A "capivara" de Paulo Guedes

Autor Mensagem
Jonas Kahnwald
Membro Novato
# out/21
· votar

-Dan
ninguem é obrigado a ter certeza, a dúvida faz parte

Ter dúvida de quem é o menos pior e não querer carregar a culpa pela eleição de fulano não são a mesma coisa
E existem pelo menos umas outras 5 razões pra se anular um voto, malz

-Dan
Veterano
# out/21
· votar

Jonas Kahnwald
Ter dúvida de quem é o menos pior e não querer carregar a culpa pela eleição de fulano não são a mesma coisa

Eu disse: Mas, se não ha duvida,

No caso do Lelo, ele parece ter certeza do Bozo ser pior. Logo, nao tem essa duvida. Só nao quer sujar as maos no Lula. O que é uma escolha, btw. Ninguem é obrigado a nada. Ser julgado como covarde por não querer sujar as mais é um ônus disso.

Agora, estar em dúvida de quem é o menos pior também faz parte. Aí anular é bem justificável. Ser julgado como imbecil por uma das partes por não notar quem é o pior é outro ônus.

E existem pelo menos umas outras 5 razões pra se anular um voto, malz

Devem exister milhares. Me refiro as razoes que o Lelo expos.

entamoeba
Membro Novato
# out/21
· votar

Jonas Kahnwald
Pq pela mesma lógica que vc apresenta agora (e principalmente em 2014) quem votou nulo seria "culpado" pelo seu candidato se eleger em todos esses anos.

Em 2014, recebi um e-mail de um parente indignado, me cobrando, dizendo que eu não poderia votar nulo. O que ele queria? Que eu votasse no Aécio! Que era um absurdo permitir que a Dilma tivesse outro mandato e tal. Hoje, ele é bolsomínion.

Insufferable Bear
antes eu votava nulo porque não me importava

Também não me importava. Aliás, quanto mais alto o cargo, menos vale o seu voto. Um voto para vereador em uma cidadezinha com 3K habitantes faz muito mais diferença do que um voto para presidente.

Votei contra Bolsonaro porque achei que era análogo a se vacinar contra o fascismo. Era algo que todos deveriam fazer. Depois veio a pandemia, para mostrar que a escolha de lideranças escrotas pode custar centenas de milhares de vidas.

Não compactuo com a indignação do ProgVacas, mas sou capaz de entender. Só acho contraproducente querer culpar as pessoas por não terem enxergado o problema da mesma maneira que enxergamos.

-Dan
Veterano
# out/21
· votar

Supondo um segundo turno com um Bolsonaro e um cara pior do que o Bolsonaro, sei la, uma chapa Heinze-Malafaia, votaria no Bolsonaro com certeza, ciente que eu nao avalizo o Bolso, mas sim, por pragmatismo.

Porque a eleição não é só sobre mim e minha consciência. É muito mais do que isso.

entamoeba
Membro Novato
# out/21
· votar

-Dan
Supondo um segundo turno com um Bolsonaro e um cara pior do que o Bolsonaro, sei la, uma chapa Heinze-Malafaia, votaria no Bolsonaro com certeza, ciente que eu nao avalizo o Bolso, mas sim, por pragmatismo.

Pois é. Eu não! Eu estudaria sair do País o quanto antes. E não seria por causa dos políticos, seria porque se tornaria insuportável conviver com um povo capaz de criar um cenário político como esse.

-Dan
Veterano
# out/21
· votar

entamoeba
Pois é. Eu não! Eu estudaria sair do País o quanto antes. E não seria por causa dos políticos, seria porque se tornaria insuportável conviver com um povo capaz de criar um cenário político como esse.

Mas as opçoes praticas seriam ()Bolsonaro () Heinze-Malafaia ()nulo ou branco

Nao aparece na urna ()sair do país

Embora eu tambem me inclinaria para essa fuga

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# out/21
· votar

-Dan
Mas as opçoes praticas

vc já deu o seu veredito, vc não considera a própria consciência um motivo prático e/ou válido para anular, e imagino que não esteja disposto a mudar essa visão, mas tvz podia pelo menos aceitar quem pensa diferente de você e que sua opinião não é uma verdade absoluta

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# out/21
· votar

entamoeba
Em 2014, recebi um e-mail de um parente indignado, me cobrando, dizendo que eu não poderia votar nulo. O que ele queria? Que eu votasse no Aécio! Que era um absurdo permitir que a Dilma tivesse outro mandato e tal. Hoje, ele é bolsomínion.

