A "capivara" de Paulo Guedes

Autor Mensagem
brunohardrocker
Veterano
# abr/20
· votar


Silspiders

Errou feio. Aparências enganam.

Entre aqui e aprenda o que são manchetes decentes:

https://www.nexojornal.com.br/

Silspiders
Membro Novato
# abr/20
· votar


Bolsonaro acaba de sancionar a lei.

Drinho
Veterano
# abr/20
· votar


O Trumpeta vai imprimir a rodo...

Trumpeta tem umas 5 mil toneladas de ouro no cofre, pode fazer o que quiser.

Nós estamos bem ferrados, acho que tem que imprimir também, mas vai dar merda.

JJJ
Veterano
# abr/20
· votar


Drinho

Ninguém sabe ao certo quanto ouro ele tem. Mas isso não faz diferença nenhuma.

A grande jogada dos EUA e o começo da dominação total do mundo foi feita pelo Nixon, quando assumiu que o padrão ouro era uma balela. A partir daí, o dólar virou "ouro", o padrão sobre o qual tudo mais de riqueza no mundo se baliza. Eles imprimem "ouro"... por isso podem rodar a maquininha o quanto quiserem e ter déficits trilionários pela eternidade.

Os "grandes" economistas, tipo aquele lá do Manhattan Connection, vivem dizendo que essa conta vai chegar no futuro. Porra nenhuma! Tem décadas já isso, não tem "conta" nenhuma. Dólar não gera inflação porque virou um ativo de colchão. Circula quando precisa - tipo agora - e depois vai pro colchão! Que inflação gera uma riqueza no colchão? Nenhuma!

Nixon devia ser endeusado pelos americanos...

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/20
· votar


JJJ
Essa conta vai chegar. E vai ser os chineses que vão cobrar.

Drinho
Veterano
# abr/20 · Editado por: Drinho
· votar


Mas isso não faz diferença nenhuma.

O dolar é reserva de valor, justamente porque ter milhares de toneladas em ouro faz muita diferença, não porque o dólar está de baixo do colchão, se todo mundo resolver usar seus dólares embaixo do colchão, a tendência é que dê merda sim.

Queria que alguém me explicasse essa tal de MMT, porque eu nunca consegui entender muito bem esse tipo de milagre.

[/url]



O dólar pode até ser a representação do ouro, mas o dólar é infinito e o ouro não.

Segue este gráfico do contrato futuro de ouro para você ver o que aconteceu com o ouro em tempos de coronavirus.

https://br.tradingview.com/chart/?symbol=BMFBOVESPA%3AOZ1D!

JJJ
Veterano
# abr/20
· votar


Drinho
se todo mundo resolver usar seus dólares embaixo do colchão, a tendência é que dê merda sim.

Hipótese muito improvável, né?

Drinho
Veterano
# abr/20
· votar


JJJ

Pense que antigamente o dolar era o senhor dos ativos, hoje já vale um pouco menos que algumas moedas....

Não acho que ficar brincando com esse tipo seja uma boa prática não hehehe

JJJ
Veterano
# abr/20
· votar


Drinho

Supondo que você tenha que guardar sua fortuna em alguma moeda. Uma só. Qual você escolhe?

Drinho
Veterano
# abr/20 · Editado por: Drinho
· votar


JJJ
Não acho que seja uma boa ideia deixar dinheiro lícito embaixo do colchão.
Você até pode ter valorização com as oscilações do mercado, mas o dinheiro em sí não gera nada pra ninguém.

Mas respondendo a sua pergunta hipotética, eu certamente teria Euro na mão.
Acho uma moeda mais confiável que o dólar, por não estar sujeita as eventuais decisões malucas de apenas um país.

O Euro também funciona como reserva de valor hoje em dia.

No passado a resposta seria dólar com certeza.

JJJ
Veterano
# abr/20
· votar


Drinho

A união europeia vive às turras... não sei se aquilo vai durar muito (infelizmente).

Drinho
Veterano
# abr/20 · Editado por: Drinho
· votar


A união europeia vive às turras... não sei se aquilo vai durar muito (infelizmente).


