Autor |
Mensagem |
Lelo Mig Membro
|
# 21/set/23 02:43 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Wanton
É que eu conheço muito cara desse tipo, que pode ser elitista, um tanto pedante, um tanto arrogante... mas não conservador.
Ouvir música erudita, ler clássicos da literatura, frequentar museus e galerias, usar relógio de bolso... aí você me quebra mano, esse sou eu, caraio! (o diferencial é que sou humilde... hehe)
Meu perfil de conservador é um pouco diferente.
|
Lucmac Veterano |
# 21/set/23 06:45
· votar
Pedro_Borges
Falso moralismo é isso aí que o ejames disse. Não concorda?
|
qew Veterano |
# 21/set/23 08:27
· votar
makumbator Em festival de música já vi (e fiz) cada coisa que ninguém acreditaria.
conta pra nóis
já bebeu até café?
|
Insufferable Bear Membro |
# 21/set/23 08:55 · Editado por: Insufferable Bear
· votar
Se o Wanton soubesse as porras loucas que tem em orquestra e gosta de música erudita, nunca diria que são conservadores. eu observo que o pessoal da música é de longe o mais conservador dentre as artes. mas é o mais heterogêneo também.
Em festival de música já vi (e fiz) cada coisa que ninguém acreditaria. aposto que tem a cantata do café todinha de cor
|
Wanton Veterano |
# 21/set/23 09:49 · Editado por: Wanton
· votar
Lelo Mig Meu perfil de conservador é um pouco diferente.
Acho que, hoje em dia, o "conservadorismo" fica nesse papo frouxo que a gente viu na resposta do Pedro e é recorrente nas falas do Bruno: "ah, você sabe o que é", mas são incapazes de se autodefinir.
Entendo que o termo conservadorismo faz sentido das primeiras reações ao iluminismo até o fim da era vitoriana, quando os valores a serem preservados eram bem claros. No começo do século XXI, o conservadorismo insular perdeu espaço para o fascismo continental. A diferença que noto é que o conservadorismo reproduz os valores da elite e o fascismo busca unificar os valores com o povo.
|
qew Veterano |
# 21/set/23 10:09
· votar
A diferença que noto é que o conservadorismo reproduz os valores da elite e o fascismo busca unificar os valores com o povo.
busca atrair o povo
o que mais me coringa nesse assunto é quando surge o pessoal para afirmar que o movimento da Alemanha foi iniciado pela esquerda, utilizando como argumento somente o nome do partido, ignorando a perseguição e os objetivos do movimento em si
|
Wanton Veterano |
# 21/set/23 10:16 · Editado por: Wanton
· votar
qew utilizando como argumento somente o nome do partido
Pois é. Cadê o conservadorismo disso? Os caras querem apagar as tradições envolvidas nos processos históricos para fazer uma releitura burra e afrontosa. Outra: como alguém que é neopentecostal, uma bagaça que surgiu há menos de meio século, quer se arrogar conservador, quando despreza dois mil anos de tradição cristã?
|
brunohardrocker Veterano |
# 21/set/23 10:28
· votar
Wanton
ouvem música erudita, fumam cachimbo em frente uma lareira
Não é conservador quem canta hino para pneu,
Tu extrapola para cima e depois extrapola para baixo, como se as diversas camadas entre um extremo e outro fossem exemplos de gente não-conservadora.
|
Wanton Veterano |
# 21/set/23 11:04 · Editado por: Wanton
· votar
brunohardrocker Tu extrapola para cima e depois extrapola para baixo
Leia tudo. Talvez você entenda o argumento.
Conservadorismo raiz é um movimento elitista. O problema dos movimentos elitistas é que eles geram pelo menos duas classes de apoiadores: os que pertencem à elite e a ralé resignada. Ambas merecem o rótulo de conservadoras?
|
Christhian Moderador
|
# 21/set/23 11:17
· votar
makumbator Se o Wanton soubesse as porras loucas que tem em orquestra e gosta de música erudita, nunca diria que são conservadores.
hehe pensei a mesma coisa
|
Christhian Moderador
|
# 21/set/23 11:25
· votar
Wanton Só ouvem música erudita, fumam cachimbo em frente uma lareira enquanto leem os clássicos da literatura, acompanhados de uma xícara de chá. Frequentam museus e galerias de arte. Vão à ópera e ficam sentados no balcão, assistindo com o auxílio de um pequeno binóculo. Usam relógio de bolso. Torcem o nariz para tudo que é popular.
