Jonh Cage - Biografia, Músico 'Inovador'?

Autor Mensagem
Henrique Leal
Veterano
# abr/09


Alguém tem a biografia do John Cage? Passei a noite ouvindo "musicas" dele... e gostaria de tirar uma dúvida inquietante sobre este polêmico, diria eu, compositor...

A partir de que momento consideraram John Cage um músico? Com o que ele começou para chegar ao ponto de praticamente criar um movimento 'inovador' na música?

Ouvi, as Variações, Sonatas, a famosa 4'33" e fiquei pensado.. se fosse outra pessoa essas músicas seriam consideradas músicas? Porque COM ELE foi considerado?

Não é com "debocha" ou "provocação" que pergunto... queria saber quem ele era, antes de ser conhecido pelo tipo de música que fazia.

J. S. Coltrane
Veterano
# abr/09
· votar


A idéia da arte moderna seria essa mesma: destruir qualquer forma de representação ou formalismo que existia anteriormente. Ao levar isso até às ultimas consequencias, a música vira ruído, quadros rabiscos e assim por diante. Johh Cage vai afirmar que música são sons a nossa volta, estejamos dentro ou fora de salas de concerto.

Mais ou menos como Picasso, que pintava coisas que consideravam dignas de crianças de 3 anos. Com maestria ele responde a seus críticos:

"Aprendi a pintar a minha vida inteira para finalmente pintar como uma criança"

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


Não suporto este tipo de "música".

Fui a um concerto de cellos uma vez que fiquei com vontade de tomar o violoncelo da mão dos caras e quebrar na cabeça deles.

Henrique Leal
Veterano
# abr/09 · Editado por: Henrique Leal
· votar


Adicionando.. achei um texto interessante sobre a filosofia de Cage...

E tem um trecho de um dos comentários no artigo que achei interessante:
(...) prefiro John Cage à maioria da produção atual de música. (...)


The Root Of All Evil
Sabe que música e de quem era essa dos Cellos?

Achei um vídeo do próprio John Cage interpretando sua Water Walking num show de televisão...

E eu percebi uma coisa... que, apesar de pessoalmente não considerar "isso" como música..., assim como a 4'33", assisti (acreditem, assisti a 4'33" sem pular a "música"), é algo que de certo modo prende a atenção, mas não por ser o que deveria ser: música.

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


Henrique Leal

Essa 4'33 é uma que ele fica abrindo e fechando o piano sem tocar?

Sabe que música e de quem era essa dos Cellos?

Era de um tal Harryl Crowl, ele estava presente lá.

Veja este vídeod e outra música dele pra ter uma idéia do inferno:





Henrique Leal
Veterano
# abr/09 · Editado por: Henrique Leal
· votar


Essa 4'33 é uma que ele fica abrindo e fechando o piano sem tocar?

Essa mesmo... só que a primeira vez que asissti foi uma versão para orquestra... imagina...

Veja este vídeo e outra música dele pra ter uma idéia do inferno:
O que será que Lex Luthor pensa quando vê na partitura que tem que espancar o Cello com o arco daquele jeito (0:48)?

E olha que ainda achei essa "musica" mais organizada que qualquer outra que tenha ouvido do John... exceto uma tal de Dream pra Xilofone ou marimba... acho... mas que também tem uma dissonância excessiva...

E, se fosse o John... a parte quando o cara coloca as folhas no chão.. estaria na partitura...

Pra não desvirtuar, fico com a dúvida insistente:
A partir de que momento consideraram John Cage um músico? Com o que ele começou para chegar ao ponto de praticamente criar um movimento 'inovador' na música?


