Autor |
Mensagem |
Insufferable Bear Membro |
# jun/22
· votar
makumbator Wanton eu devia ter escrito "ensinar bem" ensinar direito até eu, ainda que errado
|
Lelo Mig Membro
 |
# jun/22 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Sabem o que me entedia nessa discussão defendendo "esquerda vs direita"? É a falta de razão, de lógica. Tudo é tão passional que chega a ser infantil e enfadonho.
Não quero entrar no mérito se é bom ou ruim ensinar "educação financeira", apenas lembrar que esse mesmo pessoal que é contra, já tentou implementar o tupi guarani como matéria obrigatória há uns anos atrás.
Percebem a insanidade destes políticos e suas preocupações e pautas inúteis?
A mim me bastava que Português e Matemática fossem ensinados em um nível minimamente decente, um bom tanto acima do nível aplicado hoje, e pouco importando se fosse pauta de esquerda ou direita.
|
LeandroP Moderador |
# jun/22 · Editado por: LeandroP
· votar
brunohardrocker Aleluia! Ao menos o Leandro o/
Ao menos o aluno deverá saber que o seu problema não é má administração do dinheiro, mas a falta dele. Que não é sua culpa pela estagnação da pobreza, mas de um sistema onde quem tem mais cria ainda mais instrumentos pra abocanhar o pouco daquele que nem o pouco tem. Isso tudo alinhado com as aulas de Marxismo dá uma sopa gostosa!
|
makumbator Moderador
 |
# jun/22
· votar
Lelo Mig apenas lembrar que esse mesmo pessoal que é contra, já tentou implementar o tupi guarani como matéria obrigatória há uns anos atrás.
Hahaha! Eu lembro disso. matéria super útil e antenada com o mundo moderno!
|
brunohardrocker Veterano |
# jun/22
· votar
LeandroP Ao menos o aluno deverá saber que o seu problema não é má administração do dinheiro, mas a falta dele. Que não é sua culpa pela estagnação da pobreza,
E não é mesmo. O que não exclui aulas de educação financeira. Lembrando que educação financeira não tem nada a ver com coach, com palestra motivacional, com vitória financeira, nada disso. Se você ganha dinheiro, você faz a sua gestão, independente de quanto ganha e se faz uma boa ou uma má gestão.
|
ProgVacas Membro Novato |
# jun/22
· votar
ejames vasto
Vamos colocar 1kg de aspas aí?
|
Wanton Veterano |
# jun/22
· votar
Vou trazer umas reflexões.
O currículo escolar não é pensado para que os estudantes saiam da escola com domínio dos conteúdos. Se fosse o caso, as notas para aprovação não seriam 7, 6 ou 5. Aposto que os estudantes que conseguem tirar a nota 7 não aprenderam sequer 70% do conteúdo.
O currículo serve um pouco para que os alunos experimentem conhecimentos de carreiras distintas e testem suas aptidões. O jovem brunohardrocker não precisa aprender ligações covalentes se o sonho dele é ser desburocratizador. Basta que ele aprenda a trabalhar com os conceitos de química de maneira abstrata, para que possa obter a nota mínima para a aprovação.
O currículo tem conteúdo demais, não só pelo motivo apontado acima, mas porque ele serve para selecionar estudantes no vestibular. O jovem brunohardrocker teve que simular conhecimentos sobre ligações covalentes para justificar a existência de um filtro que ele não tinha a menor pretensão de passar.
Eu defendo que o currículo básico seja planejado para que os estudantes retenham 100% do conteúdo e desenvolvam 100% das habilidades programadas. Isso não se faz só com a redução da quantidade de disciplinas e de conteúdos, se faz repensando as correlações de aprendizagem, modificando os conteúdos, tornando-os mais integrados e eliminando as fronteiras disciplinares.
