Por favor, avaliem meu estúdio para ensaio

Autor Mensagem
wilmonta
Veterano
# out/07


Me desculpe, eu sei que existem vários tópicos sobre esse assunto, mas, gostaria que vocês avaliassem a construção do meu estúdio para ensaio (vou começar amanhã) a medida é 4,5 x 4,5 não vai ter janelas, vou usar dois ventiladores. Pra essa construção eu estou tirando "leite de pedra", a grana tá curta, então analisando as prioridades, na minha visão resolvi fazer o seguinte:
1- Paredes duplas p/isolamento acústico, e no meio delas, colocar isopor de 5cm pra isolamento térmico, já que numa delas pega sol quase o dia todo;
2 - Nas paredes internas, estou pensando em colocar compensado daqueles bem fininho em toda parede, e depois caixa de ovo intercaladas pra tramento acústico;
3 - O forro de madeira vai ficar numa altura de 2,50mts, entre o forro e o eternit vai ficar um espaço de 1,20mts, estou pensando em colocar um colchãozinho de casal pra dar uma abafadinha no som.
4 - No piso que é de alvenaria vou colocar tapete.

Bom é isso, preciso da opinião de vocês antes de começar a obra.

Obrigado pessoal!

Rodrigo Cavallari
Veterano
# out/07
· votar


DAeeeeeeeeeeee carinha blz?
Seguite, quanto o isopor acho q era ,melhor vc dar uma pesquisada em lã de vidro ou de rocha, que alem de isolamento acustico e termico, tb é mais em torno de 2,5 cm mas o maior segredo ae para isolamento acustico, ja que vc vai fazer parede dupla, é nao deixar que uma encoste na outra deixando um espaço entre elas, e se por um acaso a parede for de tijol oe nao de gesso, preencha os buracos do tijolo com areia e tape-os assim soh com isso nao precisaria nem da la de vidrou ou o isopor para o isolamento, agora para isolamento termico se vc disse q pega sol o dia td, nao há muitoooooooooo o q fazer, a qstao do isopor e la de vidro isola o calor, massssssss msm assim ainda vai ser qnte, essa solucao soh vai atenuar o calor. No forro sim seria legal vc dar mais atencao, ja q é de eternite o teto e forro de madeira, isso sim esqnta pacas.
Agora a qstao das caixas de ovo, nao sei se adiantaria, soh deixaria o estudio com um cheiro meio foda, imagine, cheiro de ovo misturado com um bando de cueca, ptzzzzzzzz nao é legal, a nao ser q tenha pelo menos umas gatinha na banda assim ameniza hauhauhauhauha. Ja que o espaço fisico é 4,5 x 4,5, primeiro por q as medidas sao iguais, isso ja dificulta o tratamento acustico e outra em um ambiente assim vc nao vai ter tanta reverberacao, eu aconselharia vc colocar um tapete na parede atras de onde vai ficar a bateria ou entao um colchaozinho bem fino, tipo colchonete, isso ajuda bastante.

Agora essas alternativas sao soh para amenizar, o segredo msm para estudio de ensaio é vc nao deixar cruzar as faixas, tipo nao colocar a caixa de baixo de frente pra guita, pq o grave vai cobrir totalmente. isso sim serio o mais importante, vc testar a posicao do equipamento, por exemplo eu ensaio em um estudio que deve ter as msmas medidas desse seu se nao me engano, soh que ele todo feito d emadeira e nada mais , nem isolamento acustico nem nada, fica perfeito o som, nao precisa nem aumenta muito o volume do equipo. agente poe duas caixas de vocal vindo de tras da bateria, uma de cada lado, a guitarra de frente para a bateria "central" e o o amp de baixo na transveral como se estivesse cortando, e a bateria foi feita uma elevacao com palet's e compensado, pronto ficou blz, nao é tao profi, é barato, e resolve, agora se vc esta pensando em gravar nesse estudio, ae sim vai precisa de um tratamento acustico.

O piso sim, um tapete ajuda, mas o ideal seria colocar a bateria em cima de um compensado isso tb ajuda absorver. pq assim ela nao tem contato direto com o chao e vai ajudar a nao vibrar muito.