Então, isso é um estereótipo, quase hollywoodiano. O conservador brasileiro está mais para o cara que trai a esposa e defende a família; que condena a pedofilia e procura por "novinha" no pornhub, que critica a corrupção (da esquerda, por que de direita é sempre conspiração da imprensa) e fica feliz quando escapa de uma multa com uma nota de R$100, que achincalha a vacina e toma uma dose quando ninguém está vendo. Ouve Bruno e Marrone, vai no rodeio e assedia um monte mulheres, tomam cerveja "importada Made in Brazil" e acha que quem toma Skol é pobre - e esse é um tópico importante, porque ele também é pobre, mas acha que é classe média.
|
Lelo Mig Membro
|
# 21/set/23 11:43
· votar
Wanton
Eu entendi sua colocação, mas acho que este conservadorismo elitista, conservador clássico, intelectual e de vida confortável, de meados do século 19, não se enquadra mais nos tempos atuais.
O conservador atual é o típico cara que "se deu bem na vida". Pouca cultura, mas focado e determinado (ou sortudo) conseguiu um bom emprego ou comércio com renda acima da média. O que propícia morar em condomínio fechado, ter carro importado e achar que é "classe média alta".
Têm baixa cultura, costuma ser machista, homofobico, passa o final de semana ouvindo sertanejo e enchendo a cara.
Este acredita que existe um monte de vagabundo ladrão querendo roubar o que ele conseguiu. Inclusive acha isso do governo. Ele quer "conservar" o que conquistou, inclusive a sua imagem.
O perfil do conservador mudou bastante. Hoje ele esta muito mais alinhado a um Redpill do que de um intelectual elitista.
|
qew Veterano |
# 21/set/23 12:01
· votar
concordo com o Lelo, de conservador sobrou só o nome
na real o sujeito descrito não é capaz de dizer a capital de três estados brasileiros, mas acha que entende de politica publica suficiente pra chamar a cracolandia toda de gente q não quer trabalhar e acha o comunismo vai levar embora o carro dele financiado
|
brunohardrocker Veterano |
# 21/set/23 12:01
· votar
O conservador é o perfil mais caricato que o "progressista" escolhe como espantalho, para que sua vida se torne mais fácil.
Basicamente essa é uma definição aualizada para o conceito.
|
qew Veterano |
# 21/set/23 12:03
· votar
brunohardrocker
do mesmo jeito que todo "esquerdista" é vagabundo, maconheiro, etc etc na concepção do conservadorismo
a discussão é sempre levada pra generalização, do contrário nem teria como discutir
|
Wanton Veterano |
# 21/set/23 12:44
· votar
Christhian Então, isso é um estereótipo, quase hollywoodiano.
O conservadorismo é um movimento intelectual anti-iluminista. É a cara da Inglaterra vitoriana, apesar de ter suas rebarbas no continente. Esses zé ruelas querem ser chamados assim para ter prestígio.
Lelo Mig não se enquadra mais nos tempos atuais
Não se enquadra. Não faz mais sentido chamar alguém de conservador nos dias de hoje, porque essa gente não quer conservar nada. Esse pessoal é fascista, mas não gosta da sonoridade da palavra.
qew concordo com o Lelo, de conservador sobrou só o nome
Nem o nome deveria sobrar, porque não faz mais sentido.
brunohardrocker O conservador é o perfil mais caricato que o "progressista" escolhe como espantalho, para que sua vida se torne mais fácil.
Conservador é um nome que eles/vocês dão a si mesmos. A esquerda costuma chamar essa gente de reacionária.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 21/set/23 15:36 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
Wanton
conservadorismo insular perdeu espaço para o fascismo continental
Tipo, os conservadores raízes viviam na Ilha da Madeira, em Malta e nas Ilhas Gregas e cositas parecidas, e aí o fascismo continental (de todo continente europeu) foi lá comeu eles todos. Rsrsrs
Desculpe, mas pesquisei e não encontrei nenhuma referência a conservadorismo insular e nem fascismo continental.
