Análise: a direita é

Autor Mensagem
Wanton
Veterano
# dez/21


"A direita é um pacote de racionalizações que visam justificar moralmente o estado das coisas" (MOEBA, Wanton, 2021).

makumbator
Moderador
# dez/21 · Editado por: makumbator
· votar


Análise: a direita é

A outra esquerda.

Drop the mic.

Lelo Mig
Membro
# dez/21
· votar


Wanton

A direita é:

Bem basicona, simples, não há complexidades nem nuances. É a ideologia do egoísmo; Prioridade aos direitos individuais, se preciso com o detrimento dos direitos coletivos e não necessariamente, mas quase sempre, considerando valores religiosos e tradicionais como fundamentais para a sociedade.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# dez/21
· votar


A direita é o oposto da esquerda. Caso não existisse esquerda, não existiria direita.

Karnal à beira-mar, 2021.

makumbator
Moderador
# dez/21
· votar


Se não existisse esquerda e direita, como o centrão iria sobreviver?

Wanton
Veterano
# dez/21
· votar


Lelo Mig
considerando valores religiosos e tradicionais como fundamentais para a sociedade.

Uma seleção cuidadosa de valores que não sejam contraditórios com a preservação do estado das coisas. Por isso, a direita também é um modo de olhar para a religião, para a tradição e até para a ciência. A ciência, por exemplo, não deve fazer descobertas que possam afetar as relações sociais. Eles tendem a valorizar bem mais a ciência aplicada que fornece subsídios para o desenvolvimento de tecnologias que possam ser consumidas.

Lelo Mig
Membro
# dez/21
· votar


Wanton

"Eles tendem a valorizar bem mais a ciência aplicada que fornece subsídios para o desenvolvimento de tecnologias que possam ser consumidas."

Exatamente. Por isso descrevi como egoísta; e quando inclui moral religiosa, potencializa, porque parte do pressuposto que "minha" religião é a correta, "meus" dogmas são os verdadeiros, desta feita quem esta fora dele não merece consideração.

As questões humanitárias sempre esbarram em questões de moral religiosa, desde coisas simples como o casamento à questões complexas como eutanásia. Quem segue moral religiosa, tende a querer impor seus valores aos demais.

Neste ponto chegamos numa encruzilhada onde poderíamos concluir que é complicado equalizar Direita e democracia, contudo seria, de certa forma, injusto, porque a Esquerda também tende a gostar do totalitarismo e, por outras vias, também costuma achar que sabe o que é melhor para os outros.

Drinho
Veterano
# dez/21 · Editado por: Drinho
· votar


MOEBA, Wanton, 2021

Sensacional.

Ao assunto…

A esquerda é o exemplo do que a humanidade deveria ser e a direita exatamente o oposto, não é atoa que o que mais se vê por aí são professores de filosofia, filhos de empresários e de profissionais bem sucedidos com o “sofisticado” e “evoluído” pensamento de esquerda ao mesmo tempo que vemos pobres moralistas ignorantes pegando o trem todos os dias as 5 da manhã “correndo atrás do prejuízo” para ganhar um salário mínimo ou mesmo procurar um emprego e propagando isso como ideal quando não percebem que agem insistentemente contra seus próprios interesses.

Não seja um pobre de direita.
#fiqueemcasa (caso tenha uma sob posse)

ProgVacas
Membro Novato
# dez/21 · Editado por: ProgVacas
· votar


A direita é manobra e concomitantemente massa de manobra a fim dos super-ricos¹ manterem o estado das coisas².

¹,² já que não gostam da palavra burguesia e da locução status quo.

brunohardrocker
Veterano
# dez/21
· votar


A direita é o inferno da religião da esquerda.

brunohardrocker
Veterano
# dez/21
· votar


Lelo Mig
porque parte do pressuposto que "minha" religião é a correta, "meus" dogmas são os verdadeiros, desta feita quem esta fora dele não merece consideração
Neste ponto chegamos numa encruzilhada onde poderíamos concluir que é complicado equalizar Direita e democracia,

Um retrato bastante válido da esquerda.

Wanton
Veterano
# dez/21
· votar


brunohardrocker
A direita é o inferno da religião da esquerda.

Aí uma racionalização do pacote que eu estava falando!! Quem trabalha com o medo das distopias é a direita. A esquerda, com todos os seus defeitos, é propositiva.

Wanton
Veterano
# dez/21
· votar


O brunohardrocker sempre tenta levar essa discussão para essa dicotomia ente bem e mal, porque, no fundo, ele reconhece que as proposições da direita são ruins para as pessoas. Ele se recusa a se identificar com elas, nem que, para isso, tenha que se fazer de tonto o tempo inteiro e fechar os olhos para a realidade.

Black Fire
Gato OT 2011
# dez/21
· votar


Na prática é a família Sarney.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# dez/21
· votar


Análise: a direita é

Idêntica a 99% da esquerda: viciada em enxergar o estado como agente do progresso social. Todo o resto é bullshit clubista sem importância

E viva o PCO!

brunohardrocker
Veterano
# dez/21
· votar


Wanton
dicotomia ente bem e mal,

Isso é que você faz. Eu só fico parodiando.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# dez/21
· votar


Lelo Mig
e quando inclui moral religiosa, potencializa, porque parte do pressuposto que "minha" religião é a correta, "meus" dogmas são os verdadeiros, desta feita quem esta fora dele não merece consideração.

As questões humanitárias sempre esbarram em questões de moral religiosa, desde coisas simples como o casamento à questões complexas como eutanásia. Quem segue moral religiosa, tende a querer impor seus valores aos demais.


Vc fala como se arbitrariedade fosse característica de um espectro politico, isso n faz sentido

Lelo Mig
Membro
# dez/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wild Bill Hickok

"Vc fala como se arbitrariedade..."

