【FIXO】 Violino...Topico Definitivo

Autor Mensagem
tokuda
Veterano
# out/07 · Editado por: tokuda
· votar


Olá.

Levei meu violino ao luthier e por sorte ele fez na hora!

Colocou e ajustou um novo cavalete e trocou a alma do violino.

Pena que não tem milagre, o som continua igual e eu continuo ruim. ;-((((

Conta: aproximadamente 100 dólares, mas fiquei satisfeito.

Khronos
Veterano
# out/07
· votar


Ken Himura
Eu nem quis chegar perto.. Minha prof deu ordem de nem olhar por enquanto. Então... me escondo com vc XDD

tokuda
É, vou levar o meu semana que vem, antes da minha prova. Quanto ao som, não faz maravilhas, mas tem uma diferença sim. E você estar ruim. oras, Fique 4 horas por dia em cima do treco que você melhora. E não lembro se você está começando agora. Se sim, cara, muuuuuuita paciência. Começo é uma mala sem alça XD

tokuda
Veterano
# out/07
· votar


Valeu pela força pessoal.

Preciso achar um bom professor aqui, mas os que falam português não são bem "professores".

Seria tipo um cabelereiro que corta em casa e tem um curso básico na melhor das hipóteses.

Já comprei um violino para minha filhota também, só faltando agora uma maneira de estudar corretamente.

Vou ver numa escola japonesa por aqui e espero que não haja nenhum tipo de problema de comunicação, afinal até o próprio Shinichi Suzuki falava pessimamente o inglês.

tokuda
Veterano
# out/07
· votar


Uma coisa que notei depois que foi trocado o cavalete, é que o chiado que tinha antes ficou mais acentuado.

Alguém sabe os motivos de ter chiado na violino?

Mais uma pergunta, sem querer abusar, é sobre o breu.

O breu dependendo da marca influencia muito no som?

Já lí várias vezes este tópico de ponta-a-ponta, mas só me lembro do Ken comentar que usa um breu caseiro e que a pirastro piranito é boa.

Obrigado. ^^

tokuda
Veterano
# out/07
· votar


Olha que interessante, sobre arcos.

Motivo de uns serem melhores que os outros cientificamente falando:

1. What causes one bow sound better than another?

There seem to be two factors, (1) the individual hair tension should be such that each bow hair stretches (strains) about 0.5 mm - this requires a force on each hair of about 0.0245 Newtons (or 2.5 grams, or 0.08 ounce). So the total tension in a "perfectly" tightened bow will vary with the number of hairs. To balance this factor the stiffness of the bow, its camber, and the distance between the hair and the bow stick at zero-tension ("pre-tension," to use the Arcus company's word). (2) The other factor is far more complex and it shows up in the differences beween ordinary bows and very expensive bows. This, I believe, involves the ability of the bow stick to absorb the vibrations from the bow hair so they will not interfere with the interaction of a smoothly drawn hair ribbon on the instrument's string. It might be called "damping," but contrary to the impression that word might give, a bow which takes the vibrations out of the hair will feel kind of "buzzy" itself, since it has taken up these vibrations and spreadhem along the stick. Other factors I have not looked at (no equipment) would necessarily involve the bow and hair impedances and thus the coupling between them to get this effect. Some cheaper bows will have a slightly poor sound - usually only on some notes, while the really good bows can draw an incredibly louder and richer sound from the same instrument and strings.

tokuda
Veterano
# out/07
· votar


Uma resposta para a minha pergunta sobre breu:

5. Does the choice of rosin make much difference?

I was "brought up" in the school that believed "rosin is rosin!" and "all rosins are equal!" This is probably true until your bowing troubles can be traced to the rosin you use, and then you learn that some rosins are "more equal" than others.The way you play, what instrument you play, the climate, (and who knows what else) can cause problems that relate back to the rosin you use and how you use it. Too much rosin on the bow leads to too much on the strings and this, I think, is always a source of problems. I think cellists and violists will have more rosin troubles than violinsts. The primary rosin-failure mode I have observed is a decrease in static friction. between the bow hairs and the strings .This causes the player to bear down harder with the bow eventually overdriving past the proper point(s) for the static friction to release the string and for sliding friction to allow the string to spring back the other way. Because of the extra pressure of the bow on the string (by the player trying to retain enough static friction to keep on playing) there may also be some grabbing of the string during the sliding-friction phase, which just increases the problem. These kinds of problem can be cured just by selecting a rosin that gives greater static friction. The metal loaded rosins (such as Pirastro Goldflex and 26 different metal-loaded rosins marketed by Liebenzeller) can correct such problems. My preference (in the San Francisco Bay area) was for the Liebenzeller Gold rosins (IV for cello and III for violin and viola) until early 2003 when I "discovered" the new TARTINI rosins. My preferences now are for the Tartini "Symphony" grade for smoothess and tone quality. Without these Leibenzeller and Tartini rosins I have had problems with cellos (after an hour or more of steady playing) that I could not "bow around." I I have not had any problems that I could trace to violin rosin of any type, but still on my own violins, and on those of some students, the change in sound with the Tartini Symphony rosin is quate astounding.

tokuda
Veterano
# out/07
· votar


Informações retiradas do cache do google, pois a página não existe mais.

