Sobre índios e crentes

Autor Mensagem
Lelo Mig
Membro
# dez/18
· votar


brunohardrocker

"continuo não vendo problemas nessas situações de convencimento."

É questão pessoal... você não vê problemas, eu vejo. Eu acho que as populações indígenas deveriam ser deixadas quietas lá, ainda que em muitas regiões isso seja bastante utópico. O indígena vê as conquistas do branco, como um medicamento ou mesmo um tênis Nike e quer... com isso vai se aculturando e perdendo sua "pureza primitiva".... absorve coisas boas e coisas ruins e etc, vícios e tudo mais. Isso é assim não tem muito o que mudar.

Mas, o índio que tá quieto lá no meio do mato, sem contato com nossa civilização, acredito que deveria deixar ele quieto lá. Por incrível que parece, ainda existem 1 ou 2 tribos (conhecidas) no Brasil, que nunca viram um branco na vida... deixa eles quietos lá... não tem que ninguém ir pregar nada pros caras... nem cristão pregar a palavra, nem ateu dizer que Tupã não existe!

Jonas Kahnwald
Membro Novato
# dez/18
· votar


Lelo Mig
Você está equivocado, a fé se baseia sim em evidências.
Você não tem o cenário todo, mas tem evidências que o levam a ter essa firme convicção.

Por que você tem fé na evolução?
Você já viu o cenário todo e pode provar que ela existe?
Não, vc se baseia em evidências circunstanciais, o resto é sua fé nisso que te faz acreditar.

Lelo Mig
Membro
# dez/18 · Editado por: Lelo Mig
· votar


Jonas Kahnwald

Meu querido, eu entendo e respeito sua posição, de verdade... mas ela é de ordem religiosa, é o que você aprendeu com a sua religião.

Fé, do latim Fide, por definição é "uma hipótese que alguém considera sendo uma verdade sem necessidade de prova ou critério de validação, somente por convicção que deposita em sua fonte."

Um cientista, mesmo que ele seja muito religioso (sim, existem vários), não entra num laboratório tendo fé que seu experimento irá acontecer. Mesmo que ele seja religioso, Deus fica do lado de fora do laboratório, porque ele não poderá provar nada a comunidade científica dizendo "E = mc2 porque eu acredito!"

Eu não tenho na evolução. Eu acho que a teoria (sim, não é Lei) é bastante plausível e muito boa para época que foi desenvolvida. E, ao contrário de perder força, ela só ganhou, porque Darwin sequer sonhava com o DNA (que foi descoberto quase 80 anos depois) e só veio a corroborar sua teoria. Darwin, ainda que cristão bastante praticante, não tinha fé em sua teoria e sim fez metodologia científica exaustiva, durante décadas, com uma insistência, dedicação e disciplina gigantesca.

Tanto é, que hoje, se uma garota chegar na porta de um cristão se dizendo grávida, o cristão vai pedir exame de DNA, ou seja, é criacionista só até a página 2. Um criacionista legítimo, jamais aceitaria um teste de DNA.

Esqueça a evolução... pense na energia elétrica. Desde sempre existiu, mas só a "descobrimos" por volta de 600 A.C......até o século XVII, ou seja, por mais de 2 mil anos, quase nada se sabia sobre ela... hoje, não temos fé que ela existe, ela existe, podemos provar... e matematicamente, foi provado, muito antes de alguém ter tomada em casa.

Não misture religião e ciência meu amigo... não são compatíveis. A ideia de que religião e ciência andam de mãos dadas não é verdade.

Hoje há muitos religiosos, desesperados, tentando mostrar ciência na bíblia e etc... é tudo falácia, forçando uma harmonia forjada entre a Revelação Bíblica e a Ciência Acadêmica.

O mais prudente é não misturar. Se um cristão me disser que Noé colocou 8,7 milhões de espécies de animais num barquinho de 135 mts porque "Prá Deus nada é impossível" é muito mais aceitável do que tentar explicar cientificamente.

Abraço!

sallqantay
Veterano
# dez/18
· votar


"vamos preservar a cultura dos outros, mas meter o loko na nossa"

prog idiota

Insufferable Bear
Membro
# dez/18
· votar


Por que você tem fé na evolução?
A seita fez lavagem cerebral com água sanitária nesse moleque. Puta que pariu

Insufferable Bear
Membro
# dez/18
· votar


Quem perde tempo discutindo com ele tem que parar.

entamoeba
Membro Novato
# dez/18
· votar


sallqantay

"vamos preservar a cultura dos outros, mas meter o loko na nossa"

prog idiota


Mais um analfabeto aqui! Quem tá falando de "meter o loco", animal?!

Eu, por exemplo, sempre falo em prudência e no uso das ciências e da filosofia para repensar a nossa cultura! Quando formos nos meter na dos outros, temos que ter mais cautela ainda! Convenhamos que "vender jesus" não é um motivo justificável para tal! Seria diferente se tivéssemos que convencer os índios a se vacinarem contra uma epidemia letal que se alastra na região deles, nota?

