O liberalismo e suas contradições

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# fev/21 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


silspiders

Quê?

ProgVacas
Membro Novato
# fev/21
· votar


Jonas Kahnwald

O liberalismo econômico versa o Estado Mínimo, que consiste em diminuir ao máximo as intervenções do Estado na vida da população geral, de todas as classes. Para forçar tal situação a destruição da máquina pública é fundamental, mas se estivermos em uma pandemia mortal como essa que enfrentamos a coisa fica mais simples.

Estou dizendo que a gestão desastrosa da Pandemia no Brasil não é, de fato, um desastre, assim como a precariedade na Educação do nosso país não é uma catástrofe. Claro que depende do ponto de vista. Eu, professor, luto contra a precariedade da Educação tentando formar cidadãos autônomos, valorizando os projetos de vida dos alunos, orientando as metas etc, mas esbarro em burocracia, verba deficitária, entre diversos mecanismos criados que não combinam com uma área viva como a minha.

A precariedade na educação é, então, um projeto. Considero que erra quem classifica a educação como algo sem importância para os governos, pois para mim é projeto, muito bem executado. É uma concepção Freriana, não sei se você gosta, mas tal qual Freire, penso que a destruição da educação pública seja um projeto.

Já na gestão da Pandemia para mim a coisa é simples: quanto mais mortes melhor, pois isso enxuga a arrecadação tributária, deixando o estado vulnerável, abrindo espaço para a iniciativa privada. Somando-se a isso o entreguismo de nossas estatais, corroídas não somente pela corrupção institucional, mas principalmente pela privada, o projeto liberal desse governo aparentemente chucro, devido ao seu expoente mor, mas sofisticadamente simples está na trilha.

Entendeu?

Drinho
Veterano
# fev/21 · Editado por: Drinho
· votar


o projeto liberal desse governo

Projeto liberal aonde Vaca?
Eles vieram com essa conversa mole na eleição, enganaram todo mundo, ganharam e agora já era, só socorro emergencial para segurar os caras.

Tão rasgando dinheiro que não tem a rodo com o país quebrado, o dolar não chegou perto dos 6 só porque juros desceram...

Bozo sabe que tá garantido...

Esse porra desse Paulo Guedes fica namorando CPMF digital de tempos em tempos....

Carga tributária brasileira continua acima de 30% do PIB, carga tributaria de europa para serviços públicos africanos...

Se você chama isso de Liberal, meu amigo, nem me conte o que é ideal para você, porque Serra Leoa deve ser o paraíso.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/21
· votar


Drinho

Tão rasgando dinheiro que não tem a rodo com o país quebrado,

Não sei se você se lembra mas eu já havia citado isso bem antes. O assunto foi parar no meu email pessoal, eu até pensei que tivesse sido você. Escrevi num tópico sobre as reservas petistas estarem sendo torradas pela economia guedista. Agora você acordou?

É evidente que não considero o estado liberal, tá pirando? As políticas do governo é que são dadas liberais. Não dá pra negar.

Daqui a pouco vão jogar essa porra no quintal da esquerda.

brunohardrocker
Veterano
# fev/21
· votar


Daqui a pouco vão jogar essa porra no quintal da esquerda.

Pensando bem, deveriam ter deixado a Dilma lá.

Lula se cercou de neoliberais para tocar a economia do país, num bom momento da economia global e fez a festa. Elegeu a Dilma com isso. Governo da Dilma a dentro, veio a recessão. E ela não dava conta de explicar para o povo em que implicava o ciclo. A festa já tava chegando ao fim. Era só a dona da festa tentando fazer de tudo para manter o povo festejando, de madrugada, com musica ruim e bebida quente. Tudo tem começo, se começa um dia acaba.
Deram fim à festa. Mas poderiam ter deixado rolar mais. Poderia ter até outro governo petista eleito, pra assumir a sujeira do final da festa. Iam ter trabalho para governar sem apoio, com dinheiro apertado. Tendo que explicar para os apoiadores mais festivos porquê não há mais festa.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/21
· votar


Sim, concordamos. Foi o liberalismo econômico que fodeu a economia. Fodeu no FHC, fodeu na Dilma.