Uma matéria idiota, tipo educação financeira, pode ser aprendida com muita facilidade por qualquer aluno que receber uma formação que atenda aos pré-requisitos para a sua compreensão. O negócio não é ter 500 matérias na escola, o negócio é formar gente competente para aprender o que vier pela frente. Sem parar muito para pensar, deve ser possível fazer isso com poucos eixos de aprendizagem, quem sabe: linguagens, ciência, tecnologia e filosofia.
Também não adianta diluir conteúdo ao longo do tempo de escola, uma vez que há de se considerar os estágios de desenvolvimento infantil. Tem muita coisa que não dá para ensinar antes dos 12 anos. Por isso, acho que faz sentido pensar a escola pelo menos em dois estágios: um estágio preparatório e um estágio formativo. "Ah, mas já existe fundamental I, fundamental II e ensino médio". Sim, mas não são pensados da maneira que eu sugeri.
Notam como é um raciocínio diferente de "ah, as pessoas deveriam saber cuidar das suas finanças pessoais. Já sei: bota educação financeira no currículo"?
|
# jun/22
· votar
Wanton O jovem brunohardrocker não precisa aprender ligações covalentes se o sonho dele é ser desburocratizador
Obs: eu fui um ótimo aluno de quimica e biologia. Tanto que tenho muita coisa da escola ainda frescas na cabeça. Eu gostava dessas matérias. Eu poderia ter seguido carreira em uma dessas áreas. Por uma série de motivos eu acabei fazendo o que não era bem a minha praia. Resumindo, eu sou um brasileiro.
|
Wanton Veterano |
# jun/22
· votar
brunohardrocker Obs: eu fui um ótimo aluno de quimica e biologia. Tanto que tenho muita coisa da escola ainda frescas na cabeça. Eu gostava dessas matérias. Eu poderia ter seguido carreira em uma dessas áreas. Por uma série de motivos eu acabei fazendo o que não era bem a minha praia. Resumindo, eu sou um brasileiro.
Para você ver que nem mesmo o propósito de divulgação vocacional do modelo recheado de conteúdos é efetivo. Se ao menos servisse para encaminhar os estudantes para as carreiras, teria algum sentido.
|
makumbator Moderador
 |
# jun/22
· votar
Confirmação de uma campanha presidencial bem suja em 2022:
https://www.uol.com.br/eleicoes/2022/06/15/drone-ataca-fezes-e-urina-e m-apoiadores-de-lula-e-kalil-antes-de-evento.htm
|
# jun/22
· votar
Justiça decreta sequestro de bens do PCC e de contador ligado a Lula
https://www.terra.com.br/noticias/brasil/politica/justica-decreta-sequ estro-de-bens-do-pcc-e-de-contador-ligado-a-lula,5858be97b9110055ea783 2277b03e515jj4g5uut.html
|
# jun/22
· votar
Risos
|
# jun/22
· votar
O radicalismo de Lula, segundo a bolsonarista Carla Zambelli, consiste em dizer que os menos favorecidos serão prioridade no seu governo.
Hélder Maldonado do Galãs Feios diz que ela fez campanha gratuita pro pt.
|
-Dan Veterano
 |
# jun/22
· votar
Ao menos o aluno deverá saber que o seu problema não é má administração do dinheiro, mas a falta dele. Que não é sua culpa pela estagnação da pobreza, mas de um sistema onde quem tem mais cria ainda mais instrumentos pra abocanhar o pouco daquele que nem o pouco tem. Isso tudo alinhado com as aulas de Marxismo dá uma sopa gostosa!
Teoricamente ja tem essa disciplina em sociologia.
Educação financeira eu acho importante e muito bem inserível em Matemática. Só trocar os exemplos de laranjas para dinheiros. As aulas de matematica nao tem que ser abstratas o tempo inteiro.
