Mesa quadrada futebol e debate - até quando o Flamengo vai ficar no cheirinho?

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# out/22 · Editado por: makumbator
· votar

Pedro_Borges

No jogo de ontem ele demorou pra substituir após a expulsão. Ele queria levar para o segundo tempo e só depois entrar com mais um defensor. A discussão da expulsão demorou, ele podia ter mudado imediatamente. O gol saiu justamente no setor do cara expulso, e que o Fernandinho estava improvisando até a alteração.

Pra mim esse foi o grande erro dele.

Lelo Mig
Membro
# out/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar

Pedro_Borges

"Cheguei a uma conclusão sobre o Felipão: ele não sabe reorganizar time quando acontece uma situação inesperada."

Felipão nunca foi bom técnico. Deu certo em alguns bons times porque tinha elenco e era um bom motivador.

Porém "taticamente" não sabe nada, foi um "becão" grosso e truculento e é o que levou prá dentro de campo como técnico. Chutão prá dentro da área e um centro avante Zé Ruela prá chutar/cabecear prá onde o nariz aponta, no melhor estilo Jardel.

Já era ultrapassado quando estava no auge, hoje então, nem se fala. Faz parte daquele tipo de gaúcho que acha que time de futebol é a mesma coisa que batalhão de infantaria.

brunohardrocker
Veterano
# out/22
· votar

Felipão foi o Palmeiras na final da Libertadores!

brunohardrocker
Veterano
# out/22 · Editado por: brunohardrocker
· votar

Lelo Mig

Eu acho todas essas análises sobre bom tecnico, tecnico ruim, muito nebulosas, nos tempos atuais.

Eu pessoalmente não sou contente com o que se tornou o futebol brasileiro pós copa de 2002. Por um motivo de mudança cultural. Vou tentar resumir: até aquela copa, existia a tendência do jogador estrela. Porem, mesmo o jogador estrela, ele tinha futebol. Tinha cacife para bancar o estrelismo. Ronaldão, Roberto Carlos, Ronaldinho, Rivaldo e cia. Era um timaço. Era time candidato ao titulo só pela qualidade.
Depois daquele ano, a tendência do jogador estrela foi se descolando da qualidade. A linha do estrelismo seguiu tendência de alta enquanto a da qualidade seguiu tendência de queda.
Neymar é um símbolo disso. Neymar é um bom jogador, mas nada além disso. E ainda foi o melhor que nós tivemos por muitos anos.
Hoje, qual é o cenário?
Um mixto de mediocridade no futebol nacional, que não forma mais jogadores a nivel dos 4 R's da copa de 2002, com estrelismo e crise de técnicos.
Tanto que nunca tivemos tantos técnicos e jogadores estrangeiros figurando nos principais times.
Daí, para você encontrar estabilidade de bom retrospecto na vida de qualquer tecnico brasileiro, é muito complicado. Porque ele vai ter que lidar com essa oscilação entre um elenco bom, um elenco desgastado e um elenco ruim. É demitido daqui e contratado dali. Pra mim é muito complicado avaliar um tecnico nessas condições.

brunohardrocker
Veterano
· votar

Eu vejo o futebol brasileiro e me dá desgosto.

Qual time tem aquele ataque rapido, com cruzamento certo para ótimos cabeceadores na área?
So vejo chute em bunda de vaca, bola na altura da barriga, canudão pra torcida. Jogada que volta lá do bico da área, recuada de volta até o goleiro, porque não tem criatividade, não tem ninguém que acompanha a jogada, não tem conclusão.

Quais jogadores se destacam por serem ótimos batedores de falta? Cade a escola Petkovic, Marcos Assunção?
Quem sabe bater com precisão de fora da área?
A galerinha nova não absorve o legado dos jogadores que se destacaram antes.
Cadê as tabelinhas estilo Romário e Bebeto que terminam na colocadinha no fundo do gol?

Sério, eu só vejo um estilo de jogo mais comparável a uma pelada do que qualquer outra coisa.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# out/22
· votar

brunohardrocker
Ué, então não era pra ser vice, já sabemos quem é o maior vice do Brasil hauabauabaua

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# out/22
· votar

brunohardrocker
Ué, então não era pra ser vice, já sabemos quem é o maior vice do Brasil hauabauabaua

makumbator
Moderador
# out/22
· votar

Jonas Kahnwald

O Vasco.

Wanton
Veterano
# out/22
· votar

brunohardrocker
Cadê as tabelinhas estilo Romário e Bebeto que terminam na colocadinha no fundo do gol?

Veja a média de quilômetros percorridos por jogo daquela época e compare com a média atual. Um zagueiro padrão anos 80 não jogaria a Série C nos dias de hoje. O futebol ficou muito mais veloz e dá muito menos espaços.

makumbator
Moderador
# out/22 · Editado por: makumbator
· votar

brunohardrocker

Sobre a questão de faltas a explicação é que as comissões técnicas, médicos e fisiologistas não permitem mais que os jogadores treinem cobranças de faltas á exaustão como se fazia no passado. Eles querem preservar os jogadores por conta do aumento de número de jogos em relação ao passado e também por conta da maior demanda física do futebol atual.

