A patacoada do livre-arbítrio e suas implicações

Autor Mensagem
Zebreiro
Veterano
# out/19 · Editado por: Zebreiro
· votar


Fé de JW se baseia em evidências escolhidas a dedo (cherry picking).

Teoria resiste às evidências ou não. Se não resistir sempre dá para dar um tapa antes da porra toda vir abaixo.

Zebreiro
Veterano
# out/19
· votar


entamoeba
Acredito que há evidências de determinismos em diversos níveis. Por outro lado, não há nada que indique o livre-arbítrio.

Demônio de Laplace mandou um oi

A ciência teve seus momentos dogmáticos

Teve não

Lelo Mig
Membro
# out/19
· votar


Jonas Kahnwald

" que fé não se baseia em evidências
que não precisa de fé pra acreditar em alguma teoria"


Aí não, meu amigo... assim você esta alterando o significado do substantivo fé.

Fé significa a adesão de incondicional a uma hipótese que a pessoa passa a considerar como sendo uma verdade sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação, pela absoluta confiança. Ou seja, é impossível duvidar e ter fé ao mesmo tempo.

Ciência não se faz com fé. Fé é sentimento, ciência se faz com razão e a dúvida é um ingrediente presente constantemente no processo científico.

Fé não é o mesmo que "acreditar" ou "confiar". Uma pessoa pode acreditar sem ter fé. Fé não é verbo, não é ação, é um sentimento.

Abraço!

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# out/19 · Editado por: Jonas Kahnwald
· votar


Lelo Mig
Fé significa a adesão de incondicional a uma hipótese que a pessoa passa a considerar como sendo uma verdade sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação,

A bíblia demonstra e explica por várias vezes que a fé deve se basear em evidências

Hebreus 1:1
"A fé é a firme confiança de que virá o que se espera, a demonstração clara* de realidades não vistas. "
* ou: prova convincente

Uma firme confiança só pode ser construída com evidências que corroboram para a mesma. Além do mais, a expressão 'demonstração clara' é ainda mais enfática na necessidade de evidências para se ter fé em algo (realidades não vistas).

que a fé não deve ser cega: Atos 17:11
"Estes tinham mentalidade mais nobre do que os de Tessalônica, pois aceitaram a palavra com vivo interesse, e examinavam cuidadosamente as Escrituras, todo dia, para ver se tudo era assim mesmo. "

Romanos 10:14
"Mas como o invocarão se não depositaram fé nele? E como depositarão fé naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão se não houver quem pregue?"
João 17:3
Isto significa vida eterna:+ que conheçam a ti,* o único Deus verdadeiro,+ e àquele que tu enviaste, Jesus Cristo.+

Por fim, esses ultimos textos mostram que a nossa vida depende de obter conhecimento exato de Deus e Jesus, e que não é possível depositar fé em algo que não se conhece

Uma pessoa pode acreditar sem ter fé. Fé não é verbo, não é ação, é um sentimento.
Se você observar também o restante de hebreus 11 perceberá que a fé não é um mero sentimento, pois também impele à ação. Todos os servos fiéis de Deus mencionados nesse capítulo, evidenciaram sua fé por meio de ações e atitudes. Aliás o apóstolo Tiago, em sua carta, enfatiza que uma fé sem obras se prova morta.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# out/19
· votar


(cherry picking).

agr o sallqantay se revelou, voltando com um antigo multi
muito obrigado, não perderei mais tempo dando atenção a trolls sem limites e que não são ao menos engraçados como o makumbator

Lelo Mig
Membro
# out/19
· votar


Jonas Kahnwald

Meu amigo... à partir do momento em que você utiliza citações bíblicas para balisar suas opinião sobre o que é fé, você endossa o que eu escrevi.

Você acredita na bíblia e sob ela exerce sua fé.

No entanto não há uma só evidência que ela tenha sido ditada ou inspirada por um ser sobrenatural e 65% da humanidade não têm qualquer relevância por ela, assim como você não têm pelo Al Corão ou pelo Mahabharata.

Isso é acreditar pela fé (que respeito) mas não em evidências.