Bom espero ter ajudado, qualqr coisa estamos ae
E boa sorte com seu novo estudio

Abraço t+

wilmonta
Veterano
# out/07
· votar


Rodrigo, obrigado pelas dicas hein. Ainda tenho algumas dúvidas como: Tem alguma diferença da altura do forro ser 2,50 ou 2,60Mts? As paredes duplas podem ser até o forro ou devem ser até o eternit? É melhor fazer paredes diferentes, tipo 4x0 4,5, ou 4,5 x5,0? Pra não embolar o som, é melhor ventilador de teto ou de parede? Mesmo pintando as caixas de ovo, o cheiro e e as baratas seriam tão fortes assim? Parede, compensado, e espuma, seria a melhor opção, custo benefício, pra quem não tem muito pra gastar?

Bom,"por enquanto" são essas dúvidas, por favor, me dê umas dicas. Obrigado.

kiki
Moderador
# out/07
· votar


wilmonta
olá. vou tentar ajudar no que posso.

1- Paredes duplas p/isolamento acústico, e no meio delas, colocar isopor de 5cm pra isolamento térmico,
sim, parede dupla é uma boa.
existe um isolante acustico e termico que é extremamente barato e acha em qualquer lugar: AR.
se voce deixar um colchão de ar no meio, e garantir que as paredes não se toquem (nem pelas fundações, nem pelo teto, e muito menos pela estrutura), voce vai ter um bom isolamento acustico e termico.
repare que os materiais isolantes são alguma coisa com muito ar no meio: isopor, lãs, espumas...

esse espaço entre as paredes (que pode ser pequeno mesmo, alguns cm) deve ficar bem fechado, encerrado. por que é um lugar bom pra juntar bicho. ou grande o suficiente pra dar pra limpar (uma sala, um corredor, uma ante-camara...)

já que numa delas pega sol quase o dia todo;
se fizer a parede dupla direitinho, ameniza o sol.
outra solução interessante é fazer um avanço no teto, pra sobrear um pouco essa parede. é um detalhe que na hora da construção é facil de resolver, mas se quiser resolver depois vira gambiarra.
mas depende da orientação solar, se for uma parede voltada pro norte, algo como 0,5~1,0m de telhado a mais já protege bem a parede.
se for oeste, ai fudeu.
seriam necessarios mais detalhes pra saber bem.

2 - Nas paredes internas, estou pensando em colocar compensado daqueles bem fininho em toda parede, e depois caixa de ovo intercaladas pra tramento acústico;
voque quer dizer caixa de ovo mesmo, de papelão? não aquelas espumas que chamam caixa de ovo?
não entendi bem por que o compensado. voce vai colar as caixas no compensado?
e como vai prender o compensado na parede?

Mesmo pintando as caixas de ovo, o cheiro e e as baratas seriam tão fortes assim?
Parede, compensado, e espuma, seria a melhor opção, custo benefício, pra quem não tem muito pra gastar?
não sei... só pesquisando pra saber.
há quem ponha carpete nas paredes, também não deve ser tão caro.
mas todos os tratamentos de superficie exigem higiene, se não vira um antro de insetos e fungos.

3 - O forro de madeira vai ficar numa altura de 2,50mts, entre o forro e o eternit vai ficar um espaço de 1,20mts, estou pensando em colocar um colchãozinho de casal pra dar uma abafadinha no som.
qual é o tipo do forro? se for muito fino, não isola muita coisa..
1,20m entre o telhado e o forro? acho muito... não precisa disso.
e 2,5~2,6m de pé direito (altura do ambiente) é pouco. voces vão passar calor. voce ja disse que bate sol na parede, ainda vai baixar a altura...
lembre-se que o ar quente sobe... e ele se acumula no teto das salas. uma faixa de mais ou menos 0,5~1,0m a partir do teto.
se voce fizer uma sala de 2,5m, vai sentir o calor acumulado na cabeça.

acho que esse colchão não vai servir pra muita coisa. pesa muito, então vai ser dificil de sustentar ele lá em cima. e ele não vai cobrir o comodo todo, então não vai isolar bem.
repetindo: qual é o material do forro? tem que ser razoavelmente espesso, denso, pra isolar alguma coisa.

Tem alguma diferença da altura do forro ser 2,50 ou 2,60Mts?
tem, já expliquei acima. eu não recomendo menos que 2,7m. bom é 3,0.

As paredes duplas podem ser até o forro ou devem ser até o eternit?
fica um pouco dificil responder isso sem ver como vai ser feito de verdade..
mas acho que o telhado deve apoiar nas paredes de fora. e a parde interna vai alem do forro sim, mas acho que não deve encontar no teto. e o forro preso só na parede interna, sem tocar no teto (não sei se é possivel, acho que o forro teria que prender no teto).
legal mesmo seria voce fazer uma laje nas paredes internas (um comodo completo) e uma segunda sala ao redor desta primeira, com um telhado sobre as paredes externas. mas acho que sai um pouco caro...

