Campanha contra esmola no sul do país

Autor Mensagem
Juquinhaa
Membro Novato
# nov/21
· votar


Eu dou esmola pq acho triste e não queria tá lugar daquela pessoa. Tive a oportunidade de morar em Orlando na florida por 1 mês, lá todos tem um cartão com 200 dólares pra comprar comida(inclusive minha irmã que morava lá ilegal), os únicos mendigos que se via eram uns poucos pois não dava pra comprar bebida com esse cartão. Aqui em floripa tem muitos moradores de rua que vem da serra, pois é impossível dormir na rua no inverno. Esse movimento serra-litoral começou com o declínio da extração da madeira.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# nov/21
· votar


É complicado... Já tive uma visão equivocada e rasa sobre o assunto... Hoje, apesar de não saber oq é melhor, prefiro simplesmente seguir o conselho bíblico de "se há em sua mão o poder de ajudar, ajude quem está necessitado, principalmente os seus irmãos na fé"

Então acabo muitas vezes comprando aquelas balinhas no sinal ou aqueles panos de chão, pq enxergo nessas pessoas alguém que sinceramente precisa de ajuda e não parece que vai gastar o dinheiro com bebida ou algo do tipo... Dou preferência a esses casos... Mas já dei tbm a pessoas que estavam simplesmente pedindo msm...

Mas enfim, assim como creio, esse problema só vai ser resolvido plenamente quando as palavras de Isaías 65:21-23 se cumprirem

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# nov/21
· votar


ProgVacas
Cara, na boa, não vou nem julgar oq rolou nesse tópico em específico, mas quase sempre que tem uma treta nesse fórum, vc tá envolvido! Já percebeu isso?

Você precisa relaxar mais cara... Num outro tópico (esse sim vou comentar especificamente) o makumbator estava zuando na boa, como ele sempre faz, e vc levou para o lado pessoal. Eu ainda tentei zuar por cima pra amenizar o clima falando que o makumba nem sabe mexer em Twitter pq é velho, mas vc continuou irritado com o assunto.

Da uma segurada cara... Sei que sua intenção não é ruim, mas seu temperamento acaba te traindo vez após vez

Lelo Mig
Membro
# nov/21
· votar


Jonas Kahnwald

"acabo muitas vezes comprando aquelas balinhas no sinal ou aqueles panos de chão"

Também faço isso. Mas só para salientar, isso não é esmola. Você esta comprando o produto de um comerciante. O fato dele ser "necessitado e/ou informal" (eu me encontro informal atualmente), não descaracteriza o comércio.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# nov/21 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Lelo Mig
Sim, não é! Mas são provavelmente pessoas que estão em situação precária igual ou no minimo semelhante aos que pedem esmola, por isso que citei

Lelo Mig
Membro
# nov/21
· votar


Jonas Kahnwald

Sim, eu entendi sua colocação e só quis destacar este fato, sem desqualifica-la.

Wanton
Veterano
# nov/21
· votar


Insufferable Bear
eita, quem foi a vítima?

Um tal de Pedro que fez um dissertação sobre grafite. Acho que todos sabem quem é.


Lelo Mig
Mas só para salientar, isso não é esmola. Você esta comprando o produto de um comerciante.

Engraçado, eu faço o contrário. Dou esmola, mas não compro o que não preciso só por dó. Não é muito racional, acho que fiquei com ranço por causa daquele "empreendedor" das garrafas d'água, muso liberal.

kafka à beira-mar
Membro Novato
# nov/21
· votar


Jonas Kahnwald
Então acabo muitas vezes comprando aquelas balinhas no sinal ou aqueles panos de chão, pq enxergo nessas pessoas alguém que sinceramente precisa de ajuda e não parece que vai gastar o dinheiro com bebida ou algo do tipo... Dou preferência a esses casos... Mas já dei tbm a pessoas que estavam simplesmente pedindo msm...


Eu também me sinto melhor comprando uma jujuba ou algo do gênero, do que dar o dinheiro simplesmente por dar. Ao menos você percebe que a outra parte tentou te dar algo em volta, com toda a dignidade. Mas existem casos e casos, cada um julga o mais adequado.

