Gravem um disco igual à Maria Rita (Sai bem baratinho)

Autor Mensagem
maggie
Veterana
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
Não sei como vcs estão pensando em fazer. no nosso caso, gravamos um ensaio ao vivo e pegamos o trecho em que ficou melhor encaixado possivel. feito isso o batera gravou a sua parte com os fones (ouvindo a jam ao vivo). depois foi baixo, guitarra base, solo e vocal por ultimo.

Já fiz isso e funciona bem.
Dá pra fazer um misto, gravar a trilha suja e a bateria, depois o resto da banda "ao vivo". Assim poupa tempo também e diminui o risco de entrar o som do bumbo nos backings! hahaha

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


ServeTheServants

isso vai muito da ocasião... ouvir um rock'roll do led todo cheio de firulas, por exemplo, não teria a mesma essencia não acha?

o mesmo que ouvir bohemia rapsody ou money sem todos os detalhes de produção...

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Já fiz isso e funciona bem.
Dá pra fazer um misto, gravar a trilha suja e a bateria, depois o resto da banda "ao vivo". Assim poupa tempo também e diminui o risco de entrar o som do bumbo nos backings! hahaha


No meu caso (vocal) é bem mais facil gravar ao vivo, pega toda a pegada da banda ali, na hora, não curto muito cantar com fones, sozinho. perde muito do "punch".

Philipius
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
Sem contar que oresultado é muito melhor viu cara, vale a pena gastar uns cruzeiros a mais.
Estamos caindo para esse lado mesmo!

Não sei como vcs estão pensando em fazer. no nosso caso, gravamos um ensaio ao vivo e pegamos o trecho em que ficou melhor encaixado possivel. feito isso o batera gravou a sua parte com os fones (ouvindo a jam ao vivo). depois foi baixo, guitarra base, solo e vocal por ultimo.
Pois é, acho que vou fazer de um jeito parecido.
Estou pensando em escrever as músicas em MIDI e utilizar como guia.
Acho que as guitarras serão gravadas de forma digital, em linha, então as gravaremos primeiro e depois usaremos esse arquivo como guia.

O baixo talvez gravaremos em linha também, então complementaremos a guia.
Assim, somente a bateria e o vocal ficariam para estúdio, barateando bastante!

No caso da banda de Hard Rock/Progressivo, o processo deve ser semelhante.

O que acha?

janick
Veterano
# mar/06
· votar


Bero Vidal
Escreva alguma coisa sobre a qual eu ñ saiba. Ahah
Isso se chama artista falido na minha opinião.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
Claro claro, só to dizendo meu ponto de vista quanto à essa sonoridade simples eheh, se bem que eu morro de curiosidade de saber o que o Roger ou o Jimmy Page fariam nnum estudio por exemplo, igual do Trent Reznor, ou mesmo igual desse povo do Hip hop americano onde tem TUDO às mãos dele pra polir o som

janick
Veterano
# mar/06
· votar


se bem que eu morro de curiosidade de saber o que o Roger ou o Jimmy Page fariam nnum estudio por exemplo, igual do Trent Reznor, ou mesmo igual desse povo do Hip hop americano onde tem TUDO às mãos dele pra polir o som.
Apesar que a qualidade do som deles morava ali, eles ñ dependiam de equipamentos e etc. Era o som "cru" ali.

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/06
· votar


janick
Sim, mas por isso mesmo a curiosidade, imagino o Jimmy Page tendo em mãos um monte de synths, controladores mids, o que ele faria com a guitarra dele, seria algo bizarro

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Philipius
No caso da banda de Hard Rock/Progressivo, o processo deve ser semelhante.

O que acha?


Mesmo considerando um enorme abismo entre os estilos acredito que dá pra fazer de igual forma sim man.

O lance de gravar os midis é bem legal, como vc mesmo falou, barateia bastante.

Tem que ver se não vai perder muito da pegada, que foi o que eu fiz referencia no outro post. Leva um tempo pro cara acostumar a gravar em linha (pelo menos eu ainda não me adaptei) principalmente batera e vocal.

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


ServeTheServants

ja assistiu o dvd do dark side?

muito irado pra quem curte esses lances de produção... tem umas partes em que o gilmour mostras as guitarras sobrepostas de money, bem massa.