Mas na Dilma pelo menos não haviam tantos desempregados e o salário era maior (3,5 cestas básicas, parece-me, não lembro bem. Hoje é 1,5).

brunohardrocker
Veterano
# fev/21
· votar


Hahahaha.

entamoeba
Membro Novato
# fev/21
· votar


Dilma não causou a crise, ela só fez merda tentando evitar o inevitável. A maior burrice do PT foi ter vencido o Aécio. Se tivessem deixado a bomba explodir no colo do Aécio, o PT emplacaria facilmente mais um ciclo no poder, de bem com a população. Lula I, Lula II e Dilma I surfaram em uma onda de crescimento insustentável, que começou lá no FHC.

entamoeba
Membro Novato
# fev/21
· votar


brunohardrocker
Pensando bem, deveriam ter deixado a Dilma lá.

Sim, foi uma péssima decisão do tucanato! Talvez, o presidente hoje fosse o Alckmin, que tem muitos defeitos, mas não é o demente do Bolsonaro!

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/21
· votar


Projeto liberal aonde Vaca?
Eles vieram com essa conversa mole na eleição, enganaram todo mundo, ganharam e agora já era, só socorro emergencial para segurar os caras.


Nossa! Os regimes políticos são condicionados por condições materiais dadas pela realidade, e não pelo mundo da imaginação! Não acredito! Deturparam o liberalismo!

ProgVacas
Membro Novato
# fev/21
· votar


Eu mando um comentário como esse:

Mas na Dilma pelo menos não haviam tantos desempregados e o salário era maior (3,5 cestas básicas, parece-me, não lembro bem. Hoje é 1,5).

Um prato cheio para o Bruno deitar e rolar, refutar, me desmoralizar, que é o que ele quer, e ele dá risada.

brunohardrocker
Veterano
# fev/21
· votar


ProgVacas

O entamoeba já expôs o método petista de se autopromover como um governo melhor que os outros:

A maior burrice do PT foi ter vencido o Aécio. Se tivessem deixado a bomba explodir no colo do Aécio, o PT emplacaria facilmente mais um ciclo no poder, de bem com a população.

entamoeba
Membro Novato
# fev/21
· votar


brunohardrocker
método petista

Método petista? Foi isso que você entendeu?

brunohardrocker
Veterano
# fev/21
· votar


entamoeba

Talvez sem querer você expôs isso, não é questão de entender ou não. Tá bem claro lá: se a bomba cai no colo do Aécio, o PT se livra da responsabilidade e entra na memória popular como o governo das vacas gordas.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/21
· votar


Minha nossa... É uma aberração argumentativa.

entamoeba
Membro Novato
# fev/21 · Editado por: entamoeba
· votar


brunohardrocker
se a bomba cai no colo do Aécio, o PT se livra da responsabilidade e entra na memória popular como o governo das vacas gordas.

E de onde você tirou que isso é o método do PT? Falei a mesma coisa do PSDB! Se eles não tivessem forçado o impeachment, certamente estariam em uma situação bem melhor!

A responsabilidade pela crise não foi só do PT, ela começa lá no Collor, com a abertura imprudente para as importações, passa pela política econômica do FHC, que criou uma ilusão de bonança, continua nos mandatos do Lula, que resolveu 'dividir' a prosperidade do período com os pobres (e talvez tenha sido esse o seu grande mérito, talvez seja esse o 'método do PT'), até secar na mão da Dilma.

As curva do fenômeno recente e do Milagre Econômico da época da ditadura são parecidas, pode pesquisar! A queda era questão de tempo, porque o crescimento era fake! Não se sustentava! Então, meu caro, quando o Governo Dilma 'quebrou o País' o fez ao fim de um ciclo de políticas neoliberais, conduzidas como se não houvesse amanhã!

brunohardrocker
Veterano
# fev/21 · Editado por: brunohardrocker
· votar


entamoeba
E de onde você tirou que isso é o método do PT?

Método petista =/= método do PT.

É o métedo que o ProgVacas utiliza para panfletagem, utilizado neste tópico inclusive.

