Musica erudita faz vc desprezar outros estilos?

Autor Mensagem
Catarina Silva
Veterano
# dez/05
· votar


Eu comecei por achar musica erudita uma chatisse completa, mas com o tempo passei a ouvi-la de outra forma e agora adoro, contigo pode acontecer o mesmo, há rock muito bom.

Clapton_Page
Veterano
# jan/06
· votar


Ouça Led Zeppelin que eh rock n´roll de primeira!

Monteiro
Veterano
# jan/06 · Editado por: Monteiro
· votar


Shadow Lord

O fato é que o erudito não é superior pq é o que me agrada mais. Mas pq é ciêntificamente e intelectualmente provado que musica erudita é superior.

Concordo que fazer piano erudito num conservatorio por exemplo lhe da uma base incrivel, agora se voce quiser tocar MPB por exemplo só com o que sabe de piano erudito vai ter dificuldades porque em materia de harmonizacao e reharmonizacao o curso nao é 100%, ou seja música clássica é boa mas nao se pode comparar estilos diferentes. Se voce for ver o Malmsteen é metaleiro e tem todo um repertorio baseado em Bach. Na minha opiniao voce é um mane metido a intelectual que vai em opera, vai em museu só pra dizer que é foda, nao entende nada do que se trata além do mais nao deve ter amigos porque ninguem o suporta e como passa todo fim de semana a noite sem ter o que fazer (ninguem o chama pra nada) fica enchendo o saco dos outros.

Hyllop
Veterano
# fev/06
· votar


nossa...

Matheus Mattos
Veterano
# fev/06
· votar


eeevee
será que o pessoal não pode simplesmente gostar de música??? se tu gosta de um estilo, ótimo, se não gosta de outro, ótimo também, mas ficar se achando superior por causa disso é babaquice.


Onde eu assino? :)

eeevee
Veterano
# fev/06
· votar


Matheus Mattos
\o/

edbene
Veterano
# fev/06
· votar


Competiçao entre estilos nao da certo... democracia na música

Matheus Mattos
Veterano
# fev/06
· votar


Sobre o rock, Shadow Lord falou:

Harmonias fracas e manjadas
É característica do estilo. Rock é básico, não foi feito mesmo pra ter harmonia complexa.

criatividade péssima
Tá ouvindo as bandas erradas...

total falta de estrutura musical
Discordo. A estrutura difere da estrutura de uma composição erudita, mas existe.

pouco conhecimento harmonico
Discordo, e aí vc tá generalizando. Não precisar usar é muito diferente de não conhecer.

musica feita por impulso
Qual o problema? Música é arte ou programa de computador?

letras horriveis
Tá generalizando de novo.

som saturado
Onde está o problema?


(que faz com que muitos arranjos sejam ocultados, péssima noção de intensidade musical (aliás existe isso numa banda de metal?)
Stones e Lynyrd Skynard (só pra citar 2 exemplos) usam guitarras saturadas e vc ouve perfeitamente cada nuance das músicas.

arranjos extremamente mal feitos e de gosto péssimo
Você deve estar ouvindo alguma banda muito podre pra usar de referência...

gritaria
Rapaz, mas vc gosta de generalizar, hein?

letras ridiculas
É... gosta mesmo...

tem tanta coisa...
Pra mim, nada que fosse convincente.

Adoro rock 'n' roll tanto quanto música clássica. Tanto quanto Jazz (que vc fala tanto que gosta mas acho que não te vi citar UM jazzista sequer).
Na minha opinião, ser preconceituoso e fechado é tão ridículo quanto se rotular metaleiro. Estamos falando de música, gente. Música... não existe equação ou referências... é gosto pessoal mesmo. Existe música mais complexa e música simples pra kct... mas não é isso que diz se uma música é boa ou ruim, são estilos diferentes. Vamos abrir a cabeça, galera... discussão inútil essa.

Matheus

Hyllop
Veterano
# fev/06
· votar


eu nao desprezo nenhum estilo mas tenho meus gostos. A musik erudita eh um. Eu amo acho muito bonito e extremament bem feito.

Matheus Mattos
Veterano
# fev/06
· votar


Parece que a galera acalmou... Até que enfim!

A propósito, engraçado o Shadow Lord falar tanto mal de metal... esse nick é bem a cara de nick de metaleiro, nome de banda de metal ou nome de música de metal. hehehhe

[]s

Hyllop
Veterano
# fev/06
· votar


Matheus Mattos


pod cre parece paks.

Hyllop
Veterano
# fev/06
· votar


senhor das sombras e tals...

Sashsiam_2
Veterano
# nov/06
· votar


Quando vocês pensavam que esse tópico tinha morrido...

Primeiro, escutem uma música, depois digam se ela é boa ou não. Pra mim, se a música é boa eu não tô nem aí se ela é erudita, rock, jazz, seja o que for.

É óbvio que a música erudita tem uma estrutura mais complexa. Com tantos recursos, é maior a probabilidade de a música ser interessante.

Agora, tem muita música erudita ruim por aí, que faz a gente dormir, assim como tem muitas obras maravilhosas, que emocionam e fazem a gente querer ouvir de novo. O mesmo acontece no rock: há músicas boas e há músicas horríveis. Aqueles que se recusam a ouvir uma música só porque ela é de outro estilo são trouxas, pois perdem a chance de encontrar algo interessante.

Nada impede uma pessoa de simpatizar mais com um estilo do que com outro, mas isso não pode cegá-la a ponto de ela não querer ouvir mais nada.

[raptor]
Veterano
# nov/06
· votar


Vocês falam de Mozart, Bach, Chopin etc mas esquecem que a música deles, que hoje é erudita, era popular na época.

