Anúncios e notícias excêntricos

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 13/fev/23 12:43
· votar


elon musk planeja comprar Manchester United por 4.5M de Libras

agora os fãs do clube vão ter que pagar pra ser torcedores hahahahahahaha
tomara que compre mesmo e os 2 vão a falencia

makumbator
Moderador
# 13/fev/23 12:55
· votar


Jonas Kahnwald

Agora sim o soccer vai ter alguma chance de deslanchar nos EUA. Elon, brilha muito no Manchester!

makumbator
Moderador
# 13/fev/23 17:00
· votar


https://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2023/02/13/ casal-cancela-viagem-de-familia-apos-ser-cobrado-em-r-20-mil-por-cafe. htm

Wanton
Veterano
# 13/fev/23 17:22
· votar


Cristo with lasers

Lelo Mig
Membro
# 13/fev/23 17:38
· votar


Wanton

Raio na cabeça...

Javé dando um corretivo em seu filho. O que será que Jesus aprontou?

Wanton
Veterano
# 13/fev/23 18:00
· votar


Lelo Mig
Javé dando um corretivo em seu filho.

Ou foi trollagem do Thor, também conhecido como Tupã.

...

Ó os nazi aprontando!

Atentado em Monte Mor: vídeo mostra ex-aluno com suástica lançando bomba caseira em escola

Selo: Empoderado pelo MBL.

makumbator
Moderador
# 13/fev/23 18:08
· votar


Wanton


Juro que achei que teriam instalado armas lasers saindo dos olhos do Cristo redentor (no melhor estilo que um vilão de filme de James Bond faria). Decepção quando vi que era um mero raio...

makumbator
Moderador
# 13/fev/23 21:34
· votar


https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2023/02/13/peru anos-presos-motel-furtos-calcinhas-cuecas-goias.htm

Wanton
Veterano
# 13/fev/23 23:01 · Editado por: Wanton
· votar


makumbator
Grupo é preso em motel após furtar R$ 100 mil em cuecas e calcinhas em GO

Manchete ordinária! Quem lê pensa que os caras roubava as peças íntimas das pessoas enquanto elas estavam distraídas furunfando.

makumbator
Moderador
# 13/fev/23 23:03
· votar


Wanton

Sim, foi bem clickbait. O lance deles estarem se hospedando em motel levantou a oportunidade para um sensacionalismo barato. Hahah!

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 14/fev/23 09:59 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Ou foi trollagem do Thor, também conhecido como Tupã.
Também conhecido como hércules, ou como Hórus, ou como Sin, ou como... (Insira o nome de um primogênito do deus principal de qqr religião pagã, formando a trindade daquela religião com a "deusa mãe")

makumbator
Moderador
# 14/fev/23 10:00
· votar


https://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2023/02/13/noiv a-diz-nao-de-brincadeira-e-juiz-cancela-casamento-em-sp.htm

Drinho
Veterano
# 14/fev/23 10:12
· votar


makumbator

Mais 500,00 pro bolso do governo só pra agendar outra data e casar d nv…

Wanton
Veterano
# 14/fev/23 13:06
· votar


Jonas Kahnwald
Também conhecido como hércules

Curiosidade: Tupã é o deus cristão. O Jeová. Os jesuítas inventaram Tupã para ensinar monoteísmo para os indígenas. A palavra tupã significava trovão, não um deus do trovão.

Lelo Mig
Membro
# 14/fev/23 14:09 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"Curiosidade: Tupã é o deus cristão."

Mais ou menos. Os jesuítas realmente 'corromperam" Tupã, buscando uma equivalência as religiões cristãs, mas ele já existia na cultura indígena. Na época da colonização, difundiram uma opinião errônea de que o trovão em si seria um deus indígena, sendo que na verdade, ele é apenas a maneira utilizada por Tupã para se expressar.

Tupã, na real, era um tipo de líder, senhor dos trovões e tempestades, na mitologia tupinambá.

O Deus, "deus" mesmo, ser supremo da mitologia tupi-guarani é Nhanderuvuçu (Nhamandú, Yamandú ou Nhandejara). Um deus bastante complexo e sofisticado (em muitos aspectos mais que o das religiões Abraâmicas), que não têm corpo físico, nem forma antropomórfica, é apenas energia, vive na energia de todas as coisas, sempre existiu, sempre existirá e existe antes mesmo de existir o Universo.

