Querendo gravar 40 pistas separadas, qual placa de som?

Autor Mensagem
Eder Muchiutti
Veterano
# jan/07
· votar


Raphael cox
é mais ou menos isso sim. Só que EU, mudaria alguns termos dessa explicação. Por exemplo: mandar pra mesa de volta apenas pra questões de retorno. Todo o trabalho de mixagem e masterização deve ser feito no computador pra mais praticidade.

Só uma pergunta: pq vc reluta tanto em usar 2 Delta 1010lt, se vc vai pagar R$1600 apenas por isso?
A alternativa que eu escolheria entre todas, podendo gastar um pouco mais, seria a MOTU 24I/O com certeza. Ela já tem 24 entradas e saídas analógicas, sem precisar se expansão nenhuma. Mais pra frente, caso vc queira expandir, compre outra e vc terá 48 canais e entrada e 48 de saída... canais é coisa pra caramba!

Você está no caminho certo. Boa sorte?!

ps.: recomendação pra se gravar vários canais simultâneos: investir uma graninha num HD Raptor, mesmo que seja de pequena capacidade (74Gb), apenas pra ser usado na hora da gravação.

Eder Muchiutti
Veterano
# jan/07
· votar


esquece a dica da MOTU... aqui no BR custa uns R$6000.

A delta 1010 rack tem conversores melhores que os da 1010lt, mas não compensa a diferença de preço.

Ah, me lembrei de uma alternativa interessante, mais fácil de se encontrar do que as RME: ESI MaXiO 32. Suporta 4 ADATs.

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


Eder Muchiutti

Muito obrigado pelas dicas. È que eu preciso ver todas as opções possiveis para na hora de comprar não me arrepender. Por isso preciso da opnião dos profissionais.

Só uma dúvida: o que são ADATS? é uma placa? interface? que coisa é essa?

Obrigado

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


Eder Muchiutti

Eu acho que vou comprar a Delta mesmo, é a opção mais barata e eficiente. É só ter um Pc poderoso não é?

Pensei nessa configuração
Intel Dual Core
2 Gb de ram
HD Raptor
3 Deltas sincronizadas (usando só vinte)

Mixagem faria na mesa. Outro problema é os monitores: conhece algum com preço medio de 2000 bom?

Valeu

Eder Muchiutti
Veterano
# jan/07
· votar


Raphael cox
até R$2000 eu ficaria com o KRK RP-6 ou RP-8 (difícil achar nesse preço, mas não impossível). Uma alternativa interessante é o Behringer Truth 2031A.

ADAT é um protocolo de transmissão de dados, mas estou generalizando no caso. Me refiro a um equipamento que receba os canais analógicos e converta pra formato digital e transmita VIA ADAT pra uma placa que tenha conexão ADAT, entendeu?

O Raptor é um HD caro, por isso sugeri um de pequena capacidade, pra ser usado só na hora da gravação.
Mixagem só usando o mixer parece legal, mas não sei se eu faria. Você tem compressor em hardware? E rebers/delays? Chorus? Isso tudo é mais fácil de se mexer em ambiente virtual, na minha opinião.

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


Eder Muchiutti

Esse equipamentos eu tenho, compressor, reverbs, chours, tenho todos. Estou pensando em usar a mesa só para ver melhor . Porque teria todos os canais na minha frente podendo equalizar, diminuir volume etc, e não ficar preso a um telinha de Pc.

Vou analizar todas essa possibilidade que você me deu e ver meu orçamento: só uma dúvida: tu és engenheiro de som? tecnico? alguma coisa? tu sabe muito hein!!!!!

Muito obrigado de novo...

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


Outra duvida minha é:

Por exemplo: Compro 3 placas delta, ate ai ok, tenho 24 pistas para gravar simultaneo, mas ai depois, eu faço algums over, e chegam a 30 pistas, como vou poder mandar as 30, se eu so tenho 24 saidas analogicas?

