Por favor, avaliem meu estúdio para ensaio

Autor Mensagem
kiki
Moderador
# nov/07
· votar


wilmonta
como que eu faço pra mandar fotos?
abre algum album de fotos, tipo flickr, ou no terra.
quero ver fotos sim!

wilmonta
Veterano
# nov/07
· votar


decidi que vou tratar pelo menos duas paredes (as que vão ficar atrás dos instrumentos), e vou fazer bass traps nas parede. Bom, nos bass traps eu pesquisei e vi que tenho que usar lã de vidro de alta densidade (25mm de espessura), e as lã que vai na parede, qual densidade devo usar?

Lembrando que o estúdio é para ensaio, e também pra gravação, pois, quando formos gravar queremos gravar nesse estúdio.

wilmonta
Veterano
# nov/07
· votar


nossa banda é de música instrumental, estava pensando em configurar dessa maneira

________5m___________
| guitarra/teclado baixo|
| |
4m | |
| guitarra bateria|
|______________________

lembrando que a bateria e todos os amplificadores, ficariam voltados para o centro da sala.

wilmonta
Veterano
# nov/07
· votar


vixi, não deu certo meu desenho, mas, seria basicament, a bateria e o baixo de um lado da sala, e as guitarras do outro lado, só que tudo voltado para o centro da sala.

kiki
Moderador
# nov/07
· votar


wilmonta
sobre a lã de vidro eu não entendo.

se for pra gravar, teoricamente teria que ser mais protegido contra ruidos externos, além de proteção contra as ondas de radio e essas coisas.
por que em ensaio voce ate atura um pouco de ruido, mas em gravação é mais complicado.
mas acho que voce não pretende fazer gravações profissionais, ne?

pra fazer desenhos, use o TAB, lá em cima, apague a tab e desenhe entre os [t]

sobre a posição dos instrumentos também não sei, de uma pesquisada aqui no forum. mas isso é mais facil de mexer depois. mais do que a construção da sala.

wilmonta
Veterano
# jan/08
· votar


voltei, desculpe o sumiço, essa semana vou começar a colocar a lã de vidro nas paredes, vou tratar 03 paredes e deixar uma pra reflexão, vou fazer tablados para a bateria e os amps, usar tapete no chão, o teto é de lage, e vamos ver o que vai dar.

Tomara que dê certo,qualquer sugestão poste por favor.

obrigado.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


wilmonta
legal!
tava sumido hein?

sugestões não tenho mais, acho que já esgotei meu conhecimento sobre acustica!

bom trabalho na construção!

J. S. Coltrane
Veterano
# jan/08
· votar


Cara

Se não tiver $ para um ar condicionado, pelo menos coloca um exaustor para retirar o ar quente da parte de cima da sala. Uma entrada de ar seria bom também.

wilmonta
Veterano
# jan/08
· votar


então, só me arrependo de não ter feito a sala de dentro com tijolinho maciço (vai que os pedreiros me deram o "balão" e não colocaram areia em todos os furos do tijolos). pedreiro se não ficar em cima os caras são meio enrolado.

Por enquanto vai ser ventilador de teto, mas num futuro breve terei que colocar um ar condicionado split.

Agora, será que se eu colocar lã de vidro em cima da lage (digo na parte de fora da laje, ajuda a impedir que a caloria entre pra dentro do estúdio?

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


wilmonta

Velho meu estúdio é quase igual ao seu.

Fiz com paredes duplas também com lã de rocha no meio, a parede interna é de bloco de cimento preenchido com areia e entulho.

A laje é dupla com uma camada de lã de rocha também no meio.

Colocar a lã de rocha ajudaria sim, mas a laje não é exposta diretamente né? Tem um telhado?

Sem o ar condicionado não tem condições viu. Quando você chegar nele não vai estar tão quente, mas mesmo você sozinho lá dentro sem fazer esforço nenhum já começa a aquecer o ambiente e em 30 minutos já está um forno.

Imagina 5 malucos gritando e esmurrando a bateria e ainda os amplis soltando fogo ehehehe. Inferno na terra ehhehe.

Na minha sala eu fiz as paredes todas com 1,40 de madeira e o resto de lã de rocha revestida de tecido. O teto forrado com Sonex. Não fiz bass-traps. O som, na minha opinião, é lindo :D. O bumbo ficou com um som muito foda, vem no peito a parada ehuiehui. E não tem tanta reverberação.