Ele que criou Tupã (entre outros)

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 14/fev/23 15:19
· votar


Wanton
Curiosidade: Tupã é o deus cristão.
vc quer dizer que Tupã era pra ser o deus principal da religião deles?
Então é só associar com Zeus, Júpiter, Osíris, Moloque, Baal, Milkom, Odin e por aí vai...

O Jeová
Jeová é o Deus Todo Poderoso dos judeus e dos cristãos (que conhecem o nome dele hihihi) mas a história dEle difere bastante dos demais deuses principais de outras religiões, que por exemplo, por vezes estavam associados a algum elemento (ao passo que o Deus cristão seria a fonte de todos) e também se casavam com outras deidades, as vezes até com humanas (algo que os anjos que viraram demônios fizeram e enfureceram o Deus judaico-cristão)

Lelo Mig
Nhamandú, Yamandú ou Nhandejara
não têm corpo físico, nem forma antropomórfica, é apenas energia, vive na energia de todas as coisas, sempre existiu, sempre existirá e existe antes mesmo de existir o Universo.

então não é nem mais nem menos sofisticado, é exatamente igual ao Deus judaico cristão

Wanton
Veterano
# 14/fev/23 19:13
· votar


Jonas Kahnwald
Então é só associar com Zeus, Júpiter, Osíris, Moloque, Baal, Milkom, Odin e por aí vai...

Não. Tupã é um nome escolhido pelos jesuítas, esse deus não existia nas crenças dos nativos. Era, portanto, o deus dos jesuítas. Foi o jeito que eles acharam para pregar o cristianismo para eles. Cristãos sempre inventaram nomes amigáveis para o seu deus, ou você nunca viu pessoas que pregam a palavra de Papai do Céu? Papai do Céu é o mesmo que Tupã, só que um é para crianças e o outro é para indígenas.


Lelo Mig
mas ele já existia na cultura indígena

No material que eu tive acesso, tupã não era deus, era só uma palavra, que por sinal era uma onomatopeia. Não sou historiador ou antropólogo para trazer uma resposta mais precisa, mas tendo a embarcar nas ideias que não forçam a barra para encaixar a cultura dos outros povos na caixinha teológica da civilização judaico-cristã. Pode ser fake news? Quem sabe, né?


Um deus bastante complexo e sofisticado

Pois é. Não sei se convém chamar de deus. Apesar de não ser antropólogo e não ter acesso a materiais sobre o tema, fico tentado a pensar que eles tinham uma palavra para natureza e que a visão deles de natureza não tem nada a ver com a nossa. É uma visão mais mística, mas não teológica. Aí, o olhar ocidental simplificou essas crenças, apagando suas nuances e rotulando à maneira ocidental de compreender. A noção de que cometemos esse tipo de coisa quando avaliamos culturas estranhas é mais recente. Imagino que produções mais antigas sobre o tema possam estar contaminadas com o viés que apontei. Não sei se é o caso. Estou só especulando.

Lelo Mig
Membro
# 14/fev/23 19:28 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"Não sou historiador ou antropólogo para trazer uma resposta mais precisa"

Também não, e o que repassei é o que lembro de ter lido sobre as religiões dos povos originários do Brasil. Religião, durante muito tempo, foi assunto de grande interesse meu, e estudei, li, pesquisei um bom tanto sobre o assunto.

"fico tentado a pensar que eles tinham uma palavra para natureza e que a visão deles de natureza não tem nada a ver com a nossa."

Você não deixa de ter razão. Mas, esta lógica religiosa, um criador, organizador, maestro das forças da natureza, pai de filhos que o auxiliam nas tarefas de administrar "setores" e tendo responsabilidades individuais (matas, animais, colheita, águas e etc.) é arquetípica e esta presente na matriz de todas as religiões, desde o Deus Sol.

A visão do colonizador pode ser enviesada pela sua própria religião, obviamente, mas isso não invalida que existia sim uma religião (com o conceito de religião) e até bem rica.