Dê as caras! Escreva mais de um parágrafo sobre o que você tem a dizer sobre o assunto! Saia dessa covardia cômoda de atacar o espantalho que faz dos outros com xingamentos e exponha o que pensa para gente ver se vale a pena!

entamoeba
Membro Novato
# dez/18 · Editado por: entamoeba
· votar


Quando o Estado Islâmico destruiu as ruínas históricas na Síria e no Iraque, vocês acharam que nada se perdeu? Eles também estavam vendendo o jesus deles!

sallqantay
Veterano
# dez/18
· votar


entamoeba

não cara, a cultura não pode ser pensada, ela não é um projeto racional. Pensar o contrário é meter o loko para enfiar agenda política goela abaixo da sociedade.

Eu penso que cada um só pode emitir juízo de valor sobre sua própria cultura, e que esse juízo é bem limitado.

Como a cultura é um ser superorgânico, seres culturais são impelidos a espalhar a sua cultura por todos os lados. Isso gera todo tipo de conflitos, e é bem difícil sair emitindo juízo sobre esses conflitos a torto e a direito.

Como eu tenho preguiça de emitir esse juízo (dá trabalho), prefiro meter o loko nos juízes que vejo

sallqantay
Veterano
# dez/18 · Editado por: sallqantay
· votar


Convenhamos que "vender jesus" não é um motivo justificável para tal! Seria diferentese tivéssemos que convencer os índios a se vacinarem contra uma epidemia letal que se alastra na região deles, nota?

acho que a vacina teria baixa eficácia, talvez nula. No ocidente tu pode até vacinar nego com soro fisiológico que funciona (efeito placebo)

a diferença aqui é enfiar cultura nos outros com palavras ou agulhas. Quando eu tiver um filho eu vou fazer os dois com ele, por exemplo.

entamoeba
Membro Novato
# dez/18
· votar


sallqantay
não cara, a cultura não pode ser pensada, ela não é um projeto racional. Pensar o contrário é meter o loko para enfiar agenda política goela abaixo da sociedade.

Concordo que cultura não é um projeto racional, ela é a resultante de um processo evolutivo. Mas há projetos racionais para reformar a cultura. A escola, por exemplo, quando atua na disseminação de conhecimento científico. Educação é uma "agenda política" enfiada "goela abaixo" das pessoas, mas estamos melhor com ela, penso eu.


Eu penso que cada um só pode emitir juízo de valor sobre sua própria cultura, e que esse juízo é bem limitado.

É mais ou menos essa a minha posição nesse tópico.


Como a cultura é um ser superorgânico, seres culturais são impelidos a espalhar a sua cultura por todos os lados. Isso gera todo tipo de conflitos, e é bem difícil sair emitindo juízo sobre esses conflitos a torto e a direito.

O nome desse jogo de conflitos é política, né? (que tem gente aqui que jura que não faz).

Como se faz política de verdade? Administrando impasses! Acho que a razão é uma linguagem em comum que pode aplacar as divergências. Podemos exigir coerência dos outros propondo reduções ao absurdo, por exemplo - não é à toa que esse tópico está cheio de analogias (algumas adequadas, outras, nem tanto).

sallqantay
Veterano
# dez/18
· votar


entamoeba

eu jogo o jogo de dostô: invalide a razão pelo niilismo e ofereça a redenção pelo cristianismo

/o/

brunohardrocker
Veterano
# dez/18
· votar


Lelo Mig
É questão pessoal... você não vê problemas, eu vejo. Eu acho que as populações indígenas deveriam ser deixadas quietas lá, ainda que em muitas regiões isso seja bastante utópico. O indígena vê as conquistas do branco, como um medicamento ou mesmo um tênis Nike e quer... com isso vai se aculturando e perdendo sua "pureza primitiva"

Bom, primeiro eu teria que ser convencido que a tal pureza primitiva existe e porque ela deve ser preservada.

Sobre essas conquistas, por que elas seriam do homem branco? Não há intercâmbio entre culturas e tecnologias desde, pelo menos, as grandes navegações?

O homem branco tem sua pureza primitiva preservada?

Lelo Mig
Membro
# dez/18 · Editado por: Lelo Mig
· votar


brunohardrocker

"O homem branco tem sua pureza primitiva preservada?"

Não... o "homem branco" foi contaminado há muito... e isso não é bom ou ruim...é apenas um fato.

Veja bem, se você adotar um indiozinho de alguns meses de idade e levar para sua casa e cria-lo como um filho de sangue seu, ele será exatamente igual as nossas crianças.... Ou seja, biologicamente/geneticamente, o índio é um homo sapiens igual eu e você.