Olha o link

hiroko_hime
Veterano
# out/07
· votar


Ken Himura,
se fosse pelo som q eu tiro era melhor nunca nem pensar em olhar essa partitura, mas eu sou mto teimosa e detesto pensar q não consigo fazer alguma coisa, então...bora estudar q a gente chega lá...
aproveitando, vc usa breu caseiro? vc é quem faz?

Khronos
mais uma vez obrigada pela partitura (e q coisa gde!!! eu to imprimindo aqui no trabalho, meu...tá todo mundo boquiaberto pq ñ acaba mais XDDD)

mas não era sobre isso q eu queria falar, alguém sabe o que fazer para transportar o violino em segurança em viagem de avião? Alguma embalagem além do case e coisa assim?



domo arigato

tokuda
Veterano
# out/07
· votar


mas não era sobre isso q eu queria falar, alguém sabe o que fazer para transportar o violino em segurança em viagem de avião? Alguma embalagem além do case e coisa assim?

Para transportar de avião, creio que seja melhor levar como bagagem de mão, pois na parte de carga eles jogam e empilham as malas.

Khronos
Veterano
# out/07
· votar


hiroko_hime
N há de que.

Khronos
Veterano
# out/07
· votar


hiroko_hime
Voltando a responder o caso da viagem. Dependendo da companhia que você pegar (GOL por exemplo) eles deixam você levar o violino como bagagem de mão. Mas de qualquer forma aqueles Hard Cases são sempre bons. Basta você ligar ou ir num dos guiches da companhia e perguntar sobre isso que eles sabem informar melhor =]

Ken Himura
Veterano
# out/07
· votar


hiroko_hime
vc usa breu caseiro? vc é quem faz?
Não uso caseiro, eu compro industrial mesmo hehehe. É que eu não sei fazer, e também não sei se fica com a mesma qualidade. Tô usando um escuro que comprei de quebra-galho quando meu outro quebrou, e sempre esqueço de comprar um melhor hahaha

Mas os da Thomastik são bons pra lugares mais frios e os da Pirastro são bons no geral.

Ken Himura
Veterano
# out/07
· votar


E acho que é tranqüilo levar o violino como bagagem de mão. Nunca viajei de avião com ele, mas de ônibus nunca teve problema.

E já me falaram que é permitido sim, é só o case não ser gigantesco. Acho que o limite é 50 cm de comprimento.

tokuda
Veterano
# out/07
· votar


Para o Ken Himura:

Será que o breu ruim deixa o som com chiado?

Acho que vou comprar uma pirastro para ver se ajuda aqui.

Khronos
Veterano
# out/07
· votar


tokuda
Fica com som de areia.. sujo sabe?
Mas é aquela coisa, crina influencia, cordas etc etc. Só que dá uma melhoradinha. Seria melhor lavar a crina antes, pra tirar o breu velho.(só n me pergunte como fazer isso, ainda tento descobrir XD)

tokuda
Veterano
# out/07
· votar


Olá.

Khronos, será que resolve se trocar o breu?

O arco que eu uso tem crinar de cavalo, mesmo e não nylon que tenho num outro arco.

O som que você descreveu é como escuto aqui, muito irritante por sinal.

Vou dar uma pesquisada para saber como se solta a crina!

Valeu. ^^

Khronos
Veterano
# out/07
· votar


tokuda
Eu sei.. o meu faz um som idêntico haha. Dependendo do dia, piora. Não sei dizer se resolve, mas talvez dê uma atenuada. Preciso trocar o meu e acertar umas coisas, mas, falta dinheiro no momento rs. complicado rs

hiroko_hime
Veterano
# out/07
· votar


Pessoal, brigada pelas respostas, já estou vendo com a empresa pra confirmar, mas de jeito nenhum q ponho junto com as malas ;D

breu eh uma coisa q as pessoas nao dao mta bola, mas influencia no som de uma forma...o meu som tb ta saindu arranhado, e fora q o breu gruda na crina e eu to com medo de estragar meu arco novo...imagina se num sair mais essa porcaria de grace... :(((((

tb gosto do pirastro, mas at the moment, to com o Khronos, no money nem pra comprar um breu novo...

Khronos
Veterano
# out/07
· votar


hiroko_hime
Grace... vc pelo visto tinha um roma... ou tem XD Esse breu ele gruda na corda tb... depois de uma hora direto tocando, começa a fazer bolotas, é um horror. Fora claro, grudar na crina. Dai quando pula pra mí, faz um som horrivel.

Vou acabar fazendo uma sessão de compras haha. mas preciso mesmo é de um violino novo rs

tokuda
Veterano
# out/07 · Editado por: tokuda
· votar


É amigos.

O negócio é comprar um bom violino para não ter que ficar trocando.

Eu acho que violino ruim limita muito o estudo em alguns casos, pois ficamos percebendo os defeitos e eles ficam na cabeça e tiram a concentração.

