【FIXO】 Violino...Topico Definitivo

Autor Mensagem
tokuda
Veterano
# set/07
· votar


Nem me lembre do cavalete...ainda tenho que lixar o meu..Mas..70 reais..dá uma dor no bolso hahaha To pensando se compro um novo, lixo esse antigo por enquanto e quando der, levo num luthier.. Vou acabar fazendo algo do tipo rs..

Eu sempre penso em levar a um luthier para acertar e ver como melhora, mas chega na hora eu acabo mexendo e penso que se ficar pior, não terei escolha a não ser levá-lo para ajustar ou trocar o cavalete.

Só testa se tiver como levar a um luthier se der errado, heheh. ^^

tokuda
Veterano
# set/07 · Editado por: tokuda
· votar


Nesta foto tem as medidas:

Medidas do Cavalete.

tokuda
Veterano
# set/07
· votar


Olá.

Alguém teria algum link com comparação entre um bom violino e um mal violino?

Obrigado

Khronos
Veterano
# set/07
· votar


tokuda
Comparação você diz, o som? Ou a construção?
Em questão de som, experimenta ir ver um concerto com solista e depois toque um desses violinos chineses rs Mas vou dar uma procurara pra vc =p

tokuda
Veterano
# set/07
· votar


Olá Khronos.

Eu gostaria de ver o mesmo violinista usando violinos diferentes,tocando a mesma música, para saber o quanto existe de diferença entre o barato e caro e poder pagar caro com gosto num bom violino.

Valeu pela ajuda e continuo pesquisando na web.

Khronos
Veterano
# set/07
· votar


tokuda
Olha, uma coisa bem simples. Vai até um conservatório, com um violino eagle ou relativo e pede pra algum dos professores que tenha um violino de luthier mesmo, tocar a musica com o seu violino e o dele.(ou solista, enfim, quem puder fazer o teste pra vc rs) Acho que ao vivo seria mais interessante do que um vídeo.
Enfim, fica a sugestão.

Ken Himura
Veterano
# set/07
· votar


É fácil. O violino do cara se sobrepõe à orquestra? Então é bom.

Nenhum violino chinês consegue fazer isso.

Khronos
Veterano
# set/07
· votar


Ken Himura
Acho que ele se refere mais a uma comparação entre dois apenas.. Acho que um chinês nem aparece na orquestra XD~~ é pra fazer volume haha

Ken Himura
Veterano
# set/07
· votar


XD

Entre os bons muda a coisa de figura. Uns são mais mornos, outros mais estridentes, outros mais brilhantes etc.

tokuda
Veterano
# set/07
· votar


Obrigado pelas dicas pessoal.

Mais uma perguntinha, sem querer abusar da boa vontade. ^^

O quanto uma corda influencia no som?

Obrigado!

Ken Himura
Veterano
# set/07
· votar


O quanto uma corda influencia no som?
Bastante hehehehe. O timbre é formado pela madeira + corda + qualidade da crina + qualidade da madeira do arco.

Se um desses itens for ruim, prejudica o som final hehehehe. E as cordas é que dão às cores ao violino, o jeito que o som vai ser depende do tipo delas.

Khronos
Veterano
# set/07
· votar


Ken Himura
acho que tudo explica pq eu sempre penso que tenho uma cigarra no cio dentro do violino... Nessa equação to bem negativo XD

Tsu.
Veterano
# set/07
· votar


Minha irmã acha que eu estou estrangulando um gato...

Khronos
Veterano
# set/07
· votar


Tsu.
É moça... n é só a sua irmã que pensa isso... a minha fala dai pra baixo XD~~ principalmente nos exercícios de mudança de posição rs

tokuda
Veterano
# set/07
· votar


hahha, tá ficando divertido.

Aqui falam que tem um gato sendo torturado.

Daqui a pouco vou comprar a corda A mais cara que eu achar para ver se tem tanta diferença assim.

Tenho usado a pirastro chromcor mas na corda A não acho que fica bonito.

Meu antigo professor falava que na corda E era bom usar a pirastro olive, que é banhada a ouro.

Quero testar várias combinações, mas haja din din.

Alguém sabe quais cordas são usadas por profissionais?

tokuda
Veterano
# set/07
· votar


Estava olhando na internet e ví que existem muitos tipos de cordas.

Preciso achar umas amostras de som para saber como são agora.

tem corda de 80 dólares, hahahahaa.

Adios

tokuda
Veterano
# set/07
· votar


Andei lendo na web sobre a Thomastik Dominant.

É barata e não tem o som metálico que nem da chromcor e acabei comprando.

Notei que a corda é mais grossa que a da pirastro e lendo por aí diseram que demora 3 dias para estabilizar o som.