Então, o que faz algumas tribos indígenas, viverem ainda, de forma tão primitiva? Porque eles não fazem foguetes?

Somente o seu "modus vivendi" e o habitat ao seu redor que exigiu, pouca ou nenhuma adaptação.

Então eu não tenho que te convencer que esta pureza primitiva existe. Eu a identifico, eles vivem de forma muito mais "natural/animal" que nós. Não é achismo, é constatação. Você pode não concordar, é um direito seu.

Somente entenda, que eu não estou dizendo, em lugar algum, que esta condição do índio é melhor ou pior que a nossa. Eu apenas acho, e repito, é posição pessoal, que isso deva ser preservado.

Manja aquela obra arquitetônica de 2.000 anos que têm no centro de uma cidade européia e ninguém vai derrubar por representar um "monumento histórico" e uma forma de estudar o passado? Pois bem, é assim que vejo as tribos indígenas.

Não há certo ou errado aqui meu amigo... há opinião pessoal.

Vejo muito poucas coisas boas e uteis feitas pelas religiões ao longo dos séculos. Se tivesse que apostar no melhor para os índios, apostaria na distância de nossas religiões.

brunohardrocker
Veterano
# dez/18
· votar


Lelo Mig

Então, eu não estou fazendo apologia à conversão de índios ao cristianismo e nem ao menos colocando o cristianismo como um avanço para eles.

Só estou constatando que não há o que fazer quanto a civilizações que influenciam e são influenciadas umas pelas outras.

Lelo Mig
Membro
# dez/18
· votar


brunohardrocker

"Só estou constatando que não há o que fazer quanto a civilizações que influenciam e são influenciadas umas pelas outras."

Concordamos neste ponto... mas minha colocação geral, resumindo é a seguinte:

- A cidade esta crescendo, chegando perto da tribo, os índios começam a ir lá, descolar uma camiseta do Neymar, tomar remédio prá dor de cabeça, tomar uma cervejinha... não há o que fazer.

- Mas, a tribo tá lá no coração da Amazônia, intocada, kilometros de distância de qualquer vilarejo "branco"... deixem os caras quietos.

Abraço!

entamoeba
Membro Novato
# dez/18
· votar


Só eu que acho que a gente deveria mandar uns mini drones para a ilha Sentinela do Norte, para ficar espionando os nativos?

Se são mundos isolados, quais as implicações éticas desse voyeurismo?

sallqantay
Veterano
# dez/18
· votar


drone pra que? Com imagem de satélite já dá para virar do avesso a parada

sallqantay
Veterano
# dez/18
· votar


implicações ética

mimimi fascismo é negar o outro mimimi aculturamento mimimi eurocentrismo mimimi hegemonia do ocidente3

/prog

entamoeba
Membro Novato
# dez/18
· votar


sallqantay
drone pra que?

Para não ver só por cima, por exemplo. Pode ser macaquinhos robóticos com câmeras na cabeça, se você preferir.

mimimi

"mimimi" = "não reconheço o problema porque sou ignorante"

Como as pessoas têm preguiça de pensar, né?

sallqantay
Veterano
# dez/18
· votar


eu penso tanto que até ofereço solução fora de meu pressupostos

/o/

Joseph Conrad
Membro Novato
# dez/18
· votar


Na boa, Leo Mig merece o prêmio Bog de paciência e boa vontade pela atuação no tópico.

Acho que poucas vezes na História da Internet um shitstorm foi tão intenso. Na verdade isso aqui é um shittsunami multidirecional.

entamoeba
Membro Novato
# dez/18
· votar


Joseph Conrad

Mais um que vai dizer que é tudo uma merda sem tomar posição? A covardia rola solta por aqui...

makumbator
Moderador
# dez/18
· votar


entamoeba
Joseph Conrad

Mais um que vai dizer que é tudo uma merda sem tomar posição? A covardia rola solta por aqui...


Vixi! Enquadrou o rapaz. Chamou de isentão!!!!!

Joseph Conrad
Membro Novato
# dez/18
· votar


entamoeba
makumbator

Feliz Natal.

PS: discussões e animosidades temporariamente suspensas em função do aniversário de um grande homem que teve como ideal o bem e a união entre povos: Sadat.

makumbator
Moderador
# dez/18 · Editado por: makumbator
· votar


Joseph Conrad

Trump “the orange man” também está aniversariando?

Zoeira. Feliz hanukkah, kwansaa , natal e adjacências. E feliz festa de aniversário pro Sadat.

entamoeba
Membro Novato
# dez/18
· votar


JC tem razão, in memoriam de Sadat.

brunohardrocker
Veterano
# dez/18
· votar


Na pagina 3 ou 4, é a zona de passadas de régua. Onde quem não participou da discussão chega para emitir suas sentenças sem justificativas. Com algum cuidado sobre o ego.

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Sobre índios e crentes