O liberalismo e suas contradições

Autor Mensagem
entamoeba
Membro Novato
# fev/21
· votar


ThiRPG
Deu certo. Elegeram aquela ameba.
Jonas Kahnwald
Orra ameba, não deixava te confundiram com o bolso

Poucas vezes conseguiram me magoar aqui no fórum, e essa foi uma delas.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/21 · Editado por: ProgVacas
· votar


entamoeba

É liberal sim

Lelo Mig

Não, não é

Na minha opinião não é radicalmente liberal, até posso considerar que a cada política e nomeação o governo se afasta mais um pouco da agenda liberal e que esteja causando, portanto, uma confusão em em queira entender o que é o liberalismo, mas é inegável que esse governo se aproxima muito mais dessa agenda do que de qualquer outra.

Edit:

Vou explicar melhor, porque de manhã me sobra tempo.

Ser radicalmente liberal é o seguinte: aqui no Brasil surgiu a ideia de que se é possível ser liberal na economia mas conservador nos costumes. Besteira. No liberalismo isso fatalmente não existe. Essa simbiose liberalismo/conservadorismo é risível para um liberal genuíno.

Se por exercício sobre o tema dividirmos o liberalismo em três campos, o econômico, o político e o moral (que está ligado à cultura), entendo o seguinte:

Por termos três poderes, um deles, o congresso, mas não somente, principalmente, movido ao toma-lá-cá-cá, no qual os congressistas querem mesmo é aumentar seus privilégios, o governo não consegue emplacar uma política estritamente liberal. A Casa é, além de sem-vergonha, muito heterogênea e no posto político, por falta de consonância com a agenda do governo, 'rivalismo' e outros fatores interpessoais o liberalismo está muito distante.

Na economia, pelas implementações e tentativas, inicialmente pela nomeação anunciada em campanha de Paulo Guedes e sua equipe econômica, além disso a ampla autonomia desta equipe, intocável, aparentemente, já dá as primeiras sílabas do liberalismo econômico. O expoente maior do liberalismo econômico deste governo foi a recente autonomia do Banco Central, mas já tivemos, na minha opinião, uma das maiores privatizações deste governo, que foi a dos postos BR.

Na moral é "clássica" a aparência que se pretendeu neste governo, aliando-se como em nenhum outro com o neopentecostalismo, colocando uma intocável pastora como ministra e o 'improvável' ministro crentão da educação que ninguém sabe o nome, apenas que é um fundamentalista religioso. Tá que por aqui não seria bem isso que permitiria a categorização desse governo nessa cepa do liberalismo, por ser executado de uma forma tão chula, tão ignorante, mas é o governo Bolsonaro, então é compreensível.

Bolsonaro é liberal? De maneira nenhuma. Ele não representa verdadeiramente nenhum espectro político além do banditismo enquadrado pelo seu bolsonarismo. É um líder de uma quadrilha governando o país. Ele tem um micro mundo e governa apenas aí. Mas seu governo tenta, do jeito que dá, o liberalismo.

entamoeba
Membro Novato
# fev/21 · Editado por: entamoeba
· votar


ProgVacas

Quando eu falo em liberalismo, me refiro ao liberalismo na prática: um modelo econômico que quer cortar direitos e reduzir impostos para beneficiar os 0,0005% mais ricos. Esse liberalismo romântico só existe na ficção.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/21
· votar


Exato.

Na prática é isso mesmo.

Fiquei intimidado pelas risadas super conteudáticas do Caio Copola forumcifraclubiano.

brunohardrocker
Veterano
# fev/21 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Lelo Mig

Basicamente isso.
Só diria que o Guedes nem sequer pode fazer algo. Ele tá no meio do jogo político e tem que engolir. Qualquer um que está nessa posição tem que engolir. Pode colocar um comunista lá, que ele não vai conseguir sair estatizando Deus e o mundo, porque o establishment politico não permite. Chegou lá, eles cortam as asinhas.

entamoeba
"centrão" (que é uma centro-direita liberal)
retirada de direitos
para beneficiar o grande empresariado
a Globo desce o cacete no Bolsonaro e não fala uma linha do Guedes

Hahahahaha.

brunohardrocker
Veterano
# fev/21
· votar


ProgVacas
Paulo Guedes e sua equipe econômica, além disso a ampla autonomia desta equipe

Hahahaha.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/21
· votar


brunohardrocker

Só diria que o Guedes nem sequer pode fazer algo. Ele tá no meio do jogo político e tem que engolir.