Parece que corda essa combinou melhor com meus ouvidos ou meu violino.

Vamos ver daqui a três dias, pois essa corda é ruim de afinar e agora que é nova toda, hora sai da afinação.

^^

tokuda
Veterano
# set/07
· votar


O que me dizem da Pirastro Obligato, senhores?

tokuda
Veterano
# out/07
· votar


Será que se eu levar o meu violino a um luthier, teria como ele fazer alguma melhoria nomeu violino na parte do som?

Queria que minha corda A tivesse um som mais macio, morno.

Essa semana vou levar, pena que vou ficar uma semana sem ele. ;-(

Khronos
Veterano
# out/07
· votar


tokuda
Quanto as cordas, não sou o melhor para opinar, uma vez que só troquei para a mauro calixto. Ela é boa, mas tem um som meio duro... (mas pelo preço, vale a pena hehe)
E olha, levando no luthier, ele vai rebaixar o cavalete, ajustar a alma.. Isso já dá uma diferença, mas não espere milagre hehe
Uma semana? por aqui eles levam um dia pra fazer esses ajustes.. A não ser que vá mexer em mais coisa.

tokuda
Veterano
# out/07
· votar


Olá Khronos.

Demora uma 3 dias para o luthier daqui fazer o serviço dependendo do caso, mas é que eu tenho que levar para outra cidade, daí quando eu for ao dentista na outra semana pego o meu violino.

Muito obrigado pela ajuda que tem dado!

Tokuda. ^^

Ken Himura
Veterano
# out/07
· votar


A Obligato é uma das melhores. Uma que tem um som morno e é muito boa é a Infeld Red.

Geralmente dá pra encontrar descrições das cordas na internet, muita gente usa muitas modelos né! hehehehe

Khronos
Veterano
# out/07
· votar


tokuda
Entendi.. e n há de que, no que eu puder dar uma mão, estou as ordens =p

Ken Himura
Cara, conversando com um amigo sobre cordas, ele disse que essas cordas mais caras, são de precisão e que num violino Roma ou eagle, poderia acabar ressaltando o som falho deles.. Mas como eu nunca testei e você tem um eagle.. que me diz disso? =p

tokuda
Veterano
# out/07
· votar


Olá.

Eu pesquisei bastante na internet, mas como não achei amostras de som, decidi perguntar as pessoas que tocam.

O que quero entender é a linha que divide os bons dos ruins, pois acho que nem sempre preço é sinônimo de qualidade.

Nesse luthier que vou levar, tinha um violino de 60 mil dólares pendurado que nem mortadela, daí fico imaginando se realmente vale todo esse preço, pois tudo aqui no Japão custa caro.

Eu ví um violino frances de ano 1900 por quase mil dólares e no meu paguei quase 600 dólares, mas ainda não tem o som como eu gostaria que tivesse.

Obrigado a todos e desculpem pelo incômodo. ^^

Khronos
Veterano
# out/07
· votar


tokuda
Se você achar uma enciclopédia de cordas, avise pois também interessa XD
Quanto ao preço é dificil dizer. Ele pode custar tudo isso por ter sido feito por um luthier de renome, mas não quer dizer que seu som seja o melhor. Algo como as marcas de hoje em dia rs Acho que vou procurar algum curso de luthieria pra estudar essa composição de madeiras e etc e n ser enrolado rs.. É o jeito hehe

tokuda
Veterano
# out/07
· votar


Olá Khronos.

Enciclopédia não achei, mas olha que interessante, tem uma uma revista sobre instrumentos de cordas que disponibiliza parte do conteúdo online:

http://www.stringsmagazine.com/issues/strings95/CoverStory.shtml

Existem review de alguns violinistas também, mas nenhum que lí, tinha videos ou amostras de som.

Amanhã vou levar o meu violino para o médico ver, rs.

Ken Himura
Veterano
# out/07
· votar


Khronos
Pode acontecer sim, mas cada violino é um pouco diferente, mesmo que seja industrial. Eles reagem diferente. Eu já vi obligato não soando em chineses, mas é sempre bom usar cordas de bom nível, independentemente do violino.

hiroko_hime
Veterano
# out/07
· votar


Cortando um poko o assunto (nossa eu sou boa nisso!) alguém tem a partitura do solo do concerto para violino em mi menor de Mendelssohn?

agradeço mto

Khronos
Veterano
# out/07
· votar


hiroko_hime
http://imslp.org/wiki/Violin_Concerto%2C_Op.64_%28Mendelssohn%2C_Felix %29

tai..divirta-se rs

Ken Himura
Veterano
# out/07
· votar


Mendelssohn! <o>

Eu ainda me escondo deste bendito concerto! xD

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Violino...Topico Definitivo