【FIXO】 Violino...Topico Definitivo

Autor Mensagem
Nina Snape
Veterano
# out/07
· votar


Tokuda
Uma resposta para a minha pergunta sobre breu:

5. Does the choice of rosin make much difference?

I was "brought up" in the school that believed "rosin is rosin!" and "all rosins are equal!" This is probably true until your bowing troubles can be traced to the rosin you use, and then you learn that some rosins are "more equal" than others.The way you play, what instrument you play, the climate, (and who knows what else) can cause problems that relate back to the rosin you use and how you use it. Too much rosin on the bow leads to too much on the strings and this, I think, is always a source of problems. I think cellists and violists will have more rosin troubles than violinsts. The primary rosin-failure mode I have observed is a decrease in static friction. between the bow hairs and the strings .This causes the player to bear down harder with the bow eventually overdriving past the proper point(s) for the static friction to release the string and for sliding friction to allow the string to spring back the other way. Because of the extra pressure of the bow on the string (by the player trying to retain enough static friction to keep on playing) there may also be some grabbing of the string during the sliding-friction phase, which just increases the problem. These kinds of problem can be cured just by selecting a rosin that gives greater static friction. The metal loaded rosins (such as Pirastro Goldflex and 26 different metal-loaded rosins marketed by Liebenzeller) can correct such problems. My preference (in the San Francisco Bay area) was for the Liebenzeller Gold rosins (IV for cello and III for violin and viola) until early 2003 when I "discovered" the new TARTINI rosins. My preferences now are for the Tartini "Symphony" grade for smoothess and tone quality. Without these Leibenzeller and Tartini rosins I have had problems with cellos (after an hour or more of steady playing) that I could not "bow around." I I have not had any problems that I could trace to violin rosin of any type, but still on my own violins, and on those of some students, the change in sound with the Tartini Symphony rosin is quate astounding.



Taí a tradução (fajuta), se alguém se interessar...

5. faz a escolha de breu faça muita diferença?

Eu fui exposto na escola que acreditou " breu é breu "! e " todos os breus são iguais "! Isto é provavelmente verdade até suas dificuldades se curvando pode ser localizado ao breu que você usa, e então você aprende que alguns breus são " mais iguais " que outros. Como você toca, que instrumento você toca, o clima, (e sabe que mais) pode causar problemas que relacionam atrás ao breu que você usa e como você usa isto. Muito breu no arco conduz a muito nos fios e isto, eu penso, sempre é uma fonte de problemas. Eu penso que os violoncelistas e violistas terão que mais breu aborrece que violinistas. O modo de breu-fracasso primário que eu observei é uma diminuição em fricção estática. entre o fios de arco e as cordas. Isso causa o tocador para apertar mais forte o arco que eventualmente, além do próprio point(s) para a fricção estática libertar o fio e para fricção corrediça permitir o fio para crescer o outro modo atrás. Por causa da pressão extra do arco no fio (pelo tocador que tenta reter bastante fricção estática para continuar tocando) também pode haver alguns agarrando do fio durante a fase de corrediço-fricção que só aumenta o problema. Estes tipos de problema só podem ser curados selecionando um breu que dá maior fricção estática. O metal carregou breus (como Pirastro Goldflex e 26 breus metal-carregados diferentes comercializados por Liebenzeller) pode corrigir tais problemas. Minha preferência (na São Francisco Baía área) era para os Liebenzeller Ouro breus (IV para violoncelo e III para violino e viola) até cedo 2003 quando eu " descobri " os breus de TARTINI novos. Minhas preferências são agora para o Tartini " Sinfonia " grau para smoothess e qualidade de tom. Sem este Leibenzeller e breus de Tartini eu tive problemas com violoncelos (depois de uma hora ou mais de firme tocando) que eu não pudesse me curvar ao redor ". eu eu não tive qualquer problema que eu poderia localizar a breu de violino de qualquer tipo, mas ainda em meus próprios violinos, e nesses de alguns estudantes, a mudança em som com o Tartini Sinfonia breu é quase que surpreende.

