, porém em frequências separadas, podendo usar diferentes compressores. PS: caso faça isso, use 2 equalizadores idênticos em série, como cada um faz um corte em 3db/oitava, juntando 2 será, 6db/oitava, pois quando tocado os dois canais simultaneamente, irão aumentar 6db's (afinal todo som quando duplicado tem um aumento de 6db), assim os cortes irão ficar flat quando executados os 2 canais.

Assim que eu for lembrando mais eu posto aqui.

Vlw o UP, nem lembrava mais desse tpc rs;

JJJ
Veterano
# nov/12 · Editado por: JJJ
· votar


Uma dica que eu já falei por aqui em algum lugar do passado...

Em vez de um simulador de fita, se quiserem a "coisa real", pode-se usar um gravador de vídeo-Cassete VHS HiFi (encontrado nas boas casas de... brechós! Por uns 30 reais dá pra achar um! hehehe), da seguinte maneira:

1) Faça sua gravação digitalmente (como quase todos fazemos hoje) no maior bit-rate/KHz possível que sua placa/interface/computador aguentarem.
2) Passe a gravação da melhor forma possível para o Video-Cassete.
3) Passe de volta ao computador no melhor bit-rate/KHz que puder.

Pronto! Nada de simulação... som analógico real!

MAS ATENÇÃO: certifique-se de que o VHS esteja funcionando direito, com cabeças limpas e tal e seja HiFi mesmo (e tem que estar com o HiFi ativado, porque se for som "normal" de video, vai ficar uma porcaria...).

EDIT: detalhezinho... tem que ter fitas VHS (BOAS) pra dar certo...

EDIT2: a chance de não dar certo é grande... Faça por sua conta e risco! rsrs

OverZakk
Veterano
# nov/12
· votar


JJJ
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-448020484-videocassete-semp-vc- x688-7-cabecas-19mn-hi-fi-stereo-_JM

Um desses daqui serve?

JJJ
Veterano
# nov/12
· votar


OverZakk

Não conheço o modelo, mas, se estiver funcionando 100%, acredito que sim. O problema com qualquer aparelho velho desse tipo é que a rotação pode não estar constante (aí arrebenta tudo...). Então, sem testar, é complicado...

rhoadsvsvai
Veterano
# nov/12
· votar


JJJ
po ,essa gambiarra ai merece um video xD , genial a ideia.

.omni
Veterano
# nov/12
· votar


JJJ
Som analógico não necessariamente significa som bom.
Se for pra passar por esses estágios que só vão piorar o som é melhor usar um plugin de lo-fi.
Uma coisa é passar um stereo numa maquina studer e gravar a volta com uma conversão cristalina e um clock sólido como uma pedra, outra é estragar o som. Pra isso tem vários plugins (bons!) que fazem isso sem ter que passar por um monte de conversões duvidosas e transformar a onda original numa pasta incolor de lixo auditivo. Prefiro o velho truque da senóide e inversão de fase nos equipamentos originais que tinham algo a oferecer.

JJJ
Veterano
# nov/12
· votar


rhoadsvsvai

Não é ideia minha... Já vi gente "masterizando" em HiFi stereo em alguns estúdios, antes do (já falecido também) DAT...

Casper
Veterano
# nov/12
· votar


Caro ogner:

Uma imagem similar, do livro do Bob Katz (Mastering audio):

http://jinright.edublogs.org/files/2009/02/carnegie_note.jpg

Eu vou colocar uma moldura de vidro e colocar na parede.

.omni
Veterano
# nov/12
· votar


JJJ
DAT é digital...........

Dica: só porque tem alguém na internet dizendo que é legal, não significa que seja verdade.
Tem muito estúdio ruim por aí e muita gente que não sabe o que está fazendo. Muito *mesmo*.

JJJ
Veterano
# nov/12 · Editado por: JJJ
· votar


.omni

Concordo com você. É só uma ideia pra "colorir analogicamente" o som. Se o equipamento for ruim (ou tiver ferrado com o tempo) ou a fita estiver suja ou... um monte de coisas... vai estragar o som mesmo.

Só uma coisa: eu não "li", eu "vi" (many years ago...).

É o tipo da coisa que... se tiver um VHS HiFi encostado em casa e quiser tentar... vê o que dá! Não aconselho a ninguém gastar uma grana nisso, claro.

.omni
Veterano
# nov/12 · Editado por: .omni
· votar


JJJ
Mas aí que tá, a coloração tem que valer a pena. Ainda mais que você vai passar o som por um DA/AD de uma placa suspeita, só isso já faz esse signal flow não valer muito a pena sair da caixa.
E o equipamento tem que oferecer alguma coisa em termos de timbre, distorção harmônica, etc que o digital não ofereça.
Uma fita cassete só é low fi. Não colore nada, só destrói o som.

Na melhor das hipóteses você só vai destruir um pouquinho. Na pior das hipóteses vai destruir bastante.
Em nenhuma hipótese você vai ouvir a volta e pensar "olha, puta som."
Não vai. Te garanto. Se isso acontecer eu te mando uma caixa de bombom pelo correio.


Obs: se o intuito for lofizear o som, go for it! Mas de novo, eu acho que tem plugins (inclusive grátis) que vão fazer isso com muito mais propriedade, sem mesmo sair da caixinha (o que em um *home studio* é uma boa idéia). Cada vez que o som sai e volta pra caixinha ele volta pra uma caixinha menor.