Eu acho que eu to precisando é de um curso de audio, vou começar a procurar, acho que gravação, se tiver, resolve meus problemas ,não acham?

Depois que está na mesa, regulo tudo deixo do jeito que eu quero, o que se faz depois? mando de novo para o PC regravar tudo em uma pista só?

Se alguem tiver apostilas ou conhecer site que tenha, agradeço pela ajuda.

Desde já vou começar a procurar..

Abraços

Eder Muchiutti
Veterano
# jan/07
· votar


Raphael cox
tem muita gente por aqui que sabe muito mais, garanto pra vc. Mas obrigado pelo elogio mesmo assim. Áudio é minha paixão.

Tendo mais canais gravados do que saídas, vc não poderá mandar todas de uma vez, só isso. Vc trabalha com uma parte, depois com o restante. O técnico que vc disse que auxiliará na sua igreja conseguirá te informar como fazer isso, roteando os canais para as saídas que vc quiser por dentro do próprio programa multi-pista.

Eu acho a mixagem em hardware na maioria dos casos com melhores resultados, mas mais complicada. Tenho quase nenhuma experiência nessa área, então desculpe se não posso ajudar muito bem.

Abraços.

ps.: o curso de áudio é uma ótima pedida, com certeza! A maioria é bem direcionada ao que vc quiser, no caso, mix analógica.

sarpa
Veterano
# jan/07
· votar


Raphael cox, mixar em analógico é ótimo!!! Ainda mais com essa Mackie que você nos mostrou ter ... dou total apoio!
Você precisará ter uma boa gama de periféricos ... apesar de que, dá pra trabalhar com efeitos processados pelo PC + hardware, tudo em sua Mackie, tranquilamente.

Eder Muchiutti, tenho um amigo que possui um homestudio em uma cidade vizinha, mas um diferencial do que vemos por aí: Um gravador Studer de 16 canais, analógico. Muito interessante trabalhar dessa forma, só é BASTANTE chato pra editar o áudio (cortar, copiar, fazer novamente, etc).


Abraços,
Juninho Sarpa.

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


Eder Muchiutti

Valeu.. só que o tecnico de som viajou.. =( e parece que vai demorar um pouco. Enquanto isso, pesquiso mais e vou me informando melhor. Conheço um engenheiro de som tambem, mas ele cobraria para fazer o serviço, e nem sei se ele trabalha com parte de gravação pelo pc, mas acho que sim, vou falar com ele.

Muito obrigado pelo apoio e paciencia comigo, sou novato nesse ramo (deu para perceber não?)

sarpa
Pois é, tendo uma mesa dessas, e alguns perifericos que já temos (efeitos, compressores e etc) acho que consegueria uma melhor qualidade, embora sendo mais trabalhoso.

Quando conseguir montar tudo direitinho, posto alguma musica para vocês conferirem se vai ficar boa.

Te mais, e obrigado

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


sarpa
Eder Muchiutti

Olha eu de novo!!!

Minha pergunta é: Fizemos uma "casa" para a bateria, mais ou menos 2,5m x 2,5m x 2,5 m ( + - , é um quadrado. Ela é toda revestida com madeira e carpete nas paredes até 1,20m +-, ou outros 1,30 (parte de cima) é vidro, em nas 3 paredes (só não tem vidro em uma parede). A grande questão é : a casinha é um quadrado, ok? ok!!!, os angulos de 90° ajudam ou atrapalham? se atrapalhar tem como eu colocar uma chapa curva para tirar os 90° dos cantos da parede, e ai? deixo os 90 ou tiro os 90?


(ja postei em outro topico, mas achei bom colocar aqui tambem, como eu faço???)

Obrigado

sarpa
Veterano
# jan/07
· votar


Raphael cox, olha só esses 'cantos' (ângulos de 90°) contribuem para criação das chamadas "frequências estacionárias", também reflexões bastante indesejáveis, podendo causar ainda cancelamento.