Philipius
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
Tem que ver se não vai perder muito da pegada, que foi o que eu fiz referencia no outro post. Leva um tempo pro cara acostumar a gravar em linha (pelo menos eu ainda não me adaptei) principalmente batera e vocal.
Com certeza!

Mas alguns de nós temos uma certa experiência em gravação por canal.
Espero que dê certo, quero gravar logo. hehehe

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Philipius
Mas alguns de nós temos uma certa experiência em gravação por canal.

massa, ai já é meio caminho andado.

Pra mim é foda até hoje, sabe com oé garageiro é garageiro ahuahau

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
Não assisti man, mas morro de vontade, tem algumas sacadas deles q eu pago muito o pau, tipo os batimentos cardiacos da In The Flesh no The Wall, as dobras de guitarra
Soube que tinham musicas com até 10 guitarras tocando a mesma coisa, as vezes em tons ligeiramente desafinados pra dar aquela sonoridade foda

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


maggie, John Elf e Julia Hardy

O mais importanete não é a pós-produção. As coisas têm que ser feitas gradualmente.

PRÉ-PRODUÇÃO

• Se você não tem o que gravar, o mais importanet é fazer um repertório;

• Depois de feito o repertório, trabalhe nos arranjos, anotando tudo o que for preciso, desde os acordes em cifras ou em partituras até possíveis solos. Nesta fase, ainda não há preocupação com ensaios. Esta é a fase de se colocar as idéias básicas para as músicas, diferenciando-as umas das outras, ou até mesmo fazendo um elo entre ambas, se for um disco de caráter progressivo. Esta fase é crucial para o desenvolvimento futuro do trabalho. É nesta etapa que são definidos a quantidade de pessoas que participará do projeto, entre músicos e pessoal de apoio. Geralmente, começa-se os ensaios quando o repertório, arranjos e a quantidade de profissionais estão pré estabelecidos.

• Antes de começar os ensaios, grave em um gravador digital ou analógico simples todas as músicas, na sequencia certa, com voz e violão. Transforme-as em um CD simples, que servirá de base para o restante da banda, para que todos conheçam a música e não percam tempo aprendendo os acordes nos ensaios. Faz-se necessário também que sejam distribuídas para cada membro a letra da música com suas cifras. É importante que nos papés impressos com as letras estejam descritos quantas vezes a música irá repetir, os locais das convenções, estrofes e refrões (se houver), etc.

• A partir de agora, começa-se a mexer no bolso. Anteriormente, as únicas despesas foram: gravar vários CDzinhos com o repertório gravado em violão e, se não souberem como gravar este cdzinho, postem que esclarecerei dúvidas; foi gasto com a impressão das letras e só. A despeza para isto não passa de R50,00.

• Entre em contato com os músicos de apoio, negociando desde já o preço que cada um cobrará.

• O período de ensaios deve durar entre uma a duas semanas. Mais que isso, o trabalho torna-se inviável para quem quer poucas despezas.

• Para a galera começar os ensaios, é necessário fazer um cronograma de ensaios. O ideal é que cada música seja ensaiada diariamente. Aí entra um detalhe. É importante que a banda tenha um local de ensaios. Se, infelizmente, a banda não tiver este local, terá de desembolsar uma grana extra para pagar o estúdio de ensaio. O ideal é fazer ensaios diários de quatro horas. É importante que estes ensaios sejam gravados em gravador simples, para que se escutem depois, avaliando a si próprios.

• Os ensaios podem ocorrer pela manhã e a avaliação dos ensaios gravados em L/R poderão ser à tarde. É importante que NENHUM membro falte a qualquer ensaios. Ensaie com metrônomo. (releia a primeira mensagem que conterá alguns detalhes sobre isto)

• Em uma semana, seguindo este ritmo, com certeza já estarão afiadas dez músicas, pelo menos. Só então entraremos para a


GRAVAÇÃO (que poderemos chamar de PRODUÇÃO)

• Aluga-se um bom estúdio com equipamentos de captação de som que seja dos melhores. Os tracks terão de se gravados em pistas separadas, apesar de todos estarem tocando ao memso tempo. É imprensidível que este estúdio tenha um bom técnico de gravação.

