Se os Beatles puderam por quê nós não podemos? rsrsrs

Autor Mensagem
Bico
Veterano
# jun/07 · Editado por: Bico
· votar


...como produzir um som holofônico, com direção e distância, um som mais que stereo, mais que surround...
...não existe estereofonia do jeito que conhecemos. Não há essa separação que buscamos ao ajustar o pan em uma mixagem...
...som holofônico artificial.

Isso não seria o som binaural não?
link com áudio q ultimamente vem aparecendo em tudo quando é site (*escutem com fones):
http://www.i-am-bored.com/bored_link.cfm?link_id=22913
Algumas bandas já até gravaram usando essa técnica (os mics ficam posicionados em uma cabeça de manequim, como se fossem os ouvidos.. aí captam dando um efeito legal).

has4
Veterano
# jun/07 · Editado por: has4
· votar


Bico
link com áudio (bem explicado, pois não há VIDEO, hein, galera!)

Não tem nada pior que um telefone tocar quando você vai gravar, ou alguém batendo na porta rsrsrsrs. ou entã, pra variar, um cachorro latindo e o mic captando.

Os sons são vivos, brilhantes e reais. 'Viu' o som de uma tesoura e de um barbeador?... e que tal o som quando se distancia e se aproxima do microfone? As diferenças da presença do som no ouvido... cara, até o cara fechando a porta é o mesmo som que capto aqui hehehehehe, talvez o mesmo tipo de fechadura. BACANA ISSO AÍ. Valeu mesmo Bico. Um grande experimento.

Que idéia legal, sabiam que é uma boa forma de testar a captação no ambiente, fazendo vários barulhos e os gravando para ouvi-los e analisá-los?

Bico
Veterano
# jun/07
· votar


has4
Ah, cara! Vc escutou com fone? Esqueci desse detalhe importantíssimo, hehe! De preferência aqueles grandes..

has4
Veterano
# jun/07
· votar


com fone?
Bico

Não, mas o farei sim, na primeira oportunidade.

Eder Muchiutti
Veterano
# jun/07
· votar


Holofonia é uma técnica incrível de captação e mixagem. Uma pena que há muito pouco material disponível por aí, pelo menos que eu tenha achado. Envolve questões de fase, EQ dinâmica, PAN, psicoacústica, etc...

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


Bico

Sim, é exatamente isso, eu já conhecia essas coisas. O que eu estou imaginando é um som holofônico ARTIFICIAL. Já conseguem captar o som com as pequenas diferenças usando microfones posicionados estrategicamente. Estou pensando mesmo no aspecto científico, num modelo matemático que descrevesse essas diferenças. Com isso poderíamos pegar uma trilha mono e "deslocá-la" num espaço imaginário. Isso seria viajante!!!

catselidis

Tá aí, falou e disse. Vale só lembrar que o produtor pode ter um papel mais ou menos destacado dependendo do tipo de artista. Casos como boy bands e afins são praticamente totalmente construídas no estúdio. Mas mesmo gente boa às vezes depende muito do produtor. O Cazuza fazia um monte de letras que muita gente adorava, mas no geral ele não era capaz de criar arranjos - ou mesmo melodias! Como no Brasil o produtor muitas vezes é também o arranjador (ou até acaba tocando alguns dos instrumentos), o papel do Ezequiel Neves na carreira do Cazuza, por exemplo, era bem maior que o papel de um produtor de uma banda mais "independente". Algumas chegam a experimentar a auto-produção, o que é uma coisa bem interessante (exemplos: Pato Fu, Weezer, e mesmo Arnaldo Baptista e Sérgio Dias já fizeram produções próprias).

Quanto à essa discussão de teoria e prática... pessoalmente eu ainda encaro como diversão. Então eu só sei o mínimo de teoria antes da coisa ficar chata para mim, hehehe. No final, o que eu quero mesmo é só entender o suficiente para gravar e mixar as músicas que eu componho ou arranjo. Mas isso sou eu...

