Índios queimam usina

Autor Mensagem
Gen.JackD.Ripper
Veterano
# nov/08


Projeto energético de R$ 900 milhões do PAC foi destruído por uma tribo. Em vez de reagir, o governo pode até favorecer a etnia
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/edicoes/581/imagens/i75523.jpg


MARCAVA 12H30 DO DIA 11 de outubro quando o telefone do ministro Tarso Genro tocou. Do outro lado da linha, o governador Blairo Maggi, de Mato Grosso, narrou uma cena de guerrilha. Cerca de 120 índios da etnia enawenê-nawe invadiram o canteiro de obras da Pequena Central Hidrelétrica Telegráfica, a 430 quilômetros de Cuiabá, e atearam fogo nos alojamentos, escritórios e caminhões. Tarso procurou o presidente da Funai, Márcio Meira, que disse estar a par da situação - mas nada foi feito. As obras para a construção da barragem hoje estão indefinidamente atrasadas. Informada, a ministra Dilma Rousseff reagiu de forma eloqüente. "Não vão me criar mais um bagre justo agora", disse, referindo- se à época em que ambientalistas tentaram embargar a licitação para as hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, no rio Madeira. O fato é que as PCHs, que serão implantadas ao longo de 110 quilômetros do rio Juruena, na região noroeste de Mato Grosso, estão previstas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Cinco delas terão capacidade instalada de 91,4 MW e receberam do BNDES financiamento de R$ 360 milhões. Só a Telegráfica levou R$ 120 milhões.

A PCH de Juruena faz parte de um projeto de R$ 900 milhões, que está na mira dos índios desde dezembro do ano passado. Eles reclamam que as obras vão reduzir a oferta de peixes. A Secretaria do Meio Ambiente, órgão encarregado do licenciamento, diz que o impacto será pequeno. Indignada, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) enviou cartas para o ministro Tarso Genro e para o presidente da Funai. Não recebeu resposta. "É um ato de vandalismo e violência inusitados", reclama Armando Monteiro Neto, presidente da CNI. "Como se pode construir o desenvolvimento numa situação dessas?" Na terça-feira 11, a CNI enviou mais uma correspondência ao Ministério da Justiça, desta vez pedindo a intervenção da Polícia Federal na região. O pedido foi endossado pela bancada de Mato Grosso no Congresso. "O que eles querem, na marra, é aumentar a demarcação da terra indígena", diz um delegado da PF na região. Os índios enawenê-nawê somam, hoje, pouco mais de 400 pessoas e vivem da pesca e agricultura. Hoje, a reserva perfaz 620 mil hectares, mas eles querem mais 300 mil hectares de terra. "Haverá uma pressão grande, de ambos os lados, sobre a Funai", avisa Mércio Gomes, ex-presidente do órgão.

Imagem


O prejuízo material causado pelos índios com a destruição dos canteiros de obras é de R$ 15 milhões, mas os lucros cessantes são maiores. A Juruena Participações calcula que a obra irá atrasar pelo menos seis meses - em dezembro, o Mato Grosso entra no seu regime de chuvas mais acentuado. "Estamos ouvindo nossos advogados e deveremos responsabilizar diretamente a Funai", diz João Mauro Boscheiro, presidente da Juruena. O que causa mais estranheza em toda a história é que havia na obra um "interdito proibitório". Legalmente, a Funai era obrigada a evitar a aproximação dos índios por causa de um outro incidente, quando a tribo fechou uma estrada para paralisar a obra. Em relação à Funai, também foi muito estranha a atitude da entidade, que convocou uma reunião fechada em Brasília, no dia 5 de novembro, e saiu com uma proposta de "moratória" de todas as obras no rio Juruena. Falou-se também em ampliação das reservas indígenas. Se isso não bastasse, há ainda uma suspeita atuação de ONGs internacionais na região. A principal é a norueguesa Operação Amazônia Nativa, que faria a ponte com o Ministério Público (Opan). O procurador Mário Lúcio Avelar entrou com várias ações para embargar a obra e foi derrotado no Supremo Tribunal Federal. O último lance dessa guerra foi o incêndio criminoso da usina que, no mínimo, foi tolerado pela Funai.
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/edicoes/581/imagens/i75525.jpg

FONTE:
http://www.terra.com.br/istoedinheiro/edicoes/581/indios-queimam-usina -e-a-funai-aplaudeprojeto-energetico-de-r-116580-1.htm

Sab_Ian
Veterano
# nov/08
· votar


http://www.terra.com.br/istoedinheiro/edicoes/581/imagens/i75523.jpg

O fogo dessa foto é mais fake que perfil da Shakira no Orkut.

Gui
Veterano
# nov/08
· votar


que beleza!!

pro povo, nada..mas pros indios fazerem fogueira..

TG Aoshi
Veterano
# nov/08
· votar


Indio_DT

BAN!!!

TaylorBass
Veterano
# nov/08
· votar


Indio de G3! Tchu Tchá Tchugugu Tchá!
é nóis q tá! exprodimú a usina!

Gen.JackD.Ripper
Veterano
# nov/08
· votar


Sab_Ian

O fogo dessa foto é mais fake que perfil da Shakira no Orkut.

Isso é ilustração da revista, inteligência rara.

Sab_Ian
Veterano
# nov/08
· votar


Gen.JackD.Ripper

Isso é ilustração da revista, inteligência rara.

Bu bu bu bu.

TWT ICE
Veterano
# nov/08
· votar


mim ser indio
mim não querer usina

Gui
Veterano
# nov/08
· votar


TWT ICE
mim ser indio
mim não querer usina

você não..mas o Indio_DT sim!

Leblues
Veterano
# nov/08
· votar


p** no c* desses indios, pleno século 21 e esses fdp fazendo a propria lei!