O extremismo é sempre burro

-Dan
Veterano
# out/21
· votar

Jonas Kahnwald
vc já deu o seu veredito, vc não considera a própria consciência um motivo prático e/ou válido para anular,

Anularia em caso de dúvida. Na verdade, no final das contas, é minha consciencia que nao me faz anular se nao estou em duvida. Se eu enxergo um caso que vai ser menos danoso pra comunidade, minha consciencia me obriga a votar nesse caso.

Não é só sobre a dor na minha consciencia de estar votando num merda. É mais sobre aquela consciencia de, na minha convicção, estar reduzindo danos.

mas tvz podia pelo menos aceitar quem pensa diferente de você e que sua opinião não é uma verdade absoluta

Uou, eu to censurando a turma? Falei que minha verdade é absoluta? Isso é coisa de crente, faço isso nao.

Insufferable Bear
Membro
# out/21
· votar

O extremismo é sempre burro
exceto se você extremamente concorda comigo

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# out/21
· votar

-Dan
Uou, eu to censurando a turma? Falei que minha verdade é absoluta? Isso é coisa de crente, faço isso nao.

Bom vc não está censurando a turma como o colega progvacas, isso é verdade, e também não age como um crente fanático.
Mas ao expor sua opinião dessa forma "proselitista" vc se assemelha sim ao cristão que está convicto de que está correto e por isso "espalha a palavra"

E quando digo convicto não falo de uma fé cega, falo de que vc tem seus motivos para acreditar que está correto, que está fazendo o melhor que está ao seu alcance, assim como um cristão correto faria tbm

makumbator
Moderador
# out/21
· votar

Jonas Kahnwald

Resumindo, ideologias políticas são como religiões, e mesmo um ateu pode agir como um Jesuíta de séculos passados, evangelizando nem que seja na base da porrada.

-Dan
Veterano
# out/21
· votar

Jonas Kahnwald
Bom vc não está censurando a turma como o colega progvacas, isso é verdade, e também não age como um crente fanático.
Mas ao expor sua opinião dessa forma "proselitista" vc se assemelha sim ao cristão que está convicto de que está correto e por isso "espalha a palavra"

E quando digo convicto não falo de uma fé cega, falo de que vc tem seus motivos para acreditar que está correto, que está fazendo o melhor que está ao seu alcance, assim como um cristão correto faria tbm

Mas nao quero cercear ninguem nao, ok?

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# out/21
· votar

makumbator
Jonas Kahnwald

Resumindo, ideologias políticas são como religiões, e mesmo um ateu pode agir como um Jesuíta de séculos passados, evangelizando nem que seja na base da porrada.

Não sei se vc tentou trollar ou falou sério, mas é bem por aí mesmo...

-Dan
Mas nao quero cercear ninguem nao, ok?
Ok, assim como eu também não quero quando exponho aqui o que penso

Lelo Mig
Membro
# out/21 · Editado por: Lelo Mig
· votar

-Dan

Antes de tudo vamos relembrar o contexto de minha escrita. O voto nulo não é uma decisão, um conceito fechado, deixei claro que as possibilidades estão abertas em minha cabeça. Apenas, neste momento, contexto, devido a colocação do ameba explicitei a defesa do voto nulo, o que é diferente de cravar que irei votar nulo. Muitas vezes, de forma menos trolleira que o makumba defendo uma posição (que nem sempre compactuo) pela provocação, para arrancar opiniões, fazer a galera pensar. Não, não é bait, é provocação. Quem têm inteligência participa argumentando, contra ou não, quem não têm vêm latindo e mordendo.

Clara, essa parte, sigamos...

"Votar nulo não é nem pra não avalizar, é só pra nao carregar a culpa mesmo."

