Gravem um disco igual à Maria Rita (Sai bem baratinho)

Autor Mensagem
Bero Vidal
Veterano
# mar/06


Maria Rita usou um método muito bom e barato para gravar o seu segundo disco (chamado Segundo). Este esquema técnico de gravação é muito bom para quem tem pouca grana e, no fim de tudo, traz um resultado bastante satisfatório. Independente de gostarmos ou não do estilo ou das músicas que ela gravou, é bom avaliarmos "como" ela as gravou.

São quatro músico que participam do seu disco, contando com ela: Contrabaixo acústico, piano, bateria e voz. O disco foi gravado, basicamente como em um show ao vivo, só que no estúdio. Todos os instrumentos são gravados em faixas separadas, obedecendo as regras para a mixagem. É lógico que para a gravação ficar muito boa, o fator "técnico de gravação" conta muito. É preciso ter um profissonal com conhecimento absoluto de microfones e vazamentos de som. O estúdio em que você for gravar precisa, necessariamente ter equipamentos de captação bem precisos. Os estúdios que possuem estes equipamentos cobram muito caro, porém, da forma que estou falando, poderemos usar estes bons estúdios com apenas poucas horas de gravação, já que tudo funcionará como se fosse em um show.

Seis horas de estúdio são suficientes para gravar um disco inteiro desta forma. Depois negocia-se o preço da mixagem sem levar em conta as horas, somente o trabalho que o estúdio terá, e, depois, contrata-se um outro estúdio (ou pode ser até o mesmo) para a masterização. Se formos colocar no papel a quantidade de horas no estúdio, vai equivaler a, no máximo, uma sessão (seis horas). Se cada hora de um estúdio bom é, em média, R$ 50, na teoria, teremos 300 reias de despesas na gravação. Então, depois de gravado, negocia-se com um outro estúdio (ou com o mesmo) para a mixagem e masterização.

Antes de entrar no estúdio, porém, é necessário que a banda conheça em 100% a música que será gravada. Isto se chama Pré-Produção. Para isto, é preciso definir o andamento de cada música, pregravando em mid o metrônomo de cada uma, dando um espaço de 2 compassos de uma para outra. Faça metrônomos exatamente do tamanho de cada música que a banda irá gravar (pode ser feito em programas como Cakewalk ou afins) e depois transforme-os em wav. Transforme os wavs dos metrônomos em áudio e treine junto com o metrônomo, pois este vai ser a cúnica guia de tempo que se terá no estúdio. Façam quantos ensaios forem necessários até atingir o objetivo pretendido.

Na realidade, você e o restante da sua banda precisa entrar para a gravação afiados como em um show. No show você não pode errar, como também nesta gravação. Não é interessante um indivíduo fazer duas coisas ao mesmo tempo, como tocar guitarra e fazer back vocal. O interessante é que cada um se concentre apenas no seu instrumento ou na sua voz. Se sua banda é pequena, junte mais uma graninha e contrate algumas pessoas (profissionais) para fazer uma "banda de apoio". Será um dinheiro gasto por apenas um dia, porém lhe trará frutos valiosos, dependendo do trabalho.

No geral, se sua banda é de três pessoas, baixo, guitarra e bateria, você pode optar por um som cru como o do Red Hot, ou chamar mais alguém para fazer os teclados (que não precisa fazer parte da banda), ampliando a sonoridade da base. Se desejar que algumas músicas tenham um som mais "cozido", é bom colocar um violão, mas que a captação seja feita unpluged e ao mesmo tempo ligado em um cabo. Se achar que a bateria tenha um apoio, contrate um ou dois percussionistas. E, por fim, se quiser um apoio vocal, contrate um back masculino e um feminino. E faça ao "vivo no estúdio". Desta forma, o público sentirá a verdadeira "pegada" da banda, mas sem o ruído incômodo da galera.