Não tem mais aquela coisa de Zico chegar mais cedo e sair mais tarde pra ficar treinando falta. Eles não podem mais fazer isso. Se fizerem se lesionariam mais.

brunohardrocker
Veterano
# out/22
· votar

Wanton
makumbator

Se for por isso, então cagaram no futebol sul-americano.

Precisamos copiar as europeus.

brunohardrocker
Veterano
# out/22
· votar

Velocidade? Km percorridos? Volume de jogos?

É a mesma coisa que aprender a ******** a guitarra a 300 bpm e não ter uma melodia que preste.

É jogo truncado, é passe sem objetivo, chutão, cruzamento na altura da barriga, nem pro pé e nem pra cabeça. É cobrança de falta que se torna um passe pra quem esta de lado, que vai recuar pro goleiro. É não ter UM cabeceador que sabe direcionar a bola pro gol.

O que a gente assiste é um verdadeiro pebolim.

Lelo Mig
Membro
# out/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar

brunohardrocker

Futebol mudou e é fácil entender, basta deixar este conservadorismo romântico de lado e analisar com o cérebro.

Futebol antigo cheio de craques com espaço para jogar. Cara podia fumar e tomar pinga que driblava o time adversário inteiro. O Brasil não precisava (nem nunca teve no passado) técnico que fizesse a diferença, que tivesse esquema tático e mudasse uma partida. Tinha um monte de craques e um motivador distribuidor de camisas.

Na Europa o contrário, só tinha perna de pau que moviam a bola como se fossem paralelepípedos. Como ganhar de um time de craques? Com tática e força física. O futebol é um dos poucos esportes que permite um time inferior vencer um superior.

Ao longo das décadas eles foram aprendendo a jogar e se transformando em atletas. Nós demoramos mais para se tornar atletas (hoje estamos quase no mesmo patamar físico) mas não evoluímos taticamente.

Consegue imaginar um gráfico onde vai se equalizando "jogar bem", "atleta" e "tática"?

Ficamos defasados tecnicamente, mas a seleção brasileira, bem ou mal, ainda mete medo nestes cuzões e é uma das favoritas.

Essa pagação de pau ao futebol europeu é coisa de viadinho criado com "camiseta Nutela do Barcelona" e que não entende porra nenhuma de futebol. Os caras têm dinheiro e organização, montam times com os melhores jogadores do mundo com o melhor técnico, nada além disso, tanto é que nas copas suas seleções só fazem merda. Isso nada têm a ver com "declínio do futebol" brasileiro. É apenas o poder do dinheiro.

Prefiro o futebol dos 60 e 70? Sim, era mais bonito, porque tinha mais espaço e o craque deitava e rolava.

Mas, vivemos outros tempos, o mundo muda, as coisas mudam. Hoje é assim e o futebol brasileiro continua Top, perdendo ou ganhando mais uma copa.

Vai elogiar quem? A Inglaterra com uma merda de uma copinha roubada? A Espanha que sempre vem mordendo e dá um vexame? A Holanda com seu lindo futebol que não ganha porra nenhuma? A Argentina que na hora H sempre freia as cuecas?

Futebol é Brasil, Alemanha e Itália (mesmo fora dessa copa). França corre atrás de seu lugar ao sol. O resto? Tudo bosta!

brunohardrocker
Veterano
· votar

Lelo Mig

Entendo isso, cara.

Mas eu reclamo do futebol aqui dentro, principalmente.
É futebol de brasileiro contra brasileiro!

Se tivesse aumentado o nivel tecnico de todos os lados, nós teriamos um futebol com mais qualidade de todos os lados.
Bem jogado, bem disputado. A parada nivelou por baixo.

Diante de todas essas justificativas que vocês 3 trouxeram, ainda não entendo como isso justifica o futebol feio, mal jogado, truncado, que a gente assiste todos os dias. Que não sabe finalizar, fazer passe, cabecear e lançar uma bola com consciência.

brunohardrocker
Veterano
# out/22
· votar

Eu não posso ser mau agradecido com o tal do Gabi Gol, por exemplo. Trouxe resultado.
Mas eu não gosto do futebol dele. Não gosto de como ele leva a carreira. Ele apresentou resultado, mas não passa segurança. É instável. Ele dá medo numa final de libertadores. E ta cheio de Gabigol por ai. Aprendiz de Neymar. Mala por mala, sou mais um Romário da vida. Que era mala muito mais fora de campo do que dentro.

Lelo Mig
Membro
# out/22
· votar

brunohardrocker

"não entendo como isso justifica o futebol feio"

Cara, acredite, fui num estádio de futebol pela primeira vez antes de você nascer. Não vi Pelé no estádio, mas "vi" ao vivo pela TV e pelo radinho de pilhas.

