Gravem um disco igual à Maria Rita (Sai bem baratinho)

Autor Mensagem
Matheus Mattos
Veterano
# mar/06
· votar


Guitarristas economicos são a melhor coisa que tem, que respeitam os outros instrumentos

Concordo! Tem que saber colocar a guitarra na música e não fazer a música em função da guitarra...

Fullmetal
Veterano
# mar/06
· votar


Pessoal, esse não seria o caso do tópico ser movido para "Gravação e Home Studio"?

Na boa, aqui em "música em geral" ele me soa deslocado e logo vai afundar soterrado sobre tópicos de avaliações de bandas, Metal Vs qualquer outra coisa e etc.

maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Fullmetal
Pessoal, esse não seria o caso do tópico ser movido para "Gravação e Home Studio"?
movido!

Fullmetal
Veterano
# mar/06
· votar


maggie
;)

Obrigado!

Eder Muchiutti
Veterano
# mar/06
· votar


Eu não li absolutamente tudo do tópico, mas a maioria.
Quanto ao tipo de gravação, achei legal a dica inicial pra alguns estilos musicais, mas não funciona pra tudo. Especialmente se a música for muito técnica e quer-se tender à perfeição. E mais ainda se os músicos não forem profissionais, como é o caso de uma grande parcela das pessoas que gravam hoje em dia.

O segundo colega a postar faou sobre gravar rock/metal da maneira mais crua e sem muita produção. Bom, isso podia até funcionar, principalmente por falta de recusos, nos 70/80. Hoje, a menos que se queira aquela sonoridade (que não me agrada), esse processo não é muito usado. Na absoluta maioria das bandas que vi gravando, muitas das quais famosas (Metallica e Dream Theater por exemplo), usam o processo multi-pista e com cada música gravando na sua vez. Não é um processo que poupa tempo e muito menos dinheiro, porém, se você quer atingir um nível de produção altíssimo e ter total controle sobre o som gravado, não tem outro jeito.
Bateria usando 20 canais, com cada peça microfonada, com flexíbilidade timbrística enorme é o padrão. Como vc vai fazer pra gravar arranjos complexos com 2 ou 3 guitarras tendo só 1 guitarrista? E arranjos orquestrais, muitos dos quais são feitos com samples e VSTis? Como conseguir AQUELE timbre de bumbo, tons e caixa matadores se vc não tiver controle sobre cada peça?

Bom, essa é apenas minha opinião.
Abraços.

Claudio Natureza
Veterano
# mar/06
· votar


Eder Muchiutti

concordo em número e grau.

nem no tempo da mesa de 4 canais nego gravava no 1,2,3.

e se a Maria Rita disse que fez isso ela mentiu.

DudBob
Veterano
# mar/06
· votar


Fiquei em duvida em uma coisa...

Como funciona a divisão dos canais? Digo, cada instrumento é gravado em uma pista, isso? No caso de usar um software, cada uma dessa pistas vai aparecer em separado nele? Ou sao pistas separadas apenas na mesa?

Valew.

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


Claudio Natureza

Bero Vidal
o dia em que alguém conseguir gravar algo decente em seis horas, mesmo sem colocar ai nenhum minuto de mixagem e masterização, eu troco de sexo.


Qual é o seu sexo????

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


Eder Muchiutti

A intensão do tópico não é ensinar como gravar o disco perfeito. E sim gravar seu disco sem grandes despezas.

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


DudBob
Como funciona a divisão dos canais? Digo, cada instrumento é gravado em uma pista, isso? No caso de usar um software, cada uma dessa pistas vai aparecer em separado nele? Ou sao pistas separadas apenas na mesa?

Este método não é para ser feito em casa, com seu computador pessoal. É um método que exige profissionais qualificados, tanto músicos quanto técnicos de som.

Em um estúdio bom (existente na grande maioria das capitais brasileiras) existem equipamentos que permitem que você e sua banda gravem em pistas separadas todos os instrumentos tocados ao mesmo tempo. Este lance é bem profissional e requer muita atenção na hora em que está sendo produzido. O achado de se gravar assim é que você pode gravar seu disco inteiro em apenas uma sessão de estúdio. Para isso, a pré-produção é essencial. Certifique-se que na sua cidade existe algum estúdio com este recurso e chame a galera para gravar o seu. Vai ser muito bacana.