Algumas opções: "Arredondar" os cantos que são possíveis, deixando a sala sem cantos, ou melhor, com os cantos curvos. Além de dar um visual muito bacana, resolve seu problema.

Outra opção, é usar 'espuma acústica'. Não sei exatamente o nome que se já à essas espumas, mas você pode aplicá-la nos cantos, fazendo com que eles não reflitam erroneamente o som da sua bateria.

O problema vai ser o vidro... não vejo solução pra essa parte. Vidro é um negócio que reflete pra caramba, além de 'colorir' bastante o som pode fazer com que 'embole' tudo, principalmente a partir de 4Khz.

Imagino que esse vidro esteja lá para que o pessoa possa 'ver' o baterista, né? [hehehe]. O que você pode pensar é trabalhar com 'recortes' daquela tal 'espuma acústica' nos vidros laterais que estão paralelos, deixe o da frente para que o público possa ver o músico que está lá dentro.

É um espaço pequeno (como em meu estúdio aqui), portanto, todo cuidado acaba sendo pouco.
E minha sala aqui, por exemplo: 1,8m X 3,0m. Ela é praticamente um 'corredor'. O que me ajuda é o teto de madeira que, de um lado são 3,0m de altura, e do outro 2,4m. Ainda não cheguei num resultado satisfatório de som, mas estou próximo.

Em relação ao seu espaço pra bateria, o que você deve atentar é que ele é um cubo, isso pra 'acabar com som' é uma 'maravilha'. Mas nada é impossível. O lance é pesquisar e se divertir, tentando tirar o melhor som.

[desculpe a 'redação', hehehe]
Abraços,
Juninho Sarpa

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


sarpa

Estava conversando com o nosso baterista e ele tambem achou bom colocar angulos diferentes de 90 e pediu para eu pesquisar (ele trabalha o dia todo e a noite ensaia, as vezes).

Vou fazer isso que vocês falou, se não encontrar essas espumas, posso colocar chapas compensadas de 6mm (que dá para fazer curvas) com carpetes nos cantos.

Sobre os vidros: Colocamos ele por que estavamos com o som roubando todo o grave, imagine um cubo de 2,5 ( de altura é maior, deve ter 4m) todo de madeira, em TODOS os cantos, ai o tecnico disse: é bom voces terem uma parede "molhada" outra "seca" e foi isso que tentamos fazer, o vidro não é toda altura, é mais ou menos 1,00 acima da madeira que é mais 1 e tem a parte depois do vidro que é aberta um 1,5 ou mais.

Não testamos ainda porque o vidro não chegou, mas creio que será nescessário ajustar esses angulos.

Valeu pela Aula!!!! rs....

Obrigado

Valente_zl
Veterano
# jan/07
· votar


Salve,
Instalei a placa m-audio delta 2496, conectei a mesa e perfeito, mas quando vou gravar outra pista, a anterior é regravada e não queria que isso acontecesse. Alguns trabalhos eu gravei violão em um e voz em outra pista normal. Acredito que seja dentro do próprio Sonar 4, porém não encontrei a solução de voltar a gravar pista por vez, Se puderem me dar uma força agradeço!

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


Valente_zl

Rapaz...

da uma olhada e ve se a configuração Tocar/gravar está ativada. Mas pode ser outra coisa.

O Eder e o sarpa podem te ajudar melhor

abraço

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


sarpa
Eder Muchiutti

Grandes mestres,

vou começar a fazer um curso de audio, especificamente, mix
analogica

Tenho uma dúvida:

Temos uma area de 500 m² para sonorizar, 25m de comprimento por 10 de largura.

colocamos as caixas L e R cada um em um lado, 0m e 10m, uma do lado da outra, com os 10 m de distancia da largura (ficou nas quinas!!!olhando de comprido, será que deu para entender?).

Mas ai tem o povo de trás (são 25 m de comprimento) precisaria colocar um reforço para o povo de tras não ficar prejudicado. Poderia usar monitores de 8 só para trás? serve? ou colocar aquelas caixas suspensas, tanto na frente quanto atras (teria que substituir a que já temos).