Queria rir, mas só sinto vergonha e vontade de ter deslido.

brunohardrocker
Veterano
# fev/21
· votar


ProgVacas
Queria rir, mas só sinto vergonha e vontade de ter deslido.

Hhahahaha.

brunohardrocker
Veterano
# fev/21 · Editado por: brunohardrocker
· votar


Autonomia de equipe, de ministro, de presidente, governador, prefeito, no Brasil é uma grande piada!

JJJ
Veterano
# fev/21
· votar


brunohardrocker
Autonomia [...] é uma grande piada!

Mesmo essa independência do BC, se passar, duvido que dure muito. Na primeira escorregadela no câmbio ou na inflação, seja quem for que estiver na presidência vai querer podar essa "independência".

Lelo Mig
Membro
# fev/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


ProgVacas
entamoeba

Se vocês acham que colocar um general como presidente da Petrobrás, por exemplo, é atitude que um liberal faria... não há o que debater, respeito, mas vejo de outra forma, assunto encerrado.

O Trump foi um dos presidentes americanos menos liberais dos últimos tempos. Quando se favorece grupos ou setores em detrimento de outros, quando o Estado interfere no mercado fulano esta contrariando os "mandamentos do liberal". O Trump por exemplo, entre tantas atitudes conservadoras, tirou e proibiu os transgêneros nas forças armadas, um liberal jamais excluiria do mercado uma parcela de consumidores.

ProgVacas

"ser liberal na economia mas conservador nos costumes. Besteira. No liberalismo isso fatalmente não existe."

Aqui concordamos.

Quem já leu alguma coisa de Adam Smith (o pai da merda toda) conhece a frase liberal "liberdade é liberdade", ou seja, não há meio termo ou exceções, porque todos são vistos como meros consumidores e/ou prestadores de serviços, e se você é racista, por exemplo, e não vende para pretos, você já esta perdendo no livre mercado.

Liberal Conservador é uma coisa de gente pouco inteligente, que não entende o próprio liberalismo.

Além do mais, conservar é "manter como esta" e manter como esta é bom para quem? Para mim? E quem sou eu para definir o que é bom para o outro?

O conservadorismo é por si só, burro e anti científico. Exclui minorias e grupos e, pela ótica liberal, estaria "desperdiçando" novos consumidores e novos mercados.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/21
· votar


Lelo Mig

Se vocês acham que colocar um general como presidente da Petrobrás, por exemplo, é atitude que um liberal faria
...
O conservadorismo é por si só, burro e anti científico.

É, caro colega, incompreensível esse liberalismo à moda. Não apenas brasileira, mas do tipo bolsonarismo/trumpismo e mais o que o valha.

Mais uma coisa que concordamos: Bolsonaro não é liberal, mas seu governo é às duras penas liberal.

De primeira, então, temos um antiliberalismo travestido de liberalismo. Querem entiquetar três vertentes para o espetro: libertário, liberal e liberal conservador. Três aberrações, na minha opinião, mas dentre elas a pior é a última, que culminou nessa impressão extremamente negativa como a nossa atual, enquanto brasileiro.

brunohardrocker
Veterano
# fev/21
· votar


Lelo Mig

Para o ProgVacas, qualquer coisa ruim e/ou negativa, é automaticamente empurrada para o colo do espectro político de oposição a ele.

Lelo Mig
Membro
# fev/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


ProgVacas

O Bozoasno usou o discurso liberal em campanha e usou o nome de Paulo Guedes para dar alguma credibilidade em seu discurso junto ao mercado financeiro, mas não passa de um estelionatário eleitoral, nunca foi comprometido com uma agenda de abertura econômica.

É preciso, antes de tudo, analisar a trajetória política do Bozo, enquanto deputado. Não há nada nele que o remeta ao liberalismo.