Isso é uma opinião sua. Eu não penso assim. Não se trata de carregar culpa. Eu penso que quando as possibilidades são indesejadas, não cravar nenhuma delas é uma posição de oposição. Eu não tenho que concordar e dar meu voto "menos pior". Não se trata de dúvida, pelo contrário, se trata de uma certeza que para o bem da Nação estas duas vias devem ser defenestradas.

Não há problema algum discordarem desta minha opinião. Não há problema algum dizer "olha, eu não concordo, penso assim assado"... o problema é justamente a certeza do gado, não importa de qual dos currais, apontarem o dedo acusatório enquanto pisoteiam sua própria bosta. Essa convicção se apresenta como o verdadeiro perigo à Nação.

"Mas é consequencia da cagada da ultima eleição, infelizmente."

Que é consequência de algumas lambanças do governo anterior. Percebe o ciclo vicioso da questão?

"Um assaltante está vindo com um fuzil, outro com uma arma branca. Vai mandar um tanto faz, nulo, só pra nao ter que lidar com "eu avalizei armas as brancas"?"

Considere a possibilidade de você tentar se safar dos dois, correndo pelo meio. Uma arma branca também pode ser letal.

"voto nulo me parece apenas pra ficar bem consigo mesmo, e aí, inevitavelmente vai soar como falta de coragem de fazer a coisa certa"

O "me parece" deixa claro ser um julgamento seu. Julgamento aliás é o que mais tem ocorrido nestes tempos (não estou dizendo que é seu caso), e de forma inquisitória sem presunção de inocência, ou seja, culpado até que se prove o contrário. Pense que numa república civilizada "fazer a coisa certa" pode não ser fazer o mesmo que você. Talvez o correto fosse uma eleição com um massivo número de votos nulos, onde o eleito, ainda que empossado por meia dúzia de votos, estaria sob a enorme pressão e tensão de saber que a Nação não o apoia, não têm maioria, e esta absolutamente frágil no poder.

Será que não seria essa fragilidade, sem ar de "herói", "mito" ou "salvador da pátria", o que precisamos para fazer esta transição?
Será que não devemos acabar com estes ídolos de barro votando branco/nulo? Explicitando nosso desinteresse neles?

Eu estou avaliando possibilidades e você? Já fechou seu voto um ano antes das eleições? não há abertura para considerações? Se, sim "me parece" que o voto é passional.

ProgVacas
Membro Novato
# out/21
· votar

Eu acho o antipetismo um comportamento extremista e a realidade que vivemos comprova.

ProgVacas
Membro Novato
# out/21
· votar

entamoeba
Não compactuo com a indignação do ProgVacas, mas sou capaz de entender. Só acho contraproducente querer culpar as pessoas por não terem enxergado o problema da mesma maneira que enxergamos

É legítimo. Inclusive eu já superei isso.

Indignado, mesmo, fico com esse discursinho tacanho que me fez responder o conviva. Quem está indignado por conta do que um dia escrevi aqui sobre o que penso sobre o voto nulo em 2018 é ele.

Contraproducente é repetir as mentiras inventadas para a própria consciência ficar leve. Tudo desculpinha ruim, adolescente. Assume a bosta, mas definitivamente. Não toque mais no assunto. Não coloque como errado um grupo de pessoas que, como nós, se posicionou e votou no Haddad. Errado é quem votou no Bolsonaro ou anulou. Fato consumado. A realidade dos fatos fala por si.

-Dan
Veterano
# out/21
· votar

Lelo Mig

Isso é uma opinião sua. Eu não penso assim. Não se trata de carregar culpa. Eu penso que quando as possibilidades são indesejadas, não cravar nenhuma delas é uma posição de oposição. Eu não tenho que concordar e dar meu voto "menos pior". Não se trata de dúvida, pelo contrário, se trata de uma certeza que para o bem da Nação estas duas vias devem ser defenestradas.

Não há problema algum discordarem desta minha opinião. Não há problema algum dizer "olha, eu não concordo, penso assim assado"... o problema é justamente a certeza do gado, não importa de qual dos currais, apontarem o dedo acusatório enquanto pisoteiam sua própria bosta. Essa convicção se apresenta como o verdadeiro perigo à Nação.