JJJ
Veterano
# nov/12 · Editado por: JJJ
· votar


.omni

Ainda mais que você vai passar o som por um DA/AD de uma placa suspeita, só isso já faz esse signal flow não valer muito a pena sair da caixa.

Já ouviu falar em "reamp" analógico? Sair do digital pro analógico e voltar não é nada incomum. Agora, é claro que a qualidade da conversão é fundamental, concordo plenamente. Se a conversão for uma merda, ela em si já vai ferrar o som (mesmo que o lado analógico seja maravilhoso).

Uma fita cassete só é low fi. Não colore nada, só destrói o som.

Com certeza... Mas uma fita k7 não se compara a um bom VHS HiFi...

Em nenhuma hipótese você vai ouvir a volta e pensar "olha, puta som."
Não vai. Te garanto. Se isso acontecer eu te mando uma caixa de bombom pelo correio.


Na maioria da vezes, talvez você tenha razão (em virtude de tudo que foi falado aqui sobre a qualidade - e a idade - dos equipamentos), mas... se alguém conseguir um resultado bacana... Eu gosto do bombom Alpino, aquele redondinho... hehe

Agora, "puta som" nenhum simulador de fita vai fazer também, né? É um toque sutil o que se pretende com esse recurso.

pOkiz
Veterano
# nov/12
· votar


Na minha opinião o CustoXBenefício disso não vai ser muito legal, além de dar trabalho de pegar uma aparelho velho, que dá problemas direto no cabeçote, e ainda comprar VHS bons, gravar, regravar; é muito melhor colocar um plugin com 2 cliques, que dá pra simular legal, sem tantas dores de cabeça.

Isso pensando em um aparelho de VHS que não é indicado pra essas coisas, claro.

JJJ
Veterano
# nov/12
· votar


pOkiz
Com certeza é mais pra quem tem um aparelho desses ainda encostado num canto e tem tempo pra ver como fica...
Eu mesmo tenho um velho VHS HiFi gradiente (leia-se JVC) aqui, mas cadê o tempo e o saco pra testar?... rs
Quem sabe numa folga eu faço o teste! Se fizer eu posto aqui um comparativo.

OverZakk
Veterano
# nov/12
· votar


Amigos eu tenho uma duvida, digamos que eu queria montar um home studio e queira digital analógico, eu precisaria ter o que?

Interface de audio
Mesa analógica
Gravador de rolo

Daria conta?
Porque estou querendo adquirir um gravador de rolo usado e acho que seria bom, mas eu tenho duvida do funcionamento não tenho a minima ideia de como se liga isso alguém pode dar um dica?

.omni
Veterano
# nov/12
· votar


OverZakk
Cara, esquece o gravador de rolo. O dia que você gastar mais de 500 mil reais num estudio você pensa no gravador de rolo, até lá sempre vai ter coisa mais interessante de se comprar.

MMI
Veterano
# nov/12
· votar


.omni

O dia que você gastar mais de 500 mil reais num estudio você pensa no gravador de rolo, até lá sempre vai ter coisa mais interessante de se comprar.

Só isso? Hum... Isso aí você diz na estrutura, só na acústica, né? rs

.omni
Veterano
# nov/12 · Editado por: .omni
· votar


MMI
Eu pensei nos equipamentos... nem pensei na estrutura, rede elétrica...
Algo como uma sala de master, sistema 5.1, interface + clock + um ou dois outboards stereo pra master. Aí até cabe uma fita.
De qualquer forma, eu compraria milhares de outboards antes de comprar um gravador de rolo. É um tipo de dor de cabeça x benefício sonoro que eu não acho que valha a pena.
O estúdio onde eu trabalho já teve uma Studer, mas ela foi trocada por alguma coisa mais versátil. Ficou o console e o incrível mundo dos outboards + pro tools.

ogner
Veterano
# nov/12
· votar


Ógner Bonadio em ação!

Acabou de sair do forno!! Analógico é claro!

http://soundcloud.com/vagnerjr/power-to-the-people-joss-stone

o/

MMI
Veterano
# nov/12
· votar


.omni

Ah bom... Mês passado me ofereceram sociedade num estúdio aqui perto que gastaram 1,5 milhão só em estrutura e multi-cabos. Mas nem rolou, apesar de ficar tentado.


ogner

Bonadio tá pouco! kkkkkkkk

Legal o som de vocês. Dá para sentir o calor das válvulas, o Struder, perfeito! :)

Cara, minha stratinho tá ficando aceitável, estou em reconciliação e me acertando com ela.

Abç

OverZakk
Veterano
# nov/12
· votar


Pessoal existe algum massete para o uso dos compressores, eu sei exatamente como funcionam, os parâmetros para que servem e tudo mais, o que eu não sei é em que usar e como usar, como saber que devo comprimir a partir de tantos dbs por exemplo entendem?

OverZakk
Veterano
# nov/12
· votar


Pessoal existe algum massete para o uso dos compressores, eu sei exatamente como funcionam, os parâmetros para que servem e tudo mais, o que eu não sei é em que usar e como usar, como saber que devo comprimir a partir de tantos dbs por exemplo entendem?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a "macetes" de produção.