Autor |
Mensagem |
Pleonasmo Membro Novato |
# dez/20
· votar
brunohardrocker Jogador branco deu carrinho em jogador negro? Racismo. É isso que te deixa contente?
Eu entendi o ponto do bruno, é como aquele caso do julgamento. Se você tentar ponderar sobre o assunto, você já será taxado como machista estuprador ou racista. O negócio é seguir a hashtag sem questionamentos.
|
brunohardrocker Veterano |
# dez/20
· votar
Pleonasmo Se você tentar ponderar sobre o assunto, você já será taxado como machista estuprador ou racista
Imagine como ficaria a posição do juiz desses casos, sendo que a função dele é ouvir tanto a acusação como a defesa.
|
-Dan Veterano
|
# dez/20 · Editado por: -Dan
· votar
Wild Bill Hickok
Interessante o link. 3 perguntas.
Tu mostrou um link para um caso de homem branco espancado e morto. Você poderia explicar o que você quer dizer?
Sua explicação vai ser a mesma se você comparar numero de casos de pretos assassinados versus brancos assassinados?
Voce acha que a cor dos indivíduos influi nas caracteristicas das vítimas?
|
-Dan Veterano
|
# dez/20
· votar
DarkMakerX Curiosidade: tem algum preto aqui ou estamos só os brancos discutindo se é racismo ou não?
Dica pra galera sobre essa pergunta. Em termos práticos para a maioria das discussões desse tipo, nao to falando de formulario do Censo, preto é quem sofre racismo. Entao, nesses temas polemicos, evitem dizer que a pele é branca mas seu vô era negro. Se voce nao sofre racismo, o tom da sua pele não tem qualquer relevância.
|
makumbator Moderador
|
# dez/20
· votar
-Dan
evitem dizer que a pele é branca mas seu vô era negro
Mas como mestiço posso falar que eu tinha avó e avô brancos (e avó nascida em Portugal) por parte de mãe, ou é crime de lesa-raça? Ou devo citar apenas a minha avó do lado paterno (negro)?
|
Insufferable Bear Membro |
# dez/20
· votar
makumbator você só pode ser negro se ele deixar
|
LeandroP Moderador |
# dez/20
· votar
makumbator (e avó nascida em Portugal)
depende do bigode...
|
-Dan Veterano
|
# dez/20
· votar
makumbator
Você sofre racismo e preconceito?
|
-Dan Veterano
|
# dez/20 · Editado por: -Dan
· votar
makumbator
Se você está entre seus amigos brancos, voce pode falar ate que sua tartaruga era azul que talvez não vão te achar patético, pq não acrescenta em nada à discussão.
Se voce pensa em discutir seriamente e tem preocupação sobre lugar de fala (voce eu sei que nao tem, mas sei que alguns aqui pensam sobre o lugar, a posição e o contexto em que estão inseridos para opinar sobre um tema sem parecer idiota), a propriedade está em quem sofre o preconceito, então, sua arvore genealógica ninguem liga.
|
makumbator Moderador
|
# dez/20
· votar
LeandroP depende do bigode...
racismo luso.
Insufferable Bear você só pode ser negro se ele deixar
Vou pedir a carteirinha pra ele.
-Dan
Não sei, me diga você.
|
makumbator Moderador
|
# dez/20
· votar
-Dan e tem preocupação sobre lugar de fala (voce eu sei que nao tem, mas sei que alguns aqui pensam sobre o lugar, a posição e o contexto em que estão inseridos para opinar sobre um tema sem parecer idiota
Mas você acredita em lugar de fala? Pergunta honesta.
|
-Dan Veterano
|
# dez/20
· votar
makumbator Mas você acredita em lugar de fala? Pergunta honesta.
Como assim "acredita"?
Não entendi a pergunta.
|
makumbator Moderador
|
# dez/20 · Editado por: makumbator
· votar
-Dan
Colocando de maneira diferente: você endossa a cultura do lugar de fala? E a do safe space? E a prática de trigger warnings?
|
-Dan Veterano
|
# dez/20
· votar
makumbator
É como endossar a cultura do bom senso. Tipo, Bolsonaro nao tem lugar de fala sobre prescrição médica. E ele prescreve remedios. Não curto.
