Ser músico dá dinheiro?

Autor Mensagem
Requiem Domine
Veterano
# ago/10


Me disseram que um viloncelista da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) ganha mas de R$4.000...
Isso é verdade? Qual a dificuldade de alguém entrar como violoncelista na orquestra? A pessoa precisaria estudar por quanto tempo?

john_joao
Veterano
# ago/10
· votar


Requiem Domine
Qualquer profissão dá dinheiro, basta ser competente e inteligente na hora de buscar a mufunfa!

Leo Rio
Veterano
# ago/10 · Editado por: Leo Rio
· votar


john_joao

Requiem Domine
Qualquer profissão dá dinheiro, basta ser competente e inteligente na hora de buscar a mufunfa!



Corretissimo o amigo acima, agora pro "Requiem Domine":soh nao va pra musica pensando que é facil. Sem querer te desmotivar, nao é. Voce precisa se esforçar como em qualquer outra profissao. Se for o que voce gosta se esforce, lute que voce consegue.

Dogs2
Veterano
# ago/10
· votar


SER não

Mosrite_Yoseph
Veterano
# ago/10
· votar


Requiem Domine
cara , disseram ai em cima uma baita verdade , realmente nao é facil!!!

ahh e:
A pessoa precisaria estudar por quanto tempo?
bastante , vamos dizer uns 10 anos no mínimo , e tem q ter dom e talento acima de tudo , pq temos varios exemplos de musicos tecnistas mas sem talento e feeling nenhum , exemplo?
o guitarrista Kiko Loureiro! sou fã do cara , mas realmente as musicas dele sao muito chatas , a unica q escapa é a "excuse-me",
desculpa ter fugido da sua area q é violoncello (nem sei se é assim que escreve) , sou guitarrista , mas a verdade é essa mano!!!

vlw!!!

Stan Mallone
Veterano
# ago/10
· votar


Requiem Domine
Conheço um violinista que disse que é isso mesmo... mas ele disse tb que é como uma maçonaria... só se entra por indicação, ou pessoas da mesma família... são muito conservadores

Leo Rio
Voce precisa se esforçar como em qualquer outra profissao
Discordo... você precisa se esforçar bem mais do que em qualquer outra profissão... na música, pra começar a ter resultados satisfatórios, leva muito tempo e prática...

Requiem Domine
Veterano
# ago/10
· votar


Nossa!
Então não dá pra ser só músico, no começo a pessoa vai precisar também de outra profissão...
Sempre tive o sonho de ser músico profissional, tocar em orquestra etc., mas pelo o que vocês falam, um músico tem que começar cedo, fazer faculdade e etc.
Se uma pessoa quiser ser músico profissional, o que ela deve fazer? O que ela deve estudar?

Leucocieetus
Veterano
# ago/10
· votar


O cara não vive de perfomance, a não ser que consiga entrar em orquestra... E pra chegar lá, muito difícil mesmo. A realidade pra quem quer viver de música acaba sendo a de lecionar em conservatórios, escolas de música, etc.

Ken Himura
Veterano
# ago/10
· votar


Requiem Domine
Mais de 4 mil, só?

Violoncellista da OSESP deve estar tirando uns 4 mil e poucos DÓLARES, como salário inicial.

Se uma pessoa quiser ser músico profissional, o que ela deve fazer? O que ela deve estudar?
Em qual ramo? Orquestras? No mínimo, uma faculdade de música - se a orquestra for grande, então, um mestrado (de preferência, em performance). E saber tocar muito bem seu repertório pessoal e estas peças que sempre caem em provas e concursos. Além de saber ler partitura como uma máquina. E não deixar cair o nível - você pode ser cortado se isto acontecer.

Stan Mallone
Veterano
# ago/10
· votar


Requiem Domine
Bem... isso depende...

O guitarrista do judas priest, não lembro qual dos dois, pelo que sei, começou a tocar guitarra com 20 e poucos anos... mas se seu objetivo for orquestra, realmente vc não pode ser bom, vc tem que ser o melhor...

xavy
Veterano
# ago/10
· votar


8(... dá dinheiro pra quem é muito bom (se destaca da maioria)...

no meu caso dá dinheiro sim: pros lojistas, luthier's, vendedores de acessórios rsrs

boa sorte!

Alex Dezel
Veterano
# ago/10
· votar


É, você tem que se esforçar muito, muito mesmo.
Mas se você tiver vontade de verdade, você consegue.
E não pense que ser músico vai trazer fama e riqueza...
Você pode ser um músico bem-sucedido e ganhar pouco...
O importante é fazer o que você gosta, assim o céu é o limite.

Renando
Veterano
# ago/10
· votar


pode dar dinheiro sim
mas vai ter que sair do brasil
por isso sempre tenha um plano B

Ken Himura
Veterano
# ago/10
· votar


mas vai ter que sair do brasil
Nem tanto, depende das suas conexões. Lá fora, o mercado tá mil vezes mais saturado que aqui - tanto é que tem vindo muita gente de fora tocar nas nossas orquestras porque aqui é mais baixa a concorrência e o salário é razoável.

Alvaro Henrique
Veterano
# ago/10
· votar


Pode perguntar pra quem vive na favela ou mora na rua se eles têm diploma em música. Duvido que você encontre um caso.

Normalmente quem fala muito sobre esse assunto não é músico, não tem músico na família, e fica apenas repetindo mitos irreais que ficaram ouvindo ao longo da vida.

É como uma profissão qualquer: se você só tem o primeiro grau, a chance de ter um bom emprego é ridículo. Se tiver doutorado, várias portas estarão abertas pra você.

