A patacoada do livre-arbítrio e suas implicações

Autor Mensagem
entamoeba
Membro Novato
# out/19
· votar


Zebreiro
tá pior que o ameba achando que negar o lívre arbítrio vai levar às consequências mais malucas do mundo

Essas consequências só seriam possíveis se as pessoas fossem sensíveis à lógica. Quem toca o foda-se para a lógica vai continuar idiota! Sociopatas também são imunes às consequências da descrença no livre-arbítrio.

Sem o livre-arbítrio, muitas éticas caem. Muitas crenças que servem de bases para posições políticas se tornam insustentáveis. À direita, não sobraria quase nada.

entamoeba
Membro Novato
# out/19 · Editado por: entamoeba
· votar


JJJ
Só que, a partir de certo ponto, as variáveis são tantas e tão complexas que, para todos os fins práticos, há livre-arbítrio sim.

A ideia de previsão do futuro em um modelo determinístico é puramente teórica. No máximo, conseguimos fazer pequenas previsões baseadas em regularidades, isso porque algumas coisas complexas, no fim das contas, podem se comportar como sistemas estáveis (se não fosse o caso, fazer ciência não seria possível).

Na faculdade, lembro de calcular a trajetória de uma bolinha arremessada por uma rampa. Aí íamos pro experimento e lá, cada vez que a bolinha era arremessada ela caia em um lugar ligeiramente diferente. Havia um padrão, porque a bolinha caia "mais ou menos" no local calculado, mas havia variáveis que estavam fora do nosso controle (por mais que a rampa e a bolinha parecessem perfeitas). Ninguém tem muito problema para considerar a física determinística, ainda que a física quântica tenha complicado essa questão (introduzindo o acaso, mas não a escolha).

Se existisse livre-arbítrio, o comportamento humano seria imprevisível. Não temos capacidade para prevê-lo por completo por falta de domínio sobre as variáveis envolvidas, mas, no geral, os sistemas complexos que constituem o comportamento são relativamente estáveis. Em laboratório, humanos respondem de maneira quase tão previsível quanto bolinhas em uma rampa.

Vivenciamos o livre-arbítrio como experiência da consciência, o que é ótimo! Não consigo nem imaginar como seria sentir-se agindo de forma determinada o tempo todo. Para fins práticos, penso que devemos desconsiderar determinismo, quando ele não for importante, e considerá-lo, quando for. Quando falamos de ética, de mérito, de responsabilização etc., não dá para desconsiderá-lo.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# out/19
· votar


Zebreiro
Vamos lá, em primeiro lugar me desculpe se lhe ofendi de alguma forma ao falar que Calvino estava errado.
Em segundo lugar, quero ressaltar que ele teve sua importância na história porque teve a coragem de contestar doutrinas falsas da Igreja que o mesmo constatou por estudar a bíblia com afinco.
Em terceiro lugar, porém, um estudo cuidadoso da bíblia nos mostra que Deus nos criou com livre arbítrio.

Se você tiver real interesse em conversar sobre o assunto, me disponho a conversar em alguma rede social, nao creio que aqui seja o local apropriado, caso contrário, melhor encerrarmos por aqui

Fidel Castro
Veterano
# out/19 · Editado por: Fidel Castro
· votar


Sou burro demais para opinar sobre livre arbítrio

Mas IMO, você é livre pra escolher entre as cartas dispostas na mesa, que chegaram lá por livre arbítrio acumulado seu e do resto do mundo

How free is that?

Lelo Mig
Membro
# out/19
· votar


Fidel Castro

"você é livre pra escolher entre as cartas dispostas na mesa"

Talvez, nem isso...

Funcionamos na base do acerto e do erro e, principalmente, da cópia do comportamento de pessoas próximas. Por isso a educação das crianças é tão importante. O cérebro absorve uma grande carga de informações e está sendo moldado, criando parâmetros, para saber como irá se portar.