Na qualidade de TJ ainda mais, porque vocês não aceitam como "sagrado" nenhum livro de nenhuma religião (algumas muito mais antigas que o cristianismo e mesmo o judaísmo) e diferem dos demais cristãos inclusive em interpretações bíblicas. O que te faz "ter certeza" que os TJs estão corretos e os demais equivocados é somente a crença.

Posso (e devo) respeitar tua fé, mas não tua lógica.

Skider
Veterano
# out/19
· votar


65% da humanidade não têm qualquer relevância por ela (bíblia)

A civilização atual, como a conhecemos, foi construída sob os pilares do dogma cristão. A relevância da bíblia na vida das pessoas já está perpetuada, e objetivamente a relevância que o individuo moderno da para a bíblia é irrelevante neste ponto.

Lelo Mig
Membro
# out/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Skider

"A civilização atual, como a conhecemos, foi construída sob os pilares do dogma cristão."

A civilização prá vc se resume ao Ocidental Branco? A soberba e arrogância dos cristãos é algo realmente assustador.

Amigo, apenas 33% da humanidade é cristã e, ainda assim, é a religião que mais se subdivide e se segmenta. O cristianismo se dilui tão rapidamente, que no futuro, cada cristão irá interpretar a bíblia como lhe convém. O cristão é incapaz de se manter unido, de ter "um irmão" nem dentro de sua própria crença.

Existem religiões muito mais antigas que o cristianismo (fora as que o cristianismo erradicou com uso de violência) que são muito mais íntegras, compactas e não se subdividiram tanto. O Hinduísmo, por exemplo, têm mais do dobro da idade do Cristianismo e muito menos divisões.

Skider
Veterano
# out/19
· votar


...

Black Fire
Gato OT 2011
# out/19
· votar


> que fé não se baseia em evidências


Black Fire
Gato OT 2011
# out/19
· votar


Por isso eu tinha sumido.

Esses debates merda de vocês << Vídeos de brigas no McDonald's



Zebreiro
Veterano
# out/19
· votar


Black Fire

Vc é quem nem a v4dia que apanha nesse vídeo: xinga mas volta sempre para levar mais sopapos

Zebreiro
Veterano
# out/19
· votar


Skider
A relevância da bíblia na vida das pessoas já está perpetuada,

Esquerdistas destroem isso por dentro. Do lado de fora temos os mohhameds e os comunas (china e rússia) metendo o loko

Black Fire
Gato OT 2011
# out/19
· votar


Zebreiro
Don't try me

entamoeba
Membro Novato
# out/19
· votar


Jonas Kahnwald
agr o sallqantay se revelou, voltando com um antigo multi

Para validar a hipótese, chamemo-lo de "sallqantay".


Zebreiro
Demônio de Laplace mandou um oi

Esse é um "experimento mental" para explicar um "determinismo fisicalista".


Teve não

Vou "reformular", então: existiram "filosofias da ciência" dogmáticas.



Lelo Mig
A civilização prá vc se resume ao Ocidental Branco? A soberba e arrogância dos cristãos é algo realmente assustador.

Linguagem, lógica, matemática, filosofia, política, ética, história, dentre outros pilares da civilização ocidental, antecedem o cristianismo. Outras áreas, como algumas das ciências modernas, tiveram que se desenvolver na marginalidade por causa da inquisição cristã. Quer dizer, mesmo forçando um recorte ridículo, a afirmação dele não se sustentaria. Cristianismo está no contexto, mas não é causa.


Skider
A relevância da bíblia na vida das pessoas já está perpetuada

Um calo no pé é um fato relevante sobre a minha caminhada.

Lelo Mig
Membro
# out/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


entamoeba

"Cristianismo está no contexto, mas não é causa."

Talvez minha colocação não tenha ficado claro. Não mencionei o cristianismo como causa, mas me refiro a soberba cristã, justamente por não enxergar nada além do próprio umbigo.

"Linguagem, lógica, matemática, filosofia, política, ética, história, dentre outros pilares da civilização ocidental, antecedem o cristianismo. Outras áreas, como algumas das ciências modernas, tiveram que se desenvolver na marginalidade por causa da inquisição cristã."