É melhor fazer paredes diferentes, tipo 4x0 4,5, ou 4,5 x5,0?
acho que sim. evita as ondas estacionárias e reverberações em frequencias especificas.

espero ter ajudado.

algumas duvidas:
voce tem algum projeto ou desenho dessa construção? ou ta fazendo o projeto direto no local?
voce tem um terreno mais amplo, ou só esse espaço do estudio?

wilmonta
Veterano
# out/07
· votar


kiki, nunca ouvi falar de AR, onde que eu acho isso?(papelaria, mat de construção). Essa idéia da por o compensado e depois caixa de ovo (papelão) ouvi de um colega, deduzo, que tenha uma cola especial que fixe o compensado na parede. Em relação ao forro, ele é de angico um madeira bem dura(eu consegui num preço especial), eu só pensei em por 2,50Mts, porque deduzi que quanto mais alto o forro maior seria a reverbação, se eu deixar o forro 3,0Mts, logo depois já vem o eternit, logo, o som sai pelo teto mais rápido(me corrija se eu estiver errado).
O projeto é bem caseiro, não consultei nenhum arquiteto, mas, estou construindo no fundo de casa, dá até pra construir um sala 5 x 5, mas, fica caro. Outra dúvida, eu vou ter que aterrar um pouco meu terreno, ajuda, se eu deixar o piso uns 0,50cm abaixo do nível do alicerce, ou não tem nada a ver?

Se puder, me ajude. Obrigado.

wilmonta
Veterano
# out/07
· votar


Fazer paredes duplas (espaço de 5cm vazio), areia nos buracos dos tijolos, fazer laje, e dentro da sala, nas paredes e no teto, colocar lã de vidro, e compensado por cima, pra um estúdio de ensaio, ficaria bom? Outra coisa, fazer 5 x 4, é melhor que 4,5 x 4,5?

Por favor, alguém entendido avalie essa opção, pra que eu possa começar a obra.

mazza
Veterano
# out/07
· votar


Outra coisa, fazer 5 x 4, é melhor que 4,5 x 4,5?
é melhor, evite fazer um estúdio quadrado, para amenizar possíveis picos de frequência devido à sobreposição de ondas.
nas paredes e no teto, colocar lã de vidro, e compensado por cima
você quer colocar esse material para isolamento acústico externo ou para "matar" a reverberação interna??? explique melhor, não entendi, acho que esse "sanduíche" não funciona bem em nenhuma dessas opções.

wilmonta
Veterano
# out/07
· votar


bom, me disseram que lã de vidro dá coceira, então o compensado(bem fino) por cima seria pra isolar a lã de vidro, a idéa seria pra tratamento acústico e térmico, porque, pra isolamento, acho que as paredes duplas, com areia no furo dos tijlos já ameniza bastante. O estúdio é pra ensaio, então a idéa não é matar o som, mas, sim tratar. Na verdade por questões econômicas tinha pensado na caixa de ovo(papelão), mas, vou comprar um puco de lã de vidro, e vou colocando, pouco a pouco.

Você sabe me dizer se mesmo pintando as caixas de ovo, o cheiro e as baratas toma conta mesmo?

Obrigado.

wilmonta
Veterano
# out/07
· votar


outra dúvida, eu não tenho dinheiro pra colocar lã de vidro em todo o estúdio(nem sei se seria o ideal, já que o estúdio é pra ensaio). O teto vai ser de laje, mesmo assim é melhor colocar a lã no teto(como isolador térmico,acústico e pra tratar o som)? Se eu colocar um ventilador de teto vai atrapalhar a acústica do estúdio e no caso seria melhor um de parede(ar condicionado nem pensar $$$)?

mazza
Veterano
# out/07 · Editado por: mazza
· votar


caixa de ovo é a pior opção possível, nem sei como começou essa lenda de que esse tipo de material serve pra forro acústico, mas não funciona, desista, é besteira.
Para tratamento acústico, uma dica: o que "mata" o vazamento de som é a transposição da onda sonora de um meio a outro (por exemplo, de um meio sólido para um meio gasoso e novamente para um meio sólido), porisso a utilização de paredes duplas para isolamento acústico, assim o som não vai incomodar os vizinhos. Mas isolamento acústico não é a mesma coisa que tratamento acústico... envolve a análise de muitos fatores, não creio ser fácil encontrar uma solução pronta.
Só lembrando: não existe mais lã de vidro, o que existe é lã de pedra, que não dá mais coceira.

wilmonta
Veterano
# out/07
· votar


bom, outra dúvida é a seguinte: o espaço entre as duplas paredes deve começar desde o alicerce, ou seja, deve ser construido um alicerce pra parede externa e outro pra parede interna, ou, posso usa um alicerce reforçado pras duas paredes?