J. S. Coltrane

Mais ou menos como Picasso, que pintava coisas que consideravam dignas de crianças de 3 anos. Com maestria ele responde a seus críticos:

"Aprendi a pintar a minha vida inteira para finalmente pintar como uma criança"


Talvez essa frase de Picasso explica a mulher enfiando a cabeça numa panela com água e fazendo "brrrrrrrr" na Variação III de John!

adicionando... ótimas reflexões nos comentários do blog PQPBach

Dogs2
Veterano
# abr/09 · Editado por: Dogs2
· votar


O John Cage era um cara com uma carga filosófica imensa, e uma profunda sensibilidade pra sons "não musicais" (não existe isso, mas to usando esse termo por pobreza vocabular).
Ele usava a "aleatoriedade controlada" como princípio fundamental de suas peças, diferente de todos. E com isso acabou por botar em questão muita coisa na música... silêncio pode ser sim musical, mas 4'33'' veio não com proposta musical, mas reflexiva. Não admiro-a como uma obra de arte, mas como uma proposta genial e prática de que nós, músicos, precisamos ouvir não só a música abstrata e teorizada dentro de nossa cabeça (como somos treinados desde pequenos), mas a música vindo do mundo de fora também, onde podemos organizar os sons ouvidos da forma que nos convier, talvez apenas aceitá-los como são, e, quem sabe, almejarmos um resultado verdadeiramente artístico a partir de absolutamente tudo (som, silêncio, tudo).
Ele dizia "é função do compositor deixar os sons serem eles mesmos" (inspirado no zen-budismo), isso é o inverso do que foi ensinado à maioria dos músicos, que é função do compositor manipulá-los de forma a exprimir alguma subjetividade própria do compositor. Cada um com o seu ponto de vista, cada um segue o que tiver afim, até porque Cage estava tão a frente do tempo (filosoficamente) que provavelmente só vão perceber que o que ele defendia tem valor centenas de anos depois.
Dizem "ele é um charlatão". Hmmm, talvez. Pode ter vendido um Fusca convencendo a gente de que é o melhor carro? Não temos como saber! Isso é subjetivo, graças a Deus.
Minha opinião sobre ele como compositor: gosto de algumas músicas como Roaratorio, mas ainda sim acho que o que mais vale nele não é o produto final, mas é a tentativa de arriscar-se no limite.
Porque afinal de contas o que é arte? O que não é arte?
Eu não sei, mas o limite dela atualmente, é John Cage.
Ninguém sabe se ele tá mais pra lá ou mais pra cá...

Henrique Leal
Veterano
# abr/09
· votar


Ótimo ponto de vista Dogs2

Ele usava a "aleatoriedade controlada" como princípio fundamental de suas peças, diferente de todos. E com isso acabou por botar em questão muita coisa na música... silêncio pode ser sim musical, mas 4'33'' veio não com proposta musical, mas reflexiva.

Isso me fez perceber como na peça Water Walking, são coisas aleatórias, mas tudo com seu tempo bem definido (o que parece pelo menos), como disse: controlado.

Acabei vendo ele não como músico, mas um tipo de filósofo mesmo.. avançado no tempo como você diz... ou então arriscando sua cabeça com essa filosofia "anormal" do ponto de vista da maioria (a qual me incluo).

O que ainda não entendi foi em que ponto, que certas pessoas começaram a levar em conta essa visão dele até chegaram ponto de ter seguidores e compositores influenciados na obra dele.. como creio eu seja o caso dos movimento do estilo "Noise", mais forte no Japão pelo que li.

Uma coisa que li, foi que John estudou com Schoenberg talvez daí ele já teve algum "subsídio popular" para expor suas idéias e ter uam aceitação mais fácil...

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09 · Editado por: The Root Of All Evil
· votar


O que eu acho é que não vou perder meu tempo em que eu posso ouvir música de verdade pra ter meus ouvidos agredidos por estes "devaneios filosóficos" dos compositores que fazem este tipo de "coisa".
Mas quem quiser, que ouça.

Dogs2
Veterano
# abr/09
· votar


Henrique Leal
Provavelmente. Acho que a tentativa do Cage foi válida, ele se arriscou e foi muito macho mesmo. O curioso é que já vi muitos que o criticam (que dizem que o que ele faz não é arte) não tem nem metade da preocupação com o SOM que ele tinha. No entanto eu fico em cima do muro quando dizem "tá, a filosofia dele é linda e tal, mas e a música?". Enfim, eu gosto de uma ou outra coisa dele, mas isso é profundamente pessoal.