Não, não estou falando em arbitrariedade, falo de moral religiosa. Estou falando em tendência ("tende a querer impor"), característica muito comum em religiosos, via de regra.

Por mais que isso se caracterize como uma arbitrariedade eu fiz uma colocação específica ao religioso, principalmente cristãos. Isso é facilmente compreensível e observado, sem esforço algum, porque religião são constituídas sobre dogmas e dogmas nada mais são do que crenças aceitas como verdade. Dogma, da origem grega “o que se pensa é verdade”. E o cristianismo, assim como o islamismo, são especialmente muito dogmáticos e obtusos.

Me refiro diretamente a religião e da comum ligação dos conservadores (direita) à ela. Tanto é que faço referência à arbitrariedade geral, quando cito à esquerda, parte que poderia ter omitido na minha colocação se quisesse que parecesse uma "característica de um espectro politico".


Ahhh, mais existem muitos cristão não obtusos, tolerantes e etc. Claro que existem, por isso deixei claro, "via de regra", generalizado. Mas, a direita, costuma ser ligada justamente à ala menos maleável das religiões, via de regra, novamente.

Você duvida que se a "bancada da bíblia" vier a ter mais poder, ser ateu ou professar religião afro-brasileira, por exemplo, não podem virar crimes em algumas décadas? Eu não tenho a menor dúvida disso.

Você pode contra argumentar que quem fez isso foi justamente a esquerda. Mas, não falo de extrema esquerda ou extrema direita, falo de um nicho mais liberal, não radical e mais democrático. E é, justamente neste nicho, que acho a Direita quase sem representação.

A idéia de que "quem é do bem" é de esquerda e "quem é do mal" é de direita, também é uma visão dogmática, emocional e superficial.

brunohardrocker
Veterano
# dez/21
· votar


Lelo Mig
falo de moral

O tratamento do debate por boa parte da esquerda é religioso. Não cristão, mas de uma religião chamada esquerdismo.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# dez/21 · Editado por: Wild Bill Hickok
· votar


Lelo Mig
"vc n deve fazer xxx pq xxx"

Acho que no fim das contas n deixa de ser arbitrariedade, só mudam as justificativas e dogmas, que podem ir mt alem da crença religiosa. Eu entendi oq vc quis dizer e n discordo, mas acho forçado associar todo um espectro politico ao moralismo religioso, ainda mais quando esse moralismo normalmente é visto em pessoas que sequer tem contato com o lado acadêmico/filosófico da coisa.

A bancada SJW tá aí pra provar que moralismo "religioso" n é exclusividade da direita

edit

Você pode contra argumentar que quem fez isso foi justamente a esquerda. Mas, não falo de extrema esquerda ou extrema direita, falo de um nicho mais liberal, não radical e mais democrático. E é, justamente neste nicho, que acho a Direita quase sem representação.

A minha argumentação é justamente de que a democracia n é impeditivo pra isso, justamente pelo poder arbitrário que recai no fim das contas. Basta a aprovação de 51% e voilá

DarkMakerX
Veterano
# dez/21
· votar


Direita é um conjunto de desculpas para, como Pôncio Pilatos, lavar as mãos. É achar que tudo vai se resolver sozinho e o que não se resolver é porque é para ser assim mesmo. É acreditar em meritocracia e isenção de deveres ao viver em sociedade.

ProgVacas
Membro Novato
# dez/21 · Editado por: ProgVacas
· votar


Wanton
O brunohardrocker sempre tenta levar essa discussão para essa dicotomia ente bem e mal, porque, no fundo, ele reconhece que as proposições da direita são ruins para as pessoas. Ele se recusa a se identificar com elas, nem que, para isso, tenha que se fazer de tonto o tempo inteiro e fechar os olhos para a realidade.

Já escrevi aqui algumas vezes: quando o extremo vira argumento, este já está inválido.

brunohardrocker
Veterano
# dez/21
· votar


DarkMakerX

E viva a escola com partido!

Insufferable Bear
Membro
# dez/21
· votar


puta merda, outro tópico pra continuar com essa briguinha... vocês são chatos demais

makumbator
Moderador
# dez/21
· votar


ProgVacas
Já escrevi aqui algumas vezes: quando o extremo vira argumento, este já está inválido.

Até para BDSM?

ProgVacas
Membro Novato
# dez/21
· votar


makumbator

BDSM

Bom Dia Seu Mário?

DarkMakerX
Veterano
# dez/21
· votar


brunohardrocker
E viva a escola com partido!

Não entendi o que você quis dizer.

Pedro_Borges
Veterano
# dez/21 · Editado por: Pedro_Borges
· votar


Nulo

Lelo Mig
Membro
# dez/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wild Bill Hickok

"associar todo um espectro politico ao moralismo religioso"

Entendi... mas novamente não estou falando isso. Exemplifiquei o contrário, via de regra, o moralismo religioso cristão se associa à direita mais extrema.

Historicamente, é até compreensível esse "temor", já que a extrema esquerda (o comunismo principalmente) perseguiu e fudeu cristãos (não posso omitir o fato histórico). Mas, voltamos ao totalitarismo e este eu desprezo, de direita ou de esquerda.

Resumindo: Na prática, encontro melhores resultados pelo mundo nas esquerdas, como as Sociais Democracias do que nas direitas, que costumam tentar se desvencilhar da democracia. Temos hoje meia dúzia de governos totalitaristas de esquerda e uns 50 de direita pelo mundo e ambos, são igualmente ruins. Dentre as democracias, as sociais têm melhor desempenho e igualdade.

brunohardrocker
Veterano
# dez/21
· votar


Lelo Mig

Eu acho que você está acostumado a correlacionar bons índices/resultados com políticas de esquerda.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Análise: a direita é