Essa ideia, ou sensação, de que há um "EU", dentro de nós, que nos guia, é falsa. Corpo, mente, cérebro, somos uma coisa só, tudo junto, como uma máquina em funcionamento. Não há um "EU" (ghost in machine) dentro da máquina de lavar roupas, porque haveria dentro de nós?

A tendência é que respondamos às perguntas motivados pela intuição e por estereótipos, deixando de lado a pura racionalidade. Já foram feitos inúmeros experimentos sobre "decisões" humanas.

Mesmo se levarmos para o campo das religiões o assunto não se sustenta e, pior, se visto à fundo enfraquece a filosofia religiosa e mesmo a de um ser supremo divino.

Pergunte ao religioso: "Se tem autonomia e domínio de sua vontade por que não é capaz de parar de pecar?"

Aqui é onde, para justificar a fraqueza, entram os "demônios" e outras forças sobrenaturais para sobrepujar o homem. No entanto, ao mesmo tempo, enfraquece o conceito de um "criador todo poderoso", pela sua incapacidade de vencer o mal... joga na conta do "livre arbítrio" humano e a roda infinita de justificativas injustificáveis esta feita.

Pigeonsslayer
Membro Novato
# out/19
· votar


Mode: sarcasm on

"Ceis" ficam nessa aí de que não existe livre arbítrio, como explicar então essa mudança abrupta do delegado Waldir entregando de bandeja o cargo pro nº 03?

Mode: sarcasm off

Lelo Mig
Membro
# out/19
· votar


Pigeonsslayer

"como explicar então essa mudança abrupta do delegado Waldir entregando de bandeja o cargo pro nº 03?"

É obra do maligno... o mesmo que plantou fósseis de dinossauros no planeta terra para enganar o homem.

Pigeonsslayer
Membro Novato
# out/19
· votar


Lelo Mig
É obra do maligno... o mesmo que plantou fósseis de dinossauros no planeta terra para enganar o homem.

O mesmo que criou toda a conspiração envolvendo ONU, NASA, todos os governos e essa mídia marrom pra esconder a verdade sobre a Terra plana.

makumbator
Moderador
# out/19
· votar


Pigeonsslayer
O mesmo que criou toda a conspiração envolvendo ONU, NASA, todos os governos e essa mídia marrom pra esconder a verdade sobre a Terra plana.


Pode falar o que quiser, mas existe uma conspiração pra esconder os ETs da opinião pública. Não sei se são reptelianos (provavelmente não), mas tem umas coisas estranhas nessas área de OVNIs e afins... e sem tem essa, podem haver outras!!

Pigeonsslayer
Membro Novato
# out/19
· votar


makumbator
tem umas coisas estranhas nessas área de OVNIs e afins...

Sim, ufólogos e esse pessoal que cultua pedras mágicas.

makumbator
Moderador
# out/19
· votar


Pigeonsslayer
Sim, ufólogos e esse pessoal que cultua pedras mágicas.

Fica tirando uma com a cara dos ETs...depois um deles vem a noite e te insere uma sonda anal exploratória aí você vai ver o que é bom. Contatos imediatos de milésimo grau.

Pigeonsslayer
Membro Novato
# out/19
· votar


makumbator

depois um deles vem a noite e te insere uma sonda anal exploratória aí você vai ver o que é bom

Dependendo do lugar de fala, o efeito da sua fala pode ser me causar medo ou vontade. Qual o teu lugar de fala? He he!

Lelo Mig
Membro
# out/19 · Editado por: Lelo Mig
· votar


makumbator

"vem a noite e te insere uma sonda anal exploratória "

Boa desculpa, hein? Vou anotar aqui, se eu catar um traveco e alguém me pegar no flagra falo que era um E.T.

makumbator
Moderador
# out/19
· votar


Pigeonsslayer
Qual o teu lugar de fala? He he!

Deixarei o mistério no ar!!!!

:)

Lelo Mig
Boa desculpa, hein? Vou anotar aqui, se eu catar um traveco e alguém me pegar no flagra falo que era um E.T.

É aquela coisa, se te flagrarem o melhor é negar até a morte.



