Querendo gravar 40 pistas separadas, qual placa de som?

Autor Mensagem
Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


p.dash

rapaz..
já temos algums equipamentos: 2 pres de microfone Behringer, 2 compressores , 3 equalizadores( ou seja 6) , 1 crossover ( o sistema será stereo, falta comprar 1), Microfones: Shure SM-58. tem mais coisa,mas eu acho que o que vamos comprar é so pra completar.

Não, não vou usar os 40 canais, uso 30. Por isso preciso arrumar um jeito de gravar.

And the meek shall inherit the earth

Lembrando desse detalhe ( a mesa tem 5 Direct outs DB 25) achei estranho quando você falou que só poderia gravar as 8 pistas juntos, pensei que o Pc ou a Interface de audio reconhecesse os pinos de cada cana separadamente, entendesse?

Valeu

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


Amok

O Cd que eu gravaria seria para ve a nossa performance, entendesse? eu iria grava no ensaio e em outras ocasiões que não fosse realmente um show...mas eu precisaria pra ve como foi a execução de cada um e melhorando cada coisa. Não vai ser um Cd pra gravar e vender, é so para nos mesmo e depois se ficasse bom os cds dariamos pros parentes ,etc...

Não somos uma Banda mesmo, tocamos na igreja e queremos gravar todos os "cultos", entendesse? não é algo comercial, mas precisamos investir para fazer nosso proprio studio e gravarmos sem ter que pagar uma gravadora. Iamos pagar R$ 27 mil pra gravar o cd, mas nosso produtor disse que já temos equipamentos bons, espaço e infraestrutura boa pra montar um estudio e é isso que estamos fazendo. Agora só estamos melhorando.

Valeu pessoal, postem dicas por favor

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


Pessoal,

vocês sabem que para harmonizar muito instrumento é dificil...temos que ter noção do que estamos tocando, mostrar para pessoas que entendam pra ve o que é preciso melhorar...essas coisas..por isso preciso dessas gravações


valeu

Eder Muchiutti
Veterano
# jan/07
· votar


Raphael cox
vou tentar ser um pouco mais curto (até pro pessoal entender melhor):
"sua" Mackie tem 5 conectores com 8 saídas em cada, totalizando 40 Direct Outs.
Pra ligá-la num ADA8000 da Behringer, por exemplo, vc precisa de um cabo que converta a pinagem DB25 em P10 ou XLR.
O ADA8000 pode ser ligado no computador através de conexão ADAT numa interface como a RME DSP9652 que eu citei. Ela suporta até 3 ADATs, então vc precisaria de 2 pra ligar 5 ADATs.

Outra possibilidade é um cabo que converta a pinagem DB25 pra RCA (6 canais) e XLR (2 canais), pra ligar em 5 Delta 1010lt sincadas.

O fato é: gravar 40 canais simultâneos é psado pra caramba pra um HD de 7200 RPM. Outro fato: pode dar um dropout a qualquer momento e vc ter uma bela perda do áudio, ou seja, vc precisa de um dispositivo reserva gravando (aí já complica ainda mais).

Agora... se é só pra se ouvir sem precisar de qualidade comercial, a gente tá perdendo tempo aqui. É só tudo estar bem equalizado e regulado no mixer e mandar pra gravar em estereo e pronto. Já dá pra se ouvir com ótima qualidade e sem gastar NADA.

Eder Muchiutti
Veterano
# jan/07
· votar


p.dash
onde vc viu que os prés da Onyx não têm nível suficiente pra se gravar um CD de alta qualidade? Já vi tanto CD excelente sendo gravado com os prés das VLZ, que ao meu ver (e da maioria absoluta das pessoas) são inferiores aos das Onyx.
Talvez pra vocal principal até seja legal usar um channel strip mais elaborado, mas pro resto, é preciosismo.
Pelo menos essa é minha opinião.

sarpa
Veterano
# jan/07
· votar


Eder Muchiutti, concordo em gênero, número e grau.

[]'s.