Obrigado

sarpa
Veterano
# jan/07
· votar


Raphael cox, o que poderia acontecer você colocando esse 'reforço' apontado para o público lá atrás é acontecer um cancelamento de fase, a menos que o som das primeiras caixas não chegue de forma alguma àquele público. Se não chegar, ótimo.
Se chegar, aí há um problema...

... você teria que fazer um cálculo saber quanto tempo o som leva pra chegar das primeiras caixas àquelas que estão mais ao fundo, e assim ajustar o 'delay' dessas caixas de trás, para que elas executem o som ao mesmo tempo em que o das primeiras caixas cheguem à elas.

Se o ambiente é fechado, relaxe. Não há problemas...
Esse lance, chamado normalmente de 'torres de delay' são usados normalmente em grandes públicos, como "Rock in Rio", aquele show dos "Roling Stones" no Rio de Janeiro, essas coisas. Configurar uma torre de delay é um processo chato e exige muita experiência.

Enfim, no seu caso, creio que como você disse, simplesmente colocar as caixas lá ao fundo não haverá maiores problemas, vá em frente. Apesar de que, eu sou a favor de apenas o PA trabalhando.

Se ficou algo confuso no 'texto' [hehehehe] é só falar que tento explicar melhor.

Abraços,
Juninho Sarpa.

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


sarpa

Eu acho qeu entendi. Você disse que não acha necessário, mas que não teria problema nenhum em colocar, foi isso? Vou Fazer o teste. Coloco só o PA mesmo e compro monitores bons, o que Eder Falou parece ser bom, KRK RP-8, faço o teste só com o Pa, depois como os monitores lá atras, se não ficar bom, uso os monitores para gravação ou outra coisa.

Valeu Sarpa.

Obrigado,te mais.

Eder Muchiutti
Veterano
# jan/07 · Editado por: Eder Muchiutti
· votar


Raphael cox
tem mais outra coisa sobre seu ambiente. O ambiente fechado propicia bastante reverberação se não for tratado. Eu acho que não aconteceriam cancelamentos muito audíveis no caso de usar o reforço.

Sobre os RP-8, são excelentes monitores pra mixagem, mas não tanto pra altos volumes como a aplicação que vc citou. Pra isso, use caixas com maior potência, mais comuns em PA.

Ainda sobre o aquário do baterista, há uma maneira de vc evitar ondas estacionárias... fazendo uma quinta parede, de modo que os ângulos passem a ser maiores que 90°, ou então que as 4 paredes sejam como um trapézio, aí vc poderia colocar bass traps apenas nos angulos mais agudos (os de cima no desenho - desconsidere os pontos):
_________
\ ............/
..\_____/

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


Eder Muchiutti

Valeu mesmo, o nosso ambiente é todo tradado acusticamente: No teto tem aquele forro de lã de vidro (esqueci o nome), e todas as paredes são revestidas de madeira, e ai, você acha que pode ter cancelamento de fase, ou se é necessario usar mesmo as torres de trás?

Vale lembra que as caixas de PA vão ficar penduradas e eu acho que assim o som chega mais bem distribuido, não acha?

Te mais

Eder Muchiutti
Veterano
# jan/07
· votar


Raphael cox
sim, o fato das caixas serem suspensas faz toda a diferença na distribuição do som. Assim vc provavelmente não precisará de um reforço atrás.

sarpa
Veterano
# jan/07
· votar


Esse tópico rendeu, hein? Bacana!

Raphael cox
Veterano
# jan/07 · Editado por: Raphael cox
· votar


Eder Muchiutti
sarpa

Pessoal, preciso ser muito grato a vocês pela ajuda, sei que vai servi para quem tem essas dúvidas que eu tenho.

Obrigado mesmo, um dia fico sabido que nem vocês !!! =)

Ps: amanha vou entrar num curos de mix para show ao vivo e gravação analogica!!!! te que fim hein??!!!