É uma hipótese, já vi alguns comentários sobre isso.
Mas não creio que seja algo de curto prazo e tenho minhas dúvidas se isso acontecerá.
Diferente do mercosul que é uma aliança de falidos a EEU tem vários países muito fortes, podem ser gastões, mas são muito fortes e nenhum deles controla a moeda individualmente.
Na prática é pior pra quem sai, do que pra quem fica.
Até hoje eu não entendo porque mais da metade dos ingleses preferiram cair fora.

Um grande vantagem do dólar é a questão da liquidez ainda, mas o euro também é significativamente líquido, então sei lá, acho que ambas as moedas são boas e no fim das contas nenhuma delas seria pior do que ter reais kkkkkk

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# abr/20
· votar


JJJ
Eu penso igual ao drinho, no quesito de que moeda em baixo do colchão não gera nada
Mas ainda preferiria o dólar

Viciado em Guarana
Veterano
# abr/20
· votar


E vai ser os chineses que vão cobrar.

Errado. Vai ser todo mundo.

https://www.theguardian.com/world/2020/apr/03/mask-wars-coronavirus-ou tbidding-demand?CMP=Share_iOSApp_Other

https://oglobo.globo.com/brasil/carga-chinesa-com-600-respiradores-art ificiais-retida-nos-eua-nao-sera-enviada-ao-brasil-24349142

Se preparem pra guerra vocês que sobreviverem a essa pandemia.

E esqueçam a droga desse dinheiro imaginário, essa é só a primeira trombeta.

JJJ
Veterano
# abr/20
· votar


Drinho
o dinheiro em sí não gera nada pra ninguém.
Jonas Kahnwald
moeda em baixo do colchão não gera nada

Nesse momento, o colchão tá dando de lavada em quase qualquer aplicação... hehehe

Drinho
Veterano
# abr/20
· votar


JJJ

Nesse momento sim.

Silspiders
Membro Novato
# mai/20
· votar


O liberal de araque divulgou que o estado entrará como sócio para salvar companhias aéreas.

Todo liberal brasileiro em evidência é um liberalzinho ignorante. Guedes não. Mas você aí, liberalzinho desse microcosmo, é um merdinha que nada sabe sobre o que defende.

brunohardrocker
Veterano
# mai/20
· votar


o estado entrará como sócio para salvar companhias aéreas.

E o petista raivoso vai pagar seus impostos para ajudar a manter a rede de milionários. Depois da meia noite vai lutar bravamente contra a desigualdade.

brunohardrocker
Veterano
# mai/20
· votar


"Ainda bem."

Silspiders
Membro Novato
# mai/20
· votar


Não somente o petista raivoso, mas o falso liberal anti-imposto!

acabaramosnicks
Membro Novato
# mai/20
· votar


Silspiders
o falso liberal anti-imposto
dê nome aos bois
briguem desgraçados

solitude
Membro Novato
# mai/20
· votar


O certo é salvar as companhias aéreas sim. E estatizá-las no processo.

fgr
Veterano
# mai/20
· votar


solitude
Cé doido?

JJJ
Veterano
# mai/20 · Editado por: JJJ
· votar


fgr

Faz sentido o que o solitude falou. Veja, por exemplo, tudo que o governo italiano (entenda-se impostos do povo italiano...) já gastou pra evitar a falência da Alitalia. E isso, bem antes da Covid!

Se é pra ser custeada pelo povo, melhor que seja, de direito, do povo!

Calma, já me antecipo à sua resposta...

Você e os outros liberais daqui vão dizer que é piada, que não é do povo coisa nenhuma e sim do governo, sempre corrupto e incompetente, e dos "parasitas do estado", etc e tal e bolinho...

Meu ponto é: o fato do controle estatal ter defeitos (e tem) não justifica a ineficácia do privado e sua constante salvação via ajuda do Estado! Se é pro privado ser financiado pelo meu dinheiro, então prefiro que seja estatal, ora bolas! É uma questão de ponto de vista.