Durante seus muitos anos como parlamentar, votou junto com as esquerdas (PT incluso) contra privatizações e reformas. Ainda em 2017 ele se posicionou contra a Reforma Previdenciária proposta por Michel Temer.

Ele veio à pouco em São Paulo, na CEAGESP, e disse “nenhum rato vai querer sucatear isso aqui pra privatizar pros seus amigos”. Uma coisa temos de reconhecer, as atitudes do presidente Bozo são coerentes com as do deputado Bozo.

Caras, analisem o histórico, até o governo de Lula e Dilma privatizaram e fizeram mais concessões que o governo do Bozo até agora.

Como chamar este governo de liberal?

E repito, estou analisando a luz do liberalismo, apenas tecnicamente, imparcial de qualquer concordância ou divergência.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/21
· votar


brunohardrocker

Qual a dúvida, cara? Pode perguntar! Eu sou de verdade!

entamoeba
Membro Novato
# fev/21
· votar


Lelo Mig
Se vocês acham que colocar um general como presidente da Petrobrás, por exemplo, é atitude que um liberal faria

Não, não acho mesmo! Como disse, há uma mistura dos caprichos do bolsonarismo com as ações de governo. Enquanto o retardado faz o seu showzinho, os liberais do governo passam a boiada!


O conservadorismo é por si só, burro e anti científico.

Conservadorismo, em tese, é querer preservar o que há de bom na sociedade, sem retrocessos! Por isso que há aquela imagem do conservador erudito, com apreço pela alta cultura. Se for tomar essa acepção como a correta, não há um conservador no Brasil, só reacionários mesmo!

entamoeba
Membro Novato
# fev/21
· votar


brunohardrocker
Guedes nem sequer pode fazer algo.

Coitado do teu herói, não pode fazer nada! Então, por que aquele merda não sai do Governo? Deixa de ser ingênuo, cara! Guedes se meteu nessa para defender interesses particulares!

Hahahahaha.

Ah, você não sabia o que era liberalismo e ficou nervoso com o que eu disse? Liberalismo não traz prosperidade, maluco! Vocês precisam parar de acreditar nesse delírio. O discurso do livre mercado em países pobres é só uma cortina de fumaça para aprofundar as desigualdades, ou você acha que os bilionários estão preocupados com o teu bem estar. Pior é que acha, né?

Lelo Mig
Membro
# fev/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


entamoeba

"Conservadorismo, em tese, é querer preservar o que há de bom na sociedade, sem retrocessos!"

Você esta certo, em tese, rs.

Mas eu discordo dessa descrição clássica porque acho "o que há de bom na sociedade" bastante subjetivo e relativo.

Se a gente se tentar olhar de fora, sem a influência de posições pessoais, o que pode ser bom para um capitalista pode não ser para um socialista e vice e versa. Por isso num mundo de espectros tão dispares a democracia (em tese o diálogo e decisão majoritária) acaba sendo o "menos pior".

Poderíamos alegar a possibilidade de um conservadorismo democrático, mas eu acho meio estranho, à partir de que a democracia existe justamente pela necessidade de mudanças da sociedade. Conservadorismo, mesmo sem retrocesso, implica em estagnação. O novo sempre vêm e será necessário discutir sua admissão ou não.

E óbvio que estou falando no sentido político e econômico. Se partirmos para as questões morais e pessoais, piorou.

Na real o único conservadorismo real é o moral, do fulano dentro da casa dele. E, ainda assim, mesmo nessas situações, existe a possibilidade da mulher dar pro carteiro, o filho dar pro amiguinho, e a filha dar pro pastor.

entamoeba
Membro Novato
# fev/21
· votar


Lelo Mig

O progressista e o conservador morrem na mesma vala: um quer preservar o que há de bom, o outro, mudar o que há de ruim. Se for ver, essas perspectivas sequer são incompatíveis, o que muda, como você bem notou, são percepções subjetivas.

Lelo Mig
Membro
# fev/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


entamoeba

"O progressista e o conservador morrem na mesma vala: um quer preservar o que há de bom, o outro, mudar o que há de ruim."

Concordo... apenas em partes.

Na qualidade de progressista eu ainda me pauto em que o progresso, entendido como avanço científico, tecnológico, econômico e social, é vital para o aperfeiçoamento da condição humana.