Fico devendo a vocês!!!
Valeu pessoal

Eder Muchiutti
Veterano
# jan/07
· votar


Raphael cox
não deve nada.
Espero que todas as informações do tópico sejam úteis a outras pessoas, especialmente às que usarem a busca.. rs

Quando vc terminar o curso, certamente terá correções pra fazer à coisas que foram ditas aqui e muito mais a acrescentar e ensinar ao pessoal, então faça-nos esse favor, ok?!

Abraços e bom curso!

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


Eder Muchiutti

Ok..com certeza.

Quando fui fazer a inscrição do curso, disseram que eu vou ter que fazer um teste primeiro, porque eu não tenho diploma de audio´mas já trabalho com audio, então vão me avaliar para ver em que "nivel" eu estou.

So começa no dia 22.

Mas com certeza vou ajudar no que eu aprender

Nando_alvim
Veterano
# jan/07
· votar


PESSOAL EH O SEGUINTE TO COM UM PC FUDIDO PRA GRAVAÇÃO E QUERO MONTAR UM HOME STUDIO PARA GRAVAÇÕES AO VIVO DO MEU GRUPO.
PRECISO DE PELO MENOS 16 CANAIS DE GRAVAÇÃO SIMULTANEOS.
ENTÃO PENSEI EM COMPRAR UM PREOJECT MIX DA M-AUDIO QUE EH UMA INTERFACE DE AUDIO DE 8 CANAIS BALANCEADOS COM PRÉS DA M-AUDIO (QUE SÃO MUITO BONS) PODENDO EXPANDIR PRA MAIS 8 USANDO UM CONVERSOR DIGITAL/ANALOGICO ADA 8000 DA BEHRINGER. O QUE ACHAM DISSO ??? EH UMA BOA ALTERNATIVA ?? CONHECEM OUTRA COM MELHOR DESEMPENHO X VALOR ???

SEGUE LINK DA PROJECT MIX
http://www.quanta.com.br/music/loja/loja_detalhes.asp?cod_produto=367

Nando_alvim
Veterano
# jan/07
· votar


DETALHE NÃO ESTOU QUERENDO USAR NADA EXTERNO (MIXER OU OUTROS PERIFERICOS) APENAS O COMPUTADOR E PLUGINS

Raphael cox
Veterano
# jan/07
· votar


Nando_alvim

Desative o Caps Lock quando for falar, parece que você testá GRITANDO!!!

começando...

com esse preço você poderia pegar a MOTU 24I/O,

com 24 entradas e saidas analogicas, sem precisar de mais nada.

Outra coisa, se seu PC tá ruim...acho melhor começar a pensar em trocar outro.

Como disseram la em cima comigo, você vai precisar de um HD Raptor (10.000 rpm), porque é muit informação entrando de uma vez no PC. Processador bom, no minimo 2Gde ram, essas coisas.

o Eder e o Sarpa podem ajudar melhor.

Abraço

Eder Muchiutti
Veterano
# jan/07
· votar


Nando_alvim
O Raphael já disse o essencial. Direct Box é importante. Prés ou um mixer também podem ajudar.

Nando_alvim
Veterano
# jan/07
· votar


Desculpem por ter mandado assim com o CAPS ligado...
Então pessoal eu pensei no seguinte pra começar vou comprar um mixer da Behringer o UB2442 e uma interface PCI Delta 1010.
Em primeiro lugar pq essa mesa tem 8 direct outs mais 4 sub grupos e eu iria gastar com isso tudo no maximo 2000,00 entre mixer e interface, assim poderia investir em microfones e tals...o que acham ???
Meu PC eh um Celeron 3.0 de processador, 2 GB de memória e no caso eu teria que comprar um HD Raptor como nosso amigo Raphael falou....
O que acham desse setup ??

Abraços

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Querendo gravar 40 pistas separadas, qual placa de som?