Christhian O conservador brasileiro está mais para o cara que trai a esposa e defende a família; que condena a pedofilia e procura por "novinha" no pornhub, que critica a corrupção (da esquerda, por que de direita é sempre conspiração da imprensa) e fica feliz quando escapa de uma multa com uma nota de R$100, que achincalha a vacina e toma uma dose quando ninguém está vendo. Ouve Bruno e Marrone, vai no rodeio e assedia um monte mulheres, tomam cerveja "importada Made in Brazil" e acha que quem toma Skol é pobre - e esse é um tópico importante, porque ele também é pobre, mas acha que é classe média.
Lelo, devolve a senha do Christian.
Lelo Mig ...conseguiu um bom comércio com renda acima da média. O que propícia morar em condomínio fechado, ter carro importado e achar que é "classe média alta".
E não é não? Pra ser classe média alta tem que ser um grande industrial? Bilionário?
Têm baixa cultura, costuma ser machista, homofobico, passa o final de semana ouvindo sertanejo e enchendo a cara.
Já vi que tenho alta cultura só porque não tenho esses costumes, mesmo não tendo lido O Capital, o Manifesto do Partido Comunista e tantas outras tranqueiras.
qew na real o sujeito descrito não é capaz de dizer a capital de três estados brasileiros
Sei todas as capitais dos estados, inclusive da maioria dos países, dentre os duzentos e tanto, e mesmo assim sou um simples conservador.
brunohardrocker
O conservador é o perfil mais caricato que o "progressista" escolhe como espantalho, para que sua vida se torne mais fácil.
Bruno, assina e registra em cartório, que esta frase vai circular o mundo. Você vai ficar famoso. Vou encontrar uma melodia e uma harmonia pra ela. Vai virar um hit. Aí a gente divide os lucros.
Depois dessa, acho que já posso fechar o tópico.
Wanton
Conservador é um nome que eles/vocês dão a si mesmos. A esquerda costuma chamar essa gente de reacionária.
Concordo e só não gosto desse termo 'reacionário', pois ao contrário do que significa ele passa a ideia de movimento/revolução. É a palavra mais contraditória que eu já vi do ponto de vista de significado/sentimento.
Quando eu não sabia de po**a nenhuma na vida, quando ouvi essa palavra pela 1ª vez, pensei que era esquerdopata revoltadinho.
|
ejames Membro Novato |
# 21/set/23 15:44
· votar
Pedro_Borges brunohardrocker
Vocês, que se dizem conversadores de direita, nem sabem o que tá rolando na bolha bolsonarista, que é o grupo que se diz "conservador de direita" mais atuante e influente nos últimos anos.
Na verdade, quero dizer: sabem parcialmente, quando chegam aqui replicando bolsonarismo de forma inadvertida, exatamente por não terem conhecimento, se negam a reconhecer o tamanho da merda que a direita brasileira se enfiou (que, por sua vez, segue tendência que afeta também diversos outros países).
Vocês não são "conservadores de direita", são acomodados com uma ideia "anti esquerda" infantilizada, uma birra, tipo de fobia, sei lá.
|
qew Veterano |
# 21/set/23 16:05
· votar
Pedro_Borges mesmo não tendo lido O Capital, o Manifesto do Partido Comunista e tantas outras tranqueiras.
como em uma mesma frase vc pode dizer que não leu e que é uma tranqueira?
ou vc conhece o suficiente pra opinar (e aí, teria que ler) ou opina sem conhecimento de causa
eu posso dizer que li na época de faculdade e não entendi grande parte, é uma leitura densa que exige bastante de quem quer realmente entender o racional da coisa
Sei todas as capitais dos estados, inclusive da maioria dos países, dentre os duzentos e tanto, e mesmo assim sou um simples conservador.
eu só estava caracterizando o estereotipo descrito pelo Lelo, não condicionei o conhecimento básico de geografia ao conservadorismo
|
Lelo Mig Membro
|
# 21/set/23 16:21 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Pedro_Borges
"... mesmo não tendo lido O Capital, o Manifesto do Partido Comunista e tantas outras tranqueiras."