Compre um caderno para anotar todas as coisas importantes durante o processo de ensaios. Coloque despesas como alimentação e transporte. Este caderno servirá para fazer uma cronometragem do processo. Com este caderno (que pode ser uma espécie de agenda), você anotará tudo que será gasto e em que dias vão ensaiar, gravar, mixar e masterizar. Ele será a caixa registradora da banda durante a empreita. Ele será o coração e o bolso da banda.

Acredito que as maiores despesas estarão durante os ensaios. Se sua banda tiver um local de ensaio, vai ser meio caminho andado.

Há algo muito importante a ser lembrado. Se a produção do seu pretendido disco tiver muitas convenções e arranjos mais elaborados, é interessante contratar uma pessoa para auxiliar na produção. Na realidade, não será um produtor, será, sim, uma espécie de diretor musical que fará com que o ritmo flua durante os ensaios, relembrando o que cada membro tem de fazer. Ele será um guia musical para a banda. A função deste indivíduo não é fazer arranjos, ou fazer a sonoridade da banda. Sua função é, sim, fazer com que os membros da banda permaneçam no ritmo, na harmonia e na afinação. Ele será um consultor para soluções dos problemas técnicos e terá a obrigação de fazer com que todos os instrumentos soem harmonicamente. Em todo caso, este profissional é um detalhe dependendo do objetivo do trabalho a ser gravado.


Abraços

Quem quiser um pouco mais de dicas, escrevam para mim: berovidal@hotmail.com

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


Ah

• Não esqueçam de compra um HD de 80G para ter em mãos o seu trabalho e facilitar o processo se for preciso trocar de estúdio entre a gravação e masterização.

• Comprem cordas novas para a gravação e vejam se as peles da bateria não estão gastas.

• Contratem cada músico de apoio como se ele fosse participar de um show

• Façam o repertório, anotando, em cada música, os instrumentos e os timbres que serão usados em cada música

• Se no disco for utilizado muitos instrumentos, não utilize-os de uma vez só em todas as músicas. Isto pode deixar o trabalho cansativo. O ideal é que haja nuances entre as músicas, com cestos contrastes instrumentais;

Etc...

John Elf
Veterano
# mar/06
· votar


No meu caso basta colocar 5 cabeludos dentro de um estúdio. 8)

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


John Elf

É isso aí...

John Elf
Veterano
# mar/06
· votar


Bero Vidal
Foi apenas uma piada. Mas ela demonstra uma coisa que eu penso: pra que ficar enfresculhando tanto a produção de um CD? Alguns dos maiores clássicos do Rock/Metal foram gravados, de certa forma, do modo que eu falei: com um monte de cabeludos em um estúdio. Por exemplo: o Black Sabbath gravou o primeiro album em apenas 12 horas, e o Deep Purple fazia vários improvisos em estúdio. Eles não ficavam se importando tanto com a produção. Apenas gravavam o som como ele vinha na hora, e assim publicavam. Com isso o trabalho soava mais direto, cru, seco e honesto. Tanto que até hoje Tony Iommi gosta de gravar albuns "ao vivo em estúdio", apenas chegando no estúdio e gravando os instrumentos, como foi o caso do album Iommi.
Então pra que se preocupar tanto com produções rebuscadas se isso pode, às vezes, até mesmo atrapalhar o seu som, tirando, de certa forma, parte da energia das músicas? Eu acho que isso é uma coisa pra se pensar...
Apesar disso, eu gostei do tópico. É muito útil e informativo, realmente ajuda muito quem está querendo gravar um album sem gastar muito.

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


John Elf

Beleza.

Acho que a intenção do tópico é fazer com que a molecada saiba que existem alternativas de se fazer um bom cd sem ter necessariamente bastante dinheiro. Você lembrou muito bem da sonoridade das bandas clássicas de Rock/Metal. A sonoridade deles na época era mais visceral. Na hora em que os anos 80 ofereceram 300 canais e eles começaram a gravar em separados, foi embora a energia vital necessária para o som bata forte, de primeira.