Acho que essa galera que faz campanha enérgica contra esse tipo de coisa vive na pior das bolhas, a bolha da miséria espiritual. Entendo que pode ser mais maléfico do que benéfico em alguns casos, sustentando o vício e acomodando, como o colega falou na primeira página, e concordo plenamente. O ideal é que o Estado crie condições para dar dignidade a essas pessoas. Como eu não sou o Estado (apesar de ser um acionista minoritário), tento dar o mínimo de ajuda pra que aquela pessoa possa ter o que comer naquele dia. Tento sanar a consequência do problema, não a causa. Se o Estado não fosse tão omisso nesse tipo de situação, essa discussão talvez não existisse hoje.

Lelo Mig
Membro
# nov/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"acho que fiquei com ranço por causa daquele "empreendedor" das garrafas d'água, muso liberal."

Esse é o nosso amigo Ameba raíz! Execrando o empreendedor, do CEO de multinacional ao empreendedor mendigo, sem discriminação...hehehe.

Drinho
Veterano
# nov/21 · Editado por: Drinho
· votar


Eu fui o maior fornecedor de cigarro para mendigos da cidade.

Eles devem sentir minha falta.

makumbator
Moderador
# nov/21
· votar


Drinho

Fez bem em parar de fornecer cigarros para eles, assim reduz a chance de desenvolverem twiiter nos pulmões.

Em matéria de esmola eu analiso caso a caso. Ás vezes ajudo, em outras não. Não tenho uma regra fixa do tipo nunca ou sempre.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# nov/21
· votar


makumbator

reduz a chance de desenvolverem twiiter nos pulmões.


HAHAHHAAHAHAHAHAHA
I see what you did here

Lelo Mig
Membro
# nov/21
· votar


makumbator

"eu analiso caso a caso."

Você só dá esmola prá mendigo gato?

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# nov/21
· votar


Lelo Mig
Wanton

"acho que fiquei com ranço por causa daquele "empreendedor" das garrafas d'água, muso liberal."

Esse é o nosso amigo Ameba raíz! Execrando o empreendedor, do CEO de multinacional ao empreendedor mendigo, sem discriminação...hehehe.


o wando é multi do ameba?

Drinho
Veterano
# nov/21 · Editado por: Drinho
· votar


Fez bem em parar de fornecer cigarros para eles

Na verdade parei de fornecer porque parei de fumar, sempre entendi que um cigarro e alguns minutos de papo traria muito mais felicidade para eles do que algumas moedas, portanto nunca neguei cigarro.

Em matéria de esmola eu analiso caso a caso. Ás vezes ajudo, em outras não. Não tenho uma regra fixa do tipo nunca ou sempre.


Eu só dou dinheiro para mendigo sincerão, o que assume que vai usar para beber ou cheirar.
Quanto eu sinto que o cara quer me passar pra trás fico puto.

Lelo Mig
Membro
# nov/21
· votar


Wild Bill Hickok

"o wando é multi do ameba?"

Sim. É a face romântica, amante latino, do Ameba.

Drinho
Veterano
# nov/21
· votar


Ameba

Sinto que o Ameba não está mais entre nós, aquele indivíduo amargurado cheio de rancor deu lugar ao Wanton que é doce e feliz.

makumbator
Moderador
# nov/21
· votar


Lelo Mig
Você só dá esmola prá mendigo gato?


Aí não é esmola, é investimento...se é que me entende...

Drinho

Entamoeba foi banido. Ficamos apenas com a imitação barata dele, Wanton.

Wanton
Veterano
# nov/21 · Editado por: Wanton
· votar


Drinho
Sinto que o Ameba não está mais entre nós

Foi morto pelo makumbator nos porões do FCC (fórum de gaita, provavelmente), mas LeandroP e renatocaster são cúmplices.


Sobre os mendigos,tem uma solução muito apreciada pelos prefeitos do interior do Brasil, que é largá-los em outra cidade.

https://g1.globo.com/sp/itapetininga-regiao/noticia/2021/07/16/morador es-de-rua-levados-para-outra-cidade-dizem-a-policia-que-foram-ameacado s-com-spray-de-pimenta.ghtml

makumbator
Moderador
# nov/21 · Editado por: makumbator
· votar


Wanton

Ei, saiba que eu que tentei intervir para manter seu cadastro de Entamoeba e também o multi. Coloquei meu pescoço em risco por conta disso. E é assim que sou retribuído?

Se eu tivesse uma conta no Twitter iria te xingar muito por lá

Drinho
Veterano
# nov/21
· votar


RIP ameba

:(

Insufferable Bear
Membro
# nov/21
· votar


Wanton



LeandroP
Moderador
# nov/21 · Editado por: LeandroP
· votar


Drinho
Teria o link da campanha ou da noticia?


