O liberalismo e suas contradições

Autor Mensagem
Silspiders
Membro Novato
# mar/20


Deputado do Novo defende o aumento do preço do álcool gel

O parlamentar usou o argumento liberal de que o mercado "se regula" e foi criticado nas redes

brunohardrocker
Veterano
# mar/20
· votar


Revista Forum, ao gosto do Silspiders, coloca o Osterman como ex-PSL.

Ok, ele já foi filiado ao PSL, mas no tempo em que o Livres estava no partido. Eles se desfiliou do PSL justamente quando o Bolsonaro entrou no partido.

E sobre o posicionamento dele sobre este caso, não há erro. O erro está na narrativa que colocam encima do posicionamento para incendiar o falatório desgovernado partidarizado. Não foi isso que ele falou, mas o jornaleco que diz o que os seus leitores querem ouvir, faz parecer que foi isso mesmo.

Se há aumento da oferta do produto, o preço deve ser equilibrado mais ou menos como já estava antes. Se houver escassez, vai haver denominadores comuns entre vendedores e compradores.

brunohardrocker
Veterano
# mar/20
· votar


Concorrência:

Água e sabão são mais eficientes do que álcool gel contra o coronavírus

https://gauchazh.clicrbs.com.br/coronavirus-servico/noticia/2020/03/ag ua-e-sabao-sao-mais-eficientes-do-que-alcool-gel-contra-o-coronavirus- diz-infectologista-ck7wbvjwo05b001oa1emj3edl.html

entamoeba
Membro Novato
# mar/20
· votar


brunohardrocker
encima

Não sabe escrever "em cima" e quer dar aula de economia.

brunohardrocker
Veterano
# mar/20
· votar


entamoeba

Cão que ladra e não morde. Aponta descuidos de digitação mas não responde nem sim, nem não, sobre porra nenhuma.

entamoeba
Membro Novato
# mar/20
· votar


brunohardrocker
não responde nem sim, nem não, sobre porra nenhuma.

Me pergunte se te acho burro!

Silspiders
Membro Novato
# mar/20
· votar


Revista Forum, ao gosto do Silspiders, coloca o Osterman como ex-PSL.

Ok, ele já foi filiado ao PSL


Ai ai...

E sobre o posicionamento dele sobre este caso, não há erro.

Não há mesmo, concordamos. O liberalismo é assim mesmo.

Não foi isso que ele falou, mas o jornaleco que diz o que os seus leitores querem ouvir, faz parecer que foi isso mesmo.

O que ele falou, então?

Pode ser que o "jornaleco" fez o contrário: disse o que VOCÊ não queria ouvir.

Silspiders
Membro Novato
# mar/20
· votar


Olha a qualidade argumentativa desse doidinho...

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mar/20 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


"um litro de trigo por um denário e 3 litros de cevada por um denário... e não façam dano ao vinho e ao azeite"

Lelo Mig
Membro
# mar/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Por conta de meu trabalho (mãos e ferramentas) tenho hábito de usar álcool gel há muitos anos, sempre tenho em casa, na mochila e no rack de ferramentas. Paguei 12,00 em fevereiro (tubo gde de 440 gr), antes do Corona; Ontem o mesmo estava 28,00. Mercado se regularizando é o termo técnico para assalto?

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# mar/20
· votar


é pedir demais que marxista entenda sobre o papel dos preços na relação de oferta/demanda/produção

entamoeba
Membro Novato
# mar/20
· votar


Wild Bill Hickok
é pedir demais que marxista entenda sobre o papel dos preços na relação de oferta/demanda/produção

Você pode entender a regra do jogo e, mesmo assim, não concordar com ela. O sistema econômico é arbitrário e passível de mudança.

Os liberalóides falam como se uma lei econômica equivalesse a uma lei da física.

-Dan
Veterano
# mar/20
· votar


entamoeba

Tá ensinando o beabá nessa quarentena hein

Silspiders
Membro Novato
# mar/20
· votar


É natural os preços subirem com o aumento do salário mínimo, economia em alta, o termo é válido para tal situação.

Silspiders
Membro Novato
# mar/20 · Editado por: Silspiders
· votar


é pedir demais que marxista entenda sobre o papel dos preços na relação de oferta/demanda/produção

Cara, se houver qualquer assunto que você conheça que eu não deite você no argumento eu corto meu saco, na moral.

Para você associar marxista a uma pessoa que não conhece o que é liberalismo econômico, capitalismo, só pode ser um ignorante nos dois assuntos. Dos maiores bestsellers sobre o capitalismo, Marx tem pelo menos 4 publicações.

entamoeba
Membro Novato
# mar/20 · Editado por: entamoeba
· votar


-Dan
Tá ensinando o beabá nessa quarentena hein

Os erros dos caras estão lá na raiz do pensamento. Queria conseguir ter paciência e ser pedagógico sempre que fosse necessário. Isso pouparia muitas discussões infrutíferas - que, atualmente, não estão prestando nem para ser divertidas.

Wild Bill Hickok
Membro Novato
# mar/20
· votar


Cara, se houver qualquer assunto que você conheça que eu não deite você no argumento eu corto meu saco, na moral.