Se Deus quiser, segunda começamos a obra.

Se alguém quiser ajudar, opinando, eu agradeço.

kiki
Moderador
# out/07
· votar


wilmonta
deduzo, que tenha uma cola especial que fixe o compensado na parede.
hum... isso que eu tava pensando. o problema de colar é que, se depois for trocar, é uma caca.
se fosse colar algum carpete ou spuma de tratamento mesmo, iria colar direto na parede, mas aí pra ficar pra sempre.

Em relação ao forro, ele é de angico um madeira bem dura(eu consegui num preço especial), eu só pensei em por 2,50Mts, porque deduzi que quanto mais alto o forro maior seria a reverbação, se eu deixar o forro 3,0Mts, logo depois já vem o eternit, logo, o som sai pelo teto mais rápido(me corrija se eu estiver errado).
não tem muito a ver isso do som sair rapido não.. e volume menor de ambiente dá mais reverberação. aumente esse teto pra 3 metros se der.

estou construindo no fundo de casa, dá até pra construir um sala 5 x 5
entendi... é que eu pensei que, se tivesse mais espaço, voce poderia fazer uma antecamara ao inves de uma parede dupla (uma sala grande, tipo 10x5m e uma sala menor dentro, com uns 4,5x4). fica com uma outra sala. mas acho que não é o caso.

Outra dúvida, eu vou ter que aterrar um pouco meu terreno, ajuda, se eu deixar o piso uns 0,50cm abaixo do nível do alicerce, ou não tem nada a ver?
muito pouco... ajudaria deixar semi enterrado, se fosse mais de 1m, que é menos parede pra vazar som. se bem que aí tem que impermeabilizar.

Outra coisa, fazer 5 x 4, é melhor que 4,5 x 4,5?
sim. ja disseram, se não for um cubo é melhor.

o espaço entre as duplas paredes deve começar desde o alicerce, ou seja, deve ser construido um alicerce pra parede externa e outro pra parede interna, ou, posso usa um alicerce reforçado pras duas paredes?
se possivel, separe totalmente as duas paredes, principalmente a estrutura. se não transmite vibração. não encoste nem as fundações (alicerces) nem a laje.

perguntei se há algum projeto, pra saber se voce poderia postar aqui pra gente ver. alguns desenhos, sei lá.
ajuda muito a conversar.

wilmonta
Veterano
# out/07
· votar


a idéia é construir em cima do muro que já existe, então fica assim:
-----------------------------------muro
| ----------- |
| | 4 | |
| |5 5| |
| | | |
| | 4 | |
| ------------ |
|--------------|
|
|
| muro

não ficou muito bom meu desenho, mas, é isso, parede dupla, a sala é 4 x 5, a altura da laje vai ficar 2,70mts, vou por ventilador de teto.
Vou fazer a parede dupla, do jeito que tem que ser, isolado desde o alicerce até o teto.

Analisando o que meu orçamento, vai sobrar pouco pra fazer tratamento acústico, é muito importante a opinão de vocês sobre o seguinte:

Esqueçam a lã de vidro ou lã de rocha(agora não vou ter dinheiro pra comprar). O que seria melhor: Colocar caixa de ovo nas paredes, ou eu forrar as paredes com compensado(01 cm), nesse caso, eu iria colocar caibros a cada 1mt e compensado envernizado por cima, depois parafusar na parede, aí no futuro aos poucos eu iria colocando a lã.

Ainda bem, que não construir o alicerce, eu ia fazer errado, eu estava pensando em fazer um alicerce para as duas paredes, mas, ainda bem que o pessoal tá participando do fórum.