Não tenho, mano!

Mas, o Padre Julio Lancellotti tem divulgado essa campanha nas suas redes sociais. Ele não está divulgando a favor, é claro, Está denunciando a Aporofobia.

LeandroP
Moderador
# nov/21
· votar


O que a gente não pode fazer é criticar que doa, quem dá esmolas. De forma alguma. Existem muitas formas de fazer o bem. Seja doando dinheiro, roupas, indicando um caminho etc. Não importa!

Uma vez dei dinheiro pra um cara comprar pinga. Ele me pediu dinheiro pra comprar pinga. As suas mãos tremiam. Ele tomou a pinga e parou de tremer. Eu me senti bem por um momento, por ter feito algo que, pra ele, era bom. Não sou eu quem deve se sentir bem (tampouco mal rs), mas ele. Apesar disso nutrir o nosso ego de alguma maneira...

kafka à beira-mar
Membro Novato
# nov/21
· votar


Uma vez dei dinheiro pra um cara comprar pinga. Ele me pediu dinheiro pra comprar pinga. As suas mãos tremiam. Ele tomou a pinga e parou de tremer. Eu me senti bem por um momento, por ter feito algo que, pra ele, era bom. Não sou eu quem deve se sentir bem (tampouco mal rs), mas ele. Apesar disso nutrir o nosso ego de alguma maneira...

A filosofia tá ai. Você fez o bem pra ele? Ou pra você? Essa situação toda é capaz de causar uma reflexão? Uma mudança nele? Sim? e depois?!
Sei lá, tô lendo um livro do dostoievsky que o capítulo inicial trata justamente disso. Inclusive dizem que esse livro é um dos prenúncios da psicanálise. O nome do livro é nietotchka niezvanova. Baita livro, até agora. Tem a ver com os tópicos dessa discussão e consegue provar como esse assunto não é tão simples como parece.

LeandroP
Moderador
# nov/21 · Editado por: LeandroP
· votar


kafka à beira-mar
A filosofia tá ai. Você fez o bem pra ele? Ou pra você?

Excelente pergunta!

Porque em princípio eu me sinto bem. Pode ter ou não ter relação com o ego, por se sentir superior. Eu não sei também...

De qualquer forma, a esmola ou doação é uma questão de foro íntimo. Essa decisão pertence a nós e não ao Estado.

De toda forma, eu SEMPRE me senti bem depois de realizar uma tarefa neste contexto ou mesmo em dar esmolas. Pode ser o que eu disse acima, mas isso não importa. Porque eu me sinto bem de outras formas também. E qual o problema em nos sentirmos bem com isso?

Então, eu não sei responder a sua pergunta. De fato é uma boa pergunta. Por outro lado, não me obrigo a ter respostas (pra mim) e tampouco me culpo. Eu me sisnto mal quando gasto com bobagens. Drogas e álcool, por exemplo...

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# nov/21
· votar



De qualquer forma, a esmola ou doação é uma questão de foro íntimo. Essa decisão pertence a nós e não ao Estado.


LeandroP é ancap e eu posso provar

makumbator
Moderador
# nov/21 · Editado por: makumbator
· votar


kafka à beira-mar
O nome do livro é nietotchka niezvanova. Baita livro, até agora.

Toda a obra do Dostoiévski é excepcional. É meu escritor favorito, ao lado do Kafka (que pelo visto, você também deve adorar, e que tem um excelente livro também inacabado, como o nietotchka).

LeandroP

Acho que a parte de se sentir bem é também um forte incentivo (egoísta?) em ajudar os outros. Não acho que seja vergonhoso fazer isso mesmo que apenas para inflar o próprio ego (não que seja esse o seu caso).

LeandroP
Moderador
# nov/21
· votar


Wild Bill Hickok
LeandroP é ancap e eu posso provar


sô homi, arai

makumbator

Concordo, manolo!

Wanton
Veterano
# nov/21
· votar


Insufferable Bear

De uns tempos para cá, descobrimos que o Cartman é muito mais comum do que imaginávamos.


LeandroP
De qualquer forma, a esmola ou doação é uma questão de foro íntimo. Essa decisão pertence a nós e não ao Estado.

Se ainda fosse algo do tipo: "não deem esmolas porque nós vamos acolher essas pessoas". Mas não é, né?! As pessoas precisam de esmola porque o Estado falhou.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Campanha contra esmola no sul do país