Até que ponto devemos nos preocupar quanto as descargas elétricas nos equipamentos

    Autor Mensagem
    Gianyny
    Veterano
    # mar/12


    Bom dia!


    http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/2012/02/cantor-sertan ejo-morre-ao-levar-descarga-eletrica-durante-show-no-rs.html

    Sei que isso pode ser um fato isolado, mas até que ponto devemos nos preocupar quanto aos choques que levamos nos nossos equipamentos?
    Na igreja da qual faço parte, os microfones sempre dão choque, é só encostar a boca que o microfone dá uma pequena descarga elétrica, nada muito forte, mas incomoda.
    Em casa, sempre quando pego o cabo p10 descalço levo um choque também, mas será que isso é para se preocupar? Há um risco eminente de se levar uma descarga maior? O que fazer para evitar esses choques?

    Edson Caetano
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    É chato ficar tomando choque, faça o correto aterramento tanto em casa como na igreja, não sei se chegaria a ter uma probabilidade muito alta de ser letal, mas só de existir a chance de eu me preocuparia sim

    Outra que pode queimar seu equipo tambem

    rock_simpsom
    Veterano
    # mar/12 · Editado por: rock_simpsom
    · votar


    esse caso do link foi uma tragédia, sinto muito pelo ocorrido, os caras tinham estudio em casa mesmo, e nao deve ter sido fácil chegar onde chegaram.. tinha varios projetos e tal...

    o irmao do cara que morreu notou que a voz de retorno tava maio baixo e pediu pro seu irmao ir lá e aumentar, como ele devia estar muito suado, ao se encostar na estrutura metalica da iluminação qe estava com 220v !!! aconteceu a tragédia, espero qe nao aconteca mais isso com ninguem esppero que sirva de lição tb..

    não sou um perito no assunto mais ja vi muita gente falando em aterrar o neutro da rede eletrica, nao sei por qual motivo, mas acho isso muito perigoso e acho que nao se deve fazer isso... e nao tem nada a ver acho que é mais por ignorancia, antigamente parece que os postes de luz tinha o neutro aterrado mas hj nem se faz mais isso pois se sabe que nao tem motivo pra fazer tal coisa.. pode ser que muita gente confunde as coisas e acaba fazendo merda...

    tb tenham cuidado com o aterramento, pois se encostar a mão no fase da tomada e no aterramento.. tá feita a merda, quanto melhor o aterramento pior vai ser!


    Aterramento do transformador do poste tem que estar em boas condições sem zinebre...
    O para raio tb deve estar sem zinebre e deve ser revisado ao longo dos anos...cabos com zinebre nao sao eficientes...

    a fiação que vem do poste até a casa e dentro da casa deve ser de bitola correta senão pode dar problema, outra coisa é o disjuntor, se for grande demais e nao ter sido calculado corretamente pode causar incendios..

    cuidado com fios de cobre emendados juntos com fios de aluminio, pode causar incendios e faiscas na junção e queda de luz frequente....

    é sempre bom usar filtros de linha, mas nao essas porcarias que vendem por ai, quando se tem um filtro de linha é bom abrir ele e ver se o mesmo possui todos os componentes que um bom filtro precisa pra filtrar e proteger bem as tomadas...
    Alguns deles vem com apenas 1 varistor e nao filtram nem protege nada outros são apenas um extenssor de tomadas... cuidado!!

    Eu abri o meu e descobri que nao tinha nada dentro nada mesmo, então comprei os componentes e eu mesmo fiz o filtro...

    Quando se tem um sistema de som muito potente é sempre bom saber se os fios e cabos tb são bons pra agentarem tal potencia...

    Homem Cueca
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    GALERA

    Pergunta bem básica, vocês SABEM pra quê serve o TERRA?

    Pois é...a resposta é bem simples, PRA VOCÊ NÃO MORRER. Essa história do povo aterrar o neutro é a maior cagada que existe. PORRA, Terra é Terra e Neutro é Neutro.

    O cara morreu porque o sistema não estava devidamente aterrado. Existem sistemas hoje em que dia que NÃO FUNCIONAM de jeito nenhum se não tiver um aterramento. É uma ÓTIMA, porque evita completamente desastres que nem esse do cantor.

    rock_simpsom
    Veterano
    # mar/12
    · votar


    Em casa, sempre quando pego o cabo p10 descalço levo um choque também, mas será que isso é para se preocupar?

    Risco de morte!


    Homem Cueca

    esse lance do neutro + terra é terrivelmente perigoso, mas tem gente que ainda teima nisso, se pesquisar no google tem gente que ainda defende isso em varios forums.. lamentável!

      Enviar sua resposta para este assunto
              Tablatura   
      Responder tópico na versão original
       

      Tópicos relacionados a Até que ponto devemos nos preocupar quanto as descargas elétricas nos equipamentos