The Root Of All Evil
música de verdade

Err...
Acho que se tivesse como voltar no tempo e mostrar alguma composição de Varèse pro Bach, ele deveria achar que não é música de verdade.
Mas acertando um ou outro termo eu entendi o que vc disse... nem sou fã do Cage também, mas todos deviam conhecer. Charlatão ou não, o cara foi importante.

Pseudonimum
Veterano
# abr/09
· votar


Não gostar é uma coisa, agora não dar crédito ao que impulsionou ele e às questões envolvidas já é falta de conhecimento.

Henrique Leal
Veterano
# abr/09
· votar


Acho que se tivesse como voltar no tempo e mostrar alguma composição de Varèse pro Bach, ele deveria achar que não é música de verdade.


Agora que você citou outro compositor, achei interessante ouvir, ouvi pouca coisa agora (não tive muito tempo depois acho mais material), mas enfim... ouvi umas peças de Varèse e uma e Stravinsky[Rite of Spring] ...e .. poxa... essas ainda são bem audíveis perto do que o Cage faz...

...acho que deveria alterar para "Cage" em vez de "Varese"... Bach provavelmente iria rir....
mas.. sem ofensa... até porque a época era outra... Não conheço muito a obra.. mas Bach compondo o Cravo Bem Temperado, ou mesmo umas sonatas para oboé e cravo que baixei aqui e sei melhor do que estou falando... e cage enfiando um vaso de planta dentro de uma banheira...

Sei que é simplista a comparação... mas é só pra ilustrar, (desnecessariamente) a grave diferença entre os tipos de música (já que o que Cage faz é considerado música)...

Não desmereço Cage, pois como Pseudonimum falou:


Não gostar é uma coisa, agora não dar crédito ao que impulsionou ele e às questões envolvidas já é falta de conhecimento.

Tenho pouco conhecimento ( e estou adquirindo algum aqui também), mas estou notando a influência fiosófica que o Jonh tentou (e consegguiu de certo modo) transmitir..

Agora uma pergunta para os colegas...

Não sei qual instrumento são os seus, mas certas músicas de Cage dá pra tocar em casa... na cozinha... vocês procurariam a partitura e tocariam ela assim como o fazem com seus instrumentos quando querem tocar uma música? Falo de Cage em especial, porque dos outros, não achei tal aberração quanto a de Cage e a desse cara aqui!

Jabijirous
Veterano
# abr/09 · Editado por: Jabijirous
· votar


The Root Of All Evil

interessante, o que você acharia se alguém falasse que sua música fosse uma merda? ou que destruia os timpanos? uma coisa é não gostar, outra coisa é não gostar e respeitar!!

Você não perde tempo ouvindo, você apenas não tem conhecimento suficiente para escutar música contemporânea Aconselho um livro bastante fácil de se ler, A música moderna do Paul Griffiths

Música não é só nota músical, música é som!! Tudo que você ouve é música, seja a batida do coração até o som do seu pc basta saber qual é a intenção do compositor!!

Escute a música desse compositor brasileiro

http://www.myspace.com/lcseko

é Experimental

Henrique Leal
Veterano
# abr/09 · Editado por: Henrique Leal
· votar



Escute a música desse compositor brasileiro

http://www.myspace.com/lcseko

é Experimental



Cara.. ouvindo outros to chegando a conclusão é de que realmente comecei ouvindo pelo compositor errado.

Até que esse Cseko dá pra ouvir mais ou menos também... [ouvi a Der Epilog e algumas outras]...

Longe eu virar fã do estilo.. mas como vc disse... é respeitável!(O estillo, o Cage, é outra história...)

Jabijirous
Veterano
# abr/09
· votar


O cage é, assim como cseko, música aleatória!!!

para você vercomo existem vertentes do aleatório!!


esse ano vai ter bienal aqui no rj!! vale a pena conferir!!

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


Dogs2
Charlatão ou não, o cara foi importante.

É uma coisa que não consigo enxergar, juro.


Jabijirous
uma coisa é não gostar, outra coisa é não gostar e respeitar!!


