【FIXO】 Violino...Topico Definitivo

Autor Mensagem
Aryn
Veterano
# jul/07
· votar


Oi pessoal,

Hoje foi a primeira prova do Villa. Consegui entrar na primeira leva, o que foi legal, pois terminou cedo.
Eu estava meio nervosa no começo, mas os professores foram super simpáticos e descontraíram a gente.
Acho que me enrolei, numa questão sobre identificar qual foi a mudança na música tocada, entre duração e andamento. Teve tb alguns itens em que tive dúvida, mas acho que deu para passar, assim espero.
Agora é só esperar a prova oral de semana que vem. Será que o resultado demora muito?
E, Othon de Castro, como você foi?

Othon de Castro
Veterano
# jul/07
· votar


Oi Aryn,

Também fiz a prova no primeiro horário. Fiquei em dúvida em algumas questões, principalmente aquela de associar os sons com as setas... eram muito parecidos os dois sons. Creio que no geral tenha ido bem.
Quanto aos professores realmente são muito simpáticos. O que ficou na minha sala teve que ter muita paciência, pois tinha um cara que toda hora fazia perguntas bem no meio das questões! Então a prova parou algumas vezes por causa desse sujeito!
Vamos ver o que nos espera na oral! Boa sorte!

Aryn
Veterano
# jul/07
· votar


Também fiz a prova no primeiro horário. Fiquei em dúvida em algumas questões, principalmente aquela de associar os sons com as setas...

Pois é, essa questão eu entendi o que eram as setas, o problema foi distinguir os dois sons, separá-los. Dei uma olhada de rabo de olho no lado e vi que haviam marcado o mesmo que eu. Pensei na hora: "não sou a única que ouviu assim" e isso me deixou um pouco menos apreensiva. Mas no final das contas, isso não quer dizer nada pois os dois podem ter ouvido errado...
Agora só falta a oral. Boa sorte pra você tb!

Aryn
Veterano
# jul/07
· votar


Hoje saíram os resultados!!!

Passei! Até que consegui uma média boa, 9,3. E por incrível que pareça fui melhor na prova escrita que na oral. Acho que foi porque não consegui manter a melodia correta que o professor cantou. Quero dizer, na minha cabeça estava tudo certinho, mas a primeira pessoa a cantar foi uma que destoou completamente da melodia e eu, muito estupidamente, não consegui manter a melodia correta na cabeça. Resultado: na hora de cantar misturei a melodia do professor e a destoada... Incapacidade total minha, pois a pessoa que cantou depois de mim fez certinho. Mesmo depois de ouvir duas melodias erradas.
Bem, mas o importante é ter passado.

Aryn
Veterano
# jul/07
· votar


Ah, Ken Himura, gostaria de pegar indicações de professores com você. Tudo bem?

E outra coisa, li no orkut que a partir desse período não vai ter laboratório... que chato! Achei que já ia começar a tocar...

Simone Aparecida
Veterano
# jul/07
· votar


Para quem gosta de violino no site abaixo tem muitos materiais didáticos inclusive video aulas e vídeos sobre violino.

http://www.clickcds.com.br/vercds.php?cd=4&or=violinoclub

alguém por aqui sabe onde posso comprar aquele filme em DVD do Violino Vermelho para comprar?

Simone

Ken Himura
Veterano
# jul/07
· votar


Aryn
Fala com o Othon, indiquei professores pra ele. É que eu não estou em casa nesse período (até agosto), e não entro muito na internet.

Tô no festival de música de juiz de fora! =]

Khronos
Veterano
# jul/07
· votar


Ken Himura

Aproveitando que você caiu por aqui.. XD
Cara..to com uma pequena dúvida. Já ouvi falar que os micro afinadores deixam o som do violino meio estranho.. (n me lembro a palavra que usaram..se metálico ou sintético demais, enfim) Eu agora estou conseguindo afinar direito, sem precisar usá-los. Como você já tem mais tempo de instrumento, valeria a pena manter os afinadores por mais um tempo, ou já ir tirando?
Obrigado XD e hey, apareça que tem q me contar sobre o festival =p

Ken Himura
Veterano
# jul/07
· votar


Khronos
Sim, fica mais metálico mesmo. Só deve tirar os afinadores (geralmente deixam o da mi, e as vezes o da lá também) quando você conseguir afinar totalmente pelas cravelhas, de ouvido hehhehe.