El_Cabong
Veterano
# jun/07
· votar


Legal! Fica aí o sonho: som holofônico artificial. HEheheh, comecei a tentar pensar no caso ontem no banho, e só de imaginar os cálculos eu desisti de pensar no assunto. :-P Acho que tem tudo a ver com o comportamento das fases, variações mínimas no formato de onda e no tempo de chegada nos ouvidos e... aí eu lembrei que vai ser difícil de simular o deslocamento de ar que um amp provoca SEM ter o amp. hehehehe

Talvez seja uma pergunta de leigo, mas lá vai.

Para que o ouvinte tenha a sensação de estar dentro da sala de gravação do estúdio (com todos os instrumentos tocando juntos) não seria o caso de somente posicionar dois microfones que captem de 20 à 20000Hz com uma captação polar semelhante ao ouvido humano, e posicioná-los "um de costas pro outro" distanciados à 20cm, em algum local da sala de gravação, e gravar em estéreo, sem nenhum tratamento posterior à gravação ???

El_Cabong
Veterano
# jun/07
· votar


Pensando bem acho que isso só funcionaria pra fones !!!

Bog
Veterano
# jun/07
· votar


El_Cabong

Sim, é mais ou menos o que eles fazem, e só funciona mesmo com fone. Mas no caso da música, existe aquele "soco no peito" que você sente quando escuta uma caixa gigante em alto volume. Com fones de ouvido, o máximo que se consegue é ficar surdo, heheh

Mas mesmo assim, eu queria poder criar sons holofônicos artificiais, mesmo usando fones. Digo, um som que não exigisse tanta preparação. Já imaginou um reverb holofônico? hhehehe

Eder Muchiutti
Veterano
# jun/07
· votar


El_Cabong
na teoria é assim, mas na prática funciona um pouco diferente. O microfone, dentre outras coisas, não possui o nosso pavilhão auditivo inteiro. Sendo assim, ele não consegue nos passar as sensações de espacialidade com perfeição. Você não consegue assim "sentir" o som atrás de vc, ou indo por baixo, ou por cima. Essa é a mágica da holofonia, que não depende apenas dos microfones.
Esse é um grande passo na simulação da captação natural: Neumann KU81

El_Cabong
Veterano
# jun/07
· votar


Bog
Eder Muchiutti

Com relação a esse assunto, mas levando para o lado de filmagens, agora me lembrei de algo.

Tem agora no mercado estas filmadoras digitais de Mini DV que gravam vídeo com som em estéreo, mas todas elas foram projetadas com grande erro com relação a essa captação de som estéreo.
Os dois microfones são colocados na frente da filmadora à mais ou menos 2cm um do outro e direcionados pra frente.
Acho que a melhor posição seria um do lado esquerdo do visor de LCD apontando para a esquerda, e o outro do lado direito da filmadora apontando para a direita.

Eder Muchiutti
Veterano
# jun/07
· votar


El_Cabong
de fato de os 2 mics estão tão pertos e apontando pro mesmo lugar, não sei se a imagem estereo ficaria bem definida, afinal praticamente não há atrasos entre a recepção sonora de cada lado e também não há muito diferença entre o som captado por cada um. Eu não conheço de perto, mas aparentemente é o que acontece.
Se um dos mics tem uma resposta consideravelmente diferente do outro, ou eles têm uma separação entre si (algo que atrapalhe um dos mics de captar exatamente o que o outro capta) e cada um vai pra um canal do estereo, aí deve funcionar.
Desculpe pelo excesso de achismos, mas não conheço essas câmeras citadas.

tdm
Veterano
# set/07 · Editado por: tdm
· votar


Christhian

Cara ficou ótima a gravação vc pode me adicionar pra eu fazer umas perguntaas sobre essa gravação??

pristhi9@hotmail.com
Abraços
Thiago

tdm
Veterano
# set/07
· votar


Christhian
Christhian

Preciso falar com vc cara, essa sua gravação ficou Muito maneira, preciso de uma ajuda sua,,
tem como me adicionar?
pristhi9@hotmail.com