Vou comprar outro breu, só que ainda não sei como vou conseguir limpar as crinas. ;-(

Khronos
Veterano
# out/07
· votar


Começa a limitar bastante após o primeiro ano de estudo(ou um pouco antes). Tem dias, devido a umidade e etc, que o meu fica com um chiado horrivel. pra conseguir me concentrar em afinação é dificil, por que surge em determinadas notas e atrapalha demais.
Jeito é sair juntando dinheiro aos poucos... -.-

tokuda
Veterano
# out/07
· votar


Olá Khronos.

Agora para comprar um violino razoável, além de dinheiro, eu precisaria de muitas dicas e ter uma certa experiência, heheh.

Instrumento feito somente para os perseverantes.

Vou comprar o breu, uahuhahu.

T+

Khronos
Veterano
# out/07
· votar


tokuda
Olha.. a recomendação em comprar um violino barato pra começar, é pra caso você n venha a se interessar, n ter gasto uma fortuna. Mas é viavel sim, comprar um baita instrumento logo de cara. O som n vai ser maravilhosos no começo, óbvio, mas com o passar do tempo n teria esses probleminhas de chiado e etc.
Acho q tb fico no breu e os ajustes XD

tokuda
Veterano
# out/07
· votar


Olá Khronos.

Comprei o breu e fiz uma limpeza nas crinas passando uma flanela para tirar o máximo de breu possível e ao passar o pano nas cordas notei que o breu fica empelotado e creio que esse seria o motivo do chiado.

Como não saia com a flanela, retirei o breu das codas com um pouco de álcool.

Acredita que o chiado sumiu?

Comprei uma pirastro piranito e achei muito legal a embalagem e formato que facilitam na hora de usar.

Acho que breu ruim empelota e faz o som ficar irregular.

Eu acho que todas as partes devem ter qualidade, não tem jeito de usar tudo ruim ou meio bom.

Instrumento fascinante, rs! ^^

Bye

Ken Himura
Veterano
# out/07
· votar


Álcool eu não aconselho muito a usar porque pode corroer o verniz do arco.

Pra limpar a crina é tranqüilo: é só desenroscar a noz toda, separar a crina do arco e lavar com água e uma escovinha de roupa com sabão neutro. Depois é só esperar secar.

Khronos
Veterano
# out/07
· votar


Ken Himura
o alcool, pelo que entendi, foi usado nas cordas =p
Vou fazer essa limpeza mais tarde.

tokuda
Veterano
# out/07
· votar


Cara, o chiado sumiu mesmo!

Que detalhe importante o breu,hahaha.

Toda vez que chiar agora faço uma limpeza.

Khronos
Veterano
# out/07
· votar


tokuda
Você tirou as cordas pra fazer a limpeza ou fez com elas colocadas mesmo?

tokuda
Veterano
# out/07 · Editado por: tokuda
· votar


Fiz com elas colocadas mesmo.

Peguei um lenço de papel e passei um pouco de ethanol que não tem água para evitar de oxidar as cordas.

Agora pouco lavei as crinas com detergente, mas não tem como tirá-las, só soltar o talão.

Depois que lavei, enxuguei com um pano macio e passei secador frio.

As cordas esticam quando molhadas, mas depois que secam elas voltam ao tamanho normal, por isso não se assuste se as cordas úmidas não darem o a tensão certa.

Lí num site em inglês pesquisando no google por "violin care forum".

T+

Nina Snape
Veterano
# out/07
· votar


Ken Himura
Ken

(Puxa, finalmente!) Já li um monte de coisas que você e os outros postaram. Toda vez que ponho no google alguma dúvida de violino, aparece esses fóruns e principalmente o seu nome.
Desculpe a pergunta meio idiota (já vi que você respondeu um montão de perguntas do tipo), mas o que acha do violino Mavis?
Quero comprar um violino 3/4 para meu filho de 8 anos e vou passar abaixo o que tenho para você dar sua opinião.
Todos são 3/4 e usados.
MAVIS MV 1414 - 180,00 + aprox. 35,00 de frete = 215,00 (dá para esperar mais uns dias)
Giannini - 160,00 + 26,50 de frete = 187,00 (finaliza em 22/10)
Eagle - (usado) 200,00 + 35,00 de frete = 235,00
Eagle - (novo) 210,00 + 37,00 de frete = 247,00 Na internet só encotrei Mavis MV 1413 série maestro na Itália para vender por 88,00 lira/euro.
O Giannini é do mercado livre mas é a primeira compra/venda do anunciante.
Entre o Eagle usado (um mês) e o novo, optar pelo novo?

Valeu mesmo. Já aconteceu de ficar meio triste com o resultado que saía do violino (também consegui a bolsa depois de meu filho me ensinar por 2 meses e participar do festival de JF/07) e foi lendo coisas que você escreveu que me animou de novo.

Obrigada por tudo. A todos vocês.
Vocês não têm idéia do quanto ajudam.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Violino...Topico Definitivo