Zebreiro
Veterano
# out/19
· votar


entamoeba

Condição necessária
=/=
Condição suficiente

Jonas Kahnwald

Não fale mais nada, já estou convertido à igreja de Nossa Sa do mete o loko freetlyle

entamoeba
Membro Novato
# out/19
· votar


Zebreiro
Condição necessária
=/=
Condição suficiente


E aí? Não entendi onde você quer chegar.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# out/19
· votar


Zebreiro
Condição necessária
=/=
Condição suficiente

E aí? Não entendi onde você quer chegar.


pelo jeito ninguém entende...

Zebreiro
Veterano
# out/19
· votar


Pretendo chegar no hurricane lvl 5000

brunohardrocker
Veterano
# out/19
· votar


É esse exercício de auto-validação diário que o entamoeba faz para dizer que está num grau de compreensão tão elevado que ninguém poderia contrapô-lo.

Zebreiro
Veterano
# out/19
· votar


exercício de auto-validação

Tipo um gerador de lero lero, só que manual?

entamoeba
Membro Novato
# out/19
· votar


brunohardrocker

"Picaretagem exatista de merda."

Começou com uma crítica acovardada, que não soube desenvolver.


"Bog faz falta nesses momentos."

Reconheceu a incompetência e fez um pedido vão de socorro. "Se meu herói estivesse aqui, você iria ver!".


É esse exercício de auto-validação diário que o entamoeba faz para dizer que está num grau de compreensão tão elevado que ninguém poderia contrapô-lo.

Intimidado com uma conversinha básica, da qual não conseguiu participar por pura incompetência, apela para a fantasia.

makumbator
Moderador
# out/19
· votar


entamoeba

Te chamaram de gerador de lero-lero manual. Depois dessa fica difícil!

sandroguiraldo
Veterano
# out/19
· votar


makumbator
Te chamaram de gerador de lero-lero manual. Depois dessa fica difícil!

E tá errado?

entamoeba
Membro Novato
# out/19
· votar


makumbator
Te chamaram de gerador de lero-lero manual. Depois dessa fica difícil!

Vivemos tempos em que chamam um parágrafo de cinco linhas de textão.

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# out/19
· votar


entamoeba
em que teoria você acredita?

brunohardrocker
Veterano
# out/19 · Editado por: brunohardrocker
· votar


entamoeba
Começou com uma crítica acovardada, que não soube* desenvolver.

*Não quis. Acostume-se, este fórum e a internet em geral oferecem este recurso de provocar e sair, que inclusive você mesmo utiliza, muito mais do que eu.

Reconheceu a incompetência e fez um pedido vão de socorro. "Se meu herói estivesse aqui, você iria ver!".

Não se trata de um herói, mas alguém que tinha a santa paciência com certas abordagens a determinados assuntos. E não era, nem de longe, alguém que tinha pontos de vistas próximos aos meus.

Intimidado com uma conversinha básica, da qual não conseguiu participar por pura incompetência, apela para a fantasia.

Me dou o direito de não perder tempo com isso, e só. Com outras coisas eu perdi e ainda perco tempo. Com isso não.

entamoeba
Membro Novato
# out/19
· votar


brunohardrocker
Não quis.
Me dou o direito

Hahahaha... tá bom.


Jonas Kahnwald
em que teoria você acredita?

Acredito que há evidências de determinismos em diversos níveis. Por outro lado, não há nada que indique o livre-arbítrio.

Zebreiro
Veterano
# out/19
· votar


em que teoria você acredita?

Mano, nego acha que teoria é questão de fé. PQP

entamoeba
Membro Novato
# out/19
· votar


Zebreiro
Mano, nego acha que teoria é questão de fé. PQP

A ciência teve seus momentos dogmáticos, hoje, só o falibilismo salva!

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# out/19
· votar


fulano acha:
> que fé não se baseia em evidências
> que não precisa de fé pra acreditar em alguma teoria

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a A patacoada do livre-arbítrio e suas implicações