Entenda por conceito de religião o sistema de doutrinas, crenças e rituais próprias de um grupo social, estabelecido segundo sua concepção de divindade.

A receita básica das religiões é muito simples e é bastante óbvia a origem comum de todas elas, nem precisa muita dedicação. Até os "personagens" são os mesmos, as mesmas sagas e feitos, inclusive entre povos bastante distintos.

"No material que eu tive acesso, tupã não era deus, era só uma palavra"

Nos estudos em que lembro de ter feito Tupã (para alguns povos) é um dos "filho de deus", assim como Jaci, Iara (Uiara), Abaçai, Angra, Tupi e etc.

Bem semelhante ao Thor (governar tempestades) aos semi deuses nórdicos, gregos, romanos, afros, astecas, maias, índios norte americanos ...

É bem comum essas representações e, provavelmente, antecede todos estes povos e esta no DNA de todas as religiões.

Obs: A própria palavra "Tupi", já existia e era como alguns nativos se referiam a determinadas tribos, pode significar (é hipótese e não pode ser confirmado) "Pai Supremo", "Grande Pai".

ProgVacas
Membro Novato
# 14/fev/23 19:40 · Editado por: ProgVacas
· votar


Jonas Kahnwald

dEle

Se por acaso você esquecer o "e" maiúsculo ao se referir aO Verbo, o que acontece em seguida?

makumbator
Moderador
# 14/fev/23 19:52
· votar


o que acontece em seguida?


Isso:

https://forum.cifraclub.com.br/forum/11/338242/p49#9491144

ProgVacas
Membro Novato
# 14/fev/23 20:01
· votar


makumbator

Virgem Santa

makumbator
Moderador
# 15/fev/23 19:07 · Editado por: makumbator
· votar


Essa é inacreditável de tão bizarra:

https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/deutschewelle/2023/02/15/ milicias-invadem-hospital-e-tentam-raptar-bebe-aya-nascida-nos-escombr os-de-terremotose.htm

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 15/fev/23 19:27
· votar


Wanton
esse deus não existia nas crenças dos nativos. Era, portanto, o deus dos jesuítas
Cristãos sempre inventaram nomes amigáveis para o seu deus, ou você nunca viu pessoas que pregam a palavra de Papai do Céu?

Então, isso eu encaro como apostasia, pois a bíblia é claramente contra a introdução de costumes pagãos ou mesmo uma "adaptação" como essas
Mas sim, a teologia da Trindade e o natal são exemplos bem fortes dessa atitude tão comum entre os membros da cristandade...

ProgVacas
Se por acaso você esquecer o "e" maiúsculo ao se referir aO Verbo, o que acontece em seguida?
O Verbo ou "A Palavra" é Jesus. Ele é o filho do Deus Todo Poderoso, mas não é o Deus Todo Poderoso. Eu incluo o E maiusculo ao me referir ao Deus Todo Poderoso por uma questão de respeito, porém Deus não é mesquinho e nem foca em imperfeições e erros bestas como esse

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 15/fev/23 19:29
· votar


Lelo Mig
Wanton

Sobre Tupã especificamente, eu não manjo da religião indígena brasileira. Mas a vasta maioria das religiões pagãs adoravam deidades muito semelhantes como seus deuses principais, geralmente organizados em trindades e tendo uma cruz como símbolo

Que o leitor use de discernimento....

Wanton
Veterano
# 15/fev/23 21:50
· votar


ProgVacas
Se por acaso você esquecer o "e" maiúsculo ao se referir aO Verbo, o que acontece em seguida?

A religião pitagórica era a da geometria, os caras louvavam os números; essa outra aí é da gramática, ligada no verbo; você que é da área, sabe qual é a religião da química?


Lelo Mig
é arquetípica (...) até os "personagens" são os mesmos, as mesmas sagas e feitos, inclusive entre povos bastante distintos.

Isso é verificável, mas tenho bastante resistência à essa abordagem. Talvez dê para evitar Jung e ir de Chomsky, não sei. Boto fé que deva ter uma religião ancestral na base de tudo isso.


Jonas Kahnwald
Que o leitor use de discernimento.