Agora, se você considera lugar de fala uma forma de censura, ou se sente oprimido quando alguem menciona esse ponto, aí é outra coisa. O que tem de gente (geralmente nós homens) que fica ofendidinho quando pedem pra abaixarmos nossa voz pra gente parar de falar merda não tá no gibi.
Lugar de fala apenas estabelece a relevancia de um certo protagonismo e propriedade para alguns assuntos.
Não conheço os outros dois termos. O que significam?
|
makumbator Moderador
|
· votar
-Dan
Safe space é a cultura de ter locais isentos de ofensas. É aplicado a locais de discussão em que não se pode tocar em certos termos considerados sensíveis por alguém. O safe space seria um local seguro sem nenhum tipo de coisa que poderia incomodar intelectualmente uma pessoa sensível. Alguns alunos tentaram tornar universidades americanas como safe spaces, em que discutir algo polêmico deveria ser banido.
O trigger warnings é a cultura de ficar avisando a todo momento quando se vai falar algo polêmico. Ou também pode ser para avisar alguém que não deve ver/ouvir/assistir/participar de algo por conta do tema.
Tipo, Bolsonaro nao tem lugar de fala sobre prescrição médica
Mas lugar de fala não é sobre ter ou não a capacidade e conhecimento de atuar profissionalmente em uma área (como um médico prescrever remédios).
Uma analogia menos pior seria dizer que Bolsonaro não teria direito de falar sobre covid-19 por não ter tido alguém próximo de si que morreu por conta da doença.
A minha implicância com lugar de fala não é a pessoa poder falar de "cátedra" sobre algum assunto (o que me parece bastante lógico), e sim a tentativa (velada ou não) se silenciar e diminuir a opinião de outros que não passaram pela mesma situação.
Da mesma forma que um negro, um cigano romani ou um judeu e tantos outros podem falar/discutir racismo e preconceito, uma pessoa branca caucasiana cristã ocidental (pra fazer o pacote completo) também pode, mesmo que dentro de uma perspectiva diferente.
|
-Dan Veterano
|
# dez/20
· votar
makumbator Safe space é a cultura de ter locais isentos de ofensas. É aplicado a locais de discussão em que não se pode tocar em certos termos considerados sensíveis por alguém. O safe space seria um local seguro sem nenhum tipo de coisa que poderia incomodar intelectualmente uma pessoa sensível. Alguns alunos tentaram tornar universidades americanas como safe spaces, em que discutir algo polêmico deveria ser banido.
Tenho opiniao sobre isso nao.
O trigger warnings é a cultura de ficar avisando a todo momento quando se vai falar algo polêmico.
bacana essa parte.
Ou também pode ser para avisar alguém que não deve ver/ouvir/assistir/participar de algo por conta do tema.
Proibir alguem de participar de um tema atraves de um trigger warning? Que coisa contraproducente.
Mas lugar de fala não é sobre ter ou não a capacidade e conhecimento de atuar profissionalmente em uma área (como um médico prescrever remédios).
Claro que um jardineiro nao tem lugar de fala sobre física nuclear. Defina o significado de lugar de fala pra voce entao, sem usar "não ter direito de falar" porque não se trata de ter ou nao ter direito de falar.
|
ProgVacas Membro Novato |
# dez/20
· votar
Wild Bill Hickok
Carinha, que você é um estúpido que só comenta merda já fica bem explícito. Não precisa a cada comentário deixar isso tão empiricamente demonstrado.
Só pelo fato de eu ter sido muito claro e você pessimamente comentando mais uma vez asneira, e ainda com esse ar de arrogância, já entreabre uma certa deficiência cognitiva. No seu lugar tentaria pelo menos uma vez na vida, ainda que possa parecer impossível para alguém que quando comenta dá a impressão que é uma ostra escrevendo, escrever omitindo a sua baixíssima intelectualidade... Eu sei que é pedir demais para alguém incapaz de entender um comentário claro, mas é algo que se pode esperar de uma pessoa letrada.
|
entamoeba Membro Novato |
# dez/20
· votar
makumbator se for para culpar a Globo o senhor se apressa todo, não é?
O ódio à Globo é o nosso elo humanitário. Pretos, ameríndios, brancos, comunistas, reaças, moderados, gays, transgêneros, evangélicos, engenheiros, apicultores, bandoleiros, nazistas, petroleiros, náufragos, tiroleses, sugar babies, beatos, trambuladores, ventoinhas, capacetes e binóculos, todos se unem para enfiar o strap on na Globo.
|
ProgVacas Membro Novato |
# dez/20 · Editado por: ProgVacas
· votar
Esse Wild Bill Hickok é levado a sério aqui? Sempre que eu leio um comentário desse nanico ele está menosprezando algo que em geral é acertivo! E incrivelmente sempre escrevendo asneira!
