Mixagem/masterização do novo CD do Metallica é criticada mundialmente

Autor Mensagem
MauricioBahia
Moderador
# ago/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


makumbator

Achei um artigo legal! Não sei se já leu, mas aqui:

Guns 'N Roses: Dynamics and quality win the Loudness Wars

Abs

makumbator
Moderador
# ago/10 · Editado por: makumbator
· votar


MauricioBahia

Não havia lido. É o tipo de situação pela qual o produtor britânico Andy Sneap(que combate a loudness war dentro do metal) relata que também faz, e que passou a agir diretamente contra o volume sem sentido da música atual, recusando-se a trabalhar em condições de compressão e limiters extremos.

MauricioBahia
Moderador
# nov/10 · Editado por: MauricioBahia
· votar


Só pra ilustrar mais um pouco e enriquecer o tópico. Já que a galera tá gravando direto em seus home studios, é legal saber do assunto.

A onda sonora (canais esquerdo e direito) de Give It Away do RHCP, na versão masterizada em 1991 (acima) e depois em 2003:

http://img705.imageshack.us/img705/8197/giveitawayloudnesscompa.gif

É impressionante como as frequências mais altas acabaram sendo eliminadas e tudo parece ocupar o mesmo espaço. Fica um "bloco" e, nitidamente, a dinâmica comprometida

Legal esse poster em PDF, mostrando graficamente a história a "guerra pelo volume" de 1979 até 2009

http://media.npr.org/assets/music/news/2009/12/poster2.pdf

fonte: http://www.npr.org/templates/story/story.php?storyId=122114058&sc=nl&c c=mn-20100102

Abs

jaime willians
Veterano
# nov/10 · Editado por: jaime willians
· votar


no caso do disco do metalica o nome correto é pré-masterização.

Zidane
Veterano
# jun/12
· votar


Tava dando uma olhada aki pra procurar uma informação que eu tinha visto aki, e lembrei do EP que o Metallica lançou em 2011, Beyond Magnetic, e por curiosidade abri ele no Sound Forge. O resultado foi exatamente o mesmo do Death Magnetic...

http://img232.imageshack.us/img232/228/beyondmagnetic2.jpg

T-Rodman
Veterano
# jun/12
· votar


Zidane
num até dá nervo ver um troço desses? rs.
uma overdose de barulho direto pro ouvido, rs.

Seu Fumaça
Veterano
# jun/12
· votar


se meu ouvido sangrar já sei o que é !

Zidane
Veterano
# jun/12
· votar


Pelo menos ainda existem bandas que conseguem escapar da Loudness War, tais como Opeth, Ayreon e outras.

-Dan
Veterano
# jun/12
· votar


Só eu que nao vejo problema nas coisas soarem mais altas e na construção e popularização desse estilo de masterização?

Zidane
Veterano
# jun/12
· votar


-Dan

O problema não é as "as coisas soarem mais altas" e sim que isso tira completamente a dinâmica da musica, vc perde o punch, descaracteriza a sua pegada, ou seja faz com que tudo soe relativamente parecido... Mas eu não sou contra assim, isso é um recurso musical, se for do interesse da banda em fazer isso, por quaisquer que sejam os motivos, perfeito, mas isso já virou imposição das gravadoras, tem varias bandas que precisam da dinâmica na musica, mas não tão conseguindo por causa da Loudness War.

Imagine uma opera clássica, Toccata et Fugue-Bach por exemplo. Agora imagina essa mesma opera sem dinâmica, onde todas as partes da musica, desde a mais calma até a mais agitada, com o mesmo volume. Fica ruim não fica? Foi um exemplo meio drástico, e que ainda bem, não acontece ainda, mas é o rumo que as coisas estão tomando.

Ainda não tinha lido a matéria do Chinese Democracy que o MauricioBahia postou, e fiquei bastante animado, não goitei muito da musicalidade que o CD teve, mas espero que essa atitude com relação a preservação da dinâmica venha a ocorrer mais vezes.

É isso ai. Abraços!

triumphilespaul
Veterano
# jun/12 · Editado por: triumphilespaul
· votar


Aproveitando o tópico, se puderem ME AJUDAR!!
EDIT: Se puderem fazer uma crítica sincera sobre minha música, ficarei agradecido, e se não agradar em nada pra alguns sei usar as críticas a favor da minha evolução musical.Valeu gente fina!

Zidane
Veterano
# jun/12
· votar


triumphilespaul
Divilgação... cada um faz como pode!

To abrindo ali, quando terminar eu comento.

triumphilespaul
Veterano
# jun/12
· votar


Zidane
Valeu cara, ja fico feliz pela atenção, minha intenção é aprender mesmo, ainda nao tenho equipo de primeira e também nao sou um grande músico, no máximo um pequeno aprendiz, rsrsrs, ensina melhor quem sabe mais, e tenho certeza que aqui no fórum tem muita gente capacitada e disposta a me ajudar, como vc esta fazendo. Valeu msmo!

Zidane
Veterano
# jun/12
· votar


triumphilespaul

Certamente, eu mesmo já aprendi muito nesse fórum e continuo aprendendo cada vez mais

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Mixagem/masterização do novo CD do Metallica é criticada mundialmente