Abssss
Thiago

tdm
Veterano
# set/07
· votar


Só sei de uma coisa: quero ajuda sobre equalização dos instrumentos que tiver um arquivo e puder me mandar agradeço, ou postar o caminho a qui no fórum.....
Pessoal quando colocarem as músicas de vcs coloquem a descrição de seus equipamentos ,,, Abs!! Thiago

www.homesounds.com.br/musica

gravação com delta1010 em algumas músicas,
mesa Yamaha (gravado utilizando os inserts, a mesa naum tem DirectOut)
Microfones 7Kit da Samsom
Sonar4


Abs
pristhi9@hotmail.com

I.Nosferatu
Veterano
# set/07
· votar


Ah cara, eu sei que esse topico ja ta antigo por aqui, mais lendo frases citadas acima do tipo:

"The CD," he said, "is the biggest piece of crap ever invented. And why? It's 16-bit, and 16 bits are nothing. I can play you tapes that are 30 years old that will kick the ass of most digital tapes made today."

e traduzidas pelos membros do forum:

"O CD foi a maior porcaria que já inventaram. Porquê? Porque é 16 bits, e isso não é nada. Você toca suas gravações em fita de 30 anos e elas vão acabar com a maioria das gravações digitais atuais".

Eu só queria ressaltar uma coisa, isso é puro marketing pessoal, vai lá gravar com ele num sistema analogico, que inexoravelmente vai ter que ser convertido para o que ele chama de "maior porcaria que já inventaram", ou talvez algo pior, o que todo produtor hoje em dia detesta o MP3 e desenbolsar uma fortuna (talvez de pra voce comprar um estudio completo) com o que ele cobra pra produzir alguém...

O mesmo pode ser dito de certos estudios que possuem em seus racks equipamentos, ou melhor, somente um clone deste equipamento sem nada dentro somente para encher os olhos do fregues, fora aqueles que falam que gravam em 24 bits e tem aquela conversa fiada toda a respeito do assunto, o interminavel blá, blá, blá, mais utilizam um adat de 16/20 bit como conversor, como se os adats pudessem converter o que chega neles a 24 bits.

Por outro lado, ninguém questiona a qualidade de um dvd, do lcd, do plasma ou daqui a pouco da tv digital (claro que sempre vão existir os saudosistas), sabe porque, porque é algo que se vê e ai fica tudo mais facil, é mais facil achar que o antigo é melhor que o moderno como foi citado acima pelo Bog, mais o fato é que se pode obter otimos resultados com toda essa parafernalia digital, e com pouco investimento pois com o uso dos plugins, pode-se simular de tudo, inclusive o timbre dos rarissimos valvulados e isso é o que incomoda essa gente que pensa que se deve produzir para agradar seus ouvidos de porcelana... musica deve ser acessivel! Salve a era do mp3! Hoje é possivel levar uma coleção extensa de vinis e cds no bolso e ouvir onde quiser!

Como disseram anteriormente é necessario um minimo de conhecimento pra obter bons resultados, ao menos ler o manual já é um bom começo! Tem muita gente aqui que não faz nem isso e quer obter um resultado excelente e depois fica frustrado porque um outro consegue isso com facilidade...

musiker
Veterano
# fev/08
· votar


Para has 4

pois é mano, eu costumo sempre dizer que se os Beatles tivessem em 1966 o que temos hoje eles teriam feito todas as musicas do mundo e não tinha sobrado nada pra gente fazer pois eles fizeram muito mais com muito menos!!!

fernando tecladista
Veterano
# fev/08
· votar


se o mundo fosse mais matematico
a primeira gravação dos beatles foi em "4" canais
em uma banda que eu tinha gravamos em k7 usando "2" canais pela logica deveriamos ter a metade da fama e grana dos beatles

has4
Veterano
# fev/08
· votar


EUREKA:

Galera, eis aí a verdadeira e tão sonhada fórmula do sucesso! (Gritem isso para os 4 cantos do mundo)

"4" canais (beatles) / k7 "2" canais (fernando tecladista) = 1/2 \º/\0/\O/ e $$$ beatles


uHUUUUUuuuu!!!

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Se os Beatles puderam por quê nós não podemos? rsrsrs