Aguardo mais opiniões, obrigado pela participação.

wilmonta
Veterano
# out/07
· votar


ué, não foi isso que eu desenhei, meu desenho ficou desconfigurado, vou mandar de novo.
_________________________muro
| __________ |
| | | | 4 x 5 laje 2,70 altura
| | | |
| | | |
| | | |
| | | |
| |_______ _| |
|___________|
|
|
|
|muro

wilmonta
Veterano
# out/07
· votar


desisto

wilmonta
Veterano
# out/07
· votar


eu sei que a maioria vai falar, que o certo é lã, mas, não tenho dinheiro, e tocar numa sala com a parede crua é insuportável.

jimmy vandrake
Veterano
# out/07
· votar


wilmonta

No caso de parede dupla de alvenaria não há necessidade de revestir o vão.
Acho que a questão do teto é que está mais crítica no seu caso, pelo que entendi não há lage, neste caso vai ficar difícil segurar o som para cima, qualquer coisa que vc faça será meramente paleativa. Caixas de ovos não servem para nada, e dependendo a disposição dos instrumentos pode deixar a parede crua, no entanto faça um revestimento áspero nas paredes, ou seja sem ser aquela parede lisinha.
É preciso entender que qualquer ambiente que se crie onde seja executado som há um limite acústico para o ambiente. Por melhor que seja o revestimento o tamanho os materiais aplicados, sempre haverá uma limitação para que se obtenha qualidade.

wilmonta
Veterano
# out/07
· votar


então, quer dizer que eu devo chapiscar as paredes, e não rebocar deixando a parede lisinha?

Eu vou tirar "leite de pedar" mas vou por laje.

O que tá me intrigando é essa questão do compensado, parede, caibro(pra deixar um vão entre a parede e o compensado) e depois um compensado de no mínimo 01 cm, ajudam alguma coisa no tratamento acústico?

Acho que nossa conversa agora é somente sobre tratamento acústico, já que as paredes duplas vão amenizar bastante o isolamento acústico.

jimmy vandrake
Veterano
# out/07
· votar


wilmonta

Minha sala possue 2 paredes duplas e não é em formato quadrado, com janela e porta de vidro.
Os instrumentos estão todos voltados para o centro da sala (Como se estivessem de frente para os outros.)
A disposição fica assim, a 1º camada mais próxima as paredes estão os instrumentos voltados para o centro. A segunda camada são os músicos a frente dos instrumentos e que acabam absorvendo a maior parte das ondas sonoras. Os Amplis de guita e Baixo ficam no chão, as caixas de voz e teclado estão 50cm acima dos amplis de guita.
O volume é moderado, o suficiente para que vc se escute e ouça os outros integrantes da banda com perfeição, é mais ou menos o mesmo volume que usamos nos bares.
O equipamento de nossa banda é de primeirissima linha, e o bom senso dos volumes é o mais essencial para um bom resultado.

mazza
Veterano
# out/07
· votar


Caixas de ovos não servem para nada
dois.
Servem pra carregar ovos. E só.

kiki
Moderador
# out/07 · Editado por: kiki
· votar


wilmonta
tenta desenhar com o tab.
ou faz um desenho mesmo e posta aqui.

O que seria melhor: Colocar caixa de ovo nas paredes, ou eu forrar as paredes com compensado(01 cm), nesse caso, eu iria colocar caibros a cada 1mt e compensado envernizado por cima, depois parafusar na parede, aí no futuro aos poucos eu iria colocando a lã.
O que tá me intrigando é essa questão do compensado, parede, caibro(pra deixar um vão entre a parede e o compensado) e depois um compensado de no mínimo 01 cm, ajudam alguma coisa no tratamento acústico?
deixar só no compensado não vai adiantar muito. fica quase igual a parede lisa.
se envernizar pior ainda, que vai ficar mais liso.

pense o seguinte: pra tratar, grosso modo, voce precisará absorver (isso exigiria uma analise mais cuidadosa, não dá pra fazer assim sem projeto).
reflete o som mais ou menos o que reflete a luz. quanto mais liso, mais reflete.
se voce não tem grana, mas quer deixar pra fazer melhor no futuro, deixe a parede com um acabamento qualquer (pode ser rebocado só com argamassa mesmo) e pendure umas tapeçarias ou coisas do genero. depois tire e faça um tratamento decente.

lembre-se tratamento é coisa complicada, pra ficar bom tem que calcular o ambiente, por faixas de frequencia, as areas das superficies por tipo de acabamento, o volume da sala. tudo buscando o que voce procura, no caso uma sala pra ensaio.