Na realidade, eu sugeri alguma produção mais rabiscada, mas isto não deve seguir à risca. Aqui no fórum passam muitas pessoas de muitos estilos e algumas se interessam por arranjos mais ecléticos, como o pessoal do jazz e da mpb. A intensão é fazer com que as bandas ou os artistas tenham cosnciência de que podem gravar o seu disco sem desembolsar tanto. A questão do arranjo ou musicalidade fica a cargo de cada um, mas uma coisa é certa: independente do tipo de música que se irá tocar, a música só funcionará com uma boa • afinação • clareza nas melodias • harmonias precisas de acordo com os temas melódicos • Manter o rítmo • Nunances entre estrofe e refrão • Momentos certos para solo •

Acho que isto existe em qualquer composição. O interessante é anotar todos os problemas a serem resolvidos e tentar resolvê-los antes de entrar em um estúdio.

Ps. Entendi a piada. Acho que me expressei mal com o "é isso aí".

Abraços

John Elf
Veterano
# mar/06
· votar


Bero Vidal
Bom saber que ainda há pessoas que não levam as coisas pro lado errado e que entendam o que as outras querem dizer. Realmente quando eu disse aquilo eu queria dizer que pro meu estilo, o Rock/Metal, não há tanta necessidade de uma produção rebuscada, pois o que importa pra esse tipo de som é a energia (o que, infelizmente, muitas bandas esquecem hoje em dia). Mas é claro que outros estilos, como Jazz e MPB, necessitam de uma melhor produção. Inclusive eu mesmo, que pretendo trabalhar nesses estilos, principalmente no primeiro, tenho conciência disso.
E, apesar da piada, o texto é bem útil pra mim, que pretendo lançar uma Demo ainda esse ano. E aposto que pode ser útil para vários outros aqui.
Enfim, valeu aí pelas dicas, e espero que não tenha levado a mal a piada.
Flw.

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


John Elf

Eu adoro piadas e de maneira algumas levei você mal. Ajuda para discontrair, pois o assunto é meio chato. Aliás, complexo. Acho muito bom trocarmos idéias. Tenho alguma experiência com gravação em estúdio e sei que se você quiser um trabalho bem feito, tem de estar no comando e, para se estar no comando, é necessário ter conhecimento sobre todos os possíveis problemas técnicos que possam ocorrer, tanto musicalmente, quanto em equipamentos. Espero que as pessoas possam opinar a respeito, pagodeiros ou metaleiros, jazzísticos ou mpbísticos, "cabeludos" ou carecas.

hehe

LeandroP
Moderador
# mar/06
· votar


Outra dica:

Escreva tudo que for tocar, mesmo que seja usando cifra.

Assim não rola de esquecer um acorde e perder um take legal.

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


John Elf
lguns dos maiores clássicos do Rock/Metal foram gravados, de certa forma, do modo que eu falei: com um monte de cabeludos em um estúdio.

Isso não quer dizer que não tiveram pós-produção. :)

Bero Vidal
Muito legal!

Julia Hardy
Veterano
# mar/06
· votar


Deep Purple fazia vários improvisos em estúdio.

e o Machine Head foi gravado num hotel em Paris, senão me engano

John Elf
Veterano
# mar/06
· votar


Bero Vidal
Sim, estar no comando da gravação é importante pro som sair como você planeja, e realmente é necessário conhecer sobre o assunto. Eu inclusive tô querendo aprender algumas coisas sobre o assunto nos próximos meses.

LeandroPanucci
Escreva tudo que for tocar, mesmo que seja usando cifra.

Assim não rola de esquecer um acorde e perder um take legal.


Verdade. É foda estar gravando e derrepente perder o Take por que esqueceu um acorde, uma passagem ou coisas assim.

maggie
Isso não quer dizer que não tiveram pós-produção. :)

Depende o album. A maioria dos de NWOBHM (das bandas menos conhecidas) não tinham pós-produção. O Black Sabbath também não teve.