Eu to falando sobre panfletagem. O ponto sobre a economia é o mesmo que eu ja deixei implícito nos comentários anteriores. Não responsabilizei o PT pela crise, mas o PT se vangloria pelo momento de bonanza econômica pós abertura comercial da China!

Panfletagem!

entamoeba
Membro Novato
# fev/21
· votar


brunohardrocker
Método petista =/= método do PT.

Entendi.

Eu discordo do parça ProgAranhas nesse ponto. Não vejo tantos méritos nos governos do Lula, apesar de ter sido surpreendido positivamente por diversas políticas implementadas! Acho que os governos petistas foram um prolongamento das políticas desastradas do neoliberalismo, com o bônus de ter sensibilidade para questões sociais. A ciência e o ensino superior também são gratos às políticas desses governos, ainda que a educação básica não tenha se beneficiado tanto. Faltou um toque brizolista ao PT.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/21
· votar


entamoeba

ProgAranhas

=*

Drinho
Veterano
# fev/21 · Editado por: Drinho
· votar


ProgVacas

Bem, já falei que não mandei e-mail nenhum.

E com relação a queimar reservas, isto também não é liberal, não é porque algo agrada um banqueiro que deve ser chamado de liberal.

O brasil adota cambio flutuante, em teoria o banco central deveria deixar essa merda de dolar ir pra 20,00, mas com um gesto INTERVENCIONISTA (contrário de liberal) queima o estoque para dar liquidez para os medrosos que querem fugir do Brasil com dólar na mão, segurando (pelo menos momentaneamente) a alta da moeda.

Mas, mas, mas....

Coragem hein???

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/21
· votar


Isso aí, sugiro que o governo deixe o dolar ir a R$ 20,00, vai ser o governo liberal de 1 h de duração mais louco da história.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/21
· votar


Quando que vocês vão superar essa fase de achar que existe um mundo das puras ideias, e que a ideia x só não dá certo porque foi deturpada?

Bicho, no cenário real do Brasil, o que se consegue com liberalismo é isso: gasolina a 8 conto e o não intervencionismo vai até o ponto que meche com o interesse de quem tem poder. Vocês acham o que? Que vai ter um governo que, independente de todo interesse, implementa suas ideias baseado na convicção ético-moral? Vocês fumam crack?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# fev/21 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Vocês acham o que? Que vai ter um governo que, independente de todo interesse, implementa suas ideias baseado na convicção ético-moral? Vocês fumam crack?

Tão inteligente para perceber isso, mas ainda assim acredita e apoia ativamente outros tipos de governo, com outras promessas, para no final cair na mesma merda, ao invés de apoiar e esperar pelo único governo que realmente vai resolver todos os problemas da humanidade, lamentável

JJJ
Veterano
# fev/21
· votar


Black Fire

no cenário real do Brasil
Vocês acham
Que vai ter um governo que
implementa suas ideias baseado na convicção ético-moral

Atualmente, não. Mas sonhar não custa nada.

Black Fire
Gato OT 2011
# fev/21
· votar


Jonas Kahnwald

Me arrumo um trampo na firma do tio aí pra eu ficar sossegado ganhando 10 k pra fazer maquete, que eu fico esperando Jeová.

Enquanto isso, podemos apostar em modelos menos nocivos a nossa vida, como fizeram em todos os países onde a vida é minimamente tolerável.

Se essa conversa pra boi dormir de TJ de que toda política é igual e nociva, a Suécia teria o mesmo IDH do Congo. Então é só mais uma mentira.

Lelo Mig
Membro
# fev/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

"esperar pelo único governo que realmente vai resolver todos os problemas da humanidade"

Com todo o respeito as suas convicções pessoais, mas isso é apenas mais uma crença como tantas outras. Inclusive 99% do Planeta não acredita na mesma crença que você e 65% nem acreditam no mesmo "líder" que você.

Então, técnicamente, não existe nenhuma diferença entre acreditar num possível reinado de Javé ou numa ideologia como nosso colega Black Fire.

