E a esmola sai do meu bolso

Autor Mensagem
snowwhite
Veterano
# jan/07


Renda: salário-maternidade

O salário maternidade para quem trabalha no campo é um benefício criado para ajudar a quem teve filhos a cuidar deles durante os quatro meses de licença a que toda mãe tem direito.

No interior da Bahia, o salário-maternidade está provocando uma explosão demográfica: as mães têm filhos para poder receber o benefício, que acaba sendo o sustento da família.

O benefício pode ser requerido a partir do oitavo mês de gravidez e até o quinto ano de vida da criança. A mãe só precisa comprovar que mora e trabalha na roça. Ela recebe, então, quatro salários mínimos para que não fique sem nenhuma renda enquanto não pode trabalhar. É o mesmo salário-maternidade que a Previdência paga às mulheres que moram na cidade, quando se afastam do trabalho para terem seus filhos.

As trabalhadoras rurais são a grande maioria no volume de benefícios pagos pela Previdência às mães. Em 2006, só na agencia do INSS de Santo Antonio de Jesus, na Bahia, 4.800 mulheres que moram no campo receberam o salário-maternidade. Nas áreas urbanas, foram apenas 250.

Essa desproporção tem provocado desconfianças, segundo o gerente do INSS no recôncavo baiano. "Existem mulheres que engravidam sucessivamente para terem acesso a esse benefício, só pra isso. Porque elas entendem que é uma forma de obter um ganho, uma sobrevivência”, afirma Luciano Andrade.

Há também desvio de finalidade. O objetivo do benefício é pagar o enxoval e alimentação do bebê. Mas o casal Santos, por exemplo, acabou de ganhar uma filha e tem outros planos. "Quero comprar umas três novilhas para botar no pasto e criar para ela”, explica o trabalhador rural João José dos Santos.

Rosilan dos Santos diz que se não fosse o salário maternidade, ainda estaria morando na casa do sogro. A casa dela, só agora conseguiu terminar. “Comprei o telhado, as portas, janelas. Já gastei todo o dinheiro, não tenho mais nada”, diz.

A trabalhadora rural Joselí Sacerdote construiu a casa inteira com o dinheiro do salário-maternidade. Ela tem 27 anos e nove filhos. Na região onde Joselí mora, nenhuma outra mulher recebeu mais auxílio-maternidade do que ela: foram sete. O décimo filho está a caminho, na barriga dela.

No Recôncavo Baiano, o salário-maternidade é o segundo benefício mais pago pela Previdência. Só perde para o auxílio-doença. O Ministério Público na região investiga se há irregularidades na concessão e vai sugerir mudanças nas regras do benefício.

"Não seria o caso de limitar a concessão do benefício a um determinado número de filhos por mulher, a fim até de estimular que essas mulheres adotem o planejamento familiar? Porque do jeito que as coisas andam, sobretudo na zona rural, vai haver uma explosão demográfica com as conseqüências negativas que todos nós já sabemos: o desemprego, a criminalidade e problemas também na área ambiental”, sugere o promotor Julimar Ferreira.


http://jg.globo.com/JGlobo/0,19125,VTJ0-2742-20070123-263152,00.html#

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


snowwhite
E a esmola sai do meu bolso
Antes do seu, do q do meu! =P

Crazy Batera
Veterano
# jan/07
· votar


hey, vc aew, me dá um dinheiro aew? Me dá um dinheiro aew?
hey, vc aew, me dá um dinheiro aew? Me dá um dinheiro aew?

snowwhite
Veterano
# jan/07
· votar


Soulface
Antes do seu, do q do meu! =P


;P


Vou praí ein?????

ROTTA
Veterano
# jan/07
· votar


E depois dizem que os "bolsa qualquer coisa" são todos justos e necessários. O povo se aproveita de qualquer situação mesmo.

Abraços.

Sniper
Veterano
# jan/07
· votar


Sou brasileiro e me ferro sempre

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


snowwhite
Mulher casada não entra! =P

Crazy Batera
Vai engravidar tb???

Marco Alan Rotta
Por isso q eu digo... Os políticos naõ são corruptos. Eles são brasileiros.

