Análise: a direita é

Autor Mensagem
makumbator
Moderador
# 09/jun/22 18:32
· votar


Wanton

Mas o senhor está fugindo de minha proposta:

https://forum.cifraclub.com.br/forum/11/336499/p23#9468246

Vai alegar que é arapuca?

Wanton
Veterano
# 09/jun/22 18:48
· votar


makumbator
Vai alegar que é arapuca?

Não, de maneira nenhuma!

https://forum.cifraclub.com.br/forum/11/336499/p23#9468258

ejames
Membro Novato
# 11/jun/22 18:22
· votar


A mais nova sensação do núcleo bolsonarista:
https://cultura.uol.com.br/noticias/49770_ratanaba-saiba-se-a-cidade-p erdida-na-amazonia-brasileira-e-real.html

Para quem não está familiarizado, Dakila e Urandir Fernandes são as figuras por trás do ET Bilu.

Lelo Mig
Membro
# 11/jun/22 18:52
· votar


ejames

"Urandir Fernandes"

Pensa num picareta...

makumbator
Moderador
# 11/jun/22 20:41
· votar


ejames
ET Bilu

Sempre dou risada quando ouço esse nome.

Wanton
Veterano
# 12/jun/22 13:53
· votar


Tem uma notícia X de divulgação científica no Facebook, com inúmeras reações. Dentre as reações possíveis, há a risadinha. A risadinha em resposta a algo que não é piada costuma denotar o deboche. Se você clica na lista dos que reagiram com a risadinha à divulgação científica e vai dar uma olhada nos perfis, é batata: pessoas explicitamente de direita.

Para ser honesto, não acho que seja um problema inerente à direita e nem que seja algo que a acompanha desde sempre. O olavismo, o bolsonarismo, o trumpismo, o neopentecostalismo, entre outras ondas de propagação do retardo mental, contribuíram muito para chegarmos a esse ponto.

Isso quer dizer que todo direitista é um animal avesso ao conhecimento científico? Não, né?! Mas negar que, no momento, há uma correlação muito forte entre o pensamento anticientífico e a direita é lutar contra o óbvio.

brunohardrocker
Veterano
# 12/jun/22 18:19
· votar


Wanton

Tem o link, para darmos uma checada?

Eu não vejo problemas em fazer essa correlação estatística.
Não é um segredo que desde que o mundo é mundo, o conhecimento é elitizado. Ou seja, se a maioria das pessoas não tem o mínimo acesso ao conhecimento, e ao mesmo tempo, a maioria das pessoas tendem a simpatizar com ideias de direita, você vai ter sim um padrão, mas que não se trata necessariamente de uma relação de causa e consequência.

Eu prefiro pensar que antes de achar que a média das pessoas apresenta um comportamento anti-ciencia, um comportamento de combate, elas sequer tem acesso ao que é a ciência. E se além disso tudo formos politizar a ciência, a situação só vai piorar.

makumbator
Moderador
# 12/jun/22 18:32
· votar


Wanton
Facebook

Já perdeu na saída

Wanton
Veterano
# 13/jun/22 07:22
· votar


brunohardrocker
Tem o link, para darmos uma checada?

Não tenho, porque não é algo que acontece uma vez. São várias. Você pode checar por conta própria. Pegue qualquer matéria de divulgação científica que tenha gente reagindo com risadas e faça o teste. Se for em matérias sobre vacina, então, não tem erro! Mas pode ser sobre outros temas que estão de fora da pauta das disputas políticas.


Eu não vejo problemas em fazer essa correlação estatística.

Eu não tenho instrumentos para isso, só estou compartilhando relatos de experiência. O método é a convergência entre visões. Se você achar algum estudo científico que buscou correlacionar espectro político e crenças anticientíficas, me conte.


mas que não se trata necessariamente de uma relação de causa e consequência.

Sim, você tem razão. O que sugere a relação causal é somar essa observação aos comportamentos das pessoas influentes no campo da direita. Se o Bolsonaro fica zombando da máscara e depois você começa a ver que mais pessoas estão fazendo o mesmo, e que essas pessoas são apoiadoras do Bolsonaro, não é absurdo inferir que há no mínimo indícios de correlação.