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


wilmonta
Agora, será que se eu colocar lã de vidro em cima da lage (digo na parte de fora da laje, ajuda a impedir que a caloria entre pra dentro do estúdio?


assino embaixo o nosso amigo shoyoninja:
Colocar a lã de rocha ajudaria sim, mas a laje não é exposta diretamente né? Tem um telhado?
funciona pra isolamento termico de fora pra dentro (solzao) e fuciona pro som nao sair. e funciona tambem pro calor nao sair, dai a preocupação do pessoal com o ar condicionado e a ventilação.
alias, esse é o drama da acustica x termica.

a la não pode ficar exposta, é sempre bom estar protegida e de preferencia embalada com algum tecido, algo assim...

shoyoninja
fotos?

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


kiki
Tem sim :D

Vou achar umas e colocar aqui depois.

Pena que não tirei nenhuma durante a construção :(.

has4
Veterano
# jan/08
· votar


Retornei e gostaria que os cologas postassem fotos da enganharia, assim teríamos uma real noção de como foram projetadas e os efeitos surtidos com a projeção! Aguardo!

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


shoyoninja
Vou achar umas e colocar aqui depois.
=)

Pena que não tirei nenhuma durante a construção :(.
=(

mas já ta de bom tamanho ver imagens dele pronto!
um dia ainda construo o meu...

shoyoninja
Veterano
# jan/08
· votar


has4

Hehehe meu projeto era um plantinha baixa muito magrinha que no final ficou completamente diferente do que foi realmente feito :P

wilmonta
Veterano
# jan/08
· votar


Agora pessoal, não se esqueçam de fazer um tratamento contra umidade, no meu caso, vou ter que ter mais esse trabalho, porque é melhor prevenir do que ensaiar com um monte de ácaros e outras bactérias invisíveis aos olhos humanos. Até porque com o tapete no chão fica mais difícil de ver a umidade, então complica o ambiente.

wilmonta
Veterano
# jan/08
· votar


ontem comecei a colocar a lã de vidro nas paredes, devido o alto custo pra por lã de vidro no estúdio inteiro, resolvi colocar lã de vidro sempre atrás e dos lados onde vão ficar os instrumentos ou seja, nos cantos. Tá ficando bom, fiz a primeira parede,ou seja dois cantos, já deu uma "matada" no reverb incrível.

Dependendo do estúdio e do local onde ele vai ser construido(barulho de carro e ruido externos extremos), talvez esse sistema funcione.

Bom, hoje vamos continuar, e daqui uns dias se Deus quiser, saberemos o resultado final.

wilmonta
Veterano
# jan/08
· votar


kiki

a la não pode ficar exposta, é sempre bom estar protegida e de preferencia embalada com algum tecido, algo assim...

porque?, na embalagem diz que ela é não pega fogo, não molha, qual seria o problema de deixar ela "crua" ema cima da lage?

kiki
Moderador
# jan/08
· votar


wilmonta
por que pinica que é o diabo.
deve ser manuseada sem luvas, pois entra na pele, dá coceira, irrita. não deve ser respirada pois pode causar problemas pulmonares, procure usar mascara de proteção.

e se ficar exposta pode ir desfiando, e sujando todo o ambiente.
é sempre bom ter pelo menos um tecido cobrindo, e de preferencia alguma grade ou tela, geralmente de madeira, na frente. isso vai da sua vontade, recursos e criatividade.

em cima da laje é menos pior, não vai haver contato humano constante.

guhH113
Veterano
# fev/08
· votar


Galera nao obtive resposta no meu topico ainda
usei a busca e nao axxei nada especifico sobre minha duvida
da uma força ai:


http://forum.cifraclub.com.br/forum/16/180884/


flw abraço

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


lã de vidro NÃO deve ser manuseada sem luvas, pois entra na pele, dá coceira, irrita. não deve ser respirada pois pode causar problemas pulmonares, procure usar mascara de proteção.

me auto-corrigindo

wilmonta
Veterano
# fev/08
· votar


pessoal, é o seguinte, já coloquei lã de vidro em toda a sala, e como ficaria feio a sala com as lãs de vidro expostas, eu forrei com forro de madeira (ficou bonito). No piso eu vou colocar um tapete, e o teto ficou sem nenhum tratamento) somente a lage.. Só que estou achando que ainda tá reverbando muito, será que se eu fizer difusores no teto tipo ZIG ZAG de gesso, ajuda?

Outra coisa, pra envernizar o forro e pintar a lage, seria melhor eu utilizar verniz e tinta fosco, pra diminuir o brilho da sala?

Aguardo a ajuda de vocês, muito obrigado.

wilmonta
Veterano
# fev/08
· votar


só uma informação, optei por forrar a sala com forro de madeira, porque eu ganhei a madeira e sinceramente estou sem dinheiro pra colocar tapete, compensado, ou outro material nas paredes que pudesse me dar mais gasto.