Julia Hardy
e o Machine Head foi gravado num hotel em Paris, senão me engano
Essa eu não sabia. Legal. Valeu a informação. 8)

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


ainda vou gravar umas musicas só com baixo, bateria e voz.

LeandroP
Moderador
# mar/06
· votar


Julia Hardy

No corredor do hotel pra ser mais detalhista.

LeandroP
Moderador
# mar/06
· votar


Vi numa entrevista em que o Blackmore dizia: "Se a polícia suíça fosse menos tolerante, talvez Smoke on The Water nem existiria", se referindo ao barulho nos corredores no hotel e nas casas mais próximas.

cadastro1
Veterano
# mar/06
· votar


Eu não entendi...

Alguem pode explicar melhor?

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


mina grunge cobain
Eu não entendi...

Alguem pode explicar melhor?


Leia de novo, até entender.

cadastro1
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
Desisto!

Tem muita coisa pra ler..:P

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/06
· votar


mina grunge cobain
Então você nunca vai gravar um disco igual da maria rita po

cadastro1
Veterano
# mar/06
· votar


ServeTheServants
Ah eu nem queria mesmo =P

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06 · Editado por: Ed_Vedder
· votar


mina grunge cobain
Desisto!

Tem muita coisa pra ler..:


deve ter sido por isso que vc não entendeu.

Não conheço outra maneira de enteder um texto, sem antes ler.

Philipius
Veterano
# mar/06
· votar


É interessante essa forma de gravar.

Estava pensando em a utilizar para gravações que farei em breve, mas não sei se ficaria legal por exemplo na minha banda de Death Metal.

E gravar ao vivo em um canal só não sai legal.

Alguém conseguiu fazer uma boa gravação de Metal nessa situação?

Abraços.

cadastro1
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
Tá eu li e entendi mais ou menos..

Dá pra gravar cd com baixo custo beneficio,acertei?

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


mina grunge cobain

muito bem, merece um biscoito =)

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Philipius
E gravar ao vivo em um canal só não sai legal.

Realmente é muito complicado cara, principalmente a bateria, vc vai ter que microfonar ela muito bem, e mesmo assim NUNCA vai ficar tão bom quanto uma gravação por canal.

eu ja postei umas gravaçoes ao vivo aqui no cifra, pena que ja expiraram (eu acho)

cadastro1
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
muito bem, merece um biscoito =)
¬¬

Fale a verdade man...hahahahahahahah....

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/06
· votar


Eu ainda pretendo gravar um cd monofonico
Que nem aquelas orgias monofonias que o Alex Chilton do Big Star fazia nos anos 70

Philipius
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
Pois é, man, já estou descartando essa hipótese.
Especialmente no caso do Death Metal. Acho que até minha guitarra em linha ia captar o bumbo duplo. hehehe

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Philipius

com certeza cara, por isso fiz referencia à bateria, pois ela é muito marcante no death metal.

Sem contar que oresultado é muito melhor viu cara, vale a pena gastar uns cruzeiros a mais.

Não sei como vcs estão pensando em fazer. no nosso caso, gravamos um ensaio ao vivo e pegamos o trecho em que ficou melhor encaixado possivel. feito isso o batera gravou a sua parte com os fones (ouvindo a jam ao vivo). depois foi baixo, guitarra base, solo e vocal por ultimo.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/06
· votar


Ah
só que ninguem comentou que a sonoridade das bandas antigas famosas que usavam esse esquema tá mais para sonoridade de demos de qualqer banda nos dias atuais
o que definitivamente não é uma coisa ruim

mas eu ando nerd com produção, e acho muito mais graça num som extremamente polido que tenha zilhões de coisas acontecendo ao mesmo tempo e eu tentar achar o que é cada uma delas do que num som mais reto

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravem um disco igual à Maria Rita (Sai bem baratinho)