Autor |
Mensagem |
ProgVacas Membro Novato |
# 17/jul/23 09:54
· votar
Prefeitura de Juiz de Fora comprou alimento por 43 reais o quilo e revolta da oposição chegou a Câmara dos Deputados
O pacote de cinco quilos de arroz custou mais de 43 reais...
Olha... Não estou passando pano, mas eu procurarei em mais fontes sobre isso, porque não dá trinta segundos de leitura e a gente já se depara com isso aí.
|
# 17/jul/23 10:03 · Editado por: ProgVacas
· votar
https://www.gazetadopovo.com.br/republica/contrato-de-r-818-mil-para-c ompra-de-arroz-organico-do-mst-em-juiz-de-fora/
Por aqui está mais decente.
Foram pagos R$ 8,61 o quilo do arroz orgânico.
Quem frequenta mercado sabe bem quanto está o quilo do arroz orgânico.
Bruno, cê não desconfia dessas coisas, mesmo? Engole qualquer coisa? Tipo, eu leio Veja! e já fico desconfiado.
|
# 17/jul/23 10:07 · Editado por: ProgVacas
· votar
Só para ter uma base... Não é fake news. Basta clicar em comprar.
https://www.clubeextra.com.br/produto/731388
|
Pedro_Borges Veterano |
# 17/jul/23 10:26
· votar
ProgVacas Leia o linque que posta, pelo menos, sobretudo o do boatos.org.
Li por completo e minha postagem está alinhada com o que está lá. Talvez você não tenha interpretado direito meu questionamento.
|
brunohardrocker Veterano |
# 17/jul/23 10:31
· votar
ProgVacas
Única coisa que pode estar equivocada na matéria é a informação do preço por kg. Que pode ter sido um descuido da redação.
O que está em discussão não muda:
>produto com valor muito acima do mercado, pode ser facilmente substituído pelo arroz comum.
|
Wanton Veterano |
# 17/jul/23 10:36
· votar
makumbator Não saiu no jornal nacional o senhor desconhece, não é?
Não vejo JN, mas leio o G1. A Globo é de esquerda, né?
brunohardrocker Que pode ter sido um descuido da redação.
Sim, claro que foi. Imagine.
|
brunohardrocker Veterano |
# 17/jul/23 10:43
· votar
ProgVacas leio Veja! e já fico desconfiado. Wanton Sim, claro que foi. Imagine.
E lembrem-se: nada de "ataques" à imprensa, viu?
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# 17/jul/23 10:53
· votar
Bomba!
https://veja.abril.com.br/coluna/radar/a-batalha-na-justica-da-cidade- mineira-que-comprou-arroz-organico-do-mst/amp/
A reportagem desmente a si mesma em dois parágrafo. Tá na hora da veja fechar as portas, véi, o tipo de jornalista.
|
Wanton Veterano |
# 17/jul/23 10:58
· votar
brunohardrocker E lembrem-se: nada de "ataques" à imprensa, viu?
Eita! O bolsonarismo ainda está aí. É bom tomar outro banho! Use bombril e querosene, se precisar.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 17/jul/23 11:02
· votar
ProgVacas Foram pagos R$ 8,61 o quilo do arroz orgânico.
De qualquer forma não é preço popular. O Arroz normal gira em torno de R$ 4,2 a 5,6 o kg. Alimento orgânico é item de luxo. Uma programa de merenda escolar usar esse tipo de alimento só tem uma explicação: beneficiar uma casta.
Prefeito: Maria Margarida Martins Salomão (PT, 2021 – 2024)
Tá explicado.
É a cara da Dilma. Vamos impichá-la. Kkk
|
# 17/jul/23 11:03
· votar
com valor muito acima do mercado, pode ser facilmente substituído pelo arroz comum.
Não está acima do mercado, o preço do arroz orgânico gira em torno disso mesmo. Pode ser substituído, mas as duas leis de licitações vigentes no país tem artigos que visam promover o desenvolvimento nacional sustentável, o administrador público não está obrigado a comprar alguma coisa só porque é mais barata.
|
# 17/jul/23 11:22
· votar
brunohardrocker
produto com valor muito acima do mercado, pode ser facilmente substituído pelo arroz comum.
Mas você não leu nada menos superficial do que a fake da Veja!?
Porque é muito fácil encontrar em outras fontes que a compra foi feita usando verba federal destinada pelo Pnae e que há exigências para tal, cumpridas pela Prefeitura de Juiz de Fora.