ProgVacas
Membro Novato
# 13/jun/22 09:06 · Editado por: ProgVacas
· votar


A direita é Jair Bolsonaro, Sérgio Moro, José Serra, Aécio Neves, Janaína Paschoal, Carla Zambelli, Arthur do Val, Gabriel Monteiro...

Wanton
Veterano
# 13/jun/22 17:22
· votar


Direita e esquerda deveriam ser conceitos sem sentido hoje em dia. O motivo é simples: TODOS deveriam se declarar esquerdistas, uma vez que ser de esquerda é essencialmente ser pró-povo e ser de direita é ser antipovo.

Quando você resgata um valor antipovo porque é contra pautas hegemônicas no campo da esquerda, você está abrindo mão de valores fundamentais, está abrindo mão de princípios humanísticos elementares. Dá para ser de esquerda e combater ideias que você discorda no interior da esquerda.

Virar à direita equivale a ser um crítico da política de cotas raciais e, em decorrência disso, se filiar à Ku Klux Klan. Sei que vão rasgar o cu por causa do meu exemplo, mas não vamos fingir que a adesão à direita não é acompanhada desse tipo de incursão. Quantos direitistas vocês conhecem que não podem nem ouvir falar na Declaração Universal dos Direitos Humanos?

Insufferable Bear
Membro
# 13/jun/22 17:47
· votar


sou a favor de largar mão desses termos
eu sou pró-povo e quero decapitar todos os bilhonários, mas não quero ser associado ao wokeismo corporativista dos redditors. além disso, demonstrando minha antipatia pela esquerda sequelada do twitter fica até mais fácil de converter neo-fascistas. win-win

makumbator
Moderador
# 13/jun/22 18:07
· votar


Wanton
Virar à direita equivale a ser um crítico da política de cotas raciais e, em decorrência disso, se filiar à Ku Klux Klan.

Falsa simetria.

Lelo Mig
Membro
# 13/jun/22 18:07 · Editado por: Lelo Mig
· votar


A classificação de esquerda e direita perdeu seu significado no mundo moderno.

à partir do momento em que um indivíduo possa eventualmente assumir uma posição mais à esquerda numa matéria e uma postura de direita em outra, ou vice e versa, este parâmetro em 2 eixos se mostra muito frágil.

Também não se trata de ser pró povo, já que o que "é bom para o povo" ou o que "deve ser feito para o povo" pode não ser o mesmo para figuras distintas.

makumbator
Moderador
# 13/jun/22 18:08
· votar


Insufferable Bear
além disso, demonstrando minha antipatia pela esquerda sequelada do twitter fica até mais fácil de converter neo-fascistas. win-win


Com certeza!

makumbator
Moderador
# 13/jun/22 18:24
· votar


Lelo Mig
à partir do momento em que um indivíduo possa eventualmente assumir uma posição mais à esquerda numa matéria e uma postura de direita em outra, ou vice e versa, este parâmetro em 2 eixos se mostra muito frágil.

E é o que deve acontecer na maioria esmagadora das pessoas.

brunohardrocker
Veterano
# 13/jun/22 19:17
· votar


Pra que congelar a história na revolução francesa, se eu posso escolher outro momento da história para congelar?!
(E até porque eu não me identifico com a França e seus costumes).
Eu escolho congelar a história no tempo de Cristo!
Que é Cristão é pró-povo, quem não é Cristão é anti-povo!

Wanton
Veterano
# 13/jun/22 19:26
· votar


Insufferable Bear
sou a favor de largar mão desses termos

O caminho racional para fazer isso é derrotar o conceito de direita.


Lelo Mig
Também não se trata de ser pró povo, já que o que "é bom para o povo" ou o que "deve ser feito para o povo" pode não ser o mesmo para figuras distintas.

Sim, mas essa disputa só é possível à esquerda. A direita, por definição, é a defesa dos interesses de uma elite antipovo.


makumbator
Falsa simetria.