Jabijirous
Veterano
# jan/07
· votar


RME É A PLACA DE SOM!!! pena nao vender aqui no brasil!!!!! tem que mandar vir de fora!!!!

sarpa
Veterano
# jan/07
· votar


Jabijirous, encontrei uma no ML, por um valor bem atrativo.

Abraços.

Raphael cox
Veterano
# jan/07 · Editado por: Raphael cox
· votar


Pessoal,

é o seguinte... decidimos que vamos gravar 24 pistas simultaneas. Compraremos um Pc poderoso.

Mas o que comprariamos para gravar os 24?

3 placas Delta 1010Lt?

Valeu abraços

Amok
Veterano
# jan/07 · Editado por: Amok
· votar


Raphael cox
Vai de MOTU com as expansões ADAT. Ainda acho que enfiar 24 sinais de áudio de uma vez é muito prum HD. O teu "pc poderoso" poderia ser um Mac ou no mínimo um servidor com HDs em RAID, se possível com velocidade mínima de 10.000 RPM. Vc vai ter que que ter HDs muito rápidos pra dar conta. Não sei se dá pra configurar 3 placas Delta 1010 no mesmo sistema. A vantagem de se usar placas em vez e interfaces é que o "bus" é maior.
Sei lá, tb quero ouvir mais opiniões.

[ ]´s

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


Amok

Pois é rapaz...

vamos ve quem pode nos ajudar...se não der os 24 pelo menos 16!!!

Valeu

Raphael cox
Veterano
# jan/07 · Editado por: Raphael cox
· votar


Certo..

se fosse MOTU...seria a

MOTU 2408mk3
http://www.motu.com/products/pciaudio/2408/body.html

ou a
MOTU 24I/O
http://www.motu.com/products/pciaudio/24IO/

e mesmo com uma dessas precisaria de uma placa delta?

os conectores DB 25 teria que convertar em TRS, ou seja, na mesa DB 25 e na MOTU TRS, certo? depois com ADAT para a placa Delta 1010LT?

é + - isso?

outra dúvida,

tirando a possibilidade de comprar MOTU,

poderia sincronizar as 3 Deltas no PC?

maggie
Veterana
# jan/07
· votar


Raphael cox
nada... é porque é uma coisa mais profissional..de CD e tudo mais. (Sem ofensas)

Cara, sinceramente... se for fazer algo realmente profissional, utiliza o que já tem e grava tudo em um só canal no PC. Utiliza como instrumento pra deixar a banda afinada, gravem "ao vivo" e ouçam os erros. Depois podem gravar só os instrumentos principais como pista suja pra levar pro estúdio. Daí sim fica um trabalho de qualidade boa pra masterizar depois.

Ensaiando bastante antes de entrar no estúdio, vai gastar bem menos do que se comprasse mics, placas de som, etc.

É uma sugestão! :)

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


maggie

Obrigado, mas tem um problema: Depois nós não vamos poder ir pra outro estudio. Estamos montando o nosso, mas para ensaio e essas coisas. o que estamos querendo é fazer um trabalho gravado ao vivo mas que depois possamos tirar as pistas que não ficaram boas e recolocar, tipo, poder mexer em cada pista separada.

Obrigado

Eder Muchiutti
Veterano
# jan/07
· votar


Amok
Raphael cox
eu conheço (internet) um cara que usa 3 delta 1010lt sincadas e disse nunca ter problemas. Se tiverem mais dúvidas, entrem em contato com a M-Audio (ou a Quanta Music aqui no Brasil) que eles terão o maior prazer em responder a isso.

Eu sinceramente não vejo a finalidade de se gravar ao vivo a menos que se queira que o CD soe como um ao vivo. Se quer algo com real qualidade, o lance é gravar um de cada vez, em vários takes, prezando pela "perfeição".
E como eu disse antes, se for só pra gravar ensaios, grave em estereo mesmo que já dá pra saber bem como o grupo está desempenhando.

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


Eder Muchiutti

Muito obrigado pela atenção. É justamente isso que estavamos querendo: que a gravação ficasse como um ao vivo.