Desvinculado do cenário atual, eu concordo com voce. Ja anulei varias vezes inclusive nesse pegada. Não acho anulável no atual cenario, onde um dos concorrentes é o bolsonaro. No caso, tem dois currais, tem dois gados, mas um é extremamente pior a meu ver. Como creio que compartilhamos dessa opiniao, inalunável nesse provavel segundo turno que se desenha pra 2022.

Considere a possibilidade de você tentar se safar dos dois, correndo pelo meio. Uma arma branca também pode ser letal.

A gente vai correr pro meio no primeiro turno, tentando a tal terceira via. No nosso provavel segundo turno, nao enxergo esse caminho do meio nao. Vamos ter que escolher as chances de se dar menos pior entre um cara de faca e um de fuzil mesmo. Deixar pra la, aqui, nao me parece uma boa idea.

O "me parece" deixa claro ser um julgamento seu. Julgamento aliás é o que mais tem ocorrido nestes tempos (não estou dizendo que é seu caso), e de forma inquisitória sem presunção de inocência, ou seja, culpado até que se prove o contrário. Pense que numa república civilizada "fazer a coisa certa" pode não ser fazer o mesmo que você. Talvez o correto fosse uma eleição com um massivo número de votos nulos, onde o eleito, ainda que empossado por meia dúzia de votos, estaria sob a enorme pressão e tensão de saber que a Nação não o apoia, não têm maioria, e esta absolutamente frágil no poder.

Então consideras encampar o voto nulo como protesto, acreditando na relevancia deste e algum impacto se este atingir um alto volume? É uma posição, mas acho que de fins práticos remotíssimos. Até tentaria essa utopia, se um dos candidatos nao fosse o bolsonaro. Por agora, considero retira-lo como questao de primeira ordem. Ele com mais quatro anos pode tirar nossa oportunidade de votar nulo em 2026.

Será que não seria essa fragilidade, sem ar de "herói", "mito" ou "salvador da pátria", o que precisamos para fazer esta transição?
Será que não devemos acabar com estes ídolos de barro votando branco/nulo? Explicitando nosso desinteresse neles?

Acho que podemos votar melhor no primeiro turno. Tentar escolher um nao populista na primeira parte do pleito.

Eu estou avaliando possibilidades e você? Já fechou seu voto um ano antes das eleições? não há abertura para considerações? Se, sim "me parece" que o voto é passional.

Pro segundo turno, ja fechei meu voto em qualquer um que esteja contra Bolsonaro sim, exceto se for alguem pior do que ele (imaginei uma dupla heinze-malafaia pra exemplificar)

Lelo Mig
Membro
· votar

-Dan

"Pro segundo turno, ja fechei meu voto em qualquer um que esteja contra Bolsonaro sim"

Eleição no Brasil sempre foi muito dinâmica. Tudo pode mudar no dia anterior à eleição. Uma campanha mal feita, um escândalo, um debate... é, justamente, por esse histórico de eleições no Brasil que eu ainda não faço apostas e considero viável a aparição de "uma terceira via" (não gosto muito da responsabilidade deste termo, prefiro considerar um "outro candidato viável") e até mesmo tanto Bolsonaro como Lula cartas fora do baralho.

Sabemos hoje que Lula e Bolsonaro se interessam. A eleição de um esta diretamente ligada a recusa pelo outro. Eu não quero me colocar diante dessa possibilidade, pelo menos não neste momento.

Entendo sua posição, existe lógica e é bastante razoável como opção pelo voto. À grosso modo, o que me incomoda é a possibilidade de o Lula ganhar porque o povo o escolheu vs o Bolsonaro ganhar porque o povo votou nulo. Entende? Me parece bastante frouxa essa lógica.

Drinho
Veterano
# out/21 · Editado por: Drinho
· votar

Voto nulo é a maneira mais honesta de expressar que não acredita em ninguém, respeitando a legislação que te obriga a sair de casa mesmo que não haja efeito prático.

Quem não é capaz de respeitar um cidadão que não acredita em ninguém, não pode reclamar quando pedirem o AI-5.