É uma assimetria intencional. Trata-se de uma analogia que faz um apelo ao absurdo. Em seguida, há um abrandamento que demonstra que a estrutura do raciocínio se preserva em temas que não chocam tanto. Atirar no negro marginalizado pela estrutura social que o empurrou para o crime é muito mais brando do que queimar negros cujos antepassados foram escravizados e trazidos a força para um país que não os aceita quando libertos.

Wanton
Veterano
# 13/jun/22 19:30
· votar


brunohardrocker
Pra que congelar a história na revolução francesa, se eu posso escolher outro momento da história para congelar?!

Para que reabilitar termos cujos significados eram claros, tornando-os obscuros e imprecisos? Não vê que eu demonstrei que o rótulo de direita carrega o ranço da sua origem antipovo? Você empobrece o debate quando ignora mais da metade do que foi dito. Tente entender antes de reagir.

brunohardrocker
Veterano
# 13/jun/22 20:00
· votar


>Direita e esquerda deveriam ser conceitos sem sentido hoje em dia. O motivo é simples: TODOS deveriam se declarar esquerdistas, uma vez que ser de esquerda é essencialmente ser pró-povo e ser de direita é ser antipovo.

Quando você resgata um valor antipovo porque é contra pautas hegemônicas no campo da esquerda, você está abrindo mão de valores fundamentais, está abrindo mão de princípios humanísticos elementares. Dá para ser de esquerda e combater ideias que você discorda no interior da esquerda.

Virar à direita equivale a ser um crítico da política de cotas raciais e, em decorrência disso, se filiar à Ku Klux Klan. Sei que vão rasgar o cu por causa do meu exemplo, mas não vamos fingir que a adesão à direita não é acompanhada desse tipo de incursão. Quantos direitistas vocês conhecem que não podem nem ouvir falar na Declaração Universal dos Direitos Humanos?


>Você empobrece o debate

Lelo Mig
Membro
# 13/jun/22 21:18 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"A direita, por definição, é a defesa dos interesses de uma elite antipovo."

Sinceramente acho isso um tanto relativo e, até mesmo, reducionista, por isso disse que esta definição esquerda e direita não mais faz mais sentido.

Foi justamente no governo mais à esquerda que este País já teve que os bancos mais ganharam dinheiro e a elite mais enriqueceu.

Podemos até discutir se é válido ou não deixar os ricos mais ricos, desde que deixemos os pobres mais ricos também (ou aumentar o patrimônio da elite sem tirar do pobre).

Porém, não é matematicamente possível que todos sejam ricos, é por isso que, muitas vezes de forma exagerada, zuamos a existência de um esquerdista milionário. Se o rico "tira ou explora alguém", não importa se ele é de direita ou esquerda, ele é parasitário de um sistema do mesmo jeito.

Essa ideia não faz o menor sentido (prá mim) hoje em dia, acho que é tudo uma mera questão de retórica.

Wanton
Veterano
# 13/jun/22 22:01 · Editado por: Wanton
· votar


Lelo Mig
Foi justamente no governo mais à esquerda que este País já teve que os bancos mais ganharam dinheiro e a elite mais enriqueceu.

Mas esse é o erro. Direita e esquerda não podem ser reduzidas a pessoas e a governos. Isso tem tanto valor semântico quanto um Partido Progressista cheio de reacionários. Governos não conseguem ser só de direita (com políticas antipovo) ou só de esquerda (com políticas populares).

O grande reducionismo que acontece está na formação de um pacote ideológico de esquerda, em que todo o esquerdista é obrigado a se identificar como progressista. Na prática, o País está cheio de esquerdistas reacionários. Não há qualquer contradição nisso. O chamado "povão" é, em grande parte, esquerdista e reacionário.

Existem pobres de direita, é claro. O pobre de direita é como aquele personagem do Samuel L. Jackson em Django Livre. Um pobre de direita é provavelmente alguém que ama ser submisso e que acredita que merece menos do que os outros.

É claro que há o problema da polissemia nessas conversas. Para alguns propósitos, costumamos chamar de direita as pessoas que se identificam com o rótulo de direita. São duas acepções sobrepostas. A acepção com rigor etimológico, que é relativamente fácil de demarcar, e a acepção adotada pelo jogo político, que é a chave da polarização burra na qual nos metemos. Quando eu falo que o pessoal da direita é mais propenso ao comportamento anticientífico, estou falando do segundo grupo.