É justamente isso. Acreditarem que a civilização é o que é (positivamente), por causa deles e negam todo o resto.

Zebreiro
Veterano
# out/19
· votar


entamoeba
Esse é um "experimento mental" para explicar um "determinismo fisicalista".

E daí? Determinismo é determinismo, pouco importa o tipo

filosofias da ciência

Quem se importa com isso? Quer dizer, exceto os maconheiros de federal?

Zebreiro
Veterano
# out/19
· votar


Linguagem, lógica, matemática, filosofia, política, ética, história, dentre outros pilares da civilização ocidental, antecedem o cristianismo.

Sem o sentido da história dado pelo cristianismo, tudo isso seria ferramenta inútil.

Skider
Veterano
# out/19
· votar


entamoeba
Um calo no pé é um fato relevante sobre a minha caminhada.
Ninguém liga pro seu calo, nem pra sua caminhada.

Lelo Mig
Membro
# out/19
· votar


"Ninguém liga pro seu calo, nem pra sua caminhada."

Eis o cristão.

entamoeba
Membro Novato
# out/19
· votar


Zebreiro
Determinismo é determinismo, pouco importa o tipo

Pelo contexto, tive a impressão que você sugeriu que o experimento de Laplace indicava o livre-arbítrio, quando, na verdade, ele reforça o determinismo. Tive que testar, né?


Skider
Ninguém liga pro seu calo, nem pra sua caminhada.

Nem Jesus?

Skider
Veterano
# out/19
· votar


Lelo Mig
Eis o cristão.
Padrão



entamoeba
Nem Jesus?
Pergunta ele aí.

Zebreiro
Veterano
# out/19 · Editado por: Zebreiro
· votar


entamoeba
na verdade

Experimento mental não dá resultado, é como se fosse um demônio soprando coisas no seu ouvido

Tem o demônio de Maxell que explica melhor o seu delírio de onisciência típico dos ateus que querem matar deus para tomar seu lugar (Dostô explica também, mas demora umas páginas a mais)

Zebreiro
Veterano
# out/19 · Editado por: Zebreiro
· votar


Ninguém liga pro seu calo, nem pra sua caminhada.

Ass. MC Calvino (AKA destruidor do livre arbítrio)

JJJ
Veterano
# out/19
· votar


Esse tópico é meio lisérgico, parece aqueles filmes cabeça dos anos 60...

entamoeba
Membro Novato
# out/19 · Editado por: entamoeba
· votar


Zebreiro
Experimento mental não dá resultado, é como se fosse um demônio soprando coisas no seu ouvido

Foi você que citou, não eu.


o seu delírio de onisciência típico dos ateus

Nunca vi ateu com delírio de onisciência, e o que eu proponho aqui passa longe disso.


ateus que querem matar deus para tomar seu lugar

Qual lugar? O de criador?

Não existe "ateísmo", existe ceticismo com relação a existência de um criador. Também quero ver deus, só não acredito em qualquer merda que me oferecem como explicação.

Zebreiro
Veterano
# out/19
· votar


entamoeba
Foi você que citou, não eu.

Foi Maxell e Laplace, não eu

o que eu proponho aqui passa longe disso.

Não poderia ser diferente

não acredito em qualquer merda

Esse é o problema

Lelo Mig
Membro
# out/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Zebreiro

"ateus que querem matar deus"

Que frase mais descabida de sentido.
Quem mata o Deus do outro são vocês que acreditam que o Deus de vocês é Deus o do outro não. Um samba do crioulo doido ducaraio.

Porque o fato de nós ateus não acreditarmos incomoda tanto vocês? É meio estúpido esse incômodo.

entamoeba
Membro Novato
# out/19 · Editado por: entamoeba
· votar


Zebreiro
Esse é o problema

De quem?

entamoeba
Membro Novato
# out/19 · Editado por: entamoeba
· votar


Lelo Mig
Porque o fato de nós ateus não acreditarmos incomoda tanto vocês? É meio estúpido esse incômodo.

Os caras têm planos grandiosos de disseminação da fé deles, aí acham que ateus são pregadores de sinal trocado.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A patacoada do livre-arbítrio e suas implicações