has4
Veterano
# out/07
· votar


colocar um colchãozinho de casal
wilmonta

Cara, ficou legal, vai isolar bastante as paredes duplas... esta coisa de caixa de ovo é triste, sei que grana não tá fácil, mas muda isso depois... agora, brincando... não coloque uma escadinha rumo ao forro onde estará o tal colchão senão os ensaios musicais ficarão muito prejudicados! rsrsrsrss

wilmonta
Veterano
# out/07
· votar


Pessoal, tô muito contente que várias pessoas tem participado desse fórum. Tô pensando em deixar as paredes somente chapiscadas, sem reboco liso, e pelo menos nos cantos (pelo que me parece onde acumula mais som) vou por lã de vidro ou de rocha(tô pesquisando). Vou fazer um palco pra bateria(embaixo vou por pneu pra ajudar absorver o som), e na parede onde vai ficar a bateria vou colocar um colchãozinho pra abafar o som da bateria.

wilmonta
Veterano
# out/07
· votar


Alguém saber me informar se aquele forro formato zig zag, ajuda no tratamento acústico?

wilmonta
Veterano
# out/07
· votar


pessoal, estava analisando, se eu vou colocar lã em todo o estúdio, não é necessário eu rebocar muito meno chapiscar as paredes, acho que quanto menos eu gastar com cimento, sobra mais grana pra colocar lã no estúdio. Me corrijam se eu estivar errado.

wilmonta
Veterano
# out/07
· votar


por favor, alguém opine sobre esse trê assuntos: Ventilador: de teto ou de parede?(qual o melhor pra acústica do ambiente), paredes: é necessário chapiscar ou pode deixar crua e só colocar a lã? forro zig zag, ajuda no tratamento acústico?

Por favor, participem!

mazza
Veterano
# nov/07
· votar


forro zig zag
?????
busque melhores informações nesse site:
http://audiolist.cjb.net
Abraços

kiki
Moderador
# nov/07
· votar


wilmonta
Ventilador: de teto ou de parede?(qual o melhor pra acústica do ambiente)
não sei dizer. pensando na estrutura, talvez seja melhor na parede. acusticamente não faço a menor ideia.

paredes: é necessário chapiscar ou pode deixar crua e só colocar a lã?
se voce pensa em por lã de rocha em breve, reboco liso é melhor sim, por que chapiscado vai te atrapalhar.
pro tratamento agora, é melhor um acabamento rugoso. um chapiscado talvez (mas voces podem se arranhar enquanto ensaiam, haja cotovelo), ou mesmo uma parede crua, só no bloco.
que eu me lembre, parede só no bloco absorve mais baixas frequencias, o que não tem muita utilizade pra voce (é util pra lugares com maquinas pesadas).
a vantagem de deixar no bloco é pra mexer depois, fica mais facil.

forro zig zag, ajuda no tratamento acústico?
a principio sim, pois aumenta a área. mas depende muito do tipo de acabamento.
não adianta ter mais área e um acabamento muito duro.
se voce fizer um acabamento mais absorvente, talvez nem precise desse forro zig zag (sai mais caro? é muito trabalhoso de fazer?).
eu nunca vi um estudio usar esse tipo de forro (tambem nunca fui em muitos estudios, acho que uns quatro diferentes só).

e pelo menos nos cantos (pelo que me parece onde acumula mais som) vou por lã de vidro ou de rocha(tô pesquisando).
é, eu ouvi dizer isso sim, parece que é mais nas frequencias graves. tem ate uns produtos que são umas espumas de quina, pra evitar essa reverberação nos cantos.
voce sabe exatamente o que acontece? se souber, ou descobrir, conte pra gente aqui.

Vou fazer um palco pra bateria(embaixo vou por pneu pra ajudar absorver o som),
tem alguma coisa embaixo do comodo? se for só terra, não sei se precisa tanto isolamento...
o palco é com pela altura da bateria, tanto do som como visual. mas se o piso já está isolado das paredes externas, acho que não precisa de pneu, talvez só uns pés de borracha (pode ser pneu cortado).

e na parede onde vai ficar a bateria vou colocar um colchãozinho pra abafar o som da bateria.
na parede? isso valeria pelo tratamento da parede. não sei dizer se precisa ou não.
o bom de colchão é que voce põe e tira se ficar ruim.

já tá construindo? tire muitas fotos, de todas as etapas.

é isso. continue contando pra gente.

kiki
Moderador
# nov/07
· votar


mazza
bom esse site, hein? dá pra ficar estudando dias...

wilmonta
Veterano
# nov/07
· votar


e aí pessoal, depois de um tempo sem me comunicar, estou de volta, a construção está progredindo, as paredes duplas estão levantadas, tá demorando um pouco por causa da chuva, mas, na próxima semana vamos mexer com lage. como que eu faço pra mandar fotos?

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Por favor, avaliem meu estúdio para ensaio