Autor |
Mensagem |
LeandroP Moderador |
# out/21
· votar
Drinho
Tem nada a ver o cucascalça.
Trata-se do BNDES no papel de incorporador, emprestando dinheiro à construtora e não ao país (modalidade criada em 1978, ainda no regime militar). Não sei se é do seu conhecimento, mas o país que mais "recebeu" esses mesmos recursos foi os EUA. O aeroporto de Miami foi feito também com dinheiro do BNDES. O que houve foi a exportação de mão de obra especializada (uma coisa que não é uma prática do brasileiro, até então). O Brasil não deu dinheiro pra Cuba, mas se esta é a verdade que você quer acreditar, eu só lamento.
|
Drinho Veterano |
# out/21
· votar
Não sei se é do seu conhecimento, mas o país que mais "recebeu" esses mesmos recursos foi os EUA.
Tomamos calote dos EUA? Fazer agiotagem para tomadores como Cuba e Venezuela é a mesma coisa do que fazer agiotagem para EUA ? O BNDES não emprestou para Cuba e Venezuela? Esses países que são miseráveis ou essas empresas de países miseráveis devolveram o dinheiro? Não é questão do que acreditar, manda a fonte que eu acredito em você. O BNDES não fez nenhum empréstimo para países incapazes de pagar nos governos petistas?
https://www.google.com.br/amp/s/g1.globo.com/google/amp/jornal-naciona l/noticia/2019/04/04/venezuela-cuba-e-mocambique-devem-mais-de-r-2-bil hoes-ao-bndes.ghtml
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# out/21
· votar
Em que pese possíveis/prováveis esquemas de corrupção/motivações políticas nesses empréstimos de caráter duvidoso, 2 Bilhões é uma quantia irrisória para a economia de um país com o tamanho do Brasil
|
Lelo Mig Membro
|
# out/21
· votar
Jonas Kahnwald
"2 Bilhões é uma quantia irrisória..."
Burguês safado!
|
makumbator Moderador
|
# out/21
· votar
Lelo Mig Jonas Kahnwald
"2 Bilhões é uma quantia irrisória..."
Burguês safado!
Depende, se forem 2 bilhões de bolívares venezuelanos realmente é irrisório. Dá uns 25 mil reais.
|
LeandroP Moderador |
# out/21
· votar
Drinho
O BNDES não empresta dinheiro a outro país, ponto! Não existe isso!
|
Drinho Veterano |
# out/21
· votar
O BNDES não empresta dinheiro a outro país, ponto!
O aeroporto de Miami foi feito também com dinheiro do BNDES.
Não entendi.
|
Drinho Veterano |
# out/21
· votar
Burguês safado!
E trader ainda por cima.
|
LeandroP Moderador |
# out/21
· votar
Drinho Não entendi.
O aeroporto de Miami foi construído nos mesmos moldes do porto em Cuba, pela mesma construtora e utilizando mesmos recursos do BNDES. Entre outras obras na terra do Tio Sam. Existem outras incorporadoras no Brasil, e dependendo da obra, a própria construtora assume este papel (se tiver capital suficiente pra isso). O conceito é muito simples!
|
brunohardrocker Veterano |
# out/21
· votar
Então não foi de forma direta, foi por triangulação. Tudo bem então.
|
ProgVacas Membro Novato |
# out/21
· votar
Uma empresa brasileira tomou empréstimo para construir lá fora.
Tá errado onde?
|
# out/21
· votar
Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Internacional
|
entamoeba Membro Novato |
# out/21
· votar
brunohardrocker Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social Internacional
É Banco Nacional e Desenvolvimento, não Banco de Desenvolvimento Nacional. Mas quem é que espera que você conheça a língua portuguesa?
|
renatocaster Moderador
|
# out/21
· votar
O BNDES não empresta dinheiro a outro país, ponto!
O aeroporto de Miami foi feito também com dinheiro do BNDES.
Não entendi.
Foi a INFRAERO-USA que construiu o aeroporto de Miami, com dinheiro do BNDES. É foda, chegamos ao cúmulo da estatização, tamo exportando até pra fora.
|
# out/21
· votar
entamoeba
Fundado em 1952, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo e, hoje, o principal instrumento do Governo Federal para o financiamento de longo prazo e investimento em todos os segmentos da economia brasileira.
https://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/quem-somos
|
# out/21
· votar
brunohardrocker
Cara, eu sei o que é o BNDES. O argumento sério já havia sido usado pelo ProgVacas. Meu alvo foi a sua resposta burra!
|
renatocaster Moderador
|
# out/21
· votar
é um dos maiores bancos de desenvolvimento do mundo
Não quer dizer nada, estou apenas sendo literal, acompanhando o interlocutor.
|
renatocaster Moderador
|
# out/21
· votar
Tá faltando profundidade pra discutir o assunto, é melhor vcs pararem...
|
# out/21
· votar
entamoeba O argumento sério já havia sido usado pelo ProgVacas.