Se tiver que fazer esses difusores no teto, será a última tentativa pra fazer tratamento acústico.

kiki
Moderador
# fev/08
· votar


wilmonta
opa, fazia tempo que ce não aparecia hein?

Só que estou achando que ainda tá reverbando muito, será que se eu fizer difusores no teto tipo ZIG ZAG de gesso, ajuda?
olha, agora já estamos saindo do pouco que eu entendo de acustica, então não confie 100% no que eu disser aqui. com corte alguem mais entendido aparece aqui pra ajudar.

é o seguinte: se voce fizer o forro em zig zag, com a algum material liso, tipo gesso ou madeira mesmo, não vai diminuir a reverberação. acho que o gesso é um pouco mais absorvente que a laje, mas não muito, mudaria opuca coisa.
o que pode acontecer é que, ao difundir mais o som, jogue mais pras paredes, que são absorventes.

mas ate onde eu sei, ter um forro difusor é bom de qualquer maneira, pra evitar ondas estacionarias. ou em zig zag, ou ondulado (dá pra fazer com pranchas de madeira), etc.

o que eu acho que ajudaria mais é ter um piso absorvente, com tapetes ou carpetes. o que cai bem, pra evitar que os equipamentos deslizem no chão (principalmente a bateria). voce pode quebrar um galho com uns tapetes por enquanto.

repetindo, não tenho certeza das coisas que escrevi, seja cauteloso.
até! aguardando mais noticias do andamento, e se possivel fotos!

wilmonta
Veterano
# mar/08
· votar


pessoal, voltei apenas pra dizer que terminei o estúdio, ficou assim parede (tijolos 08 furos), ar (10cm), parede (c/tijolos de 08 preenchidos com areia) ,lã de vidro, e forro de madeira, no chão carpete, no teto lage.

É lógico que quando ensaiamos dá uma esquentadinha, mas, c/ventilador é suportável, a acústica ficou "boa", não excelente, mas, támbém não ficou uma porcaria. Um tratamento na lage vai ajudar bastante.

Qdo for fazer o tratamento no teto vou fazer forro falso de gesso e em cima do forro colocar lã de vidro.

As paredes duplas dão uma isolada no som , mas, se descer o pau não resolve muito, portanto, é necessário consciência na hora de tocar, pra não embolar o meio de campo.

É isso, aí, se alguém tiver dúvidas, ou quiser alguma informação sobra a construção do meu estúdio, estou a disposição.

Valeu!

shoyoninja
Veterano
# mar/08
· votar


wilmonta
fotos!

:D

ABATANGERINA
Veterano
# mar/08
· votar


wilmonta
É lógico que quando ensaiamos dá uma esquentadinha, mas, c/ventilador é suportável, a acústica ficou "boa", não excelente, mas, támbém não ficou uma porcaria. Um tratamento na lage vai ajudar bastante.
vcs tocam de janela aberta ou fechada? q tipo de janela é? pq se tiver abertura, não existe isolamento q impeça o som de sair.
em relação a acústica, acho q vc está se referindo ao condicionamento de som, talvez vc possa melhorar um pouco se usar (com conciencia, principalmente nos graves) um EQ gráfico de + de 20 bandas. o motivo é q uma onda de 50hz têm um comprimento de + de 6mt, ou seja, maior q sua sala. dependendo de como tiver o tratamento da parade na frente da caixa de graves, pode criar MUITA estacionária e embolar o som d+. têm um livro o Sólon do Valle, q explica isso tudo. Manual Prático da acústica (não é propaganda, mas me ajudou muito). aqui embaixo têm um link com tabelas práticas de grátis.
http://www.musitec.com.br/downloads/

wilmonta
Veterano
# mar/08
· votar


vcs tocam de janela aberta ou fechada? q tipo de janela é? pq se tiver abertura, não existe isolamento q impeça o som de sair.

não tem janela, tem duas portas, na sala de fora uma porta de ferro revestida com feltro, e na sala de dentro um porta de madeira maciça.

Pode estar o calor que for, antes de começar o ensaio, o ambiente lá dentro sempre vai estar mais fresco que o de fora (por causa da lã) agora qdo começamos ensaiar o calor humano, os amps esquentam, daí a caloria fica tudo ali dentro.

Mas vou fazer mais alguns testes, em relação a posição dos instrumentos pra ver se melhora a acústica.

Como que coloca foto aqui no CIFRACLUB?

thigsm
Veterano
# mar/08
· votar


wilmonta
Como que coloca foto aqui no CIFRACLUB?
www.imageshack.us

E depois coloca o link aqui =)

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Por favor, avaliem meu estúdio para ensaio