Fico imaginando um professor ensinando juros compostos, como se isso nao fosse nada mais do que ensinar potenciação.
|
kafka à beira-mar Membro Novato |
# jun/22
· votar
O Lula veio aqui ontem. Foi interessante, eu nem lembrava mas coincidentemente passei de carro ao lado de uma manifestação do PSB. Mais adiante, uma manifestação bolsonarista. No meio termo tinha um quiosqueiro com uma barraca vendendo camisas: de um lado camisas do lula, do outro bolsonaro. Obviamente segui meu caminho e enchi a cara, mas essa memória ainda me perturba.
|
LeandroP Moderador |
# jun/22
· votar
brunohardrocker eu fui um ótimo aluno de quimica ter seguido carreira
agale
|
makumbator Moderador
 |
# jun/22
· votar
kafka à beira-mar uma barraca vendendo camisas: de um lado camisas do lula, do outro bolsonaro
Aqui em JF tem algumas assim no centro da cidade. Isso sim é atender a todos os clientes em potencial.
ProgVacas consiste em dizer que os menos favorecidos serão prioridade no seu governo.
Acho que ele quis dizer banqueiros. Até que enfim a família Safra vai poder sair da pindaíba.
|
Wanton Veterano |
# jun/22
· votar
kafka à beira-mar de um lado camisas do lula, do outro bolsonaro.
Tinha essa?
|
kafka à beira-mar Membro Novato |
# jun/22
· votar
makumbator
Admirável mundo novo.
Wanton
Que camisa genial!! Não tinha, mas tenho certeza que se tivesse o camarada hoje estaria rico.
|
# jun/22
· votar
urubu do pix.jpg
|
JJJ Veterano
 |
# jun/22
· votar
Alguém tem que segurar a língua do cara. Se não parar de falar merda, vai acabar perdendo saporra...
|
makumbator Moderador
 |
# jun/22
· votar
JJJ
Tá, o que ele falou agora?
|
# jun/22
· votar
Falou merda sobre o sequestro de Abilio Diniz.
Mas falar merda não tira voto.
|
JJJ Veterano
 |
# jun/22
· votar
ProgVacas falar merda não tira voto.
Mais ou menos...
|
# jun/22
· votar
JJJ
Ele nem falou merda, propriamente, só foi displicente em comentar o assunto, que por ser delicado deveria ter sido tratado de maneira mais criteriosa. Eleitor de Lula normalmente desconfia da grande mídia, está esperto.
Vai pegar esses otários que acreditam que a AL está virando campo comunista, em U.R.S.A.L. e o escambau. O que impede a eleição do Jararaca é golpe, apenas.
|
# jun/22
· votar
Há mais de um ano a intenção de voto em Lula não sai da margem de erro.
|
Lelo Mig Membro
 |
# jun/22
· votar
JJJ
|
# jun/22 · Editado por: ProgVacas
· votar
Bom, o eleitor vai avaliar esses seis anos que a direita governa o Brasil. Se a vida melhorou... Vai reeleger Bolsonaro, ou votar em outro candidato da direita. Agora, se ele não gostou, votará na esquerda.
Esse papo idiota de que não existe direita nem esquerda, que é tudo a mesma coisa, que o eleitor não sabe avaliar isso, é um blá blá blá antipolítica que só serve para encantar trouxa em fórum uderground na internet, chapas. No fim das contas é só olhar as pesquisas que apontam, como eu já disse acima, que Lula não sai da margem de erro há um ano. Se o eleitor estivesse satisfeito com a política econômica da direita, mas insatisfeito com esse marginal quadrilheiro que governa este país, graças ao voto dos imbecis, votaria em outro candidato do espectro.
|
Black Fire Gato OT 2011 |
# jun/22
· votar
Mano, depois desse desastre, quem ainda vota no Bolsonaro não vai mudar de opinião nem se chegar em casa e encontrar o Bolsonaro pelado cagando em cima da mesa.
|
# jun/22 · Editado por: ProgVacas
· votar
Black Fire
Vai gritar mito, ainda.
|