E onde alguém escreveu que prá ter cultura é preciso ter lido estas obras? No entanto, quando chama de tranqueira um dos livros mais importantes e influentes de todos os tempos (O Capital), sem nunca ter lido, por conta da fobia comunista e desconhecer o teor da obra, já dá prá perceber a "alta cultura" que alega ter.
"Pra ser classe média alta tem que ser um grande industrial? Bilionário?"
Não têm o menor nexo com o que eu escrevi... mas nem vou tentar explicar.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 21/set/23 17:51
· votar
Lelo Mig
Cara, até que o manifesto eu li, é um texto curto e li muita coisa sobre/extraída de O Capital. Quero dizer que os três volumes eu não li, e desafio muitos sabidos da filosofia quectenham lidos, inclusive muitos sociólogo e filósofos por aí não leram.
Quando estava com 27 anos me inclinei a comprar a tal obra do Marx, completa, mas desisti. Até queria ter lido mesmo.
Agora quando condiciono cultura/O Capital e coisas assim, não é possível que vocês não percebem a ironia, né?
|
Pedro_Borges Veterano |
# 21/set/23 18:06 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
Christhian O conservador brasileiro está mais para o cara que trai a esposa e defende a família; que condena a pedofilia e procura por "novinha" no pornhub
Pornhub - nunca tinha visto falar. Depois que tu disse tive a curiosidade e vi que é um site. Tu não procura, não? Como é que sabe?
Quanto a trair a esposa, o estranho é que a esquerda defende o tal relacionamento aberto, até como forma de contrapor ao conservadorismo. Acho estranho vocês colocarem esse assunto apontando o dedo pro conservadorismo.
Quero ver todos aqui postando para dizer que nunca traiu a esposa. Eu sei que vai aparecer um monte de mauricinhos, mas eu quero saber da sinceridade de cabra macho. Vamos lá? Digam sim ou não.
Christhian Lelo Mig qew ejames Wanton brunohardrocker Insufferable Bear Lucmac Jonas JJJ Makumbator
Lembrando que o tópico é mesmo sobre assuntos sexuais.
|
ejames Membro Novato |
# 21/set/23 18:18 · Editado por: ejames
· votar
Pedro_Borges o estranho é que a esquerda defende o tal relacionamento aberto
Isso tá longe de ser maioria mesmo dentre os núcleos da molecada mais jovem "desconstruída", muito menos dentro de todo o escopo do que se engloba a esquerda. Você se prende demais a bobagens.
Acho estranho vocês colocarem esse assunto apontando o dedo pro conservadorismo.
Cara, você jura mesmo que não conhece, nunca nem ouviu falar ou suspeitou de algum conhecido, colega que faz coisas do tipo?
Diz que é pai de família, conservador, mas de vez em quando pega uma prostituta, até uma trans. Se posiciona veementemente contra a legalização das drogas, mas cheira um pó depois de umas cachaças.
Quando o assunto é racismo, diz que tem nada contra preto ou pobre, "até tenho amigos que são, mas sabe como é, né? Tem que ser esforçado!"
Olha o(a) fulaninho(a)! Tá com a gente a 30 anos, já é da família! (refere-se a empregada doméstica, ou ao caseiro da casa de praia, analfabeto que nunca recebeu direitos trabalhistas, recebe uma mixaria para subsistência e um quartinho ou puxadinho no fundo do quintal em troca de seus serviços).
Me assusta você dizer que nunca presenciou esses estereótipos, sério mesmo.
|
ejames Membro Novato |
# 21/set/23 18:19
· votar
Pedro_Borges Quero ver todos aqui postando para dizer que nunca traiu a esposa. Eu sei que vai aparecer um monte de mauricinhos, mas eu quero saber da sinceridade de cabra macho. Vamos lá? Digam sim ou não.