Não há mais espaço para este tipo de futebol. Os caras hoje são atletas. Quando o jogador domina uma bola, têm alguém chegando junto, com muita rapidez e força física, no mesmo instante. Não dá mais tempo do craque "fazer a diferença". Vez ou outra, surge um "fora da curva" tipo Messi, que agrega o atletismo atual com domínio sobre natural, tipo um "Van Halen" da bola.

Aparecem 10, 20 à cada 5 anos? Dos 10, 20, 75% é farsa... é propaganda, é força de patrocinador criando mitos fakes. Vão fazer mais de 15 anos que Messi, Cristiano Ronaldo e Neymar vêm se mantendo com certo destaque, o resto some do mesmo jeito que aparece.

Por conta desse atletismo o estilo mudou. É feio? Mal jogado? Via de regra sim. Quer um exemplo simples? Não têm mais batedor de faltas e de escanteio. Por que não têm?

Porque o risco de lesão por repetição é alto e os preparadores físicos não deixam mais. Para ser um matador nas faltas, fulano têm que bater no mínimo 50 por treino. Esse tempo hoje, o cara faz musculação.

Eu gosto disso? acho melhor? Não. Mas não é uma realidade brasileira. É mundial. Se não fosse, nossa seleção estaria apanhando dos gringos.

Os times apanham porque sofrem com menos infraestrutura, grana.

Mudou cara. Eu não assisto mais futebol porque acho feio e prá não dar IBOPE pro Palmeiras. Mas, mudou. Não têm volta, aceita e aproveita que seu time ainda tá top tier no Brasil.

Se coloca no lugar de um torcedor do Vasco?

makumbator
Moderador
# out/22
· votar

Lelo Mig

Eu lembro quando assisti a final de 70 completa pela primeira vez (foi nos anos 90). Naquela época já me pareceu MUITO, MUITO lento. Parecia que o jogo ocorria em câmera lenta, e olha que nos anos 90 o futebol era mais lento que hoje.

Essa coisa do espaço é tão importante que tem gente que apregoa que deveriam mudar a regra e retirar um jogador de cada time justamente pra abrir mais espaço.

brunohardrocker
Veterano
# out/22
· votar

Lelo Mig

Me pesou a consciência.

makumbator
Moderador
# out/22
· votar

Lelo Mig

Lelo usando a carta do vitimismo.

Wanton
Veterano
# out/22
· votar

Lelo Mig

O Vasco tem cobrador de falta. O presidente Figueiredo bate bem na bola.

makumbator
Moderador
# out/22
· votar

Wanton
presidente Figueiredo

Aquele do " quem for contra a abertura eu prendo e arrebento"?

Pedro_Borges
Veterano
# out/22
· votar

makumbator
Aquele do " quem for contra a abertura eu prendo e arrebento"?

Aquele era torcedor do Fluminense.

Pedro_Borges
Veterano
# out/22
· votar

Gente, o Flamengo tem um médio volante que é um jogadorzaço, Arrascaeta. O cara joga demais. O jogo dele é sempre progressivo. Já venho observando ele a muito tempo. Ontem eu tava observando que quando ele recebe a bola todos os companheiros ao redor se posicionam. É porque sabe que a bola virá com qualidade.

brunohardrocker
Veterano
# out/22
· votar

Pedro_Borges

Arrasca é o melhor.

JJJ
Veterano
# out/22
· votar

Expulsão é um treco que tem que ser revisto.

Do jeito que o futebol é "apertado" hoje em dia, uma bobeada e o time já tem sua sentença de morte praticamente garantida.

Tanto que, quando o cara foi expulso - eu estava numa festa - os framengos lá comemoraram como se fosse gol.

Uma ideia seria a substituição compulsória, eliminando mais uma troca, além do novo jogador, e prazos maiores de geladeira pro infrator. Algo realmente significativo, como 10 partidas no mínimo.

renatocaster
Moderador
# out/22
· votar

makumbator

Renato e Bruno

E o título deste tópico, hein? Editei para ficar mais justo.

No mais, SRN! Agora somos tricampeões de um torneio que até uns 4~5 anos atrás a gente só passava vergonha com eliminações ridículas.

renatocaster
Moderador
# out/22
· votar

Agora minha energia futebolística está toda concentrada para a última decisão do ano: Ituano x Vasca.

O martelo e os pregos já estão na mão, só esperando o momento pra fechar a tampa desse caixão.

megiddo
Membro
# out/22
· votar

brunohardrocker

não vem, não... se fosse o Palmeiras, você sabe o resultado, né?

renatocaster
Moderador
# out/22
· votar

E o mundial, hein? Acho que dá pra copar...

Só o Pedro é umas 1000x melhor que o Benzema, e o meu menino de ouro Vini Jr infelizmente dessa vez não vai arrumar nada. Inclusive depois do jogo alguém vai ter que tirar ele de dentro do bolso do Leo Pereira.

Pedro_Borges
Veterano
# out/22
· votar

renatocaster
Se for para alterar o tópico deveria colocar a data de 19/10, data da conquista da Copa do Brasil, mas mesmo assim eu acho que o senhor deveria não mexer, pois aí tem toda uma tradição.