Crazy Batera
Veterano
# jan/07
· votar


Soulface
nope!!! estou sendo ironico quanto ao fato de pedir esmolas!

ROTTA
Veterano
# jan/07
· votar


Soulface
Os políticos naõ são corruptos. Eles são brasileiros.

Eu reformularia. Corruptos eles são. E são também o reflexo da nossa sociedade. Nosso representantes mais legítimos.

Abraços.

cao fofo
Veterano
# jan/07
· votar


27 anos e com 9 filhos, ela nem sente dor mais no parto...

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


Crazy Batera
Ahhh bom...
Acho q vc se enrolaria pra explicar qm seria o pai!

Marco Alan Rotta
E o povo qria oq? hehehehehehehehe

Black Fire
Gato OT 2011
# jan/07
· votar


Quando vocês vão acreditar em mim? http://forum.cifraclub.com.br/forum/11/148215/

Thani
Veterano
# jan/07
· votar


quatro salários mínimos

Gente, o negócio ficou lucrativo mesmo.

Crazy Batera
Veterano
# jan/07
· votar


Thani
e aew? hauahauahuahauahu

Thani
Veterano
# jan/07
· votar


Crazy Batera

Esse tópico não pode ser desvirtuado porque falaremos mal do governo. :P

Oi. =)

Abigobaldo
Veterano
# jan/07
· votar


porra... o capial q mora na roça e talz... trabalha o dia intero dbaxo dum sol disgraçado... xega em casa qual a unica coisa q ele tem pra faze? cume a vagabunda da fedorenta... e ainda ganha dinhero pqp...

Crazy Batera
Veterano
# jan/07
· votar


Thani
Mais uma vez.... e isso me dá sono! :P

Oie e boa noite! :*

Thani
Veterano
# jan/07
· votar


Crazy Batera
Mais uma vez.... e isso me dá sono! :P

Não podemos nos render jamais. :P


Oie e boa noite! :*


Pra ti também. :D

snowwhite
Veterano
# jan/07
· votar


Soulface
Mulher casada não entra! =P

Era. hehe

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


snowwhite
Mas hein???

Blackus
Veterano
# jan/07
· votar


só não entendo o que tu continua fazendo aqui no Brasil, já que tu reclama tanto, não dá solução nenhuma e parece ter condições de sair daqui se quiser

snowwhite
Veterano
# jan/07 · Editado por: snowwhite
· votar


Soulface
Mas hein???

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


snowwhite
err... não tava sabendo dessa não...

snowwhite
Veterano
# jan/07 · Editado por: snowwhite
· votar


Soulface
err... não tava sabendo dessa não...


.

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


snowwhite
Q chato... (ou alívio, não sei)
Falo isso pq com os meus pais, a melhor solução foi a separação mesmo.

Atum Bluesman
Veterano
# jan/07 · Editado por: Atum Bluesman
· votar


Repararam que alguns casos de "roubo" vocês criticam todo o sistema? Vocês já pararam pra pensar que tem várias outras mulheres que não fizeram o mesmo que ela?

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


Atum Bluesman
Como tb existem vários brasileiros honestos (nem tanto)...
É foda generalizar, mas temos q traçar um perfil. E infelizmente o do Brasil é esse.
Se um político rouba milhões ou um cara só fura a fila do cinema, não importa. A atitude de passar a perna nos outros é a mesma.

snowwhite
Veterano
# jan/07 · Editado por: snowwhite
· votar


Soulface

Editado.

Atum Bluesman
Veterano
# jan/07
· votar


Soulface
Mas existem centenas de pessoas que realmente precisam desse dinheiro, algumas mulheres podem não usar direito o dinheiro dado, mas outras usam bem, então é melhor continuar dando o dinheiro a todos sabendo que alguns não vão usa-lo como deveriam do que tirar o dinheiro de todos e fazer com que centenas de mulheres passem nescessidades.

Soulface
Veterano
# jan/07
· votar


snowwhite
Entendo...
Bom espero q esteja tudo correndo com tranquilidade aí pelo menos.
Qrendo ou não, muita coisa é mudada na vida com uma guinada dessas.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a E a esmola sai do meu bolso