Disse o orangotango terraplanista econômico lol

makumbator
Moderador
# mar/20 · Editado por: makumbator
· votar


entamoeba

A lei da oferta e procura é como a lei universal da gravitação, parte intrínseca da natureza, portanto precisa sempre ser levada em conta.

Obviamente, nada impede que se tente regular o ímpeto natural da majoração de preços em virtude de alta demanda + escassez.

Jeff Bezos já resolveu esse problema nos marketplaces da Amazon sem precisar do estado. Ele regulou a quantidade possível de ser vendida a cada usuário, limitou preços e ainda baniu contas de quem exagerou no sobrepreço de itens de interesse na crise.

Nada como termos bilionários conscientes no mundo.

Lelo Mig
Membro
# mar/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator

Não tenho nada contra a lei da oferta e procura.

Mas não podemos "achar normal" que algo que custava 12 suba pra 28, para que alguém enriqueça enquanto outro se foda.

Isso não é mercado. Posso justificar, então, que um empresário destes, tenha mais é que ter um Tres Oitão enfiado em sua boca no farol. É a lei de mercado. Eu quero o que você têm, quero agora e quero de graça!

Vocês, com a desculpa do "livre comércio", acabam autorizando uma criminalidade inversa.

brunohardrocker
Veterano
# mar/20 · Editado por: brunohardrocker
· votar


makumbator
A lei da oferta e procura é como a lei universal da gravitação,

Basta observar, também, a seleção natural com base na oferta de alimentos.

acabaramosnicks
Membro Novato
# mar/20
· votar


brunohardrocker
makumbator
A lei da oferta e procura é como a lei universal da gravitação,

Basta observar, também, a seleção natural com base na oferta de alimentos.

não entendi
por favor, explique

makumbator
Moderador
# mar/20
· votar


Lelo Mig

Ei! Eu não estava no Ebay e na Amazon vendendo itens majorados. Inclusive, aplaudo Jeff Bezos (o careca) pela iniciativa em regular de maneira privada essa venda dentro de seus domínios (e observe que ele vai perder dinheiro com isso, pois com os preços mais altos a comissão ao site fica maior).

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mar/20 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


preços subirem com a demanda é natural, assim como caírem com a sobre oferta

não é à toa que toda empresa faz promoção de produtos que estão em baixa de vendas para ver se conseguem aumentar o market share, assim como quando percebem um produto vendendo bem se aproveitam do aumento do market share para subir os preços

contudo a escalada de preços exponencial de produtos básicos de necessidade em meio a uma pandemia é tão imoral que até caras como Jeff Bezos (também motivado pela própria imagem pessoal, claro) em seu próprio market place, se viu obrigado a regulá-lo

a atitude desses "empreendedores" é imoral, absurda, desumana, e não sei se é considerada ilegal também, mas deveria

Lelo Mig
Membro
# mar/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

"a escalada de preços exponencial de produtos básicos de necessidade em meio a uma pandemia é tão imoral"

Aqui falamos a mesma língua.... liberalismos à parte.

Negócios, comércio, a mim pelo menos, implicam em ética e caráter. Costumo lucra com meu trabalho... sem roubar ninguém.

makumbator
Moderador
# mar/20
· votar


Lelo Mig

Acho normal haver alguma subida de preços desses itens em virtude da escassez momentânea, mas não concordo com aumentos abusivos feitos em momentos de crise.

Mas esses aumentos nem chegam perto daquele caso famoso do diretor de empresa farmacêutica que aumentou os preços de um remédio vital em trocentos % em uma tacada só. Não estou lembrando do nome dele agora, mas tem poucos anos que isso ocorreu.

entamoeba
Membro Novato
# mar/20
· votar


brunohardrocker
Basta observar, também, a seleção natural com base na oferta de alimentos.

É? Discorra!

brunohardrocker
Veterano
# mar/20
· votar


Jonas Kahnwald
toda empresa faz promoção de produtos que estão em baixa de vendas para ver se conseguem aumentar o market share*

*para desovar o estoque.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# mar/20
· votar


brunohardrocker
*para desovar o estoque.

também

Silspiders
Membro Novato
# mar/20 · Editado por: Silspiders
· votar


Para quem leu o que o doidinho escreveu, que o deputado Fábio Ostermann não disse o que publicou o site do meu amigo Renato Rovai, Revista Fórum, o tuíte que gerou a conversa é esse abaixo:

Um eventual aumento de preços em caso de escassez pode parecer feio. Mas tem o papel FUNDAMENTAL de informar empreendedores e motivá-los a buscar remediá-la. Serve também como incentivo para q o consumidor racione o uso do produto escasso no dia a dia!

O que ele quis dizer, então Brunohardrocker?

Pigeonsslayer
Membro Novato
# mar/20
· votar


Jonas Kahnwald
a atitude desses "empreendedores" é imoral, absurda, desumana, e não sei se é considerada ilegal também, mas deveria

O problema de alguns liberais é não prestar para nada além de decorar "fórmulas", como se economia fosse uma área do saber puramente matemática. Os caras já começam a exagerar quando tratam economia dissociada do ser humano e piora muito mais quando desconsideram (por descuido ou mal caratismo mesmo) o fato de um país inteiro estar em estado de calamidade.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O liberalismo e suas contradições