Eu acho que não fui desrespeitoso com ele, nem chamei de merda.

Você não perde tempo ouvindo, você apenas não tem conhecimento suficiente para escutar música contemporânea.

Acho isso meio contraditório, se uma das propostas do cara é mostrar que música é qualquer som à nossa volta, por que então é necessário um grande conhecimento pra entender a "música" dele?


Escute a música desse compositor brasileiro

http://www.myspace.com/lcseko

é Experimental


Escutei e achei uma tortura.


Estou falando de boa aqui, não quero ofender ninguém não, só estou sendo sincero.

Abraços.

Dogs2
Veterano
# abr/09 · Editado por: Dogs2
· votar


Jabijirous
Calma pow, o cara num tá ofendendo ninguém não

Henrique Leal
Agora que você citou outro compositor, achei interessante ouvir, ouvi pouca coisa agora (não tive muito tempo depois acho mais material), mas enfim... ouvi umas peças de Varèse e uma e Stravinsky[Rite of Spring] ...e .. poxa... essas ainda são bem audíveis perto do que o Cage faz...

Pelo jeito você não entendeu minha comparação. O que eu quis dizer é que a opinião que a música de Cage não é "música de verdade" poderia ser a mesma que Bach teria ao ouvir Varèse, que hoje em dia é razoavelmente bem-recebido.

The Root Of All Evil
É uma coisa que não consigo enxergar, juro.

Muito do que Cage experimentou, se arriscou e pensou, é extremamente funcional pros dias de hoje. Schnittke (entre muitos outros) compôs concertos com piano preparado, que é uma invenção do Cage. As coisas tão mudando gradualmente, é sempre assim na música e creio que em outras áreas do conhecimento humano também.
E fica tranquilo, eu sei que sua intenção não é ser rude ;)

TG Aoshi
Veterano
# abr/09
· votar


Falo de Cage em especial, porque dos outros, não achei tal aberração quanto a de Cage e a desse cara aqui!

O Ligeti também tem umas coisa bem "legais".

Jabijirous
Veterano
# abr/09
· votar


The Root Of All Evil

ok, peço desculpas pela grosseria então :P

Você tocou num ponto interessante

por que então é necessário um grande conhecimento pra entender a "música" dele?.

Quando disse conhecimento não estava te chamando de burro, em sim pela falta de conhecimento em escutar novos compositores

Quando se trata de música contemporânea muita gente é ignorante e no fundo escuta música esse tipo de música o tempo todo e não sabe!!

Se você pegar hj em dia a rádio, ela toca música que é simples, fácil de escutar, a minha pergunta é, será que a midia deixa o povo alienado? será que a midia manipula as pessoas a escutarem somente um(s) estilo(s) de música(s)?

Na época de Wagner o cromatismo era a música contemporânea dá época, tanto é que a maioria dos livros quando começam a falar de atonalismo começa com o famoso acorde de tristão!

Depois vem schoenberg com sua "doidaecafona" música serial! Cage foi aluno de schoenberg, e Cage não era muito bom em harmonia, schoenberg disse para Cage que ele não seria um bom compositor se não soubesse harmonia (não inventei, apenas vi um documentário que falava isso)

Ai eu te pergunto, até quando você acha que música é ritmo + melodia ? pq sinceramente isso pra mim é coisa do passado!!

Eu vi um video do Cage compondo música, ele jogava uma moeda e escrevia uma algo? ai eu te falo, isso é compor? música aleatória é música séria ou chinfrin?

A música sempre esteve envolvida com outras artes meu caro, pintura, escultura, dança até a literatura e etc. Hj raramente você isso!! Pq quem entende de artes hj é considerado uma pessoa fora da realidade! Você hj não precisa saber literatura para escutar uma ivete sangalo, ou coisas do tipo.

A própria música de beethoven, mozart que são bem mais simples de escutar o povo acha chato!