Mas se você prefere continuar com essa indignação bolsonarista, fica à vontade.
|
# 17/jul/23 11:23
· votar
Pedro_Borges
O comentário do Black Fire e esse meu, posterior, serve a você também.
Mas você vai preferir a indignação bolsonarista.
|
JJJ Veterano
|
# 17/jul/23 12:10 · Editado por: JJJ
· votar
Bom, parece que o preço "astronômico" não era tão "astronômico" assim, né?...
E mais um detalhe, pra quem não sabe (ou finge que não sabe): qualquer compra pública (seja de que esfera ou poder for), é sujeita a ser mais cara do que uma compra "normal".
Por roubo? Bom, às vezes pode até ser, mas, na maioria das vezes, é pelo formato, pela demora no pagamento, pela burocracia de empenho, etc. É um mal implícito nas compras públicas, que, até onde eu sei, nenhum governo de nenhum tipo conseguiu combater.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 17/jul/23 12:34 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
promover o desenvolvimento nacional sustentável
Produzir arroz comum não é desenvolvimento sustentável. Então devemos converter nossa matriz alimentar para produtos orgânicos. Lembro de ver o Felipe Neto defendendo essa tese. Ele diz que consome produtos orgânicos.
Não sei porque, mas só vejo esses produtos em mercados de zona nobre. Hortaliças então...
Quero deixar claro que não sou contra o MST produzir alimentos orgânicos. Mesmo que sejam para uma elite, estão gerando riqueza, renda, tributos e salários para a sociedade. Agora, dizer que isso é uma solução de alimentos para a grande massa populacional, não cola. Usar isso em programas populares de merenda escolar é engodo e foge aos objetivos do programa.
A molecada da escola pública de JF vai comer arroz orgânico enquanto o resto da população, inclusive o Jota e o Makumba, vão comer arroz comum, envenenado e tal. E mais, eles comem orgânico na escola e em casa comum. Faz sentido?
|
Drinho Veterano |
# 17/jul/23 12:34
· votar
JJJ
Por roubo? Bom, às vezes pode até ser
Hehe
|
Pedro_Borges Veterano |
# 17/jul/23 12:39 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
JJJ qualquer compra pública (seja de que esfera ou poder for), é sujeita a ser mais cara do que uma compra "normal".
Não, e além da concorrência pública com várias fornecedores competindo, hoje a modalidade é pregão, onde é quase impossível uma compra não ficar abaixo do valor normal de mercado. E outra, criar especificação que direcione a um fornecedor, e é o caso (praticamente só o MST produz esse arroz em escala de atender a essa demanda), é vedado pela lei.
Enfim, Jota, por tudo que está envolvido, pelo fumus boni juris, sabemos que é uma compra direcionada. Podemos ficar aqui dois anos argumentando, mas vai cair nisso. A companheirada é foda, você sabe disso!
|
Pedro_Borges Veterano |
# 17/jul/23 13:03
· votar
JJJ Black Fire
Meus amigos, BF e Jota, vamos fazer um exercício de raciocínio. Os tribunais superiores já estão todos aparelhados com petistas. Vamos supor que as duas casas legislativas sejam ocupadas por maioria absoluta do PT, qual cenário vocês desenhariam?
|
# 17/jul/23 13:26
· votar
Pedro_Borges
Produzir arroz comum não é desenvolvimento sustentável.
Não. Usa agrotóxico, nocivo à saúde de quem cultiva e consome. Não é sustentável, portanto.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 17/jul/23 13:31
· votar
ProgVacas Não. Usa agrotóxico, nocivo à saúde de quem cultiva e consome. Não é sustentável, portanto.
Acabei de descobrir que sou uma aberração e nem sei porque estou vivo. Depois que fui viver na cidade, aos 13 anos, de lá pra cá só comi arroz comum.
|
JJJ Veterano
|
# 17/jul/23 13:48 · Editado por: JJJ
· votar
Pedro_Borges fumus boni juris
O que o Boni fuma é problema dele...
Cara, do que eu conheço de licitação pública, sempre vi valores acima do valor de pechincha da feira... mas posso estar desatualizado.
Pedro_Borges Os tribunais superiores já estão todos aparelhados com petistas.
Correção: o PT colocou os juízes que lhe cabiam, conforme a Constituição de 1988. Ao contrário, por exemplo, do Regime Militar, que inventou Senadores Biônicos, entre outros atos autocráticos.