• Grava-se. Não toque com muita fúria, toque apenas com "pegada". A mixagem será responsavel por boa parte da intensidade musical.


PÓS-PRODUÇÃO

• Nesta fase, os músicos de apoio já não são necessários. Em primeiro lugar, faz-se a mixagem, retirando todas as sujeiras provinientes de possíveis vazamentos. Alguns preferem deixar as sujeiras e isso fica a cargo do objetivo do trabalho. O mais importante da mixagem é fazer com que todos os instrumentos tenham o nível de intensidade necessário para o crescimento ou leveza da música. É importante que o técnico que fará a mixagem tenha bastante experiência. Exija isto, pois você estará pagando. Acompanhe todo o processo, dando sujestões de como a música deve ser timbrada e quais instrumentos devem sobressair-se.

• Feito a mixagem, o último estágio é a masterização. Algumas mixagens saem tão bem feitas que o pré-master já vem quase como master. Em todo caso, é muito importante contratar pessoas especializadas nesta área, pois o trabalho será muito mais valorizado. O brilho dos instrumentos estará mais visível. Os decibéis serão padronizados para zero Db. Exija experiência da empresa ou técnico que fará isto para você. Não confie esta etapara para o Sound Forge, como fazem muitas pessoas, querendo economizar um pouco mais, porém comprometendo a qualidade do trabalho.


Ao meu ver, muito mais que a produção e pós-produção é a PRÉ-PRODUÇÃO, pois é ali que está contido o cerne de tudo que se seguirá. A gravação em um hotel só foi possível porque houve pessoas envolvidas no processo, trazendo os equipamentos necessários para que aquilo ocorresse.

É isso.
Espero que sirva pra alguns.

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


ServeTheServants

isso mesmo cara... em money eles dão um show, o waters explica que escreveu todo o compasso do baixo, encima daquele barulho da caixa registradora...

e em dado momento o gilmour revela que boa parte do dark side saiu de uma jam de tres horas tocadas basicamente em Em e A.

Philipius
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
Pra mim é foda até hoje, sabe com oé garageiro é garageiro ahuahau
Imagino! Hehehe!

Eu aprendi bastante gravando em estúdio.
Em uma das gravações fui improvisar um solo.
Comecei apelando, fritei tudo mas no final me desconcentrei e não gostei.
Quano fui regravar, o dono do estúdio, que nos ajudou muito na produção, disse: "respeita o limite de velocidade".
Depois disso, acho que fiz um dos melhores solos de minha vida guitarrística. hehehe

ServeTheServants
Melhor arranjo
Prêmio FCC violão 2008
# mar/06
· votar


Quano fui regravar, o dono do estúdio, que nos ajudou muito na produção, disse: "respeita o limite de velocidade".
Depois disso, acho que fiz um dos melhores solos de minha vida guitarrística. hehehe

Isso me faz lembrar muito do Blixa Bargald, guitarrista do Nick Cave e do Neubauten
O cara era chamado de anti-guitarrisat não era a toa
Numa época que todo mundo queria mixar a guitarra em 13 db e por toda a cozinha ea té mesmo o vocal lá pra trás ahah, ele chegava nos outros musicos, ouvia a musica e simplesmente falava "Eu acho que não vai ser necessaria minha guitarra nessa musica" ou quando era uma musica que ele via que não era necessaria a guitarra, mas ele queria dar uma preenchida no som, ele simplesmente ia lá e gravava um bend na 19ª casa com chorus uhauha, e estava ai a guitarra do cara na musica.
Guitarristas economicos são a melhor coisa que tem, que respeitam os outros instrumentos

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Philipius

em uma faxia do album temple of the dog se não me engano chama-se times of trouble que o guitarrista mike mcready manda um solo de quase 6 minutos que não estava nos planos, foi simplesmente de momento, ficou tão alucinante que os caras deixaram a jam assim mesmo, e acabou entrando no cd =)

Philipius
Veterano
# mar/06
· votar


ServeTheServants
Pois é, aprendi bastante!

Mas continuo fritando tudo! Hahaha!

E escuta minha MP3 lá e comenta, man!

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


janick
Bero Vidal
Escreva alguma coisa sobre a qual eu ñ saiba. Ahah
Isso se chama artista falido na minha opinião.