Uma boa aula de percepção na escola de música não é só aquela onde você tem que saber solfejar e sim PERCEBER, seja timbres, texturas e por ai vai!! Se você assistir qual quer filme de suspense ou terror, você com certeza estará escutando música contemporânea, e o pior, a galera diz que detesta e nem consegue escutar esse tipo de música, mas quando junta a uma imagem a coisa muda de rumo, e a pessoa passa até a gostar da música!

Henrique Leal
Veterano
# abr/09
· votar


TG Aoshi

O Ligeti também tem umas coisa bem "legais"

Ouvi uma tal de "Devil's Staircase" para piano e até que gostei... bem agressivo... (essa já tinha ouvido há algum tempo, mas nem lembrei do Ligeti)

Dogs2
Pelo jeito você não entendeu minha comparação. (...)

Eu não tinha entendido mesmo...

The Root Of All Evil
Escutei e achei uma tortura.

Hahaha.... como disse é "audível"... longe de comprar, ou mesmo baixar um CD pra ouvir no dia a dia...

Como minha mãe comentou... é, no mínimo, uma música curiosa...

Ou ainda como comparação simplista, se tivesse que gastas 10 reais
entre ir a: um batidão de funk, uma apresentação e Cseko, comprar 10 pacotes de bolacha recheada... ficaria com as bolachas... e em segundo Cseko)

Ps:.. tenho mania de comparar dinheiro com pacotes de bolacha...


No mais, gostei do rumo que tomou a conversa, principalmente por ver que tem gente tanto com conhecimento para ser contrário quanto a favor do assunto (do qual tenho quase nulo conhecimento, talvez por isso haja uma aceitação parcial da minha parte)...
... apesar de ainda não ter certeza da origem da aceitação das idéias de Cage (como disse acho que pode ter ligação com Schoenberg)

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


Dogs2
As coisas tão mudando gradualmente, é sempre assim na música e creio que em outras áreas do conhecimento humano também.

Isso éoutra coisa que eu não entendo.
Veja bem, a música de hoje em dia é bem diferente da de 2; 3 séculos atrás.
Muitos falam que a música como era feita antigamente já saturou e tal e dai partem pra estas experimentações que vemos ai.
No entanto, por mais que a música "normal" já esteja sendo feita a 2 ou 3 séculos, eu não vivi nestes 2 ou 3 séculos, portanto pra mim ela não tá saturada, eu ainda tenho muita coisa pra conhecer dela e descobrir, por isso eu não entendo por que eu teria que partir pra estas experimentações que não me agradam, se a música que dizem saturada ou ultrapassada ainda me agrada muito.

Não sei se me expressei bem, espero que você entenda o que eu quis dizer.


Jabijirous
ok, peço desculpas pela grosseria então :P

Td bem o/

será que a midia deixa o povo alienado? será que a midia manipula as pessoas a escutarem somente um(s) estilo(s) de música(s)?

Com certeza.


até quando você acha que música é ritmo + melodia ?

Até quando soar agradável aos meus ouvidos, sério, é o único intuito que eu tenho ao ouvir música.

pq sinceramente isso pra mim é coisa do passado!!

Então, o que eu acho sobre isso eu tentei explicar na resposta que dei ao Dogs

Eu vi um video do Cage compondo música, ele jogava uma moeda e escrevia uma algo? ai eu te falo, isso é compor? música aleatória é música séria ou chinfrin?

Pra mim não é. Uma coisa que eu li num livro do Schoenberg é que pra um verdadeiro compositor a música vem inteira na sua cabeça, ao invés de vir como a construção de um muro, tijolo por tijolo.
No entanto ele disse que fazer uma música"tijolo por tijolo" também é válido, e ai eu que te pergunto, sair colocando os tijolos aleatoriamente vai dar em algo produtivo?

Eu estudo biologia e o modelos mais aceito é de que os organismos são assim como são hoje, na sua maior parcela, por conta de eventos aleatórios. No entanto são eventos de baixíssima probabilidade!
Muitos dos eventos que ocorrem não seriam propícios à vida. A maioria na verdade.