Valeu

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


Claudio Natureza
nem no tempo da mesa de 4 canais nego gravava no 1,2,3.

Informe-se antes de opinar!

John Elf
Veterano
# mar/06
· votar


Eder Muchiutti
O segundo colega a postar faou sobre gravar rock/metal da maneira mais crua e sem muita produção. Bom, isso podia até funcionar, principalmente por falta de recusos, nos 70/80. Hoje, a menos que se queira aquela sonoridade (que não me agrada), esse processo não é muito usado. Na absoluta maioria das bandas que vi gravando, muitas das quais famosas (Metallica e Dream Theater por exemplo), usam o processo multi-pista e com cada música gravando na sua vez. Não é um processo que poupa tempo e muito menos dinheiro, porém, se você quer atingir um nível de produção altíssimo e ter total controle sobre o som gravado, não tem outro jeito.
Bateria usando 20 canais, com cada peça microfonada, com flexíbilidade timbrística enorme é o padrão. Como vc vai fazer pra gravar arranjos complexos com 2 ou 3 guitarras tendo só 1 guitarrista? E arranjos orquestrais, muitos dos quais são feitos com samples e VSTis? Como conseguir AQUELE timbre de bumbo, tons e caixa matadores se vc não tiver controle sobre cada peça?


Eu me referia exatamente a essa sonoridade mais crua dos anos 70/80, pois para o tipo de som que estou fazendo agora ela fica interessante. Mas, como eu já disse, é lógico que ela não se encaixa muito bem para todos os estilos.

Fritz_mkvl
Veterano
# mar/06
· votar


É legal gravar ao vivo em estúdio.

CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Veterano
# mar/06
· votar


Dvd do Epica - We Will Take You With Us...''ao vivo no estudio''?
Quem jah viu esse Dvd, poderia me responder se essa coisa de gravar ao vivo no estudio, é justamente o que acontece no Dvd da banda?

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


CurTu MeTaL e NaO o DemOn
Dvd do Epica - We Will Take You With Us...''ao vivo no estudio''?
Quem jah viu esse Dvd, poderia me responder se essa coisa de gravar ao vivo no estudio, é justamente o que acontece no Dvd da banda?


Eu não conheço essas. Mas a banda nacional que gravou assim foi o Paralamas do Sucesso no DVD "Longo Caminho". Não foram gravadas todas as faixas desta forma, mas uma boa parte.

DudBob
Veterano
# mar/06
· votar


Bero Vidal

Por exemplo, se eu gravar a bateria, microfonando peça por peça, eu poderia mexer nelas em separado, se gravasse desse modo em pistas separadas? Ou ainda, quando a banda tem um orçamento um pouco melhor, bateria e baixo juntos, ficando gravadas as peças da bateria e o baixo, cada um em uma pista diferente.. ficariam assim umas 10 pistas..
Quais seriam os equipamentos necessários para fazer essa gravação, em pista separadas? Uma mesa digital?

Valew!

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


DudBob

Por exemplo, se eu gravar a bateria, microfonando peça por peça, eu poderia mexer nelas em separado, se gravasse desse modo em pistas separadas? Ou ainda, quando a banda tem um orçamento um pouco melhor, bateria e baixo juntos, ficando gravadas as peças da bateria e o baixo, cada um em uma pista diferente.. ficariam assim umas 10 pistas..
Quais seriam os equipamentos necessários para fazer essa gravação, em pista separadas? Uma mesa digital?


Isso mesmo. Você pode gravar com a bateria pondo um microfone em cada peça e, cada peça irá para um canal separado. É lógico que, dependendo do microfone e da acústica do estúdio, vai vazar algum som, mas será mínimo. Gravar bateria e baixo junto é bem mais simples a resposta, já que o baixo é plugado, indo, desta forma, para um canal só do baixo, sem interferência sonora nenhuma. E o cálculo é mais ou menos este mesmo: 8 canais para a bateria e um para o baixo.