Homem preto é espancado até a morte no mercado. Mulher branca comete todo o tipo de injúria e sequer é colocada para fora da padaria.
Dois fatos que explicam até para as girafas a existência do racismo estrutural.
O que o cara faz? Escreve coisas simulando uma pessoa deficiente, praticando capacitismo (tem usuário do fórum gente boa que já escreveu aqui que tem filho com necessidades especiais, um desrespeito sem sentido, portanto), e ainda se colocando como se fosse intelectualmente privilegiado.
E qual comentário é censurado?
Isso é intolerável, inconcebível.
|
makumbator Moderador
|
· votar
-Dan Proibir alguem de participar de um tema atraves de um trigger warning? Que coisa contraproducente.
Não é realmente proibir. É mais no sentido de avisar de antemão de maneira que depois alguém não reclame que ouviu/viu algo que não gostou. O problema é quando pessoas acostumadas com isso vão a locais sem essa prática e ficam chateados. Por exemplo, um cara que não gosta de piada com teor racial, mas vai em um show de comédia do Dave Chapelle (após ter ganho um convite sem nem conhecer o comediante, por exemplo) e fica puto.
Claro que um jardineiro nao tem lugar de fala sobre física nuclear. Defina o significado de lugar de fala pra voce entao, sem usar "não ter direito de falar" porque não se trata de ter ou nao ter direito de falar.
Para certas pessoas se trata disso sim. Silenciar quem não tem o tal lugar de falar sobre tal assunto pois não está inserido na realidade X ou Y que se pretende discutir.
entamoeba O ódio à Globo é o nosso elo humanitário. Pretos, ameríndios, brancos, comunistas, reaças, moderados, gays, transgêneros, evangélicos, engenheiros, apicultores, bandoleiros, nazistas, petroleiros, náufragos, tiroleses, sugar babies, beatos, trambuladores, ventoinhas, capacetes e binóculos, todos se unem para enfiar o strap on na Globo.
Sabe que eu até gosto da Globo, ao menos em termos técnicos? Não tem TV brasileira melhor que ela para certas coisas (apesar de ser uma negação para outras). Mas como toda empresa de mídia, ela busca convencer e defender seus interesses próprios.
|
DarkMakerX Veterano |
# dez/20
· votar
makumbator Eu sou mestiço de branco com preto.
Fale a porcentagem exata ou não tem opinião válida.
Lelo Mig Sou branco, mas (posso estar equivocado) acho positivo o fato de brancos estarem discutindo a questão racial.
Com certeza! Se o racismo estrutural é uma realidade e os brancos ocupam posições de poder, não tem outro jeito senão discutir. Minha pergunta foi mais uma curiosidade e talvez uma reflexão.
Podemos nós, homens, discutir o machismo. Mas acho bem estranho discutirmos só nós dentro da nossa bolha. E sim, é internet. Estamos discutindo com quem tá aqui. Mas o fato de não discutirmos isso com nenhum preto na internet e na vida real já não é preocupante?
Porque no final do dia, eu posso dar a opinião que quiser. Mas não sou eu quem sofro racismo, machismo ou passo necessidade financeira. Aí é melhor ouvir do que falar.
|
makumbator Moderador
|
# dez/20
· votar
DarkMakerX Fale a porcentagem exata ou não tem opinião válida.
50% pra cada, ao menos em tese. Preciso de um exame de DNA para confirmar com mais precisão. Minha irmã fez um desses aí (tipo GEDmatch).
|
Lelo Mig Membro
|
# dez/20
· votar
makumbator
"50% pra cada"
Isso na questão racial e na sexual? Hetero Ma non Troppo?, Bi Andantino?, Homo Larghetto?, CIS Grave?, Trans Vivace, Flex Presto, Biba Alegricissimo?... etc
|
makumbator Moderador
|
# dez/20
· votar
Lelo Mig Isso na questão racial e na sexual? Hetero Ma non Troppo?,
Pansexual com predileções a intercurso com alienígena.
|
Rebuke Membro Novato |
# dez/20
· votar
Não pode. Lugar de fala proíbe qualquer branco de falar sobre o assunto. Nem pense em colocar suas manguinhas privilegiadas de fora. Vai sentar lá, Cláudia.