ProgVacas
Membro Novato
# 14/jun/22 07:28
· votar


Eu acho tão indiscreto quando uma pessoa diz que em momento no qual o país deu um salto no ranking das economias, foi para o inédito 6º lugar, os bancos lucraram mais. Para mim isso denota uma fraqueza intelectual que não combina com a pretensão do 5ª. E é estranho ler isso de quem votou justamente num banqueiro, quanto havia um professor esclarecido, honesto, visionário na disputa.

Queria o quê, né? Qual seria o outro cenário provável senão esse?

Banqueiro ficou mais rico, mas a população também. Tem que ter clareza para entender essas coisas.

ProgVacas
Membro Novato
# 14/jun/22 09:28 · Editado por: ProgVacas
· votar


https://umhistoriador.wordpress.com/2013/01/21/historico-do-salario-mi nimo-brasileiro-revela-diferencas-entre-governo-fhc-e-lula-e-desmentem -historiador-da-decada-perdida/

O linque acima informa (desculpe) a valorização do salário mínimo durante o governo Lula e Dilma em comparação com o governo FHC.

Quem quiser cair no conto midiático do banqueiro ficou mais rico, que caia. Inteligência é privilégio.

Mas quem gosta de informação (desculpe, novamente) é só comparar. Quem aumentou mesmo seu poder aquisitivo? Aquele que já detinha uma renda ilimitada, ou o que ganhava migalhas?

É só pensar (desculpe).

Lelo Mig
Membro
# 14/jun/22 12:04 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"Quando eu falo que o pessoal da direita é mais propenso ao comportamento anticientífico, estou falando do segundo grupo."

Quanto à isso, concordo. Realmente, principalmente nas questões mais racionais, diretamente ligadas à ciências e filosofia o grupo a que se refere predomina.

Mas, eu acho que isso é diretamente ligado a questão religiosa e conservadora. Eu acredito que a coisa é meio inversa, o "espírito" mais conservador e moralista acaba sendo cooptado pela direita.

brunohardrocker
Veterano
# 14/jun/22 12:39
· votar


Por que o meu post foi marcado como inapropriado?
Foi o Leandro que fez isso?

brunohardrocker
Veterano
# 14/jun/22 12:41
· votar


Wanton
Para que reabilitar termos cujos significados eram claros, tornando-os obscuros e imprecisos?

Não se tornaram obscuros e imprecisos. Evoluíram conforme o contexto histórico.

brunohardrocker
Veterano
# 14/jun/22 12:46 · Editado por: brunohardrocker
· votar


ProgVacas
ranking das economias, foi para o inédito 6º lugar, o

O PT faz propaganda sobre isso, quando as razões são o que a ala ideológica do partido mais odeia: abertura econômica/comercial (da China) e o boom do nosso agronegócio.
FHC com mais 2 mandatos também estaria com o PIB em 6°.

A Dilma entregou a economia em 9°. O seu vice, entregou em 10°. Olha como é conveniente ignorar os outros 8 anos de mandato.

Obs: atualmente o Brasil subiu para 10°. Mérito do Biroliro? Não. Recuo das demais economias que disputam apertadamente as colocações próximas no ranking, como a Russia.

makumbator
Moderador
# 14/jun/22 13:36 · Editado por: makumbator
· votar


brunohardrocker

Não, fui eu após um pedido de outro usuário na moderação.

O problema é que sua resposta está toda em itálico (e realmente é contra as regras). É uma regra idiota, mas ela existe. É que como vc apenas citou respostas do Wanton, ficou tudo em itálico.

Se quiser reescreva comentando (pra não ficar apenas itálico) e eu enxerto no seu post e libero o mesmo.


Viram como sou um moderador legalista e justo? Melhor que a Xandão.

brunohardrocker
Veterano
# 14/jun/22 13:42
· votar


makumbator

Mas as setas ">" não estão dentro da tag do itálico.
As setas são fundamentais ali.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Análise: a direita é