(PS.: Se não puder fazer isso, me avisem. É a primeira vez que posto. Sempre só observo/leio).

Nina Snape
Veterano
# out/07
· votar


Tokuda
Olha que interessante, sobre arcos.

Motivo de uns serem melhores que os outros cientificamente falando:

1. What causes one bow sound better than another?

There seem to be two factors, (1) the individual hair tension should be such that each bow hair stretches (strains) about 0.5 mm - this requires a force on each hair of about 0.0245 Newtons (or 2.5 grams, or 0.08 ounce). So the total tension in a "perfectly" tightened bow will vary with the number of hairs. To balance this factor the stiffness of the bow, its camber, and the distance between the hair and the bow stick at zero-tension ("pre-tension," to use the Arcus company's word). (2) The other factor is far more complex and it shows up in the differences beween ordinary bows and very expensive bows. This, I believe, involves the ability of the bow stick to absorb the vibrations from the bow hair so they will not interfere with the interaction of a smoothly drawn hair ribbon on the instrument's string. It might be called "damping," but contrary to the impression that word might give, a bow which takes the vibrations out of the hair will feel kind of "buzzy" itself, since it has taken up these vibrations and spreadhem along the stick. Other factors I have not looked at (no equipment) would necessarily involve the bow and hair impedances and thus the coupling between them to get this effect. Some cheaper bows will have a slightly poor sound - usually only on some notes, while the really good bows can draw an incredibly louder and richer sound from the same instrument and strings.

[b][/b]

O que causa um som de arco ser melhor que outro?

Lá parecem ser dois fatores, (1) a tensão de cabelo individual deveria ser tal que cada cabelo de arco estira (puxa) aproximadamente 0.5 mm - isto requer uma força em cada cabelo de cerca de 0.0245 Newtons (ou 2.5 gramas, ou 0.08 onça). Assim a tensão total em um " arco perfeitamente " apertado variará com o número de hairs. Equilibrar este fator a dureza do arco, sua curvatura, e a distância entre o cabelo e o arco aderem a zero-tensão (" pre-tensão, usar a palavra da companhia de Arcus). (2) O outro fator é mais complexo e se aparece no beween de diferenças arcos ordinários e arcos muito caros. Isto, eu acredito, envolve a habilidade da vara de arco para absorver as vibrações do cabelo de arco assim eles não interferirão com a interação de uma tira de cabelo calmamente tirada no fio do instrumento. Que umedece poderia ser chamado ", " mas ao contrário da impressão que palavra poderia dar, um arco que tira as vibrações do cabelo sentirá tipo de " buzzy " isto, desde que levou estas vibrações e spreadhem ao longo da vara. Outros fatores eu não olhei a (nenhum equipamento) necessariamente envolveria o arco e impedâncias de cabelo e assim a junção entre eles para adquirir este efeito. Alguns arcos mais baratos terão um som ligeiramente pobre - normalmente só em algumas notas, enquanto os arcos realmente bons podem tirar um som inacreditavelmente mais alto e mais rico do mesmo instrumento e cordas.

Nina Snape
Veterano
# out/07
· votar


(Puxa, finalmente!) Já li um monte de coisas que você e os outros postaram. Toda vez que ponho no google alguma dúvida de violino, aparece esses fóruns e principalmente o seu nome.
Desculpe a pergunta meio idiota (já vi que você respondeu um montão de perguntas do tipo), mas o que acha do violino Mavis?
Quero comprar um violino 3/4 para meu filho de 8 anos e vou passar abaixo o que tenho para você dar sua opinião.
Todos são 3/4 e usados.
MAVIS MV 1414 - 180,00 + aprox. 35,00 de frete = 215,00 (dá para esperar mais uns dias)
Giannini - 160,00 + 26,50 de frete = 187,00 (finaliza em 22/10)
Eagle - (usado) 200,00 + 35,00 de frete = 235,00
Eagle - (novo) 210,00 + 37,00 de frete = 247,00 Na internet só encotrei Mavis MV 1413 série maestro na Itália para vender por 88,00 lira/euro.
O Giannini é do mercado livre mas é a primeira compra/venda do anunciante.
Entre o Eagle usado (um mês) e o novo, optar pelo novo?