Cabe ao seu grupo político botar candidatos normais pra concorrer e jogar o jogo dentro da lei.
Vamos supor que as duas casas legislativas sejam ocupadas por maioria absoluta do PT
Delírio. Isso nunca aconteceu e nem vai, porque a força dos partidos do centrão é imensa.
|
# 17/jul/23 14:03
· votar
Pedro_Borges
Acabei de descobrir que sou uma aberração e nem sei porque estou vivo.
Não chega a tanto. É só um ignorante cheio de pompa que não conhece o conceito de sustentabilidade.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 17/jul/23 14:12
· votar
conceito de sustentabilidade
Aneim!!!
|
# 17/jul/23 14:46
· votar
Pedro_Borges
Aneim
Não sei o que é isso...
Mas você não conhece mesmo. É típico, aliás, porque para conhecer precisa se informar, e isso é algo que você não costuma fazer.
|
# 17/jul/23 16:39
· votar
Pedro_Borges Meus amigos, BF e Jota, vamos fazer um exercício de raciocínio. Os tribunais superiores já estão todos aparelhados com petistas. Vamos supor que as duas casas legislativas sejam ocupadas por maioria absoluta do PT, qual cenário vocês desenhariam?
A premissa já é uma teoria da conspiração completamente louca, a conclusão pode ser o que você quiser: virar Cuba, virar o Sacro Império Romano-Germânico, enfim, escolhe aí.
|
# 17/jul/23 16:48
· votar
Não, e além da concorrência pública com várias fornecedores competindo, hoje a modalidade é pregão, onde é quase impossível uma compra não ficar abaixo do valor normal de mercado. E outra, criar especificação que direcione a um fornecedor, e é o caso (praticamente só o MST produz esse arroz em escala de atender a essa demanda), é vedado pela lei.
Chute puro. As compras com recursos do PNAE podem ser feitas com dispensa de licitação. Como essa compra de arroz orgânico feita pela prefeitura de SP em 2022, por exemplo.
Art. 14. Do total dos recursos financeiros repassados pelo FNDE, no âmbito do PNAE, no mínimo 30% (trinta por cento) deverão ser utilizados na aquisição de gêneros alimentícios diretamente da agricultura familiar e do empreendedor familiar rural ou de suas organizações, priorizando-se os assentamentos da reforma agrária, as comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.
§ 1o A aquisição de que trata este artigo poderá ser realizada dispensando-se o procedimento licitatório, desde que os preços sejam compatíveis com os vigentes no mercado local, observando-se os princípios inscritos no art. 37 da Constituição Federal, e os alimentos atendam às exigências do controle de qualidade estabelecidas pelas normas que regulamentam a matéria.
https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2009/lei/l11947.ht m
Pedro_Borges brunohardrocker
Parem de passar vergonha, na moral. Não existe nenhum dispositivo legal que impeça a compra de alimentos orgânicos ou que obrigue a licitação nestes casos. Vocês só estão dando chilique porque não se conformam com o fato de pobre comer comida de gente e não farinata, e pela comida ser plantada por gente que vive do próprio trabalho e não por latifundiário vagabundo que nunca nem pisou nas próprias fazendas.
|
ejames Membro Novato |
# 17/jul/23 16:53
· votar
Black Fire Parem de passar vergonha, na moral.
O Pedro adotou a tática do Bruno: quando vê que falou bosta, começa a dissimular até cansar.
Só que o Bruno joga a carta do isentão, que se por um lado não cola com ninguém daqui, ao menos mantém uma certa civilidade. O Pedro não, ele joga a carta full tiozão do zap, sai atirando conspiração e mugindo.
|
Lelo Mig Membro
|
# 17/jul/23 17:02
· votar
ejames
"a carta full tiozão do zap, sai atirando conspiração e mugindo."
kkkkkkk.... Lembrei de um baixista amigo meu que diz: "Cara, meu pai tá foda! Se falar mal do Bolsonaro ele mete o chifre em todo mundo!"...kkkkk
|
megiddo Membro |
# 17/jul/23 18:52
· votar
bolsonarismo, além de acabar com o cérebro do sujeito, é difícil de largar.
tem que criminalizar essa droga aí.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 17/jul/23 19:05
· votar
ProgVacas
Aneim
Gíria goiana para se referi a "ah, não". Convém conhecer os falares regionais. Mas vocês costumam se delimitar pelos rios Grande e Paraná.
|