Na realidade, os equipamentos é que não são acessíveis para nós, reles mortais. Estes equipamentos são muito caro e, não vale a pena adiquiri-los para fazer gravação caseira. Porém, os equipamentos, em tese, são os mesmos, desde os antigos até as mesas digitais ligadas direto em equipamentos que suportam HD. Existem também mesas multitracks que gravam em MD ou DVD, que são as mais ascessíveis ao público. Porém, os aparelhos ADAT são os mais usados. Estes aparelhos trabalham com fitas de video de alta resolução. Em minha opinião, o som gravado neles são muito bons pois beiram o analógico. Geralmente, cada um dele tem 8 canais. Porém, eles trabalham em sincronia um com outro. Ou seja, se você possui três aparelhos ADAT, eles vão gravar sincronizados 24 instrumentos (ou microfones) ao mesmo tempo e em canais separados.

É bom lembrar que estes aparelhos não vão funcipnar perfeitamente se forem utilizados sozinho. Eles só renderão 100% com o auxílio de diversos equipamentos de estúdio e, imprensindivelmente, de um bom aquário de gravação. E aí é que o bolso não aguenta se você não puder se dedicar exclusivamente a montar seu estúdio. É como se você tivesse uma guitarra sem pedaleira.

Por isto, é bom se dedicar ensaiando bastante e, depois, alugar um estúdio que tenha estes equipamentos, por seis ou doze horas, e mandar pau no seu projeto.

Espero que tenha clareado alguma coisa.

Abraços

Eder Muchiutti
Veterano
# mar/06
· votar


Bero Vidal
eu entendi sua intenção. Estava apenas replicado o comentário do John Elf.
Na maioria dos estilos musicais, eu prefiro gravar cada instrumento separadamente. Claro que isso não funciona bem pra um Jazz por exemplo, mas pra sertanejo, rock, pop, metal, estilos comerciais e que não exigem essa interação em tempo real, acho preferível gravar separadamente, fazendo quantos takes o músico achar necessário. E isso também é uma facilidade pra Homestudios né?! Afinal, não é todo mundo que pode ter uma interface e um computador suficientes pra gravar 24 canais simultâneos. A maioria de nós, meros mortais, só pode pagar por 8 canais.. rsrs.

Julia Hardy
Veterano
# mar/06
· votar


John Elf
Essa eu não sabia. Legal. Valeu a informação. 8)

Correção: o hotel era em Montreux, na Suiça

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


Eder Muchiutti


eu prefiro gravar cada instrumento separadamente

Eu tb, mas a discussão não é esta. É mais perfeccionaista, mas é bem mais caro.

Quanto aos equipamentos, eu só listei alguns, masfoi porque o DudBob me perguntou quais eram os equipamentos. Mas eu taambém acho uma locura comprar este tipo de quipamento para usar em casa. A própria mensagem que enviei ressalta bem isto.

Ok..

Eder Muchiutti
Veterano
# mar/06
· votar


Bero Vidal
repito: entendi o foco da discussão. Sei que você apresentou uma alternativa viável pra bandas que querem gravar suas músicas e que o tópico nada tem a ver com gravação em Homestudio. Apenas voltei a coisa mais pro lado de "soluções para Homestudio" e não tanto "soluções pra bandas". Desculpe-me pelo desvirtuamento.

DudBob
Veterano
# mar/06
· votar


Bero Vidal

Agora já me liguei mais no assunto! Só mais uma coisa.. estávamos falando de gravar a bateria microfonada peça por peça, uma em cada canal da mesa de som, agora, é possível que esses canais separados apareçam em separado (em pistas diferentes) também no software que utilizamos?
Pensei mais ou menos assim, depois de gravada a bateria, quero utilizar um plug in do software para comprimir um pouco o som da caixa, e jogar mais grave no bumbo.. seria possivel?

Valew!

Eder Muchiutti
Veterano
# mar/06
· votar


DudBob
Desculpe a intromissão pois a pergunta não é pra mim, mas acho que posso responder. É possível que cada microfone apareça em um canal, só dependendo do número de canais de entrada da interface (placa de som). Isso é o que vai determinar quantos canais simultâneos ela pode gravar. A M-Audio Delta 1010lt por exemplo tem 8 entradas analógicas + 2 via S/PDIF.