Desculpe, esqueci de incluir:
Shelter (usado) - 200,00 + 35,00 de frete = 235,00

Grata

Nina Snape
Veterano
# out/07
· votar


Ô. Devo ter sido "a chata", ninguém respondeu...
Sorry.

Khronos
Veterano
# out/07
· votar


Nina Snape
Olá Nina. Deixe te perguntar uma coisa. Seu filho vai começar agora ou já toca há algum tempo? Caso vá começar um eagle estaria de bom tamanho. O som não é uma maravilha mas também não é ruim. Eu tenho um Roma e o som me agrada, mas eles costumam ser um pouco mais caros que os eagle.
E se me permite a pergunta, onde você mora? Dai fica mais fácil de indicar lojas ou algo assim.
Até mais

Nina Snape
Veterano
# out/07
· votar


Oi Khronos

Obrigada por responder.

Meu filho está com nove anos (agora em princípio de novembro), estuda desde junho no Pró-Música e está na música 12 do Suzuki 1. Ele fica tentando "pegar" outras músicas, mas ainda é muito "novo" na "coisa". Risos. Eu também estou estudando com ele. Já comprei o Eagle 3/4" (durante esse meio tempo) e chegou ontem ( o cara levou um dia para entregar!), veio de RJ. Comparando com um Eagle 4/4 VK 441 que tem aqui, ele parecia bem inferior. Pena. Esperei pelo menos igual. Eu até procurei, mas não vi Roma no Mercado LIvre. E aqui em JF seria impossível. O máximo que consegui foi um Parrot e me disseram que esse não valia a pena. Mas bem que o Eagle que chegou mais pareceu um Parrot com outra etiqueta... Eu moro em Juiz de Fora - MG. Vi que algumas pessoas daqui participaram do Festival Internacional de Música em julho. Provavelmente já nos vimos de relance. :)

Khronos
Veterano
# nov/07
· votar


Nina Snape
Uhm... Com 5 meses, ele pode ir tentando pegar algumas musicas de ouvido. Tem algumas mais simples, na primeira posição. Greensleeves é um exemplo. Se não der de ouvido, com partitura mesmo. É bom, por que é uma forma dele se interessar e se sentir mais confiante. (experiência própria rs) Por mais que saia ruim no começo, aos poucos ele mesmo vai se corrigindo e melhorando.
Quanto aos violinos. Eu infelizmente não posso opinar muito. Conheço pouco dessa área, tendo em vista que comecei a não mais de um ano. Mas o que você pode tentar é levar o violino a um luthier. Pode estar precisando de algum ajuste ou algo assim. Converse com um professor que ele pode opinar melhor sobre isso, uma vez que ele estará vendo o instrumento.
Espero ter ajudado, desculpe a demora dessa vez, estava em viagem e só pude ver o forum hj.

lairton
Veterano
# nov/07
· votar


Oi estudo musica desde 1989, comecei com violino em 95, hoje aos 26 anos (2007), tento tocar algumas peças ...

Muito bom este Forum, valiosas informações, cuidado para aqueles que não conhecem o violino na pratica, pois nem toda teoria se traduz na pratica ,,,
Sobre surdina "surdin" ... podemos abafar o som do violino usando apenas prendedor ,, é prendendor de roupas ,, testem depoiz comentem ,,, ah de madeira tá pessoal . . . .