Valeu, vou pesquisar...quando achar respostas posto para tirarmos nossas dúvidas..

Abraços

Jabijirous
Veterano
# jan/07
· votar


sarpa

a gente conta na mao as lojas!! tem essa!! que eu fui no site e só tem essa pra vender!!!! uma aqui no rj que vende, mas vende incompleta!!

desconheço outra!! alias to querendo saber to querendo pegar uma dessas!! como eu disse, essa é A PLACA

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


Jabijirous

Parece que a Playtech tem, já olhou no site?

Jabijirous
Veterano
# jan/07
· votar


Raphael cox

nao achei lá!!!

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


ACHEI!!!!!!!!!

esse é o link:
http://www.playtech.com.br/produto.asp?cod=135467

entra ai e confere, acho qeu esse preço está bom.

Abraço

Eder Muchiutti
Veterano
# jan/07
· votar


Raphael cox
ele tá falando da RME, não da Delta. A delta acha-se por menos de R$800 por aí.

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


Eder Muchiutti

Foi mal...

Pessoal, tem alguma interface ou placa de som com 16 pistas?

não queria ter que comprar duas Deltas 1010LT, queria comprar só uma placa ou uma interface de 16, será que tem?

Valeu

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


Eder Muchiutti

Rapaz...vi um topico falando sobre uma Delta 1010 rack!

o que é? ela grava multipista e depois manda para o pc, é isso? como posso usar? como ligo ela no Pc?

sarpa
Veterano
# jan/07
· votar


Raphael cox, placas com 16 INs analógicos creio que seja BASTANTE difícil encontrar.

A Delta 1010 Rack é basicamente a mesma coisa da LT, a única diferença é que os conversores AD/DA ficam naquele gabinete externo.

Em seu lugar, ou pegaria duas 1010Lt (que é mais barato), ou investiria em alguma interface expansível via ADAT "LightType", fica mais barato expandir seu sistema de gravação.

Existem algumas soluções da própria M-Audio, por exemplo:

- FireWire 1814
http://www.m-audio.com/products/en_us/FireWire1814-main.html

- ProFire Lightbridge - Até 32 canais (penso em comprar uma dessas)
http://www.m-audio.com/products/en_us/ProFireLightbridge-main.html


Esses dois produtos são expansíveis através desse equipamento ( Behringer ADA8000 - http://www.behringer.com/ADA8000/index.cfm?lang=ENG ) que possui 8 canais cada peça.
No caso da M-Audio ProFire Lightbridge você - obrigatóriamente - deverá ter pelomenos um aparelho desses, pois ela não possui conexões analógicas.

Abraços e boa sorte nos projetos.

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


sarpa

Muito obrigado...você deve ter percebido que eu não entendo sobre esse assunto de gravação.

Por isso, faço mais uma pergunta besta:

Comprando uma ProFire Lightbridge e dois ADA8000, eu poderia mexer em cada pista separadamente no meu pc?

ou seja, depois que sai do ADA8000, entra no ProFire, depois entra no meu pc e ai eu posso mexer em todas as pistas separadamente, não é?

sarpa
Veterano
# jan/07
· votar


Raphael cox, sem dúvida.

Uma ProFire + 2xADA8000 é um sistema de gravação e tanto de 16 canais.
O legal é que, neste caso, você pode ir expandindo o sistema conforme sua necessidade.

Abraços.

sarpa
Veterano
# jan/07
· votar


Veja aí o link pra destribuidora aqui do Brasil:

http://www.quanta.com.br/music/loja/loja_detalhes.asp?cod_produto=379

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


sarpa

Rapaz...muito obrigado pela ajuda!!!

Raphael cox
Veterano
# jan/07 · Editado por: Raphael cox
· votar


Galera, fiquei com uma dúvida.

Se comprar o ProFire + 2 ADA8000, como faria para ligar os MICS: Ligaria direto no ADA8000 e depois de gravado, faço a masterização na mesa?