DudBob
Veterano
# mar/06
· votar


Eder Muchiutti

Imagine, nao precisa se desculpar! Quanto mais opniões melhor! Então tudo depende dos canais da interface isso? Pensando na m-audio que voce citou, eu posso gravar 10 canais simultâneos no software? POsso usar o protools m-powered com ela, isso?

Estava vendo a digi002, o que me dizem dela? Ela tem uma entrada para cada tipo de instrumento (guitarras strato, lp, etc).

Valew! (espero que nao tenha desviado muito o assunto principal do tópico..)

has4
Veterano
# mar/06
· votar


PARABÉNS pelo grande tópico... acrescento às boas dicas de todos que quando a banda estiver ensaiando em qualquer local (corredor de hotel - rs), não esqueçam de levar um gravador (mesmo q seja dos piores) para que a banda ouça e discuta o que está rolando... ajuda pacas!

REALMENTE, não precisa muitas frescuras não... o FELLING é o que importará numa gravação, e Feeling, só ao vivo mesmo, na minha concepção!

Todas estas idéias são brilhantes. O ruim nos estúdios é ter que ficar preocupado com as horas = CORTA ASTRAL mesmo!

Estou montando meu HOME STUDIO (simplérrimo - qlq dia posto fotos) apenas para não ter que passar o vexame que passei em alguns... tempo... dinheiro... cortar o astral, etc. Já vi muitos bons trabalhos gravados em HOME STUDIOS da vida... penso que depende de MÚSICOS e DEDOS nos CONTROLADORES. Ah, e dicas com estas aqui... VALEM MESMO, TODAS!

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


DudBob

é possível que esses canais separados apareçam em separado (em pistas diferentes) também no software que utilizamos?

O Eder Muchiutti já disse disse tudo. Só mais uma coisa. Existem placas de som profissionais com interface de fibra ótica. A fibra ótica é um treco fantástico. Os equipamentos que fazem esta conexão com o PC via fibra ótica,que é o caso de algumas mesas digitais, conseguem passar dezenas de canais em separado e por um só fio. Mas esta tecnologia é uma das mais caras, utilizadas apenas em grandes estúdios mesmo...

Eder Muchiutti
Sem desculpa nenhuma. Não precisa. Um assunto leva a outro. Normal. É só pra galera não achar que estamos falando de "como gravar o disco perfeito" e sim "como gravar sem tanta grana".

Valeu

Eder Muchiutti
Veterano
# mar/06
· votar


Só complementando o que o amigo Bero Vidal disse, quando você ouvir falar no tal de ADAT, estarão se referindo a um tipo de conexão que suporta 8 canais de entrada/saída simultâneos. Um exemplo desse funcionamento:
Placa
RME Hammerfall com uma interface de conversão A/D (Analógico/digital) como a Behringer ADA8000.

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


Eder Muchiutti

Muito boa dica de site. Apesar de não podermos comprar, pelo menos nos mantêm informados... rerer

Eder Muchiutti
Veterano
# mar/06
· votar


Bero Vidal
só pra conhecimento mesmo.. rsrs

Mauricio Luiz Bertola
Veterano
# mar/06
· votar


Já gravei uma "demo" desse jeito e ficou até razoável, mas eu não possuo as qualificações técnico-musicais para gravar desse jeito de modo que fique bom, creio que, para mim, o método de gravação canal à canal, separadamente seria mais cômodo.
A muitos anos atrás, na década de 80, eu fui auxiliar de estúdio, e na época o equipamento disponível (no geral e particularmente neste estúdio) era bem primitivo comparado ao que se pode fazer hoje em dia. Cheguei a gravar (e tocar trechos e "barulhos") em uma "demo" de uma banda progressiva de Piedade, RJ (chamada Vriesa) que acabou sendo aceita na rádio Fluminense FM, "A Maldita", do qual eu fui consultor por um curto período. A gravação foi feita em rôlo, direta, e o resultado foi razoável, chegando a tocar num programa dedicado à "demos".
Abç

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravem um disco igual à Maria Rita (Sai bem baratinho)