Abraços ... bons estudos ,,
Lairton Gomes
lairtong@hotmail.com

Frog
Veterano
# nov/07 · Editado por: Frog
· votar


ai povo
uma boa dica pra quem ta comecando
é usar o METHODO SUZUKI

eu axei um site com todos os volumes
mas estao como arquivos PDF

www.webviolin.xpg.com.br

acessem
e baixem o methodo

Khronos
Veterano
# nov/07
· votar


Na verdade... uma boa dica é ficar longe dele...mas, ai cada um que decide o que fazer da própria vida rs.

Ken Himura
Veterano
# nov/07
· votar


Esqueça o Suzuki. Não é pra ser levado como único método, mas serve pra poder te dar algumas musiquinhas pra tocar no início.

ti_felutia
Veterano
# nov/07
· votar


Galera, me ajudem por favor, sejam caridosos :)
Sou autodidata e estou começando no ramo do violino. O meu chegou hoje e estou com muuuita vontade tocar, porém, não consigo afinar o meu de jeito nenhum. Quando eu aperto a corda girando a chave, a chave volta para a posição que estava :/ então especialmente as cordas A e D estão muito frouxas.

Isso é porque meu violino é novo?
Como faço para resolver esse problema?
Isso tem alguma coisa a ver com o cavalete?

Espero que sejam humildes e me respondam como irmãos da música :)

Obrigado.

PS.: É um eagle vk 144, caso isso mude alguma coisa.

Ken Himura
Veterano
# nov/07
· votar


ti_felutia
Hehehe tenho uma boa e uma má notícia.

A boa é que, pode ficar tranqüilo, provavelmente não tem nenhum problema no violino.

A notícia ruim é que as cravelhas de instrumentos de fábrica são meio frouxas mesmo, tem que dar uma empurrada pra dentro pra elas se acostumarem com a pressão. Ou levar num luthier pra trocar ou ajeitar.

E as cordas novas também não fixam afinação. Você deve acostumá-las com a tensão e ir tocando e afinando até elas fixarem. =]

O cavalete está colocado certo?

Khronos
Veterano
# nov/07
· votar


ti_felutia
Só me metendo em uma coisinha. Toma bastante cuidado com a corda Mi. Pra afinar gira a cravelha bem poquinho de cada vez. Ou coloque um micro afinador que também ajuda.

ti_felutia
Veterano
# nov/07
· votar


Gente, muito obrigado, ontem a noite descobri como faz. É só empurrar um pouco elas pra dentro. Acho que estou com sorte porque elas não estão desafinando :)
Sim, coloquei o cavalete certinho. Me guiei por um site que dizia as medidas certinhas de onde por.

Muito obrigado ;)

Célia Souza
Veterano
# nov/07
· votar


Olá pessoal. Sou nova aqui no Forum e estou muito feliz em poder participar e ter a oportunidade de obter ajuda acerca de dúvidas que possuo. Comecei há 03 meses a aprender a tocar violino. Um sonho que eu possuia e q só agora com 45 anos estou podendo realizar. Estou nesse momento com a dificuldade de identificar as notas e poder afinar o meu instrumento. Gostaria de pedir a ajuda de alguns dos amigos amantes da música e do violino. De que forma mais fácil eu posso exercitar o meu ouvido a identificar as notas musicais e afinar o meu instrumento. Sei que o tempo será de essencial importancia...mas vcs tem algum macete para mim? Aguardo ansiosa por alguma ajuda. Abraço Célia

ti_felutia
Veterano
# nov/07
· votar


Olha Célia, comecei agora pouco a tocar violino também. Mas ja sou macaco velho de instrumentos de corda tipo violão, guitarra. Pra treinar seu ouvido pra afinar o violino procure ouvir as notas e copiá-las com as cordas, por exemplo:

Ouça a nota E(mi) e copie-a na corda E do violino,
ouça a A(lá) e copie na corda A do violino,
e assim por diante.