Muita gente que tenta(ou) viver de música tem uma formação musical equivalente à 1a à 4a série, às vezes menos que isso, já que na 1a série as crianças já sabem ler e escrever. Se você fizer parte dessa turba de analfabetos em música, a chance de ganhar bem é igual a de uma analfabeto em língua portuguesa. E assim por diante.

Não é difícil, não é impossível, não é inatingível. Provavelmente é mais fácil - certamente mais prazeroso - que viver como qualquer outro profissional liberal (dentista, psicólogo, etc.). A única diferença é que você nunca vai encontrar um dentista que não sabe ler um raio-x, enquanto há músico por aí que não sabe ler uma partitura e depois fica colocando a culpa no seu fracasso na sociedade, no país, na mídia, etc.

Ken Himura
Veterano
# ago/10
· votar


Alvaro Henrique
ão é difícil, não é impossível, não é inatingível. Provavelmente é mais fácil - certamente mais prazeroso - que viver como qualquer outro profissional liberal (dentista, psicólogo, etc.). A única diferença é que você nunca vai encontrar um dentista que não sabe ler um raio-x, enquanto há músico por aí que não sabe ler uma partitura e depois fica colocando a culpa no seu fracasso na sociedade, no país, na mídia, etc.
Com certeza!

elyts
Veterano
# ago/10
· votar


Cara, dar dinheiro da, mas é meio dificil.Entrar no mundo artístico é meio complicado, tem que ser competente e até ter um pouco de sorte...

DINO EK
Veterano
# ago/10
· votar


Qualquer profissão dá dinheiro, basta ser competente e inteligente na hora de buscar a mufunfa! ²

maspn
Veterano
# ago/10
· votar


Ser diferenciado = dinheiro;
- ter técnica, ter feeling, tocar algo inovador, ser carismático (algo que cative as pessoas), entendeu?

Ken Himura
Veterano
# ago/10 · Editado por: Ken Himura
· votar


Concurso atual da OSESP:

http://www.osesp.art.br/osesp/orquestra/teste_novos/default.aspx

Salário dos cargos pra violino (spalla 2o.), viola (solista) e violoncello (solista):

Salário mensal de R$ 10.901,00 (já incluídos: ajuda de custo no valor de R$ 495,00 e licença de direitos conexos e de imagem no valor de R$ 495,00), aproximadamente US$ 6056.00.

Benefícios (legais e contratuais)
*13º salário;
*FGTS – Fundo de Garantia por Tempo de Serviço equivalente a 1 salário por ano;
*Plano de Saúde, Seguro de vida em grupo
*30 dias de férias por ano;
*Regime de trabalho de acordo com a CLT.


Mauvado
Veterano
# ago/10
· votar


dá bastante
mas o problema não é o dinheiro
é conseguir ser músico

rhoadsvsvai
Veterano
# ago/10
· votar


se vc for um gustavo dudamel da vida acho q da dinheiro sim

Christhian
Moderador
Prêmio FCC 2007
# ago/10
· votar


Ken Himura
Alvaro Henrique
Sábias palavras, de ambos.

Eu não fiz faculdade de música, mas estudei violão clássico dos 7 aos 14 anos. Creio que minha base não era lá essas coisas, mas como me profissionalizei cantando - e apesar de ter estudado canto lírico, parti para o popular - essa base foi o suficiente... mas só pro início.

Me vi na obrigação de estudar muito mais depois de começar a trabalhar de fato apenas com música, afinal estava convivendo com músicos de bom nível e não queria passar nenhuma vergonha. Hoje, continuo estudando, depois de uns 15 anos de história. Além de técnica vocal regularmente, permaneço nas aulas de teoria musical, além de ter voltado a estudar Guitarra, mas caindo pro Jazz.

Ou seja: seja músico erudito ou popular, se achar que 'ser músico' é levar a vida na 'gaita', vai só se dar mal.

=)

Ken Himura
Veterano
# ago/10
· votar


Christhian
Ou seja: seja músico erudito ou popular, se achar que 'ser músico' é levar a vida na 'gaita', vai só se dar mal.

Exatamente. E esta é o maior mito que existe, nego acha que ser músico é ficar de bobeira o tempo todo.

zinei
Veterano
# ago/10
· votar


Exatamente. E esta é o maior mito que existe, nego acha que ser músico é ficar de bobeira o tempo todo.

Acho q é o pensamento do Slash

Heaffy
Veterano
# set/10
· votar


Ken Himura
Me assustei com os candidatos presselecionados.
eles veem do mundo inteiro só pra trabalhar aqui?

southbass
Veterano
# set/10
· votar


Heaffy
sim. não é qualquer orquestra que paga 6 mil dolares mensais

maquiro
Veterano
# set/10
· votar


Músico amador como eu dá muito dinheiro... para as lojas de instrumento, comprando um monte de parafernália para compensar a falta de talento. kkkkk

elyts
Veterano
# set/10
· votar


maquiro
kkkkkkkkkk

Marcos Martini
Veterano
# set/10
· votar


Ser músico dá dinheiro?

Depende! Se vc tokar LIXO CULTURAL vai fikar rico.
Se vc tokar Música de verdade quase ninguem vai quer conhecer seu trabalho.

Povo Brasileiro é assim:

Procura o que tiver de melhor em roupa e calçados e etc... para fazer uso.

Procura o que tiver de PIOR em Musica e Literatura para fazer uso.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Ser músico dá dinheiro?