Se você já sabe de tudo entre para um mosteiro o enterre-se a si próprio, pois sua missaão no mundo já foi cumprida.

Philipius
Veterano
# mar/06
· votar


Ed_Vedder
em uma faxia do album temple of the dog se não me engano chama-se times of trouble que o guitarrista mike mcready manda um solo de quase 6 minutos que não estava nos planos, foi simplesmente de momento, ficou tão alucinante que os caras deixaram a jam assim mesmo, e acabou entrando no cd =)
Massa, man!

No dia da gravação eu estava esperando a hora de solar e fiquei brincando com a guitarra.
O cara do estúdio foi testar o canal e colocou pra gravar, acabou pegando umas loucuras que eu fiz na alavanca nos 3 segundos que deixou o Rec ligado.
Ele pegou essa parte muito doida e colocou no começo da música, ficou massa! hehehe

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Se você já sabe de tudo entre para um mosteiro o enterre-se a si próprio, pois sua missaão no mundo já foi cumprida.

ahuahuahua

genial

Philipius

isso ae, em musica rola muito disso.

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


Philipius
Estava pensando em a utilizar para gravações que farei em breve, mas não sei se ficaria legal por exemplo na minha banda de Death Metal.

E gravar ao vivo em um canal só não sai legal.


A intensão não é esta. Você precisa gravar cada instrumento em seu devido canal, apenas os integrantes da banda tocam ao mesmo tempo.

Philipius
Veterano
# mar/06
· votar


Bero Vidal
A intensão não é esta. Você precisa gravar cada instrumento em seu devido canal, apenas os integrantes da banda tocam ao mesmo tempo.
Entendo, fiz a separação entre as duas técnicas.

De fato um canal só vai ficar amador demais.

E mesmo em muitos canais acho que o trabalho de pós-produção vai ser muito grande para eliminar, por exemplo, os bumbos do canal da voz. Como é um estilo que preza a intensidade dos movimentos, acho que separadamente vou obter um resultado melhor.
Mas não sei ao certo.

Bero Vidal
Veterano
# mar/06
· votar


Philipius

Este método de gravação não é o melhor que existe, porém é o de menor custo com maior benefício. Quem tiver grana mesmo pra torrar na produção de um CD, o ideal é passar três meses trancafiados dentro de um estúdio, estudando nota por nota de tudo que será gravado. Não faz muito meu estilo, mas, é o que melhor funciona.

A solução para qualquer gravação é ter grana no bolso. Assim , vc faz o que quiser. Não é o caso deste tópico. Ele é voltado pra pessoas que não tem muita grana, mas quer gravar o seu trabalho.

Valeu

LeandroP
Moderador
# mar/06
· votar


Uma coisa é certa, se for gravar ao vivo, todo mundo tocando ao mesmo tempo, escolha um estúdio com uma sala grande.

John Elf
Veterano
# mar/06
· votar


LeandroPanucci
Uma coisa é certa, se for gravar ao vivo, todo mundo tocando ao mesmo tempo, escolha um estúdio com uma sala grande. (2)

E preste muita atenção em como vai arranjar os microfones. É algo importante.

Brunorocker
Veterano
# mar/06
· votar


Bero Vidal
Ele é voltado pra pessoas que não tem muita grana, mas quer gravar o seu trabalho.

com certeza esse topico vai servir a mim no futuro, pois no momento, tenho muito chão até chegar ao ponto de formar uma banda no estilo q eu gosto, e apartir daí, gravar!

Parabéns pelo seu topico!

faz tempo que não vejo algo tão util, nesse fórum..
inclusive meus topicos, não são muito uteis!

vlw!

Ed_Vedder
Veterano
# mar/06
· votar


Parabéns pelo seu topico!

faz tempo que não vejo algo tão util, nesse fórum..
(2)

Claudio Natureza
Veterano
# mar/06 · Editado por: Claudio Natureza
· votar


Bero Vidal

o dia em que alguém conseguir gravar algo decente em seis horas, mesmo sem colocar ai nenhum minuto de mixagem e masterização, eu troco de sexo.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Gravem um disco igual à Maria Rita (Sai bem baratinho)