Com o tempo seu ouvido vai aprender a reconhecer um dó, mi, ré, etc :)

Nesse site tem as notas para você ouvir:
http://www.webviolin.xpg.com.br/tons.htm

Um método que eu estou gostando muito pra aprender é o método Suzuki.
Nesse site tem as partituras do método suzuki e o programa que abre elas, que é o ENCORE:
http://www.partiturasencore.com/c_suzuki.htm

Até mais :)

Khronos
Veterano
# nov/07
· votar


Célia Souza
Moça, a dica que posso te dar é... Tocar até acostumar rs Sinceramente não tem um modo mais simples. O que talvez ajude seria tocar a escala em um teclado/piano e depois ir pro violino. Mas com o tempo você vai se acostumar com as notas e dai consegue afinar de ouvido(algo que não é muito simples rs) então, muita paciência. E um outro conselho, afinador digital ajuda muito, principalmente nesse começo. Ele mostra as notas se estao certinhas ou fora da afinação, dai você pode ir se acostumando com elas.
Espero n ter dado noticias frustrantes =p
Abraços

Célia Souza
Veterano
# nov/07
· votar


ti_felutia

Puxa vida, muito obrigada por suas dicas. Vou colocá-las em prática imediatamente. Também vou consultar os sites sugeridos. Muito obrigada por sua atenção...Vc me ajudou muito..legal. Abraço.

Célia Souza
Veterano
# nov/07
· votar


Khronos

Em primeiro lugar quero agradecer-lhe pelo "moça" rsrs. Depois agradecer a atenção com que me respondeu. Não as notícias não foram frustrantes não. Só me aguçaram a determinação. Entendo que não posso fugir da disciplina de tocar e educar o meu ouvido. A minha ansiedade de novata, acredito ser natural, estou doida para começar a tocar e tocar bem muitas músicas. Acatarei o seu conselho e tentarei ser mais paciente. rs.
Ah uma perguntinha mais...Essse afinador digital que vc mencionou é um aparelhinho que a gente " acopla" digamos assim ao instrumento e qdo tocamos ele acente luzinhas verdes qdo o som está correto e vermelhas qdo não?
Abração e muito obrigada...Moço.

constanze
Veterano
# nov/07
· votar


Procura-se violinista na capital do Tocantins,Palmas.

Olá,pessoal...sou nova aqui.
Sou do Tocantins,e meu sonho é tocar violino.
Sou natural de Goiás,e meu tio foi prof.da UFG de musica,e na minha familia existe muitos musicos.
Mas como moro aki,nunca tive a oportunidade de aprender.
Tenho procurado ardentemente por um professor,mas não consegui,alias,está em falta...e o pior que ja abriram vagas para professores de violino no Centro de Formação Artistica da minha cidade,mas ja me disseram,que não apareceu ninguem.
Por favor,será que não existe nenhum professor que possa vir para cá...;(

obrigado..rs
So um desabafo,pois to desesperada atras de um professor.
A pior coisa é qnd vc tem vontade de aprender e nao tem um professor....
Estou pensando em comprar esses videos didaticos,livros,pra tentar ter uma noção sozinha,mas..sei q é impossivel "aprender" de verdade sozinha...mas estou sem opção!

Khronos
Veterano
# nov/07
· votar


Célia Souza
Não há nescessidade de agradecer por nada senhorita. Fez uma pergunta então merece ser respondida. Sei como é essa ansiedade no começo e também a "frustração" quando não sai da forma com que se espera. É bom que continue assim, pois é algo que motivara você a sempre melhorar. Só não pode deixar se abater pela dificuldade e começar a desistir. Uma outra sugestão, tentar tirar músicas de ouvido. Tente pegar umas com as melodias mais simples e vai aos poucos, isso também ajuda.
Quanto ao afinador. Não precisa nescessariamente ser acoplado, mas sim, acende as luzes e etc creio que você já tenha uma ideia do que seja e isso facilita muita coisa.
Precisando de algo só chamar.
Um abraço senhorita.