Sim, só porque ele tá passando pano.
|
# out/21
· votar
renatocaster
Tá passando pano!
|
# out/21
· votar
brunohardrocker Sim, só porque ele tá passando pano.
É, é porque ele tá passando pano. Não é porque você é um idiota que sempre usa dos mesmos artifícios para desviar as discussões. Todo país que vocês, bocós, admiram usa dinheiro público para que suas empresas façam dinheiro no exterior. Mas quando o Brasil faz isso, vocês começam a sessão de delírios.
|
# out/21
· votar
entamoeba usa dinheiro público para que suas empresas façam dinheiro no exterior.
Cadê o republicanismo? Justifique a desigualdade!
|
Drinho Veterano |
# out/21 · Editado por: Drinho
· votar
LeandroP
O conceito é muito simples!
Desculpa, continuo sem entender.
https://www.bndes.gov.br/arquivos/contratos-exportacao/2013.0237.pdf
Esse contrato de financiamento é o que? O dinheiro do BNDES vem daonde?
Você está dizendo que o BNDES não fez fomento de obra cubana com dinheiro público?
|
Drinho Veterano |
· votar
renatocaster Foi a INFRAERO-USA que construiu o aeroporto de Miami, com dinheiro do BNDES. É foda, chegamos ao cúmulo da estatização, tamo exportando até pra fora.
A questão não é essa, também não gosto de banco público emprestando dinheiro, mas já que faz, que empreste para quem vai devolver.
Se chegar algum cubano para você para pedir 500 conto emprestado, você empresta?
Não precisa ser analista de risco para saber que não é bom negócio.
|
Jonas Kahnwald Membro Novato |
# out/21
· votar
Kkkkkkkkkkkkkk esse tópico tá ficando engraçado, continuem!
|
renatocaster Moderador
|
# out/21
· votar
Drinho
Se chegar algum cubano para você para pedir 500 conto emprestado, você empresta?
Cadê o terceiro nessa composição? Ele que é o real tomador do empréstimo. Agora, se ele vai pegar esses 500 conto que eu emprestei a ele e repassar a um cubano, haitiano, jamaicano, vietnamita, eu tô pouco me fudendo.
Em linhas gerais foi isso que aconteceu em relação ao BNDES com o aeroporto de Cuba. O Leandro já tinha te falado isso, vc não satisfeito foi procurar o PDF do contrato do BNDES que CORROBORA justamente com o que ele já havia dito.
Tem teor político nisso tudo? Porra, é óbvio que tem! Mas ilegalidade nos termos que ocorreu o empréstimo, não. Se é imoral, antiético, e outros trá lá lás, é outra história.
Se o BNDES usou uma interveniente que exportou bens e serviços para outros países com o mesmo approach que fez pra Cuba, então vc não pode ser contraditório. "Emprestar" pra Cuba é feio, e "emprestar" pros EUA é bonitinho? Quem tem que pagar o empréstimo no final das contas? Não faz sentido associar isso a um país A ou B, se no final não são eles os tomadores do empréstimo em termos práticos.
|
Drinho Veterano |
· votar
Tem teor político nisso tudo? Porra, é óbvio que tem! Mas ilegalidade nos termos que ocorreu o empréstimo, não. Se é imoral, antiético, e outros trá lá lás, é outra história.
Eu não estou falando de teor político, ideologia nem tampouco legalidade, nada disso, embora seja exatamente o que o LeandroP quer negar quando contestou o link da noticia.
Eu estou falando de emprestar dinheiro a quem claramente não pode pagar, independente do motivo.
O calote nessa operação é fake news? Se for, mande para mim por favor.
|
Drinho Veterano |
# out/21
· votar
"Emprestar" pra Cuba é feio, e "emprestar" pros EUA é bonitinho?
Mas quem falou isso?
Emprestar para Cuba é apenas expectativa de tomar prejuízo, emprestar para EUA não.
|
renatocaster Moderador
|
# out/21
· votar
Drinho
Cara, olha só, presta atenção...tem duas coisas diferentes sendo ditas aqui neste tópico:
1) Achar errado o BNDES emprestar dinheiro a uma empresa (nacional) que vai pegar esse recurso e usar em outro país;
2) Afirmar que o BNDES emprestou dinheiro ao governo de Cuba.
A primeira eu acho que até cabe uma discussão, tranquilamente. A segunda é completamente equivocada. O BNDES não emprestou dinheiro para Cuba, simples assim.
|
Drinho Veterano |
· votar
O BNDES não emprestou dinheiro para Cuba, simples assim.
Aonde vcs viram isso? Não estou conseguindo localizar.
Essa operação não resultou em calote?
|