ThiRPG
Membro Novato
# fev/21
· votar


entamoeba
A responsabilidade pela crise não foi só do PT, ela começa lá no Collor, com a abertura imprudente para as importações, passa pela política econômica do FHC, que criou uma ilusão de bonança, continua nos mandatos do Lula, que resolveu 'dividir' a prosperidade do período com os pobres (e talvez tenha sido esse o seu grande mérito, talvez seja esse o 'método do PT'), até secar na mão da Dilma.

Isso é só o reflexo da política porca do Brasil. Da filosofia de empurrar a sujeira pra baixo do tapete, com intuito de se reeleger e largar a bomba pra explodir no colo do próximo.

Foi o que aconteceu com o plano real. Seria um plano interessante à curto prazo... Mas não. Pra criar a ilusão de que tudo estava uma maravilha, o Brasil ficou devendo até as cuecas, porque precisava fazer empréstimo atrás de empréstimo pra manter o plano real, pra manter as aparências. Até que a bucha estourou e, com isso, o Lula se elegeu.

Lula com a bomba no colo fez o que? Empurra a sujeira pra baixo do tapete de novo, liberando crédito que nem louco. Com isso ele criou uma economia falsa, onde o povo estava comprando carro zero, mas ninguém tinha dinheiro, tinha dívidas. Criou uma economia artificial. Diante dessa economia artificial e com facilidade de crédito, uma caralhada de gente saiu abrindo empresa num cenário ilusório, numa economia saudável que não existia.

Resultado disso? As empresas que abriram não tinham um mercado real pra se posicionarem, começou uma quebradeira de empresas e os bancos começaram a negar mais crédito e essa bomba estourou no colo da Dilma.

A Dilma é uma anta e não serviu nem pra conseguir empurrar a sujeira pra baixo do tapete. E agora estamos empacados com outra anta, com a Dilma da direita (que atende pelo nome de Bolsonaro).

Sinceramente, hoje eu tô meio que cagando e andando. Cuidando da minha vida, me virando e não me estresso mais com política... Pra mim, um país que elege Bolsonaro como se fosse um salvador da nação tem mais é que se foder mesmo. O que me entristece é o que esse lunático está fazendo com o meio ambiente, junto com o psicopata chamado Ricardo Salles, porque isso sim é irreversível.

Pqp... Escrevi um livro... kkkkkkk

ProgVacas
Membro Novato
# fev/21
· votar


ThiRPG

Com isso ele criou uma economia falsa, onde o povo estava comprando carro zero, mas ninguém tinha dinheiro, tinha dívidas. Criou uma economia artificial. Diante dessa economia artificial e com facilidade de crédito, uma caralhada de gente saiu abrindo empresa num cenário ilusório, numa economia saudável que não existia.

O velho clichê do "pobre comprando carro quebrou a economia".

A Dilma é uma anta e não serviu nem pra conseguir empurrar a sujeira pra baixo do tapete. E agora estamos empacados com outra anta, com a Dilma da direita (que atende pelo nome de Bolsonaro).

Que puta falsa simetria, bicho.

entamoeba
Membro Novato
# fev/21
· votar


ThiRPG
ProgVacas
Que puta falsa simetria, bicho.

A Dilma ficou com fama de burra por causa de umas falas malucas, algumas delas, muito engraçadas! Virou um bode expiatório fácil para justificar a quebradeira do País, quando, na verdade, a quebra era inevitável. A Dilma tentou fazer o que pode, tomou decisões ruins, o que fizeram com que ela levasse a fama de responsável pelo ocorrido.

Eu não sei direito porque as vezes ela fala umas loucuras, não sei se é nervosismo ou se ela toma remédios, sei que já vi ela sendo muito coerente e concisa em outras oportunidades. Penso que ela não seja burra como nos fizeram crer. Já Bolsonaro é o típico idiota confiante! O cara é um ignorante completo e um puta de um mau caráter. Para mim, também não há paralelo entre Bolsonaro e Dilma. O primeiro já conseguiu se tornar o pior presidente da história do País, deixando os generais da ditadura para trás com folga.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/21
· votar


entamoeba

Admiro a sua paciência... porque eu não tenho vontade de escrever mais que três palavras quando alguém coloca em cruzamento Bolsonaro com Dilma ou Lula. Nem em paralelo dá para colocar.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O liberalismo e suas contradições