Ken Himura
Veterano
# dez/07
· votar


constanze
Poxa, se eu tivesse na faculdade já e condições de pagar o transporte pra Palmas, eu iria sim, pelo menos 2 vezes por mês. =/

Célia Souza
Parabéns pela escolha, violino é um belíssimo instrumento! =]

Sabe o que é legal no início? Prestar atenção totalmente no arco, só. Com corda solta mesmo. Pegar o jeito do arco é complicado, e só se pega tocando mesmo hehehe

Por isso é legal estudar por um, mês mais ou menos, só arco. Mas isso não impede de brincar com algumas músicas, partituras, ouvido etc! =]

Bons estudos!

constanze
Veterano
# dez/07 · Editado por: constanze
· votar


Ken Himura

Ola..vc mora em qual estado?
Será que ano que vem poderiamos combinar umas vindas ao Tocantins,rs....

Ken Himura
Veterano
# dez/07
· votar


Ola..vc mora em qual estado?
Moro no Rio!

Aí fica difícil =/

K-rine Depp
Veterano
# dez/07
· votar


E ae pessoal! Eu estou muito feliz pois eu vou começar a aprender violino! Eu não paro de falar sobre esse assunto... e então não poderia deixar de falar disso aki tbm!

Ah!, quero dizer tbm que a pesar de ser nova aki, faz uns dias que eu lia o fórum, e foi muito útil com algumas informações!

Quero dizer pra todos: Obrigada pela ajuda indireta!rsrsrrsr

1000 bjs pra todos!

The-Tenson-Guita
Veterano
# dez/07
· votar


Rapaz, eu toco violão guitarra e viola.
meu irmão estuda violino e ele tem um nhureson que por sinal é um violino de baixo custo
mais que é bom.
Os volinos eagle eu particularmente não gosto
até por q ja vi vários casos de violinos e violas eagle se descolarem. ( o meu irmão comrou um eagle e em dois meses ele se descolou sozinho, ai ele trocou no nhureson, ainda na garantia, e está com ele até hoje)
A ideia seria você poder tocar um tempo no instrumento antes de compra-lo
se não for possivel, descarte o eagle.

vlw abraços.

Tenson!!

K-rine Depp
Veterano
# dez/07
· votar


The-Tenson-Guita

Bem, eu vou ganhar o meu violino de natal, e como eu vou estar iniciando e tudo mais, tinha pedido pro meu pai comprar da marca eagle mesmo, msm pq cada um tem uma opinião a respeito dessas marcas... mas eu não sabia msm desses casos de violinos q descolaram... vlw pelas informações!

quanto ao custo do nhureson, é mto diferente do eagle?

Khronos
Veterano
# dez/07
· votar


K-rine Depp
Ambos tão na mesma faixa de preço... Mas os eagle se n me engano são superiores, depende do modelo. Eu ainda fico com os Roma rs mas depende. Vai na loja, ou pergunte a professores, eles poderiam te indicar melhor.

K-rine Depp
Veterano
# dez/07
· votar


Khronos
Vlw pela dica!!! É, pelo que eu pude ver na net, os violinos de fábrica tem a qualidade +/- parecida, e neim se comparam aos feitos por algum luthier, mas é só pra eu começar a tocar msm. Depois que eu estiver melhor, procuro um violino melhor!

E quanto a procurar dicas de um professor, eu concordo plenamente! Só que aki onde eu moro só tem 1 professor, no conservatório de música da cidade, que eu saiba né, e eu só vou estar com ele na 4ª feira, pq eu só falei com o responsável pelo conservatório e ñ com o profº, então ñ deu pra perguntar ainda... mas eu vou!!! Por isso as minhas maiores orientações sobre esse assunto foram daki do fórum...

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a 【FIXO】 Violino...Topico Definitivo