O Festival foi muito foda. A orquestra que toquei no sábado tava com um repertório perfeito, cara! Só parada genial! =]

Aryn
Veterano
# jul/07
· votar


Obrigada, Ken Himura.
Vou tentar entrar em contato com ele.

Ken Himura
Veterano
# ago/07
· votar


Aryn
Tô de volta já! =]

Pode me procurar no MSN!!!

tokuda
Veterano
# ago/07
· votar


Olá pessoal.

Alguém pode me dizer algo sobre a marca Suzuki de violinos?

Acabei de comprar um, mas não sei se é bom.

Obrigado!

tokuda
Veterano
# ago/07
· votar


Lembrei-me de outra coisa.

Se eu deixar o violino naqueles suportes com tripé posso danificar o instrumento?

Dá mais ânimo de treinar com ele visível.

Obrigado!

afrit
Veterano
# ago/07
· votar


Oi gente ,sou novata aqui, estou aprendendo violino e gostaria ,se alguém tiver, partituras p iniciantes .Obrigada.

Khronos
Veterano
# ago/07
· votar


tokuda
Olha..quanto a marca, não posso te dizer muita coisa, mas deve ser no nivel desses chinezes, por que normalmente são montados em série. Pra começar eu creio que vale, mas seria melhor perguntar pra outra pessoa =p
Quanto ao suporte, se onde o violino ficar apoiado, for emborrachado ou com alguma proteção, sem problemas. O que pode modificar o timbre dele é a umidade, mas isso é temporário =p

Ken Himura
Veterano
# ago/07
· votar


O que pode modificar o timbre dele é a umidade, mas isso é temporário =p
Temporário se a madeira não se ferrar! XD

Khronos
Veterano
# ago/07
· votar


Ken Himura
Me refiro a mudanças temporárias e pequenas de umidade... não sair do sertão e chegar na amazônia em 3 segundos XDD
O jeito é comprar um case de vidro =ppp

Ken Himura
Veterano
# ago/07
· votar


Me refiro a mudanças temporárias e pequenas de umidade
Mesmo assim, as madeiras são frágeis! XD

Por isso que nas cidades amazônicas se você tiver um piano, deve deixá-lo num ambiente refrigerado e tem que tocá-lo todos os dias. Senão a madeira e as cordas vão embora!

Khronos
Veterano
# ago/07
· votar


Ken Himura
uhmm.. Eu sempre notei que mudanças lentas na umidade ou temperatura faziam uma diferença bruta no som.. (tanto que tem dias que ele chia q é um diabo XD) Mas não achei que fosse algo que poderia "estragar" de vez =p
Nota mental é não morar no amazonas... XD~~

Khronos
Veterano
# ago/07
· votar


Ken Himura
E alías, a gente se fala mais por aqui do q pelo msn, mas enfim xD
Eu to precisando comprar um breu e crina novas.. Cheguei a ver uns..pirastro acho, só que tem um monte e o site não especifica como é.. então..preciso de uma ajuda nisso XD
E a crina, animal sairia por volta de quanto? Encontrei uma por, 30 eu acho. mas não faço ideia.. e o resto eu falo depois XDD~~
Até mais =p

Ken Himura
Veterano
# ago/07
· votar


Khronos
É, pois é! Aqui tá mais movimentado que lá mesmo! xD

Breu legal são os Pirastro, o Thomastik-Infeld e, eu também gosto do D'Addario escuro. Crina eu não sei ao certo, infelizmente nunca troquei as minhas heheheeh

Preferi começar a juntar dinheiro e mudar o arco. Não gosto muito do meu atual. =/

Aryn
Veterano
# ago/07
· votar


Ken Himura

Puxa, acabou que não deu tempo. Minhas inscrições foram no dia primeiro... mas mesmo assim obrigada!
Para LEM escolhi o professor Antônio Magalhães e para PVO escolhi o Marcos Marques. Peguei esses nomes no orkut.
O primeiro achei um bom professor. Parece que ele cobra muito, mas ele está certo. O segundo, infelizmente, ainda não sei. Fiquei doente e a médica me mandou descansar ontem e hoje... tb não sei como iria fazer PVO com bronquite... mas me deu muita pena faltar logo o primeiro dia de aula!

tokuda
Veterano
# ago/07
· votar


Alguém poderia me informar qual a altura que é padrão entre as cordas do violino e o espelho?

Obrigado!