Se o privado for bem gerido e, de fato, independente, pra se ferrar se fizer bosta, não tenho nada contra.

brunohardrocker
Veterano
# mai/20
· votar


A esquerda moderada tenta se desvencilhar do comunismo, mas é cada flerte...

JJJ
Veterano
# mai/20
· votar


brunohardrocker

É pra mim?

Releia a última frase do meu texto.

fgr
Veterano
# mai/20
· votar


JJJ
Amigo, eu sou pragmático. Não existe bandeira pra mim. Minha bandeira seria um pano branco escrito "O melhor pra maioria".

Se o melhor for tornar Estatal por haver sinais de que isso trará melhores resultados. Eu saio de casa e voto num plebicito. Se não for, eu vou contra.
Comigo é simples assim. Eu sou o cara que sempre tenho um time pra torcer numa final de campeonato. Independente do time!

Então, respondendo o que vc disse...
Companhias aéreas vem sofrendo a muito tempo. Eu diria que elas já sofrem desde sempre. Não sei sua idade mas deve se lembrar da Varig, talvez tenha tido até o Variguinho kkk

Empresas aéreas vão mal em todos os lugares e não é por conta da crise atual.

O correto pra mim seria identificar o que corroe essas empresas e tentar medidas governamentais pra melhorar isso. É imposto? É acordo entre países? enfim, identificar e tentar medidas.

Hoje, pensar em estatizar qualquer coisa é insanidade. Não temos estrutura nenhuma nem pra gerir uma barraquinha de doce.

Lelo Mig
Membro
# mai/20 · Editado por: Lelo Mig
· votar


fgr

"O correto pra mim seria identificar o que corroe essas empresas e tentar medidas governamentais pra melhorar isso."

Aviação sempre foi negócio de altíssimo risco, desde que começaram a história dos vôos comerciais.

Só em um ano aí (acho que 2016) 22 empresas faliram. As maiores empresas americanas (mercado mais liberal do planeta) já tiveram de recorrer e contar com dinheiro do Estado para não falir por mais uma de uma vez.

No Brasil, as 3 maiores empresas áreas que já tivemos Varig, Vasp e Transbrasil, todas foram pro saco.

É um ramo com custos fixos muito altos, qualquer instabilidade, se diminui o número de passageiros já estão voando no prejuízo, e os custo com 300 ou 1 passageiro dentro do avião é praticamente o mesmo.

Junte a isso que é um ramo onde dependem de "muitos objetos" que ficam flutuando o tempo todo; câmbio, petróleo, clima, relações internacionais, negócios, e etc., tudo é instável no setor.

Dizem também, (aí já não posso afirmar), que a margem de lucro é pequena perto de outros setores, qualquer probleminha e os caras tão trabalhando no prejú.

Ramo problemático há uns 80 anos... creio que vai ser eternamente, talvez melhore, daqui umas décadas, quando conseguirem voar com energia barata, renovável e limpa. Por ora, é bucha!

LeandroP
Moderador
# mai/20
· votar


JJJ
Meu ponto é: o fato do controle estatal ter defeitos (e tem) não justifica a ineficácia do privado e sua constante salvação via ajuda do Estado! Se é pro privado ser financiado pelo meu dinheiro, então prefiro que seja estatal, ora bolas! É uma questão de ponto de vista.

Aêeeeeee!
\o/

fgr
Veterano
# mai/20
· votar


Lelo Mig
Assim como no assunto refrigerante. É complicado emitir opinião sem saber profundamente o assunto. Falo por mim.

Então na minha cabeça nesse momento eu tenho o seguinte pensamento:
- Se é um setor problemático, vai transformar em Estatal pra dar ainda mais prejuízo?

- Quando ela entra em processo ajuda, o custo disso pro governo é maior ou menor do que se fosse dela, o prejuizo?

- É impressão minha ou as pessoas acham que empresa privada é aportada integralmente e arbitrariamente pelo governo quando estão em difculdades? Não sabem que existe toda uma analise que passa tb por credores privados?

E mais uma vez, se já é um setor problemático, quem em sã consciencia quer assumir isso?

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A "capivara" de Paulo Guedes