Nossa, isso deve ser algum tipo de fenômeno de dificuldade de aprendizagem. TODO MUNDO tem lugar de fala sobre qualquer assunto. A questão é saber sob qual perspectiva você está comentando sobre tal assunto. Não é difícil de entender, não é?
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# dez/20 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar
entamoeba todos se unem menos flamenguistas e curintianos, esses nunca vão se opor à mamãe globo, por isso o makumbator a defende com unhas e dentes
-Dan Eu sou branco, homem, hetero, cis, e cristão, então do que eu posso falar além da bíblia? (P.S já te informo que vc não tem lugar de fala sobre a bíblia por ser ateu e todas as vezes em que vc falou sobre ela vc estava errado)
Rebuke TODO MUNDO tem lugar de fala sobre qualquer assunto. A questão é saber sob qual perspectiva você está comentando sobre tal assunto.
Na verdade você é o primeiro a colocar dessa forma, todos os outros deram realmente a entender que o certo é apenas ouvir e ficar calado, prestando atenção e aprendendo...
ProgVacas você pessimamente comentando mais uma vez asneira, e ainda com esse ar de arrogância escrever omitindo a sua baixíssima intelectualidade é pedir demais para alguém incapaz de entender você é um estúpido que só comenta merda dá a impressão que é uma ostra escrevendo comentário desse nanico
parabéns pelo exemplo de humildade e polidez senhor ProgVacas
|
-Dan Veterano
|
# dez/20
· votar
Jonas Kahnwald makumbator
Não ter lugar de fala não significa proibição de falar. Significa que vou parecer um retardado quando falo de Bíblia pro Jonas, por ex, e não serei levado a sério. Apenas isso.
|
Wild Bill Hickok Membro Novato |
# dez/20
· votar
-Dan Tu mostrou um link para um caso de homem branco espancado e morto. Você poderia explicar o que você quer dizer?
Que tá cheio de gente estúpida e despreparada na área da segurança. Qualquer um com cara de zé ninguém, sobretudo pobre, pode ser vítima na mão desses caras, independente da cor da pele.
Sua explicação vai ser a mesma se você comparar numero de casos de pretos assassinados versus brancos assassinados?
Aí entra muito mais uma questão socioeconomica do que racial em si, não?
Voce acha que a cor dos indivíduos influi nas caracteristicas das vítimas?
Nao estou negando que o racismo existe, mas é um fato que o negro com uma certa condição financeira vai passar muito menos perrengue do que o que mora na favela.
ProgVacas O que o cara faz? Escreve coisas simulando uma pessoa deficiente, praticando capacitismo (tem usuário do fórum gente boa que já escreveu aqui que tem filho com necessidades especiais, um desrespeito sem sentido, portanto)
HAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHAUHUAHAUHUAHAUHUAHAUHAUHAUHAUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA HUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUAHUA CARALHO BICHO
As vezes o indivíduo fica muito louco na problematização. O cara se mordeu todo pq eu questionei uma analogia nosense, patético
|
Insufferable Bear Membro |
# dez/20
· votar
Esse ProgVacas me faz lembrar porque eu saí da ProgVacas...
|
Wild Bill Hickok Membro Novato |
# dez/20
· votar
makumbator -Dan Claro que um jardineiro nao tem lugar de fala sobre física nuclear. Defina o significado de lugar de fala pra voce entao, sem usar "não ter direito de falar" porque não se trata de ter ou nao ter direito de falar.
Para certas pessoas se trata disso sim. Silenciar quem não tem o tal lugar de falar sobre tal assunto pois não está inserido na realidade X ou Y que se pretende discutir.
Acho que o ponto é que você não precisa mandar a pessoa calar a boca pra silenciá-la. É claro que a vivência pessoal tem sua relevância, mas quando você entra num diálogo, a razão entra como um denominador comum pra se chegar ao consenso. Pra mim soa um tanto quanto falacioso desqualificar o emissor da mensagem ao invés do conteúdo em si
O mais engraçado é que o papo de lugar de fala cai por terra completamente quando o sujeito pertence a determinada minoria mas se posiciona contra alguma narrativa
|