Kobberminer
Veterano
# ago/07
· votar


tokuda

Não existe uma proporção exata, mas as cordas devem ficar o mais paralelas possíveis. o meu violino tinha uma diferença gritante: começava com 0,3 cm e terminava com quase o dobro. As cordas devem ficar próximas ao espelho e se precisar, dê uma lixada no cavalete ;)

Khronos
Veterano
# ago/07
· votar


Kobberminer
Já que você tocou nesa do cavalete rs Pra lixar, é um preço meio absurdo mesmo que cobram ou leve impressão? (como os 70 reais q um luthier quer cobrar rs)

tokuda
Veterano
# ago/07
· votar


Aqui no Japão custa cerca de 70 dólares só para ajustar o cavalete, preço de um violino novo chinês.

Sobre a altura do cavalete, estavam me falando que o cavalete muito baixo atrapalha no volume do som.

Eu lixei uns 4 cavaletes aqui, nos meus violinos chineses de 30 dólares, até achar que estava boa a altura, mas como não sei tocar ainda não tenho como saber se está bom, hahahahaha.

Lixei porque meus dedos estavam doendo de tando tentar pressionar e os chineses vem muito altos, coisa de 10mm +-, um absurdo.

Esse último que comprei, um suzuki modelo 200 veio com o cavalete que eu acho um pouco alto por causa da dor nos dedos, mas como tem tipo de um calço na corda G e E, estou com receio de mexer nisso por suspeitar que esteja no ponto, porque comprei usado e o antigo dono deveria ter arrumado.

Aliás nem sei quantos donos ele teve, pois está marcado anno 1999.

Preciso achar alguém para me dar aulas aqui no Japão, sozinho sei que não dá, mesmo!

Khronos
Veterano
# ago/07
· votar


tokuda
poutz.. e eu reclamando do preço daqui haha
Eu fico com medo de lixar, por que tem uma curvatura certa e etc. Até sei o quanto precisaria, só n sei a forma de fazer isso. Mas vou ver o preço de um cavalete novo, dependendo eu me arrisco =p

tokuda
Veterano
# ago/07 · Editado por: tokuda
· votar


Eu comprei um cavalete da marca Aubert por 9 dólares, não sei se é bom, mas é só o que se acha por aqui.

Tudo aqui é caro, cordas só acho pirastro e thomasink, queria que tivesse umas baratinhas para os iniciantes destruidores de cordas, ahhaha.

Alguém teria uma medida precisa para a altura das cordas em relação ao espelho?

Quando eu fui lixar, usei a mesma curvatura original, pois usei o cavalete antigo como molde sobre o novo riscando com um lápis, mas como sou leigo não sei dizer se ficou bom de verdade.

Ken Himura
Veterano
# ago/07
· votar


Não existe uma proporção exata, mas as cordas devem ficar o mais paralelas possíveis.
Não, que isso, não pode ser paralela não. A corda mi tem que estar mais ou menos no nível da corda sol. Não podem ser paralelas porque o arco, na posição normal, só pode no máximo atingir duas cordas.

Já que você tocou nesa do cavalete rs Pra lixar, é um preço meio absurdo mesmo que cobram ou leve impressão? (como os 70 reais q um luthier quer cobrar rs)
Qualquer coisa feita a mão é cara, mesmo. Por isso eu mandei fazer logo outro cavalete heheheh, saiu quase o mesmo preço.

Sobre a altura do cavalete, estavam me falando que o cavalete muito baixo atrapalha no volume do som.
Sim, quando mais baixo o cavalete, menor a potência do som e, quanto mais alto, pior é pra apertar as cordas com os dedos. O bom é procurar um luthier e tentar explicar como você quer o seu som.

Não recomendo lixar por si próprio; lutheria é uma arte, assim como a música.

Khronos
Veterano
# ago/07
· votar


Ken Himura
Problema que meu bolso não aguenta... XD~~
É um saco achar um luthier bom, que não seja.. digamos, fresco. Tem um aqui em são paulo, que ele só faz o que tiver vontade de fazer, ou não faz nada rs. E eu fico pensando, por que o meu violino é roma rs Então, ele n tem um som lá muito descente rs. Ai fico nessa duvida, pq investir uma grana em lixar cavalete e etcs, não ia mudar muita coisa rs.. E eu to tentando guardar dinheiro pra comprar um violino melhor rs..
Opiniões? =p

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Violino...Topico Definitivo