Não sou casado, mas não, nunca traí nem namorada.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 21/set/23 18:21 · Editado por: Pedro_Borges
· votar
Christhian
Um homem ser fiel não tem nenhuma relação com ideologia, ou ser conservador ou não. Quando isso acontece, raríssimo, pode ser por questões religiosas (raríssima também dentro dessa categoria), ou porque é apaixonado na esposa, considera ela a coisa mais linda do mundo e não consegue conceber outra no lugar dela, nem por uma simples aventura (raríssimo isso também).
Agora se o cara tiver cometido uma escapada na vida, então ele pode se considerar podre, sem direito de defender a família e os costumes, a moral? Passa ser um inepto, deve abandonar a família, a esposa?
Você já cometeu alguma infração a lei em sua vida? Já foi autuado no trânsito? Enfim?
Se tiver cometido uma infração e então se um dia vier a defender os princípios legais (que também é defender a moralidade, pelo menos da lei, que em última análise é o direito positivo sobre a moralidade social) você deve ser considerado um falso moralista?
Cometeu um delito qualquer, perde completamente a cidadania, não pode mais falar em nome dela, mesma que lhe seja assegurado esse direito na circunstância fática?
Interessante é que todos concordam (inclusive eu) que se a mulher trair ela não deve mais ser considerada uma adúltera e por isso ter que deixar o lar e também o homem não deve alegar atentado a sua honra.
|
Lelo Mig Membro
|
# 21/set/23 18:27 · Editado por: Lelo Mig
· votar
Pedro_Borges
"os três volumes eu não li"
Eu também não li. Tentei quando jovem, apesar de nunca ter sido Marxista, para conhecer e ficar mais balizado no assunto. Não consegui, achei o livro de leitura difícil e chato pacaraio. Acabei lendo um outro que não lembro mais, faz muitoo tempo (acho que foi o "Introdução ao Livro O Capital de Karl Marx" de Ernest Mandel), que compila, explora e explica bem os conceitos da obra original.
"Vamos lá? Digam sim ou não."
Fui casado 10 anos e não, nunca trai. Quando comecei a pensar em comer a vizinha me separei. Na real acho fidelidade uma bobagem, mas casei com uma mulher que dava importância a isso, colocou como condição e eu concordei antes de casar. Então, eu costumo honrar o que trato.
|
Pedro_Borges Veterano |
# 21/set/23 18:40
· votar
ejames Cara, você jura mesmo que não conhece, nunca nem ouviu falar ou suspeitou de algum conhecido, colega que faz coisas do tipo?
Conheço muitos, se você quer saber, inclusive um esquerdista fundador do PT.
Diz que é pai de família, conservador, mas de vez em quando pega uma prostituta, até uma trans. Se posiciona veementemente contra a legalização das drogas, mas cheira um pó depois de umas cachaças.
Isso é o estereótipo generalista da sua cabeça, que mistura tudo e faz confusão.
"até tenho amigos que são, mas sabe como é, né? Tem que ser esforçado
Diga de quem é essa frase, primeiro e não seja leviano.
Agora responde a pergunta que fiz a todos.
|
Lucmac Veterano |
# 21/set/23 18:49 · Editado por: Lucmac
· votar
esquerda defende o tal relacionamento aberto
Pedro escreve merda demais, tá louco. Que sujeito néscio, minha nossa.
|
ejames Membro Novato |
# 21/set/23 18:55
· votar
Pedro_Borges Conheço muitos, se você quer saber, inclusive um esquerdista fundador do PT.
Mas ele se diz "cidadão de bem, conservador, pai de família, defensor da moral e dos bons costumes", etc? Não entendi.
Isso é o estereótipo generalista da sua cabeça, que mistura tudo e faz confusão.
Não é não, cara. O pai de família que come traveco na surdina mas é homofóbico é uma entidade que permeia todo o Brasil, assim como o anti drogas "bandido bom é bandido morto, porque na época da ditadura não era assim" que cheira um pó de vez em quando. Porra, nunca conversou com taxista, dono de boteco, o senhorzinho da banca do jogo do bicho, etc?
|
Lucmac Veterano |
# 21/set/23 18:56
· votar
O Pedro deveria ler A doutrina do choque, de Naomi Klein.
Aliás... o Pedro não. Todos os progressistas que gostam de uma boa leitura.
|