Fahrenheit
Veterano
# nov/08
· votar


Aqui em Brasília os playboys queimam os índios.

Sab_Ian
Veterano
# nov/08
· votar


Índios queimam rosca


MARCAVA 12H30 DO DIA 11 de outubro quando o telefone do ministro Tarso Genro tocou. Do outro lado da linha, o cafetão Blairo Maggi, de Mato Grosso, narrou uma cena de sexo. Cerca de 120 índios da etnia enawenê-nawe invadiram a sala de obras da Pequena Central Hidrelétrica Telegráfica, vestidos com tanguinhas curtas, a 430 quilômetros de Cuiabá, e atearam fogo nas roscas. Tarso procurou o presidente da Furnicagem, Márcio Meira, que disse estar a pau da situação - mas nada foi feito.

Gui
Veterano
# nov/08
· votar


Sab_Ian
isso foi gay demais, rapá!

MANFREDINI
Veterano
# nov/08
· votar


Índios queimam rosca

Sab_Ian
Veterano
# nov/08
· votar


Minow

"iaeww eu sou u leandro rodrigues amoo tokarr guitarraaa, estudo guitarra a um tempin jahh . issaeww flwss."

Ronin
Veterano
# nov/08
· votar


Gen.JackD.Ripper
Por que você se inscreveu em um fórum sobre música só para postar esta notícia? É multi??

Sobre a notícia... os índios envolvidos deveriam ser punidos, presos, como qualquer pessoa que cometessem um crime como este. E ponto.

james_the_bronson
Veterano
# nov/08
· votar


Fahrenheit
Aqui em Brasília os playboys queimam os índios.

E na União Soviética os índios queimam VOCÊ ( A 7800° Fenrisulfr )!!!

Pseudonimum
Veterano
# nov/08
· votar


Índios queimam rosca

o_o

Leblues
Veterano
# nov/08 · Editado por: Leblues
· votar


Gui
Fahrenheit
Minow
o cadastro no qual voce coloca seu perfil é do cifraclub e não do forum, essa data é a data em que eu entrei no forum, mas meu cadastro no cifraclub.com.br é antigo! !!!!!! voces são veteranos e não lembram disso, se esqueceram que antes do forum tem que cadastrar no site?? pelo menos na epoca que eu fiz era assim....

brunohardrocker
Veterano
# nov/08
· votar


Os índios enawenê-nawê somam, hoje, pouco mais de 400 pessoas e vivem da pesca e agricultura. Hoje, a reserva perfaz 620 mil hectares, mas eles querem mais 300 mil hectares de terra.

Isso é lamentável, eles querem TODA essa área imensa para pescar e caçar, levando em conta que são 400 pessoas. E tem político ambientalóide, defensor dos DH's, que dão total apoio a isso. Só um toque; esse tipo de gente é CONTRA o desenvolvimento do país onde você vive, e NÃO contra o desmatamento da amazônia.

james_the_bronson
Veterano
# nov/08
· votar


brunohardrocker

leandro rodrigue style _\m/ !!!

Mila Turunen
Veterano
# nov/08
· votar


Isso parece outdoor da Aracruz.
o_O
O_o

o.o'

Ronin
Veterano
# nov/08
· votar


Mila Turunen
Isso parece outdoor da Aracruz.

Parafraseando Maverick.
"Os índios são culpados por estarem na nossa terra,
antes de termos chego nela."

Leblues
Veterano
# nov/08
· votar


Os índios são culpados por estarem na nossa terra,
antes de termos chego nela."


é, mas isso foi a meio milênio atrás.. hoje o índio quer morar na casa dele, beber a cola cola dele, usar o msn e andar de nike tudo isso sem pagar nada e sem trabalhar...

Luiz Rhoads
Veterano
# nov/08
· votar


Deviam todos serem punidos e presos, ou então forçados a trabalhar na reconstrução de tudo o que eles destruiram.

Ronin
Veterano
# nov/08
· votar


Leblues
é, mas isso foi a meio milênio atrás.. hoje o índio quer morar na casa dele, beber a cola cola dele, usar o msn e andar de nike tudo isso sem pagar nada e sem trabalhar...


Eu concordo com você... acho que os índios estão se passando. Só estou rindo da frase do outdoor.

"A Aracruz trouxe o progresso, a Funai, os Índios."

Como se eles nunca tivessem estado aqui, a Funai tivesse importado eles "made in China".

Leblues
Veterano
# nov/08
· votar


Ronin
haha verdade, isso realmente foi uma gafe das bem toscas!!rsrs

maggie
Veterana
# nov/08
· votar


MARCAVA 12H30 DO DIA 11 de outubro quando o telefone do ministro Tarso Genro tocou. Do outro lado da linha, o governador Blairo Maggi, de Mato Grosso

No primeiro parágrafo já dá pra perceber que essa matéria é totalmente tendenciosa.

Independente dos índios terem feito m&#d@, o governador do MT é um dos maiores devastadores da Amazônia, já "ganhou" até motosserra de ouro.

leandro rodrigues
Veterano
# nov/08 · Editado por: leandro rodrigues
· votar


O nosso índio já não é mais queimado pelo sol, só anda de bermuda e havaianas, toma todas, não usa flechas e sim 3 oitão e a maioria tá numa traga terrível que dá dó

O nosso índio tá assim

WeS Guitar Hero
Veterano
# nov/08
· votar


Acho que agora a música do Legião Urbana não faz mais sentido:

"Vamos brincaaaarrrr perto da usinaaaaa...."

Enviar sua resposta para este assunto
        Tablatura   
Responder tópico na versão original
 

Tópicos relacionados a Índios queimam usina