A mesma coisa eu acho pra música. A probabilidade de o cara fazer uma música sólida, no caso construir uma parede tijolo por tijolo colocando estes tijolos aleatoriamente em qualquer lugar (que é o que ele faz ao jogar a moeda), é muito baixa!
E é o que eu vejo quando ouço a música dele e de quem mais faz isso!
Vejo eventos que não geraram uma música mas que ainda assim são mostrados como se fossem.
Comparando com a vida, seriam no caso, aberrações!


Você hj não precisa saber literatura para escutar uma ivete sangalo, ou coisas do tipo.
É verdade.

Se você assistir qual quer filme de suspense ou terror, você com certeza estará escutando música contemporânea, e o pior, a galera diz que detesta e nem consegue escutar esse tipo de música, mas quando junta a uma imagem a coisa muda de rumo, e a pessoa passa até a gostar da música!

Só que ai tem outra coisa.
Não é uma música de 7 minutos só de doideiras, como do vídeo que eu postei ali.
Mas concordo que estas músicas criam uma tensão muito grande às cenas.

Jabijirous
Veterano
# abr/09
· votar


Hj tudo rola em torno da intenção!!

Se o cara acha que aquilo é música então pra ele vai ser e outras pessoas vão achar que sim e outras não!! é complicado!! Mas vale lembrar tb que o tonalismo ja está chegando num limite, me diz aqui qual música que você não ouviu que te lembre de outras várias músicas?

Existem milhões de músicas com essa progressão G D Em C.

é dificil saber quando uma música é boa ou não!! Se você pegar o minimalismo por exemplo, onde fica num processo de repetição a vida toda veio exatamente para acabar com a "ditadura" da música serial

Schoenberg como compositor tinha a cabeça lá na frente, como educador, se é que posso chamar assim, ele era tradicional, é só ver os livros dele! Harmonia é tradicional, Contraponto é tradicional, Fundamentos da composição musical é tradicional!! A música dele é tradicional? as primeiras sim, depois não.

Aqui no Brasil a guerra foi outra, era entre os que faziam musica serial e o nacionalismo!

Guerra peixe era totalmente atonal, depois virou nacionalista de carteirinha!

O aleatório faz parte de uma unidade dentro da música sim, você acorda não sabe o que vai fazer, se vai comer primeiro ou se vai mijar, você não sabe se vai levantar com dor de cabeça, de mal humor!! a gente não sabe, é por isso que eu gosto da música aleatória, cada vez que é tocada é sempre uma surpresa

Uma vez o Cage foi na casa de uma moça, não lembro quem era, e ela tava escutando uma música dele, ai ele perguntou pra ela quem era o compositor pois a música era muito boa, ai ela falou que era dele!!

Esse tipo de aleatoriedade eu ja não curto não!!


No entanto, por mais que a música "normal" já esteja sendo feita a 2 ou 3 séculos, eu não vivi nestes 2 ou 3 séculos, portanto pra mim ela não tá saturada, eu ainda tenho muita coisa pra conhecer dela e descobrir, por isso eu não entendo por que eu teria que partir pra estas experimentações que não me agradam, se a música que dizem saturada ou ultrapassada ainda me agrada muito.

Concordo com você!! Mas o que eu falei sobre as rádios ainda gera uma unidade com sua resposta!!

Aqui no Rj só tem UMA rádio de música classica, é a Radio MEC!!

Jabijirous
Veterano
# abr/09
· votar


a música do John Cage 4.33 foi criada por causa de um quadro totalmente branco!!

Outro compositor que é bom de ouvir é o Stockhausen, Pendrecki


Olha essa entrevista do Cage




Uma do Penderecki



Casper
Veterano
# abr/09
· votar


Estou ouvindo 'Imaginary Landscapes',
do John Cage, agora.
Daqui a pouco postarei minha opinião.

Casper
Veterano
# abr/09
· votar


Imaginary Landscape 1 - Tem uma parte melódica interessante.
Mas parece que alguém está tentando sintonizar um rádio o tempo todo.

Imaginary Landscape 2 - Percursão do mendigo doido.

Imaginary Landscape 3 - Percursão do mendigo doido + sons
do sabre de luz do Star Wars.

Imaginary Landscape 4 - faixa introspectiva. Algumas vozes. Finalmente o rádio é sintonizado, por alguns segundos.