Guedes, Paulo

Pessoas antidemocráticas que chamam os outros de antidemocráticos devem ser tratadas com carinho…

brunohardrocker
Veterano
# out/21
· votar

Eu nunca anulei voto.
Portanto, caprichem no que vão colocar à minha disposição no segundo turno. Ou será a primeira vez.

Drinho
Veterano
# out/21
· votar

brunohardrocker

O efeito de anular voto não importa, este recurso tem sim que estar disponível, aliás, voto sequer deveria ser obrigatório.

entamoeba
Membro Novato
# out/21
· votar

Drinho
voto sequer deveria ser obrigatório.

Às vezes, esqueço que você é pobre e não dispõe da quantia exorbitante de 4 reais, cobrada para justificar a ausência.

Lelo Mig
Membro
· votar

entamoeba

"Às vezes, esqueço que você é pobre e não dispõe da quantia exorbitante de 4 reais, cobrada para justificar a ausência."

Há de convir que para muitos 4 reais é muito. E se eu der 8 reais para um destes votar em mim?

O voto obrigatório é uma coerção que favorece corruptos e facilita currais eleitorais. E prá variar o pobre é o maior prejudicado.

Não é o nosso amigo burguês safado do Drinho.

Drinho
Veterano
# out/21
· votar

entamoeba

Boa noite Wando, sim, sou pobre mas estou indo lavar privada em Miami, aí você vai ver só…

Com atestado de pobreza é provável que caiba isenção para esta multa mequetrefe trambiqueira, portanto creio que você entenda que não é disto que estou falando.

Quem não é capaz de respeitar o direito do indivíduo ficar quieto em casa no dia da eleição não pode reclamar quando tomar cacetada da tropa de choque.

Guedes, Paulo.

Drinho
Veterano
# out/21
· votar

burguês safado do Drinho.

Contra mim, vote 16.

-Dan
Veterano
# out/21
· votar

Lelo Mig
Eleição no Brasil sempre foi muito dinâmica. Tudo pode mudar no dia anterior à eleição. Uma campanha mal feita, um escândalo, um debate... é, justamente, por esse histórico de eleições no Brasil que eu ainda não faço apostas e considero viável a aparição de "uma terceira via" (não gosto muito da responsabilidade deste termo, prefiro considerar um "outro candidato viável") e até mesmo tanto Bolsonaro como Lula cartas fora do baralho.

Sabemos hoje que Lula e Bolsonaro se interessam. A eleição de um esta diretamente ligada a recusa pelo outro. Eu não quero me colocar diante dessa possibilidade, pelo menos não neste momento.

Entendo sua posição, existe lógica e é bastante razoável como opção pelo voto. À grosso modo, o que me incomoda é a possibilidade de o Lula ganhar porque o povo o escolheu vs o Bolsonaro ganhar porque o povo votou nulo. Entende? Me parece bastante frouxa essa lógica.

Ah sim. A teorização que faço sobre a impossibilidade de anular é apenas diante desse cenário de ausência de duvida quanto ao menos pior, quando se tem Bolsonaro de um lado e, no mínimo, um bonecão do posto do outro.

Ta meio cedo mesmo. Muita facada pode rolar ate lá. E facada bem sucedida inclusive.

makumbator
Moderador
# out/21
· votar

-Dan
E facada bem sucedida inclusive.

Mas a anterior foi bem sucedida, oras.

Drinho
Veterano
# out/21
· votar

Eu acho o antipetismo um comportamento extremista

http://s2.glbimg.com/LwsENSI4sCOR1UOhzrBXX5YsYww=/290x217/s2.glbimg.co m/KoACuf7tEHGN6tXK8T7sLRONZJA=/620x465/s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2 016/05/10/adalberto-roque_afp.jpg

Verdade, esses antipetistas precisam aprender o que é tolerância, prosperidade e democracia.

-Dan
Veterano
# out/21
· votar

makumbator
Mas a anterior foi bem sucedida, oras.

depende ne? pro bozo foi

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original

Tópicos relacionados a A "capivara" de Paulo Guedes