Como vocês sabem, tenho uma mesa de 40 canais, então daria para fazer o seguinte. Gravar os 16 canais e depois masterizar ou mixar no outros 16 canais. Será que entenderam?

No caso: MICS -> ADA8000 -> ProFire Lightbridge -> PC -> MESA (regular as alturas e essas coisa com o auxilio da mesa e seus monitores)-> PC -> GRAVAÇÃO NO CD

OU

Faria o seguinte:

Ligaria os intrumentos na Mesa, Converteria o Direct Out DB 25 em XLR (DB 25 -> XLR) e mandava para o ADA 8000 e depois faria normal.

Não sei se fui claro na minha dúvida.

Te mais

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


Ops, acho que achei a resposta:
Decidido o uso da mesa de som, vejamos como mandar os sons dela para a placa (interface) e como mandar de volta os sons do computador para a mesa. Aproveitamos para plugar também os teclados MIDI na mesa.

Primeiro, ligamos as fontes sonoras nos canais de entrada da mesa. Microfones, instrumentos elétricos e eletrônicos são conectados às diversas entradas. Depois, enviamos esses sons aos canais de saída, que podem ser os subgrupos, as saídas diretas dos próprios canais de entrada ou mesmo, na ausência destes, os masters. Como vimos, os instrumentos MIDI não serão enviados a essas saídas, apenas os microfones e demais instrumentos. A outra ponta dos cabos entra nos inputs da placa de som. Assim, o computador está recebendo os sons que vêm da mesa, pelas entradas da interface.

Agora, conectamos as saídas da placa de som aos canais de retorno de gravação (Mix-B) da mesa. Na ausência destes, ligamos essas saídas aos canais de entrada, lado a lado com as fontes sonoras. Só que as fontes sonoras são endereçadas às saídas da mesa, enquanto que esses retornos de gravação são enviados à seção máster da mesa, juntamente com os teclados MIDI, para que sejam monitorados e mixados.

Refazendo os caminhos do som, uma voz, por exemplo, captada pelo microfone, entra no canal da mesa, sai por um subgrupo ou direct out, entra na placa de som do computador, é gravada no hard disk pelo programa, sai pela placa de som e retorna à mesa para mixagem, quando então vai para o master. Dali, os diversos sons mixados em estéreo vão para dois lugares: o amplificador dos monitores e de volta para o computador, para a masterização do CD.

Até aí, nenhuma diferença entre estas conexões e as de um gravador multipista tradicional de rolo ou um ADAT. O que falta é o software reconhecer essas entradas e saídas da placa de som.

No mais popular dos programas gravadores, o Cakewalk Pro Audio, com sua versão 9 atualmente em lançamento, os canais de som são configurados pelo menu <Tools> <Audio options>, na janela <Drivers>. Clicamos para marcar as entradas e saídas que queremos usar e desmarcar as que não queremos. No exemplo, usamos todas as entradas e saídas analógicas das placas Gina e Layla (que aqui são usadas juntas, somando seus canais, como se fossem uma só) e desligamos as entradas e saídas S/PDIF, as do Voice Modem e as do driver de jogos, se não vamos utiliza-las. Habilite apenas aquelas que estarão conectadas à mesa ou a outros dispositivos.

No lado esquerdo da tela principal (“Track”), temos uma tabela que lembra o programa MS-Excel. É ali que configuramos nossas entradas e saídas, através das colunas “Source”, “Port” e “Pan”. Convém arrumar a ordem das colunas, puxando-as pelo seu título, com o mouse, para deixar as mais usadas à esquerda.

Há várias maneiras de alterar os valores dessas colunas. Com o mouse, em cada pista de gravação (linha horizontal da tabela), damos dois cliques na coluna desejada, abrindo assim a janela <Track Properties>. Escolhemos a entrada e a saída da interface que queremos usar para gravar e monitorar cada pista. Repare que as conexões são tratadas como pares estéreo de canais. Isto facilita o endereçamento de pistas estéreo.

é mais ou menos isso?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Querendo gravar 40 pistas separadas, qual placa de som?