ThiRPG
Membro Novato
# fev/21
· votar


entamoeba
"Conservadorismo, em tese, é querer preservar o que há de bom na sociedade, sem retrocessos!"

Pra mim, conservadorismo é uma maneira mais chique de dizer comodismo. É fácil ser conservador quando você faz parte do grupo que está cômodo. No que lhe convém é conservador, no que não lhe convém é progressista.

Se propuserem uma mudança radical no código penal, pra incluir pena de morte, duvido que algum desses conservadores vai vir com o discurso de que mudanças radicais são danosas para a sociedade.

Lelo Mig
Membro
# fev/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar


ThiRPG

"Se propuserem uma mudança radical no código penal, pra incluir pena de morte..."

Fato!

Mas, irão alegar que isso não é uma inovação e sim o resgate de algo que existia antes e foi mudado para pior (na opinião deles claro) pelos progressistas.

makumbator
Moderador
# fev/21
· votar


ThiRPG

Se propuserem uma mudança radical no código penal, pra incluir pena de morte

Tecnicamente ainda há pena de morte prevista na legislação brasileira, mas ela é restrita a tempos de guerra. O lance é passar uma lei pra dizer que a pandemia é uma guerra e aí...stonks!

entamoeba
Membro Novato
# fev/21
· votar


ThiRPG
Pra mim, conservadorismo é uma maneira mais chique de dizer comodismo.

Não é só comodismo, é medo das ameaças ao status quo. No fundo, essa gente só tem medo de ter que limpar a própria privada.

brunohardrocker
Veterano
# fev/21
· votar


entamoeba
Ah, você não sabia o que era liberalismo e ficou nervoso com o que eu disse? Liberalismo não traz prosperidade, maluco! Vocês precisam parar de acreditar nesse delírio. O discurso do livre mercado em países pobres é só uma cortina de fumaça para aprofundar as desigualdades, ou você acha que os bilionários estão preocupados com o teu bem estar. Pior é que acha, né?

Bilionários liberais!
Ricos querendo que o pobre não possa consumir!
Depois tu não quer que eu ache engraçado!

brunohardrocker
Veterano
# fev/21
· votar


O que mais seria toda essa adjetivação negativa contra o diferente se não, uma posição anti-democrática?

Como alguém pode defender a democracia, se dizer "progressista", desde que aquele que pensa diferente tenha sempre características negativas e nunca um espaço válido no debate social?

ProgVacas
Membro Novato
# fev/21
· votar


brunohardrocker

O que mais seria toda essa adjetivação negativa contra o diferente se não, uma posição anti-democrática?

Como alguém pode defender a democracia, se dizer "progressista", desde que aquele que pensa diferente tenha sempre características negativas e nunca um espaço válido no debate social?


Está novamente falando besteira. Não tem nada de antidemocrático expor uma opinião contrária adjetivando da forma que está sendo feita. Que autoritarismo estúpido.

brunohardrocker
Veterano
# fev/21
· votar


Autoritarismo!
Hahahaha.

ProgVacas
Membro Novato
# fev/21
· votar


brunohardrocker

Patético, mesmo! Eu também ri. Você querer tutelar a democracia, logo você...

entamoeba
Membro Novato
# fev/21 · Editado por: entamoeba
· votar


brunohardrocker
Bilionários liberais!
Ricos querendo que o pobre não possa consumir!
Depois tu não quer que eu ache engraçado!


Claro que bilionários são liberais! Esse é o tipo de seita que os favorece! Enquanto otários como você acreditarem que podem ascender socialmente, eles estarão seguros.

Rico quer que pobre consuma, é claro. Ele só não quer pagar o salário. Por que você acha que a Globo investe tanto no discurso do empreendedorismo? As empresas não conseguem abastecer o consumo pagando salário. Elas ficam mais eficientes quando não precisam pagar pessoas. O problema é que a conta não fecha! Se todas pararem de pagar salários, ninguém consome. A solução é criar um novo mito, promover um novo herói: o empreendedor.


brunohardrocker, 20 anos de OT, zero livros lidos e continua confiante.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a O liberalismo e suas contradições