Imaginary Landscape 5 - O rádio sintoniza algumas estações
de jazz aleatoriamente.

But what about the noise of crumpling paper - Basicamente
silêncio, com alguma percursão, alguma melodia esporádica.


Eu ouvi inteiro, mas foi bem chato e torturante. Tenho certeza
que não vou ouvir novamente. Mas a faixa 3 é quase agradável.
O fórum podia fazer uma Jam - "Faça sua música do Jonh Cage",
aposto que iriam sair resultados melhores.

BaNdAiD
Veterano
# abr/09
· votar


Muito mais "true" que John Cage é o Sonic Youth, que grava CD's tocando as musicas do John Cage!! heuheuehuehueh

The Root Of All Evil
Veterano
# abr/09
· votar


A música 4.33 do John Cage teve influência clara de Beethoven.

Em sua famosa frase:

"Não quebres o silêncio se não for para o melhorar."

=D

Dogs2
Veterano
# abr/09 · Editado por: Dogs2
· votar


The Root Of All Evil
Isso éoutra coisa que eu não entendo.
Veja bem, a música de hoje em dia é bem diferente da de 2; 3 séculos atrás.
Muitos falam que a música como era feita antigamente já saturou e tal e dai partem pra estas experimentações que vemos ai.
No entanto, por mais que a música "normal" já esteja sendo feita a 2 ou 3 séculos, eu não vivi nestes 2 ou 3 séculos, portanto pra mim ela não tá saturada, eu ainda tenho muita coisa pra conhecer dela e descobrir, por isso eu não entendo por que eu teria que partir pra estas experimentações que não me agradam, se a música que dizem saturada ou ultrapassada ainda me agrada muito.

Não sei se me expressei bem, espero que você entenda o que eu quis dizer.


Vc tá falando de algo totalmente novo, que nem contradiz nem confirma o que eu disse. Eu disse apenas que as coisas tão mudando, e o processo é lento e gradual, não afirmei nada sobre as pessoas se sentirem saturadas nem nada relacionado. Mas concordo com o novo apontamento seu.


A probabilidade de o cara fazer uma música sólida, no caso construir uma parede tijolo por tijolo colocando estes tijolos aleatoriamente em qualquer lugar (que é o que ele faz ao jogar a moeda), é muito baixa!

Até porque não existe nenhuma composição 100% aleatória. O Cage apenas se distancia da obra mais do que todos, mas ainda sim ele controla muitos elementos. Impõe limites, e isso de acordo com o que ele acha que pode ser expressivo, obviamente. Com isso o Cage não me faz pensar "ah, não é música de verdade", e sim me questionar "o que é o aleatório?". Porque o limite do que é aleatório e o que não é é muito mais tênue do que a gente imagina.
Um improvisador que é inexperiente, de certa forma, está se guiando por algo que (em algum ponto) foge de seu controle. Embora aparenta ser um resultado pensado, ele está talvez tão longe quanto o Cage do da transparência criativa schoenberguiana.

Ken Himura
Veterano
# abr/09
· votar


eu não vivi nestes 2 ou 3 séculos, portanto pra mim ela não tá saturada, eu ainda tenho muita coisa pra conhecer dela e descobrir, por isso eu não entendo por que eu teria que partir pra estas experimentações que não me agradam, se a música que dizem saturada ou ultrapassada ainda me agrada muito.
Isso não significa que você precisa reinventar a roda, nem ter que descobrir como fazer fogo com dois gravetos e inventar um sistema de escrita só porque não nasceu na Pré-História.

Ken Himura
Veterano
# abr/09
· votar


Jabijirous
Cara, um pouco off-topic, mas sobre experimentalismo. Já foi ver o Sereialab no Caixa Cultural? No encarte diz "Performances com DJ submersa". Mas não pude ir ver até hoje, e as performances são só na sexta. Como hoje não posso ir ver, e só vai até dia 3, vou ver na sexta dia 1º. Tem alguma informação sobre?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Jonh Cage - Biografia, Músico 'Inovador'?