Música é atemporal, e além disso uma experiência individual. O rock existe há uns 50 anos, e tenho certeza que daqui a 200 continuará sendo ouvido. Isso nao faz dele nem pior nem melhor q música erudita (que eu também aprecio). Mas o rock é uma manifestação diferente da música erudita, é a exposição da indignação, é uma crítica inteligente. Quem sabe sobre Eros e Thanatos irá compreender melhor o que eu digo.

Além disso é um estilo mais acessível para a juventude que música classica, afinal não é todo mundo q pode pagar uma grana preta pra entrar numa escola clássica, ou achar 40 e tantos amigos (e que toquem violino, cello etc) pra montar uma orquestra. Basta uma (ou duas) guitarra, bateria e baixo.

Ken Himura
Veterano
# nov/06
· votar


Vocês falam de Mozart, Bach, Chopin etc mas esquecem que a música deles, que hoje é erudita, era popular na época.
Generalização.

70% dos compositores consagrados hoje em dia eram mal vistos e/ou inexpressivos em suas sociedades.

Além disso é um estilo mais acessível para a juventude que música classica, afinal não é todo mundo q pode pagar uma grana preta pra entrar numa escola clássica, ou achar 40 e tantos amigos (e que toquem violino, cello etc) pra montar uma orquestra. Basta uma (ou duas) guitarra, bateria e baixo.
Justificativa não plausível.

a) As escolas de música, em geral, têm o mesmo preço. Isso sem falar nas escolas gratuitas, que existem em todo o país.

b) Pra que montar uma orquestra, enquanto se pode montar um trio, quarteto, quinteto etc? E com isso ganhar dinheiro em casamentos e festas desse porte.

c) Sempre vai ter um ingresso barato em um concerto. E sempre vão ser mais baratos que ir num show de banda famosa.

d) Há infinitos lugares (sites, bibliotecas, lojas) com partituras, logo vai ser difícil encontrar algo que seja mais "famoso" para tocar.


Só não entra nesse mundo quem não quer, seja por comodismo, xenofobismo ou puro preconceito mesmo.

fã de mp3
Veterano
# nov/06 · Editado por: fã de mp3
· votar


Este tópico está rendendo, hein? 13 páginas! o.O
Penso o seguinte: não existe estilo musical ruim; existe música ruim (e mesmo isso é passível de discussão).
Particularmente ouço tanto Música Clássica (detesto o rótulo "música erudita"; eu sei que existiu o período clássico - ou "classicismo" - e blábláblá, mas é só diferenciar com as maiúsculas), quanto, por exemplo, Punk Rock, estilo tão vilipendiado por ser "ridículo de fácil". E daí? Gosto do que me agrada aos ouvidos, não me importando tanto com complexidade, e sim com emoção. Aliás, mesmo dentro da chamada "música erudita contemporânea" existe o minimalismo.
É claro, não vou comparar os Concertos de Brandenburgo com "London Calling". Ouço ambos com gosto. Comparação é outra coisa ridícula. Cada um com suas virtudes.
Sinceramente? Como a letra de uma música de Arnaldo Baptista (ex-Mutantes): "Porque eu não estou nem aí pra morte / Não estou nem aí pra sorte / Eu quero mais é decolar toda manhã".

Sashsiam_2
Veterano
# nov/06
· votar


fã de mp3
não existe estilo musical ruim;existe música ruim

Tudo o que eu precisei de 11 linhas para dizer você conseguiu em apenas uma.

_music_4_ever_
Veterano
# dez/06 · Editado por: _music_4_ever_
· votar


Ken Himura
Vocês falam de Mozart, Bach, Chopin etc mas esquecem que a música deles, que hoje é erudita, era popular na época.
Generalização.

70% dos compositores consagrados hoje em dia eram mal vistos e/ou inexpressivos em suas sociedades.

Além disso é um estilo mais acessível para a juventude que música classica, afinal não é todo mundo q pode pagar uma grana preta pra entrar numa escola clássica, ou achar 40 e tantos amigos (e que toquem violino, cello etc) pra montar uma orquestra. Basta uma (ou duas) guitarra, bateria e baixo.
Justificativa não plausível.

a) As escolas de música, em geral, têm o mesmo preço. Isso sem falar nas escolas gratuitas, que existem em todo o país.

b) Pra que montar uma orquestra, enquanto se pode montar um trio, quarteto, quinteto etc? E com isso ganhar dinheiro em casamentos e festas desse porte.

c) Sempre vai ter um ingresso barato em um concerto. E sempre vão ser mais baratos que ir num show de banda famosa.

d) Há infinitos lugares (sites, bibliotecas, lojas) com partituras, logo vai ser difícil encontrar algo que seja mais "famoso" para tocar.


Só não entra nesse mundo quem não quer, seja por comodismo, xenofobismo ou puro preconceito mesmo.


100% de acordo!

som
Veterano
# dez/06
· votar


Que violência para expressar opinião esse povo daqui hein... :|

Para que serve tanta arrogância?

Tem uns aí que parecem xiitas defendendo Maomé.

Caras, vocês apenas se esquecem que música é música, é arte! Não é uma competição de qual música é melhor que a outra!
2

70% dos compositores consagrados hoje em dia eram mal vistos e/ou inexpressivos em suas sociedades.

Em todas as áreas é assim pelo que já percebi. Hoje talvez estejam entre nós artistas que os nossos netos e bisnetos vão estudar como sendo exemplos de genialidade, vão considerar incríveis, perfeitos, etc... enquanto nós os desprezamos.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Musica erudita faz vc desprezar outros estilos?