Se essa estrutura é comum, minhas hipóteses vão no caminho que acabei de descrever pro Lelo Mig. Mas não sei como você vê isso. Seria a mensagem de Deus mal assimilada por esses povos?

Wanton
Veterano
# 15/fev/23 21:51
· votar


makumbator
Essa é inacreditável de tão bizarra:

Puta merda!

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 15/fev/23 22:06
· votar


Wanton
Boto fé que deva ter uma religião ancestral na base de tudo isso.
heheheheh

Se essa estrutura é comum, minhas hipóteses vão no caminho que acabei de descrever pro Lelo Mig. Mas não sei como você vê isso. Seria a mensagem de Deus mal assimilada por esses povos?

era aqui que eu queria chegar
se vc pesquisar sobre a religião dos povos jaféticos e camitas verá que as estruturas das religiões são quase sempre as mesmas, são notáveis a quantidade de deuses equivalentes com feitos equivalentes

porém contudo todavia, a religião judaica em seus primórdios, principalmente segundo o que nos conta a bíblia, era proeminentemente diferente das demais:

1) monoteísta em oposição ao politeísmo
2) não envolvia rituais de fertilidade, orgias etc
3) o único Deus a ser adorado não era "casado" com outras deidades muito menos com humanos
4) as regras sobre higiene eram em geral mais avançadas
5) as regras acerca da escravidão tornavam a vida dos escravos mais branda do que outros povos que os oprimiam demais
6) havia regras para proteger os órfãos e as viuvas
7) os sacrifícios e ofertas queimadas, ao mesmo tempo que eram rituais mais simples, também eram bem organizados e detalhados, não era qualquer um que podia chegar e fazer sacrifícios e ofertas
8) a adoração não envolvia sacrifícios de vida humana, principalmente bebês (pelo contrário, a prática era DETESTADA)
9) a religião era contra o uso de adivinhação e a procura por presságios
10) a religião era contra a ideia de uma alma imortal
11) não haviam ídolos na adoração, pelo contrário, eram proibidos
12) haviam regras para o casamento que protegiam a mulher em caso de abandono e/ou descaso do marido (de início era até proibido o divórcio)
13) haviam regras para beneficiar/proteger um estrangeiro pobre
14) a imoralidade* era condenada (* aqui nem espero que concorde com oq é imoralidade, apenas que perceba a diferença entre o conceito do povo judaico para as demais religiões em relação ao mesmo tema)
15) não haviam símbolos como cruzes e muito menos o ensinamento sobre uma trindade

enfim, existem muitas outras características que estou esquecendo, mas
consegue perceber uma clara distinção entre as demais religiões (muito parecidas entre si) e a judaica?
o que isso te leva a pensar? o que explica?

Wanton
Veterano
# 15/fev/23 22:18
· votar


Jonas Kahnwald
muito parecidas entre si

É você que está dizendo. Alguém que segue outra religião pode fazer uma lista em que a religião dele é exclusiva e as outras, inclusive as de origem judaica, parecem todas iguais. Eu não vou discutir pormenores de uma infinidade de religiões que não conheço.

Lelo Mig
Membro
# 15/fev/23 23:24 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Wanton

"Boto fé que deva ter uma religião ancestral na base de tudo isso."

Mas é exatamente isso o que estou afirmando.

Inclusive é a mesma base das religiões abraâmicas. Só que esta base é muito mais antiga, muito antes de tradições escritas. Hoje, com as análises de DNA quase não há mais dúvidas que nossos indígenas são descendentes dos povos asiáticos. Quando estes povos chegaram em nosso continente (estima-se entre 20 e 40 mil anos atrás) já vieram com suas religiões.

Estamos falando em algo com mais de 50 mil anos de tradição. O que chamo de arquétipo é uma forma simples de dizer que essa cultura esta impressa no DNA humano. Precisaria de uns iguais 50 mil anos, sem crenças, para se dissipar.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# 15/fev/23 23:35
· votar


Wanton
É você que está dizendo.

Começa pelos 15 pontos que listei e pesquisa sobre as religiões da época

Você não pode enviar mensagens, pois este tópico está